Você está em: Início > Notícias > Dia FADEUP | 3 de dezembro
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Dia FADEUP | 3 de dezembro

Faculdade comemora o 46º aniversário

Comemora-se no próximo dia 3 de dezembro, sexta-feira, o 46º aniversário da criação do Instituto Superior de Educação Física do Porto, atualmente Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

Apesar da origem da Faculdade remontar a 1964 e ao Curso de Instrutores de Educação Física, que viria a constituir, mais tarde, em 1969, o núcleo da Escola de Instrutores de Educação Física, estas iniciativas situaram-se ao nível do ensino médio. Assim, foi precisamente a 3 de dezembro de 1975, com a publicação em Diário da República do Decreto-Lei 675/75, que se deu a criação do Instituto Superior de Educação Física do Porto, traduzindo-se na passagem da formação em Educação Física para o ensino universitário e consequente origem da atual FADEUP.

Mais tarde, em 1989, fruto da revisão dos Estatutos da Universidade do Porto, a Escola entra numa nova fase da sua vida, com a passagem a Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto, à qual se sucede, e partir de 2005, a designação pela qual é hoje conhecida.

Desde 1997 instalada no Pólo II da Universidade do Porto, na Asprela, as atuais instalações, que sucederam a outras distribuídas geograficamente por vários locais da cidade do Porto e das quais se preservou na memória o célebre Barracão, foram uma das maiores conquistas da história da instituição, que soube ao longo destas mais de quatro décadas e meia de história construir um percurso de sucesso reconhecido em Portugal e no estrangeiro, como demonstram os rankings internacionais que colocam a Faculdade entre as melhores 50 escolas de desporto do mundo e para os quais muito contribuiem a oferta formativa abrangente e a investigação de ponta nas várias áreas de ação da Escola.

O habitualmente designado Dia FADEUP, 3 de dezembro, é por tradição um dia de celebração e reunião para a comunidade da Faculdade, que comemora dessa forma o aniversário da Instituição. Gostávamos de contar com a sua presença.

Confira o Programa oficial do Dia FADEUP 2021:

Copyright 1996-2021 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-12-07 às 00:43:39 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais