Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Congresso Internacional Crescimento, Desenvolvimento Motor e Iniciação Desportiva de Crianças - Espelhos da Sociedade
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Congresso Internacional Crescimento, Desenvolvimento Motor e Iniciação Desportiva de Crianças - Espelhos da Sociedade

Projeto REACT | De Volta à Ação

Organização: Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e Câmara Municipal de Matosinhos


Data:
27 de novembro de 2021 | 9:00-18:00h

Local: Auditório da Escola Secundária Augusto Gomes | R. de Damão, 4454-503 Matosinhos (entrada pelo parque de estacionamento junto à Piscina Municipal)

Inscrições gratuítas: aqui

Contacto para esclarecimento de dúvidas:
 sarasp@fade.up.pt

Creditado pelo IPDJ em 1.5 créditos para Treinadores de Desporto
 
 
Enquadramento: Este congresso internacional é uma das pontas mais visíveis do projeto REACT – De volta à ação depois da pandemia da covid-19. O que as famílias, os professores de Educação Física, os treinadores e as comunidades precisam de saber sobre o crescimento, desenvolvimento motor, comportamentos de saúde e iniciação desportiva das crianças. Foi financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e resulta, também de uma parceria estratégica entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

Num tempo pós-pandémico é muito importante “tomar o pulso” sobre o estado de crescimento e desenvolvimento motor das crianças do 1º ciclo do ensino básico, bem como da sua iniciação desportiva. Sobretudo sobre os seus níveis de atividade física, taxa de participação desportiva, literacia motora, sedentarismo e estado ponderal. No contexto das suas escolas, clubes, famílias e locais onde residem.
Este será um dia de “festa” para tratarmos destes temas, de modo diversificado e desafiador, juntando académicos, professores, treinadores e políticos. Em busca de um entendimento mais esclarecido para melhorar o processo educativo (na escola e no clube). Sem que ninguém fique para trás.
 

 

1


Programa:

8:00-9:00h:

Abertura do secretariado

9:00-9:30h:

Cerimónia de oficial de abertura do Congresso: Presidente da CMM (Dra. Luísa Salgueiro) e Presidente do Conselho Científico da FADEUP (Professor Doutor José Oliveira).

 

Presidente da 1ª sessão: Lília Pinto (CMM)

9:30-10:00h:

Apresentação do projeto REACT - De volta à ação depois da pandemia da covid-19. O que as famílias, os professores de Educação Física e as comunidades precisam de saber sobre o crescimento, desenvolvimento motor e comportamentos de saúde das crianças. José Maia (FADEUP).

10:00-10:30h:

Sedentariness and reduction of life expectancy. A problem whose solution is also in physical activity and sports participation for all, especially during childhood (Sedentarismo e diminuição da esperança de vida. Um problema cuja solução está também na iniciação desportiva para todos). Peter Katzmarzyk (Pennington Biomedical Research Center, USA)

10:30-10:45h:

Espaço para perguntas-respostas.

10:45-11:00h:

Pausa para o café

 

Presidente da 2ª sessão: Olga Vasconcelos (FADEUP)

11:00-12:00h:

Painel 1 – Iniciação desportiva e ensino da Educação Física bem cedo – que ninguém fique para trás

Vasco Pinho (Vereador do Desporto da CMM) Novos desafios à prática desportiva no concelho de Matosinhos (30 minutos);

Cláudio Farias (FADEUP) – Promessas dos modelos da iniciação desportiva e ensino da Educação Física: um caminho para a construção do cidadão desportivamente literato do século XXI? (15 minutos);

 

Espaço para perguntas-respostas (15 minutos).

 

12.00-12:30h:

Physical activity, sleep, and academic achievement in children (Atividade física e desempenho académico em crianças). Jean-Philippe Chaput (Universidade de Ottawa, Canada).

12:30-12:45:

Espaço para perguntas-respostas.

12:45-14:30h: Intervalo para o almoço

 

Presidente da 3ª sessão: Joana Aguiar (CMM)

14:30-15:00h:

Desafios e promessas da iniciação desportiva no contexto da Educação Física no 1º ciclo do ensino básico. Go Tani (Universidade de S. Paulo, Brasil).

15:00-16:00h:

Painel 2 – Desafios à iniciação desportiva nas crianças do 1º ciclo do ensino básico – oportunidades para todos

Hugo Cruz (CMM) - Desporto em Matosinhos nas crianças do 1º ciclo do ensino básico (15 minutos);

Sara Pereira (FADEUP/FEFD-ULHT) – Desenvolvimento do desempenho motor de crianças e períodos sensíveis (15 minutos);

Fernando Garbeloto (Universidade de S. Paulo, Brasil) – O problema da barreira de proficiência - ausência de sucesso na aquisição e desenvolvimento de habilidades desportivas em crianças (15 minutos);

 

Espaço para perguntas-respostas (15 minutos).

 

16:00-16:15h:

Pausa para o café

 

Presidente da 4ª sessão: José Maia (FADEUP)

16:15-16:45h:

Relationships between fundamental motor skills, motor competence, sports participation and obesity in children – society mirrors? (Relações entre habilidades motoras fundamentais, competência motora, participação desportiva e obesidade em crianças – reflexos societais?) David Stodden (Universidade da Carolina do Sul, USA).

16:45-17:00h:

Espaço para perguntas-respostas.

17:00-17:18:00h:

Painel 3 – Fragmentos de histórias de vida desportiva de sucesso na variabilidade dos seus contextos: de pequenino é que se torce o pepino (Moderadores: Cláudio Farias e Rui Garganta).

1ª intervenção (Juliana Antunes – atleta do Leixões Sport Clube – 15 minutos);

2ª intervenção (Luísa Lopes – dirigente do Rolar Matosinhos – 15 minutos);

3ª intervenção (Manuel Machado – Treinador de Futebol – 15 minutos)

Espaço para perguntas-respostas (20 minutos).

18:00h:

Cerimónia de encerramento – António Correia Pinto (Vereador da Educação, CMM)


Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-12-07 às 00:54:56 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais