Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Faleceu o Professor Manuel Ferreira Patrício
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Faleceu o Professor Manuel Ferreira Patrício

Antigo docente foi presença assídua na Faculdade durante largos anos

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Professor Manuel Ferreira Patrício, Doutor Honoris Causa da Universidade do Porto, por proposta da FADEUP.

 
2


Natural de Montargil (Portalegre), onde nasceu em 1938, o Professor Manuel Ferreira Patrício desempenhou ao longo da sua vida diversos cargos de elevada responsabilidade, dos quais se destacam o de Reitor da Universidade de Évora, entre 2002 e o ano da sua aposentação, em 2006, a presidência do Instituto de Inovação Educacional, entre 1987 e 1989, o cargo de Diretor-Geral do Departamento do Ensino Superior, função que exerceu entre 1993 e 1996, ou as mais de duas décadas de docência na Universidade que viria a dirigir e na qual já havia concluído o seu doutoramento, com especialidade em Filosofia da Educação, em 1984. Durante o exercício das várias funções, o Professor Manuel Ferreira Patrício sempre procurou contribuir para a compreensão e construção do ser humano, apoiando a sua ação nos conceitos da Filosofia e da Pedagogia. Foi, aliás, esta sua faceta que levou à sua constituição enquanto um dos mentores da chamada formação integrada de professores e da Escola Cultural. A reconhecida ação do Professor Manuel Ferreira Patrício, nomeadamente a prestação de serviços relevantes a Portugal, levou, em 2012, à atribuição da Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente da República.    

Mas não é apenas pela respeitada e conceituada carreira académica e profissional que se destaca a vida do Professor. A sua postura extremamente humanista e altruísta para com todos aqueles com quem contactava é unanimemente reconhecida nos meios onde atuava.
  
O Professor Manuel Ferreira Patrício manteve ao longo de muitos anos uma estreita relação com a FADEUP, sendo muitos os estudantes e professores da nossa instituição que beneficiaram do seu profundo conhecimento e assinalável experiência nas áreas da Educação, da Pedagogia, da Filosofia e da Cultura. Na memória ficará sempre, para além da sua generosa dedicação e conhecimento de referência, a simpatia e educação com que sempre se nos dirigiu.

Em 2013, por proposta da FADEUP, é atribuído o título de Doutor Honoris Causa da Universidade do Porto ao Professor Manuel Ferreira Patrício, em reconhecimento pelo seu percurso ímpar e de excelência.

O Professor Manuel Ferreira Patrício deixou-nos este sábado, 11 de setembro, aos 82 anos, em Elvas.
 

À família enlutada, amigos e instituições nas quais serviu, a FADEUP apresenta as mais sentidas condolências.

Descanse em Paz, Professor.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-09-24 às 10:52:06 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais