Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Figura Eminente de 2019 da U.Porto | Paulo Cunha e Silva
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Figura Eminente de 2019 da U.Porto | Paulo Cunha e Silva

Faculdade de Desporto da U.Porto.

Paulo Cunha e Silva
                                                                                                                                           (Foto: DR)


Paulo Cunha e Silva (1962-2015) será a Figura Eminente de 2019 da Universidade do Porto. A proposta da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) foi aceite por unanimidade pelo Senado da Universidade.
 
Professor da FADEUP durante mais de duas décadas, Paulo Cunha e Silva é visto por muitos como uma lufada de ar fresco no estudo das Ciências do Desporto, tal o vanguardismo e transversalidade do seu pensamento. Iniciou a sua atividade como docente da Faculdade na cadeira de Anatomia Funcional mas viria a ser com a cadeira de Introdução ao Pensamento Contemporâneo, por si criada, que se notabilizou.
 
Natural de Beja, desde muito cedo se radicou no Norte do país, onde viveria até à data da sua prematura morte em Novembro de 2015. Licenciado em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), Mestre em Medicina Desportiva pela Faculdade de Medicina do Porto (FMUP) e Doutor em Ciências do Desporto pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade do Porto (FCDEF), atual Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), o percurso de Paulo Cunha e Silva rapidamente se expandiu para lá da Universidade. Em 2001 foi um dos principais programadores do Porto 2001 Capital Europeia da Cultura, onde foi responsável pelas área do Pensamento, Ciência, Literatura e Projetos Transversais. Mais tarde, entre 2003 e 2005, foi diretor do Instituto das Artes do Ministério da Cultura. Foi ainda, de 2009 a 2012, conselheiro cultural da Embaixada de Portugal em Roma. Em 2012 torna-se Comissário do Projecto “O castelo em 3 atos” da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012 e em 2013 assume um dos seus projetos mais mediáticos, o de Vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto, durante o primeiro mandato de Rui Moreira. Paulo Cunha e Silva desempenha funções de Vereador até à data da sua morte, no mesmo ano em que é eleito Personalidade do Ano do Jornal Público e um dos 200 portugueses mais influentes pela revista Visão. Ao longo da sua carreira foi também colunista de jornais, comentador televisivo e autor de vários livros.
 
O pensamento do Professor Paulo Cunha e Silva, sempre à frente do seu tempo, deixou uma marca profunda na academia e na cultura portuense e portuguesa. Uma marca que tem no ano de 2019 um espaço para ser justamente celebrada e homenageada.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-11-16 às 16:32:44 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais