Você está em: Início > Notícias > Novas Instalações, a Faculdade de Sempre... | Exposição assinala 25º aniversário das Atuais Instalações da FADEUP
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

até 17 de junho

A FADEUP inaugura hoje, 26 de maio, a exposição “Novas Instalações, a Faculdade de Sempre…”, que assinala o 25º aniversário da inauguração das atuais instalações da instituição.

Através de uma viagem por alguns dos momentos marcantes que levaram à construção do edifício projetado pelo Arquiteto Cristiano Moreira, a exposição agora aberta ao público apresenta alguns documentos históricos, físicos e digitais, na sua maioria divulgados publicamente pela primeira vez.

1 2

Os visitantes vão, por exemplo, poder ver plantas iniciais do edifício, que remetem para uma disposição diferente da área exterior e da fachada principal, ou gravações de vídeo de atividades letivas, recolhidas nas antigas instalações utilizadas pela FADEUP, o célebre Barracão e CDUP.

A exposição “Novas Instalações, a Faculdade de Sempre…” está patente ao público no átrio da FADEUP até ao dia 17 de junho.

Uma longa "luta"

Os primórdios da Faculdade caracterizaram-se por inúmeras dificuldades na obtenção de instalações próprias. Inicialmente foram utilizadas as instalações da antiga Faculdade de Medicina, junto ao Hospital de Santo António, partilhadas com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), cursos da Faculdade de Letras, os departamentos de Física e Química da Faculdade de Ciências e outros organismos circum-escolares, como o Orfeão.

Para além destas instalações, houve ainda necessidade, devido à natureza do curso, de utilizar um pavilhão pré-fabricado, eternizado como “Barracão”, nos terrenos do Liceu Rodrigues de Freitas, a piscina e ginásio do CDUP, na Rua da Boa Hora, e o Estádio Universitário, na Arrábida. Pela necessidade de se deslocarem grandes distâncias entre instalações, os estudantes do ISEF diziam, com piada, estudar na maior faculdade do mundo.

Em 1977, o Ministro das Obras Públicas aprovou uma proposta do Reitor para que novas instalações da Faculdade fossem consideradas prioritárias. Já em 1981, o Diretor de Construções Escolares do Norte concluiu não ser viável a construção de novo edifício na zona do Campo Alegre, apontando a Asprela como única alternativa. Em fevereiro de 1983, o Reitor criou um Grupo Técnico para rever o Programa Preliminar, face à mudança de localização. O novo Programa Preliminar seria aprovado pela Comissão Instaladora do ISEF dois meses mais tarde.

Já na década de 90, a Faculdade haveria ainda, após um grande incêndio nas instalações do ICBAS, de ocupar outros espaços antes da mudança definitiva para as novas instalações - dois pavilhões em terrenos anexos à Reitoria, na R. Manuel II.

As atuais instalações foram inauguradas a 26 de maio de 1997, numa cerimónia presidida por Alberto Amaral, Reitor da Universidade do Porto, e com a presença do Presidente do Conselho Diretivo da FADEUP (na altura FCDEF), Jorge Mota, e do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Fernando Gomes.
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-08-18 às 03:44:31 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias