Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > DEF
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Desporto e Educação Física

InformaçãoO curso/CE não admite estudantes em 2009/2010.

A Licenciatura em Desporto e Educação Física tem a duração de cinco anos lectivos, sendo os dois primeiros comuns a todos os alunos. Estes dois primeiros anos são constituídos por disciplinas de natureza mais teórica ou teórica-prática, como a Anatomia Funcional, a Psicologia da Educação e do Desenvolvimento, a Pedagogia Escolar, a História do Desporto, a Introdução ao Pensamento Contemporâneo, as Bases da Educação Física Especial, o Desenvolvimento Motor, a Fisiologia Geral, a Pedagogia do Desporto e a Teoria e Metodologia do Treino Desportivo, e outras de natureza eminentemente prática, como sejam os Estudos Práticos I e II.

A propósito destas últimas disciplinas, importa sublinhar que, embora curricularmente (isto é, no plano de estudos) apenas haja lugar às disciplinas de Estudos Práticos I e II, dos seus objectivos e operacionalização decorre que no seu âmbito são abordadas de forma autónoma, sistemática e aprofundada várias modalidades desportivas (i.e., Atletismo, Basquetebol, Ginástica, Judo e Natação, em Estudos Práticos I, e Andebol, Atletismo, Futebol, Ginástica e Voleibol em Estudos Práticos II) as quais, não obstante partilharem alguns aspectos entre si, se distinguem claramente em muitos outros aspectos. Nessa medida, na apresentação do plano de estudos, no caso das disciplinas de Estudos Práticos I e II optou-se pela apresentação separada das suas várias componentes, ressalvando-se todavia que essas componentes não se constituem como disciplinas autónomas concorrendo outros sim para a realização das disciplinas de que fazem parte.

A partir do 3º ano, os alunos optam por uma das três Opções existentes (Desporto de Rendimento, Desporto de Recreação e Desporto de Reeducação e Reabilitação) as quais são constituídas pelas disciplinas específicas de Metodologia I e II, bem como pela Fisiologia do Exercício, a Sociologia do Desporto e a Psicologia do Desporto.

Na origem da decisão de criar áreas opcionais de formação no âmbito da licenciatura em Desporto e Educação Física esteve a intenção de permitir aos seus titulares dar resposta às solicitações que normalmente lhes são colocadas no campo profissional. Daí que, no caso da Opção de Desporto de Rendimento, tradicionalmente a mais requisitada, quer pelos alunos quer pela sociedade em geral, sejam habitualmente disponibilizadas as opções de Andebol, Atletismo, Basquetebol, Futebol, Ginástica, Natação e Voleibol, podendo ainda, avaliados os interesses dos alunos e os recursos existentes para assegurar uma elevada qualidade no respectivo processo de ensino/ aprendizagem, serem disponibilizadas outras, como foi, ou é, o caso do Hóquei ou do Remo e Canoagem, para referirmos apenas os anos mais recentes. No caso das Opções de Desporto de Recreação e de Desporto de Reeducação e Reabilitação, os alunos orientam igualmente os seus esforços para o aprofundamento de conhecimentos e desenvolvimento de competências numa das várias áreas de interesse que as constituem mas, fundamentalmente por razões de natureza operacional, a distribuição dos alunos por essa áreas não se processa de modo tão formal como na Opção de Rendimento.

Em concomitância com as disciplinas específicas da Opção escolhida, existem igualmente, tanto no 3º ano como no 4º ano, disciplinas comuns aos alunos de todas as Opções, como sejam a Antropologia do Desporto, a Aprendizagem Motora, a Estatística, a Biomecânica e a Didáctica do Desporto I e II.


Informações

No que concerne especificamente às disciplinas de Didáctica I e II, e embora curricularmente apenas haja lugar a estas duas disciplinas, optou-se, a exemplo do verificado em relação às disciplinas de Estudos Práticos I e II e por razões relativamente semelhantes, pela apresentação separada de todas as suas componentes práticas (Ginástica, Natação, Prática Geral e Voleibol, na Didáctica I, e Andebol, Atletismo, Basquetebol e Futebol, na Didáctica II). De ressalvar, porém, que, também neste caso, estas componentes não se constituem como disciplinas autónomas concorrendo outros sim para a realização das disciplinas de que fazem parte.

Finalmente, o 5º ano é constituído por duas disciplinas apenas: Seminário e Estágio Pedagógico. Enquanto o Estágio Pedagógico é comum a todos os alunos, o Seminário é realizado no domínio do Desporto de Rendimento, do Desporto de Recreação ou do Desporto de Reeducação e Reabilitação, sendo que, no caso da Desporto de Rendimento, há a possibilidade de a sua realização ser mais concentrada no contexto do Andebol, do Atletismo, do Basquetebol, do Futebol, da Ginástica, da Natação ou do Voleibol, ou mesmo noutros contextos relativamente aos quais haja interesse manifestado pelos alunos e se entenda haver condições necessárias e suficientes para assegurar uma elevada qualidade no respectivo processo de ensino/ aprendizagem.

Saídas Profissionais:
A Licenciatura em Desporto e Educação Física não só habilita os seus titulares para a leccionação das disciplinas de Educação Física e outras afins, no sistema educativo público e privado, ao longo dos diferentes níveis de ensino, como também os capacita para outro tipo de saídas profissionais, como seja, por exemplo, a de técnico desportivo (com equiparação a treinador da modalidade em que realizarem a sua opção), a de técnico em contextos de actividade física orientada para o lazer, a recreação e o bem-estar das populações em geral (seja ao ar livre seja em academias ou clubes de saúde), ou para populações especiais em particular, ou ainda a de coordenador e gestor de instalações ou actividades relacionadas com o desporto em autarquias ou noutras instituições públicas e privadas.

Avaliação:
Na última avaliação externa, analisadas e ponderadas as classificações atribuídas nos diferentes parâmetros em análise, resultou que a Licenciatura em Desporto e Educação Física ministrada pela FCDEF da Universidade do Porto foi a melhor classificada de todos os cursos na área das ciências do desporto e congéneres a nível nacional.

No mesmo sentido, da última avaliação efectuada pelos alunos relativa ao processo de ensino/ aprendizagem das diferentes disciplinas que constituem a licenciatura resultou claramente evidente a existência de uma opinião bastante favorável relativamente à globalidade das disciplinas analisadas.

Director:
Prof. Doutor António Manuel Fonseca

Comissão Científica:
Prof. Doutor António Manuel Fonseca
Prof. Doutor Amândio Graça
Prof.ª Doutora Zélia Matos
Prof.ª Doutora Ana Luísa Pereira
Prof. Doutor José Magalhães.

Comissão de Acompanhamento:
Prof.ª Doutora Paula Botelho Gomes
Prof ª Doutora Maria Paula Santos
Ana Sofia Costa Rodrigues
Pedro Miguel Pinto Vieira

Acesso: Ano lectivo 2007/2008
Regime Geral:
Provas de Ingresso: Biologia e Geologia (02) ou Matemática (16) ou Português (18)
Pré-Requisitos: Provas de Aptidão Funcional, Física e Desportiva
Numerus Clausus: 110 (2005/2006)
Regimes Especiais: a)
• Reingresso
• Mudança de Curso
• Transferência
• Concursos Especiais
a) Vagas a definir pelo Conselho Científico

Dados Gerais

Código Oficial: 141
Sigla: DEF
Tipo de curso/ciclo de estudos: Licenciatura
Início: 1976/1977
Fim: 2010/2011
Duração: 5 Anos

Planos de Estudos

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-10-26 às 04:36:36 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais