O 2º Ciclo em Treino Desportivo da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto constitui um ciclo de estudos aprofundados na área do treino desportivo. Este ciclo de estudos oferece aos estudantes a aquisição de conhecimentos e competências em matéria de treino desportivo, com o intuito de formar profissionais com um perfil de exceção, habilitados para o exercício profissional da atividade de Treinador de Desporto, coordenação de equipas técnicas pluridisciplinares e formação de treinadores. Acrescenta-se ainda o domínio de conhecimentos potenciadores da adoção de uma atitude investigativa no desempenho profissional, da capacidade de reflexão crítica e proactiva em ambientes profissionais exigentes e plurais.
Trata-se de um ciclo de estudos delineado preferencialmente para treinadores já graduados (titulares de primeiro ciclo) que procuram não só aprofundar os seus conhecimentos, mas sobretudo elevá-los ao estado atual e às zonas perspetivadas para o próximo desenvolvimento da arte. Nesta medida, a formação profissional e a científica, constituem domínios axiomáticos da matriz curricular do curso, procurando-se evidenciar, por um lado, e fomentar, por outro, a conveniência do uso da ciência e a produção quotidiana de novos saberes em sede de prática do treino e da competição.
Em conformidade o 2º Ciclo em Treino Desportivo da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, tem como objetivos centrais:
Nesta perspetiva, a Universidade do Porto, através da Faculdade de Desporto, confere o grau de Mestre em Treino Desportivo no ramo Treino de Jovens ou ramo Treino de Alto Rendimento, nos termos da lei, aos estudantes que demonstrem:
Estrutura e Duração do Curso:
O 2º Ciclo em Treino Desportivo comporta dois ramos: Treino de Alto Rendimento e Treino de Jovens.
Ramo Treino de Alto Rendimento: especialmente orientado para a aquisição de conhecimentos e competências no âmbito da orientação de praticantes em etapas avançadas do desenvolvimento desportivo;
Ramo Treino de Jovens: especialmente orientado para a aquisição de conhecimentos e competências no âmbito da orientação de praticantes em etapas iniciais e intermédias do desenvolvimento desportivo.
O 2º Ciclo em Treino Desportivo é conducente ao grau de Mestre tem 120 créditos e uma duração normal de 4 semestres curriculares de trabalho dos estudantes, quando em regime de tempo integral (a duração normal do ciclo de estudos poderá, todavia, ser superior aos 4 semestres previstos, no caso dos estudantes inscritos em tempo parcial ou no caso dos trabalhadores-estudantes).
O primeiro ano do 2º Ciclo de Estudos em Treino Desportivo integra um 1º bloco de matérias de tronco comum, a lecionar conjuntamente aos estudantes dos dois ramos durante o 1º semestre e um 2º bloco de matérias a lecionar separadamente aos estudantes de cada um dos dois ramos durante o 2º semestre.
O segundo ano do 2º Ciclo em Treino Desportivo (60 ECTS) funcionará em regime tutorial com a possibilidade de opção por um ramo científico, pela realização de uma dissertação, ou profissionalizante, através de um estágio vocacionado de formação tutorado.
Informações complementares:
Na unidade curricular Metodologia do Desporto do 2º semestre do 1º ano (ramos Treino de Alto Rendimento e Treino de Jovens), a qual comporta sete modalidades com escolha possível de apenas uma pelos estudantes (Andebol, Atletismo, Basquetebol, Futebol, Ginástica, Natação e Voleibol), poderá existir um limite de vagas. O critério de seleção será determinado pela posição garantida na seriação à candidatura deste mestrado.
Na unidade curricular Dissertação/ Estágio do 2º ano do curso, os estudantes optam por uma via (Dissertação ou Estágio), podendo existir limite de vagas, em ambos os casos, sujeito a dois critérios: (1) realização do número total de unidades curriculares do 1º ano; (2) média mais alta obtida na conclusão do 1º ano.
Ramo: Treino de Alto Rendimento
Andebol: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau III
Atletismo: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau II
Basquetebol: Reconhecimento da componente geral para treinador de Grau III; Reconhecimento da componente específica e estágio para treinador de Grau II
Futebol: Reconhecimento da componente geral para treinador de Grau III; Reconhecimento da componente específica e estágio para treinador de Grau II
Natação: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau III
Voleibol: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau III
Ramo: Treino de Jovens
Andebol: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau II
Atletismo: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau II
Basquetebol: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau II
Futebol: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau II
Natação: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau II
Voleibol: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau II
Nota:
A FADEUP aguarda o reconhecimento do IPDJ para a Ginástica Desportiva
Formação reconhecida pelo Instituto Português de Desporto e Juventude para o exercício profissional da atividade de Treinador de Desporto.
Especialistas em corpos técnicos das federações desportivas.
Coordenadores de equipas técnicas.
Reconhecimento de Grau de Treinador de Desporto:
Este é conferido pelo Instituto Português de Desporto e Juventude, nas modalidades desportivas que comportam o plano de estudo do 2º Ciclo em Treino Desportivo para cada um dos ramos.
Regime de funcionamento das aulas para o ano letivo 2020/21
O ciclo de estudos tem início no dia 1 de Outubro para o 1º ano do curso e no dia 6 de outubro para o 2º ano do curso.
Para o 1º ano do curso, o primeiro semestre termina a 5 de fevereiro e o segundo semestre a 9 de julho. No primeiro semestre as aulas são ministradas em conjunto para os estudantes de ambos os ramos. No segundo semestre as aulas são ministradas separadamente para cada um dos ramos.
O 2º ano do curso funciona em regime tutorial com exceção da UC “Preparação para a Dissertação/Estágio” cujas aulas serão ministradas entre 6 e 16 de outubro.
Período letivo e horário de funcionamento das aulas:
1º semestre: início no dia 1 de outubro e termina no dia 18 de dezembro. Período de avaliação termina a 5 de fevereiro.
2º semestre: início no dia 8 de fevereiro e termina no dia 18 de junho. Período de avaliação termina a 9 de julho.
Neste momento prevê-se que o horário das aulas seja entre as 9h e as 13.30 estando, no entanto, dependente da concertação dos horários de todos os cursos, atendendo aos constrangimentos provocados pela pandemia.
Aponta-se que as aulas sejam presenciais, sem prejuízo de algumas delas puderem vir a ser lecionadas à distância (caso haja restrições).
Avaliação
A avaliação é realizada de forma contínua e através de trabalhos e testes, preferencialmente em concomitância com a atividade letiva, mas mantendo sempre a possibilidade de realização de duas épocas de avaliação por unidade curricular.
Em particular, a avaliação do segundo ano do curso realiza-se em duas unidades curriculares: 1. Preparação para a dissertação/estágio sendo a avaliação realizada de forma contínua e através de trabalhos e testes, com a possibilidade de realização de duas épocas de avaliação; 2. Dissertação/estágio, a qual comporta a apresentação e defesa da dissertação ou relatório de estágio mediante júri especialmente nomeado, e numa das épocas oficiais de exame (normal, de recurso e especial para conclusão de ciclo de estudos). A data limite para a entrega dos documentos finais sujeitos a defesa pública em cada época de exames será anualmente fixada.
Email: serv_academicos@fade.up.pt
Telefone: +351 22 04 25 300
Fax: +351 225 500 689
Código Oficial: | 6961 |
Diretor: | Isabel Maria Ribeiro Mesquita |
Sigla: | 2CTD |
Grau Académico: | Mestre |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Mestrado |
Início: | 2018/2019 |
Duração: | 4 Semestres |