O desporto assume atualmente inegável importância cultural, social e económica seja em Portugal, seja em qualquer país dos diversos continentes.
Quem observa, planeia, pratica e comunica o desporto tem a consciência de que por trás dos
records, do espetáculo desportivo, da prática recreativa ou até da atividade desportiva informal se encontram organizações desportivas, infraestruturas e recursos humanos que têm de ser geridos e potencializados. Obviamente, o desporto, como qualquer outro domínio social, tem de ser planeado, organizado, liderado e controlado, ainda que atendendo às suas especificidades.
É indesmentível que em Portugal, no dealbar do século XXI, a Gestão Desportiva transita de uma fase de crescimento e afirmação das décadas anteriores para uma fase de consolidação a vários níveis. Representa um sector profissional em crescimento, constitui uma área de formação profissional e universitária nos vários graus de ensino, dispõe de um acervo considerável de trabalhos de investigação e, por fim, tem granjeado credibilidade na sociedade. A nível internacional, a Gestão Desportiva é uma realidade em grande expansão em determinados países e regiões (e.g. Brasil, Angola ou Moçambique) e noutros, configura-se como uma realidade plenamente enraizada e desenvolvida (e.g. Europa, EUA ou Austrália).
Assim sendo, para a promoção do desenvolvimento desportivo, onde quer que seja, já não bastam conhecimentos e práticas em que se sobrevaloriza o conhecimento empírico, exige-se o competente desempenho de profissionais com formação qualificada e especializada. Deste modo, face ao reconhecimento científico, social e profissional da Gestão Desportiva justifica-se plenamente a existência de um 2º ciclo de estudos que contemple informação e formação de excelência em Gestão Desportiva aos licenciados, em diversos domínios científicos, bem como a prossecução dos estudos de pós-graduação aos profissionais no ativo.
Objetivos
Objetivos e competências
O 2º Ciclo em Gestão Desportiva tem como objetivo transmitir conhecimentos e criar competências nos estudantes de forma a habilitá-los como gestores com capacidade de intervenção dentro do sistema desportivo nacional e internacional nas múltiplas organizações desportivas ou criando os seus próprios projetos e negócios.
Ao grau de mestre em Gestão Desportiva pela Universidade do Porto devem corresponder as seguintes competências fundamentais:
- Possuir conhecimentos aprofundados na área científica do Desporto, com recurso à atividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais;
- Capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas ou em contextos alargados e multidisciplinares, seja para a prática da investigação, seja para o exercício da atividade profissional em gestão desportiva;
- Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluíndo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízes ou os condicionem;
- Ser capaz de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
- Possuir competências que lhes permitam uma aprendizagem autónoma ao longo da vida.
A diversidade, qualidade e prestígio do corpo docente permitem conjugar uma sólida formação teórica à elevada capacidade de aplicação prática de competências e conhecimentos adquiridos pelos estudantes.
Áreas de Especialização
Entre outras destacam-se as seguintes áreas de intervenção: Planeamento e Estratégia das Organizações; Planeamento e Gestão de Instalações Desportivas; Liderança das Organizações Desportivas; Assessoria Política; Comunicação e Marketing; Gestão de Projetos; Regulamentação e Administração Desportiva; Gestão de Eventos Desportivos; Gestão de Carreiras; Gestão Financeira; Gestão de Recursos Humanos.
Saídas Profissionais
No mercado de trabalho existem funções no domínio da Gestão Desportiva que podem passar por qualificações de: Gestor, Diretor, Consultor, Administrador, Assessor, Auditor, Docente, Investigador, Empresário, Técnico Superior do Desporto, em diversas instituições, tais como:
- Comités Olímpicos e Paralímpicos, Confederações, Federações Desportivas, Clubes Desportivos e demais Organizações do Movimento Associativo;
- Organizações não Governamentais (ONG);
- Entidades da Administração Pública Central, Regional ou Local;
- Empresas Públicas;
- Ginásios / Health Clubs;
- Empresas de Serviços Desportivos (de eventos, de lazer e turismo desportivo, de desportos de aventura e atividades radicais, entre outras);
- Empresas de produtos desportivos;
- Empresas de assessoria na área do desporto;
- Entidades da Comunicação Social.
Informações
FuncionamentoDuração:
A duração normal do curso é de dois semestres letivos, acrescidos do prazo máximo de um (1) ano (dois semestres) para a elaboração da dissertação ou para a realização do estágio profissionalizante e do respetivo relatório.
A duração normal do ciclo de estudos poderá, todavia, ser superior aos quatro semestres previstos, no caso dos estudantes inscritos em tempo parcial.
Local de realização:
As atividades académicas decorrerão nas instalações da Faculdade de Desporto à Rua Dr. Plácido Costa, 91, 4200-450 Porto, sendo possível realizar visitas de estudo a instalações ou instituições desportivas.
Período letivo:
O curso terá início em setembro e prolongar-se-á até ao mês de junho.
Regime de aulas:
As aulas decorrerão de 2ª a 5ª feira (das 13h30 às 17h30).