Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > 2CAFTI
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

2º Ciclo em Atividade Física para a Terceira Idade

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

 

 

O envelhecimento é um dos fenómenos que mais se evidencia nas sociedades atuais. A preocupação com o bem-estar e a qualidade de vida desta população, por parte de diferentes entidades, é cada vez mais notório. Entre outras, o exercício físico regular tem sido descrito como um excelente meio de atenuar a perda funcional atribuível à idade. Assim, a prática regular e controlada de exercícios físicos torna-se determinante para este escalão etário. É necessário proporcionar aos idosos um fácil e adequado acesso a práticas de atividade física que contribuam para a sua saúde e qualidade de vida.

Em harmonia com esta intenção genérica de promoção da saúde e qualidade de vida, que segundo decisão nº645/96/CE do Parlamento Europeu e do Conselho da Europa é considerada uma das ações prioritárias, e dados os problemas emergentes ao aumento do número de pessoas idosas, foi criado em 1988 pelo Governo Português a Comissão Nacional para a Política da Terceira Idade.

No ano de 1999 foi proclamado pela Assembleia-Geral das Nações Unidas como o Ano Internacional das Pessoas Idosas e na resolução 47/48 ficaram definidos os princípios que devem garantir aos cidadãos mais velhos a possibilidade de viverem melhor e que se traduzem na “dignidade, autonomia, desenvolvimento pessoal, acesso a cuidados de saúde e participação social” .

Estas orientações não se devem, contudo, circunscrever ao mero âmbito governamental, mas devem apelar fundamentalmente ao envolvimento do cidadão e da sociedade no processo de suporte social para com o idoso. E é aqui que a Escola, a Faculdade, a Universidade, devem constituir-se como contexto privilegiado de importância vital na formação do cidadão. Este 2º ciclo de estudos na área de  Atividade Física para a 3ª Idade visa formar e sensibilizar os futuros profissionais para esta nova área profissional de valor acrescido, estando, assim, enquadrada num contexto com inequívoco interesse social.

De acordo com o reconhecimento científico e social sobre a problemática do envelhecimento, com a preocupação com qualidade de vida dos idosos, e sabendo-se dos benefícios da atividade física neste âmbito justifica-se plenamente a existência de um 2º ciclo de estudos que contemple informação e formação no domínio da avaliação, prescrição e promoção de programas de atividade/exercício físico direccionados para a terceira idade, correspondendo às exigências e capacitação de formação de profissionais no domínio do desporto e de outras áreas da saúde.

Este 2º ciclo de Atividade Física para a Terceira Idade, aparece então, como forma de dar resposta a uma necessidade cada vez mais evidente da sociedade, e assim, dar resposta a um novo e importante campo de trabalho para os futuros profissionais de exercício físico. Com a criação desta 2º ciclo de estudos, pretendeu-se alargar e desenvolver métodos de intervenção que pudessem satisfazer as mais recentes necessidades de formação dos estudantes.



O 2º Ciclo de estudos em Atividade Física para a 3ª Idade da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), constitui, assim, um curso de estudos aprofundados na área da Atividade Física na 3ª Idade. Este curso pretende promover o conhecimento e interesse pelo exercício, intimamente ligado à promoção da saúde e bem-estar dos idosos, ou seja, como uma atividade fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população idosa. Os conteúdos ministrados neste curso enquadram-se, então, no âmbito genérico da promoção da saúde da população idosa, utilizando a atividade física como substância de intervenção. Assim, os seus objetivos centram-se fundamentalmente em:

    1. promover o conhecimento teórico e cientifico sobre as relações existentes entre o exercício, a saúde e o estilo de vida da população idosa;

 

    1. dotar os alunos de competências para a direcção de atividades/exercícios físicos e de aconselhamento de estilos de vida ativos e saudáveis;

 

  1. elevar a qualificação científica, pedagógica e técnico-profissional de licenciados/as da área da atividade física e/ou saúde da população idosa.

 

O 2º ciclo surge na sequência vertical, natural da opção de Desporto de Recreação e Tempos Livres (DRTL) do 1º ciclo de estudos, de forma a garantir a exigência e a qualidade científico-pedagógica na área em causa. Este 2º ciclo tem ainda uma articulação vertical com o 3º ciclo de estudos na área da atividade física e saúde.

Neste sentido e entendendo que a base deste 2º ciclo de estudos na área da Atividade física para a 3ª Idade se centra, por uma lado, na operacionalização dos conhecimentos adquiridos ao longo do 1º ciclo na opção de DRTL e por outro lado, na formação científica como um elemento de interface essencial para o 3º ciclo de estudos na área da Atividade Física e Saúde, será dada aos estudantes duas possibilidades: (i) optarem pela vertente profissionalizante, através de um estágio profissional tutorado que pressupõe a aplicação sob supervisão, em situação real de planificação, orientação e execução do exercício perante uma classe de idosos, ou (ii) optarem pela via científica, através da realização de uma dissertação.

Este curso permitirá, assim, aos alunos estudar e confrontar não apenas as bases teóricas e científicas do exercício e da saúde dos idosos mas compreender, também, como prescrever, desenvolver e promover intervenções no âmbito da atividade física na 3ª idade.

 

Funcionamento do Curso



Duração

A duração normal do curso é de dois semestres letivos, acrescidos do prazo máximo de um (1) ano para a elaboração da dissertação ou para a realização do estágio de formação em exercício e do respetivo relatório.

No entanto, considerando o conceito do estudante a tempo parcial previsto no nº 4 do art. 5º da Lei nº 37/2003, de 22 de Agosto e a criação desse regime pelo Decreto-Lei nº 107/2008, de 25 de Junho, no seu artigo 46º-C, e de acordo reitoral GR.06/12/2009 de 30-12-2009, os estudantes deste ciclo de ensino podem, na inscrição optar pelo regime de tempo parcial. Considera-se estudante em regime de tempo parcial, aquele que se inscreve até um máximo de 37,5 créditos ECTS anuais.

Regime de aulas

As aulas serão ministradas em regime intensivo das terças às sextas (9h às 13h).

Período Letivo

A data prevista do curso terá como início o mês de Outubro e prolongar-se-à até ao mês de Julho.


Local de Realização

As atividades letivas decorrerão nas instalações da Faculdade de Desporto à Rua Dr. Plácido Costa, 91, 4200-450 Porto.
Poderão, excepcionalmente e mediante acordo pontual, ser agendadas atividades letivas para outros locais.




Dados Gerais

Código Oficial: 6004
Diretor: António Alexandre Moreira Ribeiro de Ascensão
Sigla: 2CAFTI
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2008/2009
Duração: 4 Semestres

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Atividade Física para a Terceira Idade (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Atividade Física e Saúde no Idoso (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-07-24 às 06:39:44 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais