Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > 2CPDDH
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

2º Ciclo em Psicologia do Desporto e Desenvolvimento Humano

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

O 2º Ciclo de Estudos em Psicologia do Desporto e Desenvolvimento Humano (2CPDDH) constitui-se como uma oferta formativa oferecida pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto em parceria com a Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Este ciclo de estudos visa corresponder aos interesses de um conjunto amplo de indivíduos que procura complementar formação prévia ou que busca formação avançada na psicologia do desporto e desenvolvimento humano, promovendo a aquisição de competências essenciais que permitam a futuros profissionais estar à altura das suas responsabilidades e lidar de forma eficiente e eficaz com problemas encontrados no contexto em que desenvolvem a sua atividade, bem como ser capazes de equacionar desafios e soluções e de contribuir prospectivamente para o desenvolvimento de novas áreas e oportunidades.

Nessa medida, o 2CPDDH, ao qual podem concorrer licenciados em Ciências do Desporto, Psicologia, ou equivalente legal, procura estabelecer pontes entre diferentes domínios da psicologia e do desporto, apostando numa formação de elevada qualidade científica e metodológica que assegure a aquisição de competências que permitam enfrentar desafios complexos nestes domínios, oferecendo aos estudantes duas áreas de especialização com percursos individualmente definidos: enquanto os estudantes cujos objetivos e interesses se centram principalmente no desempenho em contextos de desporto e/ ou em outros contextos de performance humana poderão optar pela área de especialização em ‘Psicologia do Desporto e Performance’, aqueles cujos interesses se centrem mais na prática de desporto como estratégia de promoção da saúde, bem-estar, qualidade de vida e desenvolvimento positivo terão possibilidade de escolher a área de ‘Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano’.


Objetivos

O 2CPDDH visa dotar os seus estudantes de conhecimentos aprofundados no domínio da psicologia do desporto e desenvolvimento humano, com recurso à atividade de investigação e/ ou ao aprofundamento de competências de intervenção. Especificamente, este ciclo de estudos pretende promover:

  • o desenvolvimento de conhecimentos e competências científicas e técnico-profissionais de licenciados que possam vir a intervir em contextos de atividade física e desportiva, complementando e aprofundando as suas formações anteriores e encorajando uma perspetiva interdisciplinar entre as ciências do desporto, a psicologia e as ciências sociais na construção de uma formação avançada de qualidade
  • a aquisição de competências que permitam a realização de investigação científica de qualidade, fomentando a produção científica na área e/ ou o desenvolvimento de recursos que possibilitem a aplicação de conhecimentos em situações novas e/ ou contextos alargados, desenvolvendo uma autonomia responsável.

Para a consecução destes objetivos, o 2CPDDH consagra, na sua estrutura, um primeiro bloco de matérias em banda larga, a lecionar conjuntamente aos estudantes das duas áreas de especialização durante o 1º semestre do 1º ano. Durante o 2º semestre, algumas matérias serão lecionadas separadamente aos estudantes de cada uma das áreas de especialização. Ou seja, propõe-se um 1º semestre em que os conteúdos da formação não justificam uma abordagem diferenciada e um 2º semestre em que os conteúdos da formação, pela especificidade dos problemas das áreas de especialização, justificam essa diferenciação. A aprovação no 1º ano (60 ECTS) confere aos estudantes um diploma de Curso de Mestrado em Psicologia do Desporto e Desenvolvimento Humano numa das especializações previstas.

No segundo ano, os estudantes poderão aprofundar os seus conhecimentos e competências em matéria de ‘Psicologia do Desporto e Performance’ ou de ‘Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano’. Em paralelo com a realização de unidades curriculares específicas ligadas à metodologia de investigação e ao desenvolvimento do projeto de investigação/ intervenção (1º semestre), os estudantes poderão optar pela realização de uma dissertação de natureza científica original e especialmente realizada para este fim ou um estágio de natureza profissional. Enquanto a dissertação visa promover a capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos no decurso da componente curricular e de análise de um tema específico da área de formação, de forma crítica e independente, o estágio permite que os estudantes coloquem em prática, num ambiente real, os conhecimentos e competências de intervenção aprendidos no ciclo de estudos, adquirindo assim experiência de terreno: os psicólogos poderão ficar melhor preparados para intervirem enquanto psicólogos do desporto, ampliando as suas competências de intervenção psicológica, enquanto os não psicólogos poderão aumentar a qualidade da sua intervenção técnica, incorporando a dimensão psicológica no seu método de trabalho, na sua função específica dentro do desporto. Refira-se ainda que o processo de realização da dissertação/ estágio será monitorizado não só através da orientação tutorial, mas também no âmbito de uma unidade curricular anual especialmente desenhada para esse fim (seminário de apoio à investigação/ intervenção). A dissertação/ estágio será objeto de relatório final, cuja apresentação e defesa em provas públicas permitirá a obtenção do grau de Mestre em Psicologia do Desporto e Desenvolvimento Humano, na especialização correspondente ao percurso realizado pelo estudante (i.e., orientada para o ‘Desporto e Performance’ ou para o ‘Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano’).


Saídas Profissionais

Após a conclusão do 2CPDDH, os diplomados deste ciclo de estudos, constituindo-se como especialistas em psicologia do desporto e do desenvolvimento humano, estarão habilitados a trabalhar, entre outros, nos seguintes projetos de natureza desportiva ou social:

  • clubes desportivos
  • federações e associações desportivas
  • sociedades anónimas desportivas
  • academias de formação de jogadores
  • academias, health clubs e ginásios
  • autarquias
  • empresas municipais de serviços desportivos
  • associações culturais e recreativas
  • lares de idosos

Informações

Duração

O 2CPDDH tem uma duração normal de 4 semestres. Todavia, esta duração poderá ser superior no caso dos estudantes inscritos em tempo parcial ou no caso dos trabalhadores-estudantes, os quais deverão, porém, respeitar as regras de prescrição previstas no regulamento do ciclo de estudos.

Regime de aulas

As aulas serão ministradas em regime intensivo, à 4ª feira (tarde), 5ª feira (manhã e tarde) e 6ª feira (manhã e tarde).

Período Letivo e Avaliação

O 2CPDDH terá início em setembro e prolongar-se-á até junho.

A avaliação será realizada de forma contínua, através de trabalhos e testes, preferencialmente em concomitância com a atividade letiva, mas mantendo sempre a possibilidade de realização de duas épocas de avaliação por unidade curricular. Assim, a época de recurso dos segundo e quarto semestres estender-se-á ao mês de julho e a época especial a setembro. No 2º ano, a avaliação da dissertação/ estágio realizar-se-á através de apresentação e defesa pública de relatório, mediante júri especialmente nomeado, numa das épocas oficiais de exame (normal, de recurso e especial para conclusão de ciclo de estudos). A data limite para a entrega dos documentos finais sujeitos a defesa pública em cada época de exames será fixada anualmente.

Local de Realização

As atividades letivas decorrerão nas instalações da Faculdade de Desporto à Rua Dr. Plácido Costa, 91, 4200-450 Porto.
Poderão, excecionalmente, e mediante acordo pontual, ser agendadas atividades letivas para outros locais.


Dados Gerais

Código Oficial: M984
Diretor: Cláudia Dias
Sigla: 2CPDDH
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2018/2019
Duração: 4 Semestres

Planos de Estudos

Unidades Orgânicas Envolvidas

Diplomas

  • Mestrado em Psicologia do Desporto e Desenvolvimento Humano - Ramo Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Psicologia do Desporto e Desenvolvimento Humano - Ramo Psicologia do Desporto e Performance (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Psicologia do Desporto e Desenvolvimento Humano - Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Psicologia do Desporto e Desenvolvimento Humano - Psicologia do Desporto e Performance (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-07-28 às 16:00:57 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais