O 2º Ciclo de Estudos em Psicologia do Desporto e Desenvolvimento Humano (2CPDDH) constitui-se como uma oferta formativa oferecida pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto em parceria com a Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Este ciclo de estudos visa corresponder aos interesses de um conjunto amplo de indivíduos que procura complementar formação prévia ou que busca formação avançada na psicologia do desporto e desenvolvimento humano, promovendo a aquisição de competências essenciais que permitam a futuros profissionais estar à altura das suas responsabilidades e lidar de forma eficiente e eficaz com problemas encontrados no contexto em que desenvolvem a sua atividade, bem como ser capazes de equacionar desafios e soluções e de contribuir prospectivamente para o desenvolvimento de novas áreas e oportunidades.
Nessa medida, o 2CPDDH, ao qual podem concorrer licenciados em Ciências do Desporto, Psicologia, ou equivalente legal, procura estabelecer pontes entre diferentes domínios da psicologia e do desporto, apostando numa formação de elevada qualidade científica e metodológica que assegure a aquisição de competências que permitam enfrentar desafios complexos nestes domínios, oferecendo aos estudantes duas áreas de especialização com percursos individualmente definidos: enquanto os estudantes cujos objetivos e interesses se centram principalmente no desempenho em contextos de desporto e/ ou em outros contextos de performance humana poderão optar pela área de especialização em ‘Psicologia do Desporto e Performance’, aqueles cujos interesses se centrem mais na prática de desporto como estratégia de promoção da saúde, bem-estar, qualidade de vida e desenvolvimento positivo terão possibilidade de escolher a área de ‘Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano’.
O 2CPDDH visa dotar os seus estudantes de conhecimentos aprofundados no domínio da psicologia do desporto e desenvolvimento humano, com recurso à atividade de investigação e/ ou ao aprofundamento de competências de intervenção. Especificamente, este ciclo de estudos pretende promover:
Para a consecução destes objetivos, o 2CPDDH consagra, na sua estrutura, um primeiro bloco de matérias em banda larga, a lecionar conjuntamente aos estudantes das duas áreas de especialização durante o 1º semestre do 1º ano. Durante o 2º semestre, algumas matérias serão lecionadas separadamente aos estudantes de cada uma das áreas de especialização. Ou seja, propõe-se um 1º semestre em que os conteúdos da formação não justificam uma abordagem diferenciada e um 2º semestre em que os conteúdos da formação, pela especificidade dos problemas das áreas de especialização, justificam essa diferenciação. A aprovação no 1º ano (60 ECTS) confere aos estudantes um diploma de Curso de Mestrado em Psicologia do Desporto e Desenvolvimento Humano numa das especializações previstas.
No segundo ano, os estudantes poderão aprofundar os seus conhecimentos e competências em matéria de ‘Psicologia do Desporto e Performance’ ou de ‘Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano’. Em paralelo com a realização de unidades curriculares específicas ligadas à metodologia de investigação e ao desenvolvimento do projeto de investigação/ intervenção (1º semestre), os estudantes poderão optar pela realização de uma dissertação de natureza científica original e especialmente realizada para este fim ou um estágio de natureza profissional. Enquanto a dissertação visa promover a capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos no decurso da componente curricular e de análise de um tema específico da área de formação, de forma crítica e independente, o estágio permite que os estudantes coloquem em prática, num ambiente real, os conhecimentos e competências de intervenção aprendidos no ciclo de estudos, adquirindo assim experiência de terreno: os psicólogos poderão ficar melhor preparados para intervirem enquanto psicólogos do desporto, ampliando as suas competências de intervenção psicológica, enquanto os não psicólogos poderão aumentar a qualidade da sua intervenção técnica, incorporando a dimensão psicológica no seu método de trabalho, na sua função específica dentro do desporto. Refira-se ainda que o processo de realização da dissertação/ estágio será monitorizado não só através da orientação tutorial, mas também no âmbito de uma unidade curricular anual especialmente desenhada para esse fim (seminário de apoio à investigação/ intervenção). A dissertação/ estágio será objeto de relatório final, cuja apresentação e defesa em provas públicas permitirá a obtenção do grau de Mestre em Psicologia do Desporto e Desenvolvimento Humano, na especialização correspondente ao percurso realizado pelo estudante (i.e., orientada para o ‘Desporto e Performance’ ou para o ‘Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano’).
Após a conclusão do 2CPDDH, os diplomados deste ciclo de estudos, constituindo-se como especialistas em psicologia do desporto e do desenvolvimento humano, estarão habilitados a trabalhar, entre outros, nos seguintes projetos de natureza desportiva ou social:
O 2CPDDH tem uma duração normal de 4 semestres. Todavia, esta duração poderá ser superior no caso dos estudantes inscritos em tempo parcial ou no caso dos trabalhadores-estudantes, os quais deverão, porém, respeitar as regras de prescrição previstas no regulamento do ciclo de estudos.
As aulas serão ministradas em regime intensivo, à 4ª feira (tarde), 5ª feira (manhã e tarde) e 6ª feira (manhã e tarde).
O 2CPDDH terá início em setembro e prolongar-se-á até junho.
A avaliação será realizada de forma contínua, através de trabalhos e testes, preferencialmente em concomitância com a atividade letiva, mas mantendo sempre a possibilidade de realização de duas épocas de avaliação por unidade curricular. Assim, a época de recurso dos segundo e quarto semestres estender-se-á ao mês de julho e a época especial a setembro. No 2º ano, a avaliação da dissertação/ estágio realizar-se-á através de apresentação e defesa pública de relatório, mediante júri especialmente nomeado, numa das épocas oficiais de exame (normal, de recurso e especial para conclusão de ciclo de estudos). A data limite para a entrega dos documentos finais sujeitos a defesa pública em cada época de exames será fixada anualmente.
As atividades letivas decorrerão nas instalações da Faculdade de Desporto à Rua Dr. Plácido Costa, 91, 4200-450 Porto.
Poderão, excecionalmente, e mediante acordo pontual, ser agendadas atividades letivas para outros locais.
Código Oficial: | M984 |
Diretor: | Cláudia Dias |
Sigla: | 2CPDDH |
Grau Académico: | Mestre |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Mestrado |
Início: | 2018/2019 |
Duração: | 4 Semestres |