Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > 2CTD
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

2º Ciclo em Treino Desportivo - Treino de Alto Rendimento e Treino de Jovens

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

O 2º Ciclo em Treino Desportivo da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto constitui um ciclo de estudos aprofundados na área do treino desportivo. Este ciclo de estudos oferece aos estudantes a aquisição de conhecimentos e competências em matéria de treino desportivo, com o intuito de formar profissionais com um perfil de exceção, habilitados para o exercício profissional da atividade de Treinador de Desporto, coordenação de equipas técnicas pluridisciplinares e formação de treinadores. Acrescenta-se ainda o domínio de conhecimentos potenciadores da adoção de uma atitude investigativa no desempenho profissional, da capacidade de reflexão crítica e proactiva em ambientes profissionais exigentes e plurais.

Trata-se de um ciclo de estudos delineado preferencialmente para treinadores já graduados (titulares de primeiro ciclo) que procuram não só aprofundar os seus conhecimentos, mas sobretudo elevá-los ao estado atual e às zonas perspetivadas para o próximo desenvolvimento da arte. Nesta medida, a formação profissional e a científica, constituem domínios axiomáticos da matriz curricular do curso, procurando-se evidenciar, por um lado, e fomentar, por outro, a conveniência do uso da ciência e a produção quotidiana de novos saberes em sede de prática do treino e da competição.

Em conformidade o 2º Ciclo em Treino Desportivo da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, tem como objetivos centrais:

  1. Elevar a qualificação científica, pedagógica e técnico-profissional de licenciados que intervêm no Treino Desportivo em qualquer nível e contexto de prática;
  2. Disponibilizar aos estudantes conhecimentos que lhes permitem liderar os processos de orientação de equipas e atletas, centrados na organização, planeamento, condução, avaliação e controlo dos processos de treino e de competição em contextos e níveis de prática desportiva diferenciadas.
  3. Propiciar aos futuros treinadores conhecimentos e competências que lhes permitam coordenar equipas de especialistas de diferentes domínios disciplinares no apoio ao desenvolvimento da prestação desportiva e do Desporto em geral.

Nesta perspetiva, a Universidade do Porto, através da Faculdade de Desporto, confere o grau de Mestre em Treino Desportivo no ramo Treino de Jovens ou ramo Treino de Alto Rendimento, nos termos da lei, aos estudantes que demonstrem:

  1. Possuir competências de orientação pedagógica e técnica em treino desportivo em contextos plurais;
  2. Possuir competências de investigação em problemas correlatos com a formação desportiva e desenvolvimento de programas no âmbito do Treino Desportivo;
  3. Saber aplicar conhecimentos, capacidade de compreensão e resolução de problemas em situações novas relacionados com o treino desportivo;
  4. Ser capaz de integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada, incluindo reflexões sobre as implicações éticas e sociais que resultam dessas soluções ou as condicionem;
  5. Ser capaz de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de forma clara;
  6. Possuir competências de aprendizagem auto-orientada ou autónoma, requisito indispensável do desenvolvimento cientifico e profissional ao longo da carreira profissional.

Objetivos

Estrutura e Duração do Curso:

O 2º Ciclo em Treino Desportivo comporta dois ramos: Treino de Alto Rendimento e Treino de Jovens.

Ramo Treino de Alto Rendimento: especialmente orientado para a aquisição de conhecimentos e competências no âmbito da orientação de praticantes em etapas avançadas do desenvolvimento desportivo;

Ramo Treino de Jovens: especialmente orientado para a aquisição de conhecimentos e competências no âmbito da orientação de praticantes em etapas iniciais e intermédias do desenvolvimento desportivo.

O 2º Ciclo em Treino Desportivo é conducente ao grau de Mestre tem 120 créditos e uma duração normal de 4 semestres curriculares de trabalho dos estudantes, quando em regime de tempo integral (a duração normal do ciclo de estudos poderá, todavia, ser superior aos 4 semestres previstos, no caso dos estudantes inscritos em tempo parcial ou no caso dos trabalhadores-estudantes).

O primeiro ano do 2º Ciclo de Estudos em Treino Desportivo integra um 1º bloco de matérias de tronco comum, a lecionar conjuntamente aos estudantes dos dois ramos durante o 1º semestre e um 2º bloco de matérias a lecionar separadamente aos estudantes de cada um dos dois ramos durante o 2º semestre.

O segundo ano do 2º Ciclo em Treino Desportivo (60 ECTS) funcionará em regime tutorial com a possibilidade de opção por um ramo científico, pela realização de uma dissertação, ou profissionalizante, através de um estágio vocacionado de formação tutorado.

Informações complementares:

Na unidade curricular Metodologia do Desporto  do 2º semestre do 1º ano (ramos Treino de Alto Rendimento e Treino de Jovens), a qual comporta sete modalidades com escolha possível de apenas uma pelos estudantes (Andebol, Atletismo, Basquetebol, Futebol, Ginástica, Natação e Voleibol), poderá existir um limite de vagas. O critério de seleção será determinado pela posição garantida na seriação à candidatura deste mestrado.  

 

Na unidade curricular Dissertação/ Estágio  do 2º ano do curso, os estudantes optam por uma via (Dissertação ou Estágio), podendo  existir limite de vagas, em ambos os casos, sujeito a dois critérios: (1)  realização do número total de unidades curriculares do 1º ano; (2) média mais alta obtida na conclusão do 1º  ano.


Áreas de Especialização

Ramo: Treino de Alto Rendimento

Andebol: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau III
Atletismo: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau II
Basquetebol: Reconhecimento da componente geral para treinador de Grau III; Reconhecimento da componente específica e estágio para treinador de Grau II
Futebol: Reconhecimento da componente geral para treinador de Grau III; Reconhecimento da componente específica e estágio para treinador de Grau II
Natação: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau III
Voleibol: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau III

Ramo: Treino de Jovens
Andebol: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau II
Atletismo: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau II
Basquetebol: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau II
Futebol: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau II
Natação: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau II
Voleibol: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau II

Nota:
A FADEUP aguarda o reconhecimento do IPDJ para a Ginástica Desportiva


Saídas Profissionais

  • Formação reconhecida pelo Instituto Português de Desporto e Juventude para o exercício profissional da atividade de Treinador de Desporto.

  • Especialistas em corpos técnicos das federações desportivas.

  • Coordenadores de equipas técnicas.

Reconhecimento de Grau de Treinador de Desporto:

Este é conferido pelo Instituto Português de Desporto e Juventude, nas modalidades desportivas que comportam o plano de estudo do 2º Ciclo em Treino Desportivo para cada um dos ramos.


Informações


Regime de funcionamento das aulas para o ano letivo 2020/21

O ciclo de estudos tem início no dia 1 de Outubro para o 1º ano do curso e no dia 6 de outubro para o 2º ano do curso.

Para o 1º ano do curso, o primeiro semestre termina a 5 de fevereiro e o segundo semestre a 9 de julho. No primeiro semestre as aulas são ministradas em conjunto para os estudantes de ambos os ramos. No segundo semestre as aulas são ministradas separadamente para cada um dos ramos.

O 2º ano do curso funciona em regime tutorial com exceção da UC “Preparação para a Dissertação/Estágio” cujas aulas serão ministradas entre 6 e 16 de outubro

Período letivo e horário de funcionamento das aulas:

1º semestre: início no dia 1 de outubro e termina no dia 18 de dezembro. Período de avaliação termina a 5 de fevereiro.

2º semestre: início  no dia 8 de fevereiro e termina  no dia 18 de junho. Período de avaliação termina a 9 de julho.

Neste momento prevê-se que o horário das aulas seja entre as 9h e as 13.30 estando, no entanto, dependente da concertação dos horários de todos os cursos, atendendo aos constrangimentos provocados pela pandemia.

Aponta-se que as aulas sejam presenciais, sem prejuízo de algumas delas puderem vir a ser lecionadas à distância (caso haja restrições).



Avaliação

A avaliação é realizada de forma contínua e através de trabalhos e testes, preferencialmente em concomitância com a atividade letiva, mas mantendo sempre a possibilidade de realização de duas épocas de avaliação por unidade curricular.

Em particular, a avaliação do segundo ano do curso realiza-se em duas unidades curriculares: 1. Preparação para a dissertação/estágio sendo a avaliação realizada de forma contínua e através de trabalhos e testes, com a possibilidade de realização de duas épocas de avaliação; 2. Dissertação/estágio, a qual comporta a apresentação e defesa da dissertação ou relatório de estágio mediante júri especialmente nomeado, e numa das épocas oficiais de exame (normal, de recurso e especial para conclusão de ciclo de estudos). A data limite para a entrega dos documentos finais sujeitos a defesa pública em cada época de exames será anualmente fixada.


Comentários

O 2º Ciclo em Treino Desportivo integra:

  1. Um curso de mestrado (não conferente de grau), que dá direito a um diploma de “curso de mestrado (não conferente de grau) em Treino Desportivo - Treino de Alto Rendimento” ou “curso de mestrado (não conferente de grau) em Treino Desportivo - Treino de Jovens”, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares a que corresponde metade do total de créditos do ciclo de estudos (i.e., 60 ECTS), a realizar durante os 2 primeiros semestres.
  2. Uma dissertação de natureza científica original e especialmente realizada para este fim ou um estágio vocacional de formação em exercício e respetivo relatório final a realizar durante o 2º ano do CE (3º e 4º semestres), a que corresponde metade do total dos créditos do CE (i.e., 60 ECTS).

Contactos

Email: serv_academicos@fade.up.pt

Telefone: +351 22 04 25 300

Fax: +351 225 500 689

Dados Gerais

Código Oficial: 6961
Diretor: Isabel Maria Ribeiro Mesquita
Sigla: 2CTD
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2018/2019
Duração: 4 Semestres

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Treino Desportivo - Treino de Alto Rendimento (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Treino Desportivo - Treino de Jovens (120 Créditos ECTS)
  • Curso de mestrado em Treino Desportivo - Treino de Alto Rendimento (60 Créditos ECTS)
  • Curso de mestrado em Treino Desportivo - Treino de Jovens (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-07-24 às 06:22:34 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais