Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > 2CDCJ
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

2º Ciclo em Desporto para Crianças e Jovens

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

 photo 01_zpsxvkh1app.jpg

 photo 02_zps28z0t9r4.jpg

 photo 03_zpsxmletup1.jpg


Apresentação do Curso

O 2º Ciclo (Mestrado) em Desporto para Crianças e Jovens da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), constitui um ciclo de estudos aprofundado em treino desportivo para crianças e jovens. Trata-se de um curso delineado preferencialmente para estudantes já graduados (titulares do 1º Ciclo (Licenciatura)) que procuram não só, a obtenção de uma formação científica, pedagógica e técnico-profissional, capaz de corresponder aos desafios impostos pela formação e educação de crianças e jovens através da prática desportiva, mas também, a aquisição de competências que lhes permitam inovar e liderar projetos desportivos no âmbito do sistema desportivo conducentes à qualificação de desporto de crianças e jovens em Portugal e internacionalmente.
Para o efeito o ciclo de estudos inclui no 1º ano dois semestres contínuos de aulas teórico-práticas, onde se pretende estabelecer um nexo lógico entre a teoria e a prática. No segundo ano, os estudantes têm a possibilidade de optar pela realização de uma dissertação, de um projeto ou de um estágio numa instituição desportiva.
A complementaridade entre a componente curricular do primeiro ano e a realização de uma dissertação/projeto/esttágio no segundo ano permitem aos estudantes obter uma formação a um tempo eclética e a outro aprofundada, propedeêutica dos desafios colocados na sua prática profissional ou atividade científica a jusante deste ciclo de estudos.

Direção

Diretora do Curso
Professora Doutora Isabel Maria Ribeiro Mesquita


Objetivos

  • Elevar a qualificação científica, pedagógica e técnico-profissional de licenciados que fazem a formação desportiva de crianças e jovens;
  • Conhecer, praticar e demonstrar competências fundamentais em contextos de treino de crianças e jovens;
  • Desenvolver competências que permitam enquadrar no âmbito do desporto de participação e de rendimento os praticantes, tendente à otimização da formação desportiva de longo prazo;
  • Sensibilizar os estudantes para a intervenção no âmbito do sistema escolar com o desporto no aconselhamento e orientação desportiva de crianças;
  • Desenvolver conhecimentos e competências no domínio da conceção, implementação e gestão de projetos de desenvolvimento desportivo no âmbito do execício da atividade de treinador.

Saídas Profissionais

Andebol: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau II.

Atletismo:
Reconhecimento total da formação para treinador de Grau II.

NOVO Futebol:
Reconhecimento total da formação para treinador de Grau II. NOVO

Ginástica:
Reconhecimento total da formação para treinador de Grau II na modalidade Ginástica para todos.

Natação
: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau II.

Voleibol: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau II.


Nota:
A FADEUP aguarda o reconhecimento do IPDJ para as restantes modalidades desportivas.

Informações


Informações Gerais

O ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre tem 120 créditos e uma duração normal de quatro semestres curriculares de trabalho dos estudantes, quando em regime de tempo integral (a duração normal do ciclo de estudos poderá, todavia, ser superior aos quatro semestres previstos, no caso dos estudantes inscritos em tempo parcial ou no caso dos trabalhadores-estudantes), integrando:

  • Um curso de mestrado (nao conferente de grau), designado por “Curso de Mestrado em Treino Desportivo para Crianças e Jovens”, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares a que corresponde metade do total de créditos do ciclo de estudos (i.e., 60 ECTS), a realizar durante os dois primeiros semestres.
  • Uma dissertação de natureza científica original e especialmente realizada para este fim ou um estágio vocacional de formação em exercício e respetivo relatório final ou um projeto a realizar durante o segundo ano do ciclo de estudos (terceiro e quarto semestres), a que corresponde metade do total dos créditos do ciclo de estudos (i.e., 60 ECTS).


Avaliação

A avaliação será realizada de forma contínua e através de trabalhos e testes, preferencialmente em concomitância com a atividade letiva, mas mantendo sempre a possibilidade de realização de duas épocas de avaliação (normal e de recurso) por unidade curricular.


Periodo Letivo e Horário de Funcionamento do Curso

As aulas serão ministradas em regime diurno e presencial, de 2ª a 6ª feira, duas semana por mês.

O horário é afixado no início de cada ano letivo.

1º Semestre: consultar horário
2º Semestre: consultar horário

O ciclo de estudos terá início no mês de Setembro e prolongar-se-á até ao mês de Junho.

Contactos

Email: serv_academicos@fade.up.pt

Telefone: +351 22 04 25 300

Fax: +351 225 500 689

Dados Gerais

Código Oficial: 6070
Diretor: Isabel Maria Ribeiro Mesquita
Sigla: 2CDCJ
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2008/2009
Fim: 2017/2018
Duração: 4 Semestres

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Desporto para Crianças e Jovens (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Treino Desportivo para Crianças e Jovens ( Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-12-07 às 07:01:27 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais