Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > 2CTARD
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

2º Ciclo em Treino de Alto Rendimento Desportivo

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

 

 

O 2º Ciclo em Treino de Alto Rendimento Desportivo (2CTARD) da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), constitui um ciclo de estudos aprofundados na área do treino desportivo de alto rendimento. Trata-se de um ciclo de estudos delineado preferencialmente para treinadores já graduados (titulares de primeiro ciclo) que procuram não só aprofundar os seus conhecimentos, mas sobretudo elevá-los ao estado atual e às zonas perspetivadas para o próximo desenvolvimento da arte. Nesta medida, a formação científica e a preparação para a “produção” científica, constituem domínios axiomáticos da formação, procurando-se evidenciar, por um lado, e fomentar, por outro, a conveniência do uso da ciência e a produção quotidiana de novos saberes em sede de prática do treino e da competição em contextos de alto rendimento desportivo. Saber “fazer o treino e promover o respetivo transfer positivo para a competição” e saber “fazer ciência no treino e do treino” constituem, portanto, objetivos estruturantes deste ciclo de estudos. Daí que aos estudantes sejam abertas duas possibilidades: optarem pela vertente profissionalizante, através de um estágio de formação em exercício tutorado, ou optarem pela via científica, através da realização de uma dissertação.

Apesar de claramente voltado para o treino de alto rendimento, o ciclo de estudos não deixa de esclarecidamente perspetivar os seus fundamentos e as suas tangências em e com outros níveis de treino, nomeadamente com o treino de formação desportiva e com o treino vocacionado para a prática participativa e de recreio. Por esse facto se articula privilegiadamente com outros cursos oferecidos pela Faculdade de Desporto, muito em particular, e de forma horizontal, com o Segundo Ciclo de estudos em Desporto para Crianças e Jovens e, de forma vertical, com o Curso de Primeiro Ciclo em Ciências do Desporto. Este triângulo formativo permite que, após a adequação a Bolonha, a Faculdade de Desporto mantenha a reconhecida coerência e elevação que caracterizou a formação que oferecia em matéria de Treino Desportivo, de que são maiores embaixadores os seus antigos estudantes. Hoje, a formação oferecida pela FADEUP em matéria de treino desportivo alicerça-se em dois níveis emparelhados de formação (1º e 2º ciclos):

  1. no primeiro proporciona-se uma formação inicial de “banda larga” em matérias das ciências do desporto, de onde releva o treino desportivo, mas cruzando múltiplas modalidades desportivas sem, todavia, deixar de favorecer já uma formação vocacional especializada. Neste nível perspetiva-se a formação do “especialista generalista”; o licenciado capaz de intervir em múltiplos contextos profissionais, mas já orientado para um domínio de opção - o desporto de rendimento -, onde elege uma modalidade em particular. Aqui, a par de outra formação de caráter mais geral, desenvolve os conhecimentos e as competências necessárias para o desempenho profissional autónomo como treinador desportivo de uma modalidade desportiva, incluindo a formação em exercício;
  2. no segundo, o estudante poderá aprofundar os seus conhecimentos em matéria de treino desportivo de formação, ou de treino desportivo de alto rendimento, naqueles que serão os herdeiros naturais da tradição dos cursos de 2º Ciclo em Desporto para Crianças e Jovens e Treino de Alto Rendimento; aqui as exigências de formação transcenderão em larga medida as necessidades imediatas para o exercício profissional especializado, perspetivando antes o desenvolvimento de nichos de excelência que ajudem a promover o desporto nacional a níveis de prática há muito ambicionados, mas só a espaços conseguidos.



O 2CTARD deve, portanto, ser entendido como um processo de pós-graduação emparelhado com o Primeiro Ciclo de estudos – Opção de Desporto de Rendimento, onde a FADEUP e os seus estudantes procuram criar condições particularmente fecundas para alimentar a ambição desportiva nacional através da formação de técnicos com um perfil de exceção, que lhes permita conduzir ao sucesso grupos de prática também eles excecionais, habilitando os seus titulares para a formação de quadros e para a coordenação de equipas técnicas pluridisciplinares no treino de mais alto rendimento desportivo.

Nesta perspetiva, a Universidade do Porto, através da Faculdade de Desporto, confere o grau de Mestre em Treino de Alto Rendimento Desportivo, nos termos da lei, aos estudantes que demonstrem:

  1. Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão a um nível que:
    1. Sustentando-se nos conhecimentos obtidos ao nível do Primeiro Ciclo, os desenvolva e aprofunde;
    2. Permitam e constituam a base de desenvolvimento e ou aplicações originais, em muitos casos em contexto de investigação:
  2. Saber aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, relacionados com o treino desportivo de alto rendimento:
  3. Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de formação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem;
  4. Ser capazes de comunicar as suas conclusões e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacantes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
  5. Competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.

 

Funcionamento do ciclo de estudos

Duração


A duração normal do ciclo de estudos é de dois semestres letivos, acrescidos do prazo de um (1) ano (dois semestres) para a elaboração da dissertação ou para a realização do estágio de formação em exercício e do respetivo relatório.
A duração normal do ciclo de estudos poderá, todavia, ser superior aos quatro semestres previstos, no caso dos estudantes inscritos em tempo parcial, ou no caso dos trabalhadores-estudantes, os quais deverão, porém, respeitar as regras de prescrição previstas no Regulamento do ciclo de estudos.

Regime de aulas


As aulas serão ministradas em regime intensivo durante duas semanas em cada mês no horário das 09.00-13.00h num total de 20h semanais e de 300h anuais de contato, perfazendo um total de 60 dos 120 ECTS correspondentes ao ciclo de estudos. O segundo ano do curso (60 ECTS) funcionará em regime tutorial.

O horário é afixado no início de cada ano letivo: consultar o horário

Período letivo e de avaliação


O ciclo de estudos terá início no mês de Setembro e prolongar-se-á até ao mês de Junho. A avaliação será realizada de forma contínua e através de trabalhos e testes, preferencialmente em concomitância com a atividade letiva, mas mantendo sempre a possibilidade de realização de duas épocas de avaliação por unidade curricular. Como tal, a época dde recurso dos segundo e quarto semestres estender-se-á para o mês de Julho e a época especial pelo mês de Setembro. A avaliação particular do segundo ano do curso realizar-se-á através de apresentação e defesa pública de uma dissertação original, ou de um relatório de estágio, mediante júri especialmente nomeado, e numa das épocas oficiais de exame (normal, de recurso e especial para conclusão de ciclo de estudos). A data limite para a entrega dos documentos finais sujeitos a defesa pública em cada época de exames será anualmente fixada.

Local de Realização


As atividades letivas decorrerão nas instalações da Faculdade de Desporto à Rua Dr. Plácido Costa, 91, 4200-450 Porto.
Poderão, excecionalmente e mediante acordo pontual, ser agendadas atividades letivas para outros locais.


Saídas Profissionais

- Andebol: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau III.
- Atletismo: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau II; Reconhecimento da componente geral da formação para treinador de Grau III.
- Basquetebol: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau II; Reconhecimento da componente geral da formação para treinador de Grau III.
- Futebol: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau II.
- Ginástica: Reconhecimento da componente de formação geral para Grau III e da componente de formação específica para Grau II nas modalidades: Ginástica Artística Masculina;
Ginástica Artística Feminina;
Ginástica Trampolins;
Ginástica Acrobática;
Ginástica Rítmica.
- Natação: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau III.
- Voleibol: Reconhecimento total da formação para treinador de Grau III.

Nota:
A FADEUP aguarda o reconhecimento do IPDJ para as restantes modalidades desportivas.


Dados Gerais

Código Oficial: 6260
Diretor: José Augusto Rodrigues Santos
Sigla: 2CTARD
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2008/2009
Fim: 2017/2018
Duração: 4 Semestres

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Treino de Alto Rendimento Desportivo (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ciências do Treino Desportivo (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-12-07 às 05:58:20 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais