Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Doutoramento > PDCD
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Programa Doutoral em Ciências do Desporto

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
O Programa Doutoral em Ciências do Desporto (PD-CD) confere o grau de Doutor em Ciências do Desporto aos estudantes que realizem com aproveitamento um conjunto de unidades curriculares essencialmente dirigidas para o aprofundamento de conhecimentos e formação na investigação, a cujo conjunto se denomina curso de doutoramento (não conferente de grau), correspondente a 60 ECTS, e que elaborem e defendam emprovas públicas constituídas para o efeito uma tese original e especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza da sua especialidade, correspondente a 120 ECTS. É de referir que a FADEUP possui uma larga experiência de formação na área das Ciências do Desporto com investigação e desenvolvimento de conhecimento nesta mesma área, quer através de cursos de formação contínua, ciclos de estudos de mestrado e doutoramento, quer pela existência de centros de investigação e laboratórios onde este conhecimento é enquadrado.

Objetivos

1.1. Objectivos gerais definidos para o ciclo de estudos

O PD-CD tem como principais objectivos:
  1. complementar formação prévia nas Ciências do Desporto (CD), ou áreas afins, conferindo formação avançada de qualidade, sustentada em investigação própria e com reconhecimento internacional;
  2. promover a formação sólida de recursos humanos nas CD, capazes de realizar investigação científica autónoma e contribuir para o progresso desta área, do aprofundamento da evolução tecnológica e do alargamento do seu espectro aplicacional;
  3. desenvolver as competências necessárias à divulgação de conhecimentos de natureza científica a públicos especialistas e não especialistas;
  4. fornecer ao contexto desportivo especialistas capazes de equacionar desafios e soluções e de contribuir prospectivamente para o desenvolvimento de novas áreas e oportunidades; v) corresponder à heterogeneidade de interesses e de motivações de um conjunto amplo de profissionais nacionais e estrangeiros que procuram formação de nível avançado nas CD.

1.2. Coerência dos objectivos definidos com a missão e a estratégia da instituição.

O PD-CD enquadra-se nos princípios gerais do projeto educativo, científico e cultural da FADEUP, bem como nos objectivos e critérios de estudos de terceiro ciclo definidos na legislação Portuguesa. De facto, de acordo com os seus estatutos, a FADEUP tem como missão o ensino, a formação, o estudo, a inovação e investigação no domínio das Ciências do Desporto, bem como em atividades afins e correlatas, voltadas para a exercitação, a recreação, a reeducação e reabilitação, o desenvolvimento e aperfeiçoamento, a performance e transcendência da condição humana e dos seus limites, perfeitamente coerente e compatível com as áreas científica e de educação/formação nas quais este ciclo de estudos se insere.
Complementarmente, importa referir que as duas unidades I&D às quais estão afectos os docentes do PD-CD (i.e., CIFI2D e CIAFEL) têm por finalidade o reforço da actividade de investigação e desenvolvimento tecnológico na área das Ciências do Desporto, visando, entre outros objectivos, a produção própria de conhecimento científico neste domínio, assim como a colaboração com outras instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras em programas de pós-graduação.
Desta forma, com este ciclo de estudos, a FADEUP traduz em formação avançada de recursos humanos a sua produção científica de nível internacional, recorrendo a um ensino tutorial de elevado nível científico.

1.3. Meios de divulgação dos objectivos aos docentes e aos estudantes envolvidos no ciclo de estudos.

Os meios de divulgação dos objetivos do PD-CD aos estudantes, corpo docente e demais interessados da comunidade académica e profissional, caraterizam-se pela utilização primordial dos meios de divulgação institucional. Entre estes, salienta-se o recurso à utilização do sítio na internet da FADEUP (http://sigarra.up.pt/fadeup/web_page.inicial) onde são divulgados os objetivos, plano de estudos e conteúdos das unidades curriculares integrantes do PD-CD.
Para além disso, são realizadas reuniões com os estudantes no início e final de cada ano lectivo para informar e debater todas as questões referentes ao funcionamento do ciclo de estudos, recorrendo-se igualmente, ao longo de todo o ano, ao email institucional para esclarecer dúvidas e fornecer informações que se entendam relevantes.
Adicionalmente, os estudantes designados para integrarem a comissão de acompanhamento do ciclo de estudos, servem também como veículo de comunicação entre estudantes, docentes e órgãos de gestão.

Áreas de Especialização

  • Desporto, Educação e Cultura
  • Desporto, Estrutura e Função
  • Desporto, Genética e Comportamento Motor
  • Desporto, Excelência, Bem-Estar e Desenvolvimento Humano
  • Desporto, Treino, Formação e Performance
  • Ciências do Desporto, sem área de especialidade

Informações

Apesar de constarem no plano curricular devidamente aprovado, as seguintes unidades curriculares optativas não se encontram em funcionamento: Ética, Investigação Científica e Desporto; Criação e Divulgação do Conhecimento Científico; Desporto e Desenvolvimento Cultural do Ser Humano; Políticas Desportivas; Avaliação Física e Prescrição de Exercício numa Perspetiva de “Lifespan”; Modelação do Desempenho Motor; Processamento da Informação e Comportamento Motor; Observação e Análise do Treino e da Competição nos Jogos Desportivos; Modelos de Ensino e Treino dos Jogos Desportivos.

Comentários

Valor da propina:
  • Tempo Integral ¤2.750;
  • Tempo Parcial ¤1.875.

Outros emolumentos:
  • Taxa de matricula ¤100;
  • Seguro Escolar ¤2.

Dados Gerais

Código Oficial: 5394
Diretor: António Manuel Leal Ferreira Mendonça da Fonseca
Sigla: PDCD
Grau Académico: Doutor
Tipo de curso/ciclo de estudos: Doutoramento
Início: 2009/2010
Duração: 6 Semestres

Planos de Estudos

Diplomas

  • Doutoramento em Ciências do Desporto (180 Créditos ECTS)
  • Doutoramento em Ciências do Desporto - Especialidade de Desporto, Educação e Cultura (180 Créditos ECTS)
  • Doutoramento em Ciências do Desporto - Especialidade de Desporto, Genética e Comportamento Motor (180 Créditos ECTS)
  • Doutoramento em Ciências do Desporto - Especialidade de Desporto, Treino, Formação e Performance (180 Créditos ECTS)
  • Doutoramento em Ciências do Desporto - Especialidade de Desporto, Estrutura e Função (180 Créditos ECTS)
  • Doutoramento em Ciências do Desporto - Especialidade de Desporto, Excelência, Bem-Estar e Desenvolvimento Humano (180 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Ciências do Desporto - Desporto, Educação e Cultura (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Ciências do Desporto - Desporto, Estrutura e Função (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Ciências do Desporto - Desporto, Excelência, Bem-Estar e Desenvolvimento Humano (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Ciências do Desporto - Desporto, Treino, Formação e Performance (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Ciências do Desporto - Desporto, Genética e Comportamento Motor ( Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Ciências do Desporto (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-19 às 18:04:40 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais