Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > 2CAFA
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

2º Ciclo em Atividade Física Adaptada

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Atividade Física Adaptada

As “populações especiais” têm vindo a constituir-se como um alvo de crescente atenção e preocupação, sendo hoje uma realidade bem presente nas agendas políticas de vários países, bem testemunhadas através da participação ativa de representantes de numerosos governos, de agências especializadas e de organizações intergovernamentais em grandes eventos mundiais relacionados com aqueles grupos populacionais, dos quais destacamos a Conferência Mundial de Educação Especial em Salamanca no ano de 1994.


Particularmente nas últimas duas décadas, tem-se verificado da parte dos vários profissionais envolvidos, nomeadamente, psicólogos, professores, terapeutas, médicos, técnicos de serviços sociais e outros agentes, uma forte tentativa em congregar esforços no sentido de dar a estes indivíduos a melhor resposta possível, particularmente no que se refere às suas necessidades de natureza físico-motora, cognitivo-intelectual e socio-emocional.

O significativo número de indivíduos que, dadas as suas características muito próprias, diferem da norma, ao apresentarem limitações mais ou menos acentuadas, de natureza congénita ou adquirida, podendo ser permanentes ou temporárias, em aspetos que se relacionam em termos genéricos, seja de forma isolada ou em simultâneo, com os diferentes domínios da sua existência enquanto indivíduos inseridos na sociedade, parece pois, merecer um cuidado particular por parte de organizações como a UNESCO ou a Organização Mundial de Saúde em particular e da sociedade em geral.

Contudo, e apesar dos constantes progressos ao nível científico e tecnológico, designadamente ao nível da medicina preventiva e de reabilitação, determinados grupos da população carecem, de um modo mais ou menos acentuado, de um tipo de intervenção especializada.

No grande grupo das populações especiais, onde se incluem casos tão diversos como os indivíduos obesos, hipertensos, diabéticos, epiléticos e asmáticos, indivíduos com Necessidades Educativas Especiais, entre outras situações destacam-se, muito em particular, aqueles que, entre outras designações, são usualmente denominados de “deficientes”, “portadores de deficiência” ou “indivíduos com deficiência”, os quais apresentam indicadores relacionados com situações de deficiência no âmbito sensorial, mental, físico ou motor, ou ainda de natureza comportamental.

Neste contexto, surge este Curso de 2º Ciclo de Atividade Física Adaptada, procurando dar resposta a um vasto número de necessidades imanentes destas populações, nomeadamente através da promoção do conhecimento especializado na área da atividade física adaptada.

Mais concretamente, este curso visa fornecer conhecimentos especializados no domínio da Atividade Física Adaptada, perspetivada nos âmbitos educativo, recreativo, terapêutico e competitivo.

Neste sentido, procura-se conciliar o perfil inicial dos estudantes com um novo perfil de competências mais alargado, nomeadamente no que diz respeito:

 

  • à extensão comunitária;
  • à intervenção precoce;
  • às relações interpessoais;
  • às novas tecnologias;
  • à personalização do ensino;
  • aos processos de programação, prescrição e avaliação;
  • ao diagnóstico e prognóstico orientado para a intervenção especializada;
  • à organização e gestão de eventos desportivos;
  • à preparação para atuação em equipas multi e interdisciplinares.

 

O 2º Ciclo surge na sequência vertical da Opção de Desporto de Reeducação e Reabilitação (DRR) do 1º Ciclo de estudos, garantindo a exigência e a qualidade científico-pedagógica na referida área.

Neste sentido e entendendo que a base deste 2º ciclo de estudos na área da Atividade Física Adaptada se centra, por um lado, na operacionalização dos conhecimentos adquiridos ao longo do 1º Ciclo na opção de Deporto e Populações Especiais e, por outro lado, na formação científica como um elemento de interface essencial para o 3º Ciclo de estudos na área das Ciências do Desporto, os estudantes terão duas possibilidades: i) opção pela vertente profissionalizante, através de um estágio profissional tutorado que pressupõe a aplicação sob supervisão, em situação real de planificação, orientação, execução e adaptação do exercício a populações especiais, ou ii) opção pela via científica, através da realização de uma dissertação.

Neste sentido, este curso permitirá que os alunos possam não apenas estudar e confrontar as bases teóricas e científicas da atividade física adaptada em populações especiais, como também, desenvolver e promover intervenções naquele âmbito.

 


Informações

Informações dos Serviços Académicos:

Estudantes que terminaram o 1º ano curricular

  • Devem informar a Direção do Ciclo de estudos da opção de realizar estágio ou uma Dissertação até 30 de setembro de 2015;
  • Realizar a inscrição para o ano letivo 2015/2016 de 1 de setembro até 11 de setembro de 2015.

Estudantes que terminaram o 2º ano curricular

  • Devem submeter para defesa pública a sua Dissertação ou Relatório de Estágio até 30 de setembro de 2015;
  • Os estudantes que pretendem renovar a inscrição no 2º ano curricular devem faze-lo de 1 de setembro até 11 de setembro de 2015.

Para fazer as inscrições clicar aqui


Candidaturas 3ª fase
Prazos 01-09-2015 a 04-09-2015
Afixação dos resultados 11-09-2015



FUNCIONAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS

Duração

A duração normal do curso é de dois semestres letivos, acrescidos do prazo máximo de um (1) ano para a elaboração da dissertação ou para a realização do estágio de formação em exercício e do respetivo relatório.

 

Regime de aulas

As aulas serão ministradas todas as 6ª feiras (manhãs e de tardes) e sábados (de manhã).

 

Local de Realização

As atividades letivas decorrerão nas instalações da Faculdade de Desporto à Rua Dr. Plácido Costa, 91, 4200-450 Porto.
Poderão, excecionalmente e mediante acordo pontual, ser agendadas atividades letivas para outros locais.


Dados Gerais

Código Oficial: 6001
Diretor: Rui Manuel Nunes Corredeira
Sigla: 2CAFA
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2008/2009
Duração: 4 Semestres

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Atividade Física Adaptada (120 Créditos ECTS)
  • Especialização em Atividade Física Adaptada (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-11-18 às 23:14:40