Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > 2CAFS > Informação para Candidatos
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

2º Ciclo em Atividade Física e Saúde

Dados Gerais

Código Oficial: 6003
Sigla: 2CAFS

Diplomas

  • Mestrado em Atividade Física e Saúde (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Desporto e Saúde (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Estudos Práticos

AFS22 - ECTS Objetivos
1.Proporcionar ao estudante conhecimento técnico e científico em relação à utilização de métodos de avaliação da atividade física, da composição corporal e da aptidão física, que possibilitem uma intervenção adequada no âmbito da saúde.
2.Favorecer no estudante a capacidade de integrar tais conhecimentos através da leitura crítica de artigos científicos no sentido de permitir o desenvolvimento de projetos de investigação/intervenção.
3.Encorajar o estudante no sentido de uma aprendizagem ativa e responsável.


Fisiologia do Exercício

AFS20 - ECTS

Aprofundar os conhecimentos de fisiologia do exercício, utilizando-os na formulação, resolução e discussão de problemas na área de formação e intervenção dos alunos.

Metodologia de Investigação

AFS21 - ECTS

A Unidade Curricular de Métodologia de Investigação tem como objetivos desenvolver competências de investigação nos mestrandos, através do domínio dos métodos de planeamento e organização da investigação, com destaque para as diferentes metodologias. O estudante deverá dominar os diferentes métodos de investigação de modo a escolher o mais adequado ao objetivo de estudo e ser capaz de divulgar adequadamente os resultados da investigação. Desenvolver competências na criação, análise e interpretação dos resultados obtidos durante a recolha de dados numa investigação.

Nutrição

AFS23 - ECTS
Objectivos:

Dotar os alunos dos conhecimentos básicos que lhes permitam entender os critérios de uma dieta equilibrada, numa perspectiva de saúde e bem-estar.

Competências:

Os alunos com aprovação à disciplina deverão ser capazes de:
i) controlar os vários componentes da composição corporal influenciados pela dieta,
ii) ter a consciência de que a cultura nutricional afeta o fenótipo humano,

iii) compreender as repercussões orgânicas, agudas e crónicas, induzidas por diferentes tipos de dieta.

Psicologia do Desporto

AFS24 - ECTS Constitui-se como objectivo desta UC a criação de condições para que os estudantes percebam a importância da sua missão enquanto professores/técnicos e que de uma forma intrínseca queiram aprender sempre mais.

Nesse sentido, pretende-se introduzir os estudantes no domínio da psicologia do desporto e da actividade física, desenvolvendo uma abordagem alargada a alguns tópicos desta área do conhecimento, tendo sempre como referência os contextos nos quais desenvolverão a sua actividade.

Administração e Gestão em Desporto

AFS28 - ECTS

Os objectivos desta disciplina prendem-se com a necessidade de corresponder a solicitações muito claras que o mercado do desporto vem dando nos últimos anos, no sentido de uma cada vez maior diversificação das tarefas atribuídas aos profissionais desta área. Assim pretendemos dotar os candidatos a Mestres em Actividade Física e Saúde dos conhecimentos necessários à compreensão e domínio das técnicas que lhes permitam não apenas gerir, como conceber planos estratégicos de desenvolvimento das instituições, dos produtos e dos serviços ligados à actividade desportiva.

Avaliação e Prescrição do Exercício

AFS27 - ECTS Dotar os alunos de um conjunto de conhecimentos e técnicas que lhes permita avaliar e prescrever exercício físico para indivíduos aparentemente saudáveis (tipo I, de acordo com o ACSM) ou com risco reduzido de acidente cárdio-vascular (tipo II, de acordo com o ACSM).

Medicina Desportiva e Saúde

AFS26 - ECTS

Dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam entender o risco inerente ao exercício agudo assim como a importância do exame médico-desportivo enquanto instrumento de prevenção e terapia.



Pedagogia do Desporto

AFS25 - ECTS
  1. Contribuir para a formação da consciência da necessidade de obrigações, exigências e competências próprias de um mestre
  2. Possibilitar um olhar pedagógico-cultural sobre o desporto como fenómeno polissémico e realidade polimorfa, à luz dos conceitos de cultura, pedagogia e educação
  3. Mergulhar na ‘substância’ do desporto e trazer à superfície os sentidos, princípios, normas e valores que perfazem o seu ideário e devem ser experimentados e apropriados pelos praticantes desportivos
  4. Precisar e qualificar o papel pedagógico dos professores e treinadores e dos outros sujeitos da educação
  5. Abordar e fundamentar a instrumentalização do desporto e atividades corporais afins ao serviço da saúde, bem como o 'intervencionismo' e o 'ativismo físico' no corpo, à luz dos interesses da conjuntura do mercado e consumo neoliberais.

Seminários

AFS29 - ECTS

A disciplina visa fornecer conceitos interdisciplinares quer no domínio concetual quer no que concerne ao tratamento metodológico aplicado à pesquisa experimental. Procura-se desenvolver uma síntese temática da área de investigação e domínio de conhecimentos aplicados à Atividade Física e às suas interacções com a saúde e o lazer.

Dissertação / Projeto / Estágio

AFS41 - ECTS
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2022-07-07 às 08:01:07 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias