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Ciências do Desporto

Dados Gerais

Código Oficial: 9707
Sigla: LCD

Diplomas

  • Ciências do Desporto - Ramo Treino Desportivo (180 Créditos ECTS)
  • Ciências do Desporto - Ramo Desporto e Populações Especiais (180 Créditos ECTS)
  • Ciências do Desporto - Ramo Exercício e Saúde (180 Créditos ECTS)
  • Ciências do Desporto - Ramo Gestão Desportiva (180 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Actividades Aquáticas Não Competitivas

600 - ECTS
  1. Desenvolver conhecimento e competências relacionadas com actividades aquáticas passíveis de serem desenvolvidas com populações não integradas em desporto competitivo.

Anatomia Funcional

109 - ECTS

O aluno deve aprender a identificar e a utilizar apropriadamente a nomenclatura anatómica.
O aluno deve ainda aprender a observar, a identificar, a diferenciar, a descrever, a enumerar e a sistematizar a partir da descrição analítica do corpo humano.
O aluno deve compreender os fundamentos morfológicos do movimento humano numa perspetiva funcional.

Bioquimica e Biologia Celular

111 - ECTS

OBJETIVOS

- Desenvolver nos estudantes conhecimentos teóricos sobre os conceitos bioquímicos subjacentes às diferentes vias de produção de energia a nível celular (bioenergética);
- Familiarizar os alunos com conhecimentos teóricos sobre a organização estrutural e molecular da célula e os mecanismos subjacentes ao seu normal funcionamento



Estudos Práticos I

124 - ECTS Conhecer as habilidades técnicas básicas da ginástica, do atletismo e da natação.
Conhecer as habilidades técnicas e táticas básicas do basquetebol.
Conhecer os fundamentos teóricos de suporte às habilidades ténicas e táticas (quando aplicável) da ginástica, do atletismo, da natação e do futebol.
Conhecer os regulamentos técnicos da ginástica, do atletismo, da natação e do basquetebol.

Estudos Práticos I - Atletismo

127 - ECTS

A Unidade Curricular introduz os princípios fundamentais das diferentes disciplinas de Atletismo. Os aspectos científicos, pedagógicos e metodológicos da corrida, salto e lançamentos são discutidos numa abordagem integrada. Embora esses conteúdos sejam importantes para a formação de um futuro profissional do desporto, eles são fundamentais na atividade profissional independentemente do desporto em questão.

Compreender o Atletismo na sua globalidade, sabendo identificar as suas diferentes modalidades.

Reconhecer as diferenças entre modalidades Olímpicas e não Olímpicas e distinguir as modalidades competitivas das não competitivas;

Adquirir conhecimentos acerca da evolução histórica do Atletismo.

Compreender o enquadramento institucional da modalidade no contexto nacional e internacional (Federação Internacional das Associações de Atletismo, Federação Portuguesa de Atletismo, Associações distritais e Clubes).

Conhecer e compreender os regulamentos e regras atuais das diferentes modalidades do Atletismo.

Adquirir conhecimentos teórico-práticos que permitam identificar as principais ações motoras dos elementos técnicos de base, relacionando-os com as diversas áreas científicas (Anatomia, Biomecânica, Fisiologia, entre outras), de modo a conceptualizar um conjunto de estratégias que permitam desenvolver aprendizagens específicas no ensino das diversas modalidades do Atletismo.

Compreender a riqueza motora circunscrita na variedade dos elementos técnicos no sentido de aprender a desenvolver as capacidades motoras (força, flexibilidade, resistência, velocidade, equilíbrio, coordenação, ritmo, orientação espacial, diferenciação cinestésica) específicas das diferentes modalidades do Atletismo.

Adquirir conhecimentos gerais e específicos de cada modalidade do Atletismo que permitam saber organizar, planear e aplicar corretamente aquecimentos, fichas de preparação física e conjuntos de situações de aprendizagem para as diferentes técnicas atléticas, considerando o nível de aprendizagem dos alunos;

Conhecer as posturas e atitudes básicas do Atletismo. Identificar diferentes ritmos de execução do movimento relacionando-os com a performance.

Desenvolver capacidades de observação e identificação imediata dos principais erros técnicos e conhecer estratégias adequadas à sua prevenção e correção.

Conhecer as implicações práticas das regras de segurança durante todo o processo de ensino.

Além das orientações acima explanados, durante o semestre serão objeto de um maior aprofundamento as corridas com barreiras, as corridas de meio-fundo e fundo e os saltos.

Estudos Práticos I - Basquetebol

119 - ECTS

Estudos Práticos I - Ginástica

128 - ECTS

A área de Ginástica da Unidade Curricular de Estudos Práticos desta Faculdade é orientada pelos seguintes objetivos:

- Adquirir experiência motora nas diferentes modalidades gímnicas e perceber o transfer de aptidões motoras;

- Compreender a biomecânica dos movimentos gímnicos;

- Compreender a técnica dos vários elementos gímnicos;

- Compreender, refletir e utilizar situações de aprendizagem;

- Aprender a aplicar as ajudas na aprendizagem dos elementos gímnicos;

- Conhecer os regulamentos técnicos das várias disciplinas da ginástica.

Estudos Práticos I - Natação

120 - ECTS

Promover vivências específicas (adaptação ao meio aquático, natação sincronizada e polo aquático) e adquirir conhecimentos básicos da Natação (entendimento das especificidades do meio, da conceção de formação em natação e de bases mecânicas, regulamento técnico da natação sincronizada e regulamento técnico do polo aquático).

Estudos Práticos II

125 - ECTS

Estudos Práticos II - Atletismo

121 - ECTS

JUSTIFICAÇÃO: 
A Unidade Curricular introduz os princípios fundamentais das diferentes disciplinas de Atletismo. São lecionados de uma forma integrada os aspetos científicos, pedagógicos e metodológicos das disciplinas de saltos, corridas e lançamentos. Estes conteúdos, importantes na formação de um futuro profissional de desporto, são fundamentais na atividade profissional independentemente da modalidade desportiva em questão.

 
OBJETIVOS: 

- Dotar os estudantes das vivências específicas ao nível das partidas de blocos, corridas de velocidade, estafetas e lançamentos;

- Apresentar os regulamentos das disciplinas de velocidade, estafetas e lançamentos;

- Adquirir competências básicas para o ensino dos aspetos básicos do Atletismo, ao nível das corridas de velocidade, estafetas e lançamentos.

Estudos Práticos II - Basquetebol

134 - ECTS Aquisição de conhecimentos teóricos sobre as habilidades táctico/técnicas, a organização táctica colectiva e as regras do jogo de Basquetebol;
Domínio motor das habilidades táctico/técnicas essenciais do jogo de Basquetebol.
Desenvolver conhecimento e competências para o ensino do Basquetebol.

Estudos Práticos II - Ginástica

122 - ECTS

A área de Ginástica da Unidade Curricular de Estudos Práticos desta Faculdade é orientada pelos seguintes princípios:

Adquirir conhecimentos relativos às disciplinas Gímnicas.

Compreender o enquadramento institucional das disciplinas Gímnicas.

Compreender o fenómeno gímnico na sua globalidade, incluindo todas as áreas competitivas e não competitivas.

Compreender a mecânica dos movimentos gímnicos, através da exercitação prática das habilidades gímnicas básicas.

Compreender e identificar as etapas de aprendizagem.

Aprender as ajudas manuais.

Estudos Práticos II - Natação

133 - ECTS

Adquirir conhecimentos básicos  de suporte à prática e ao ensino da natação;
Conhecer as técnicas de nado, partidas e viragens e perceber o processo de desenvolvimento da performance;
Desenvolver conhecimento e competências básicas para o ensino da Natação.

História do Desporto

112 - ECTS

O principal propósito da História do Desporto (HD) é proporcionar os conhecimentos essenciais que permitam aos estudantes desenvolver a capacidade de relacionar os temas da HD com a problematização das questões atuais do desporto bem como com as questões que se perspetivam em torno do seu desenvolvimento futuro. Procura-se ainda que os estudantes desenvolvam competências no domínio da pesquisa bibliográfica e identifiquem as fontes e os métodos da HD.
Estabelecem-se como objetivos da unidade curricular:
1) Refletir sobre a importância da HD no contexto das Ciências do Desporto.
2) Compreender a cultura desportivo-corpóreo-motora ao longo do processo histórico, nas sociedades mais características de cada período histórico.
3) Conhecer as configurações dos diferentes paradigmas do desporto contemporâneo.

Desportos Náuticos

623 - ECTS

Estatística

114 - ECTS

A unidade curricular (UC) de Estatística, situada no 1º ano do curso, cumpre uma função fundamental na formação inicial dos estudantes – permitir uma utilização esclarecida de informação quantitativa obtida nos mais variados contextos escolares e profissionais. O conhecimento nesta UC compreende matérias da Estatística Descritiva e Inferencial que serão abordadas em função do número de aulas.

Estética do Desporto

608 - ECTS

A matriz desta unidade curricular situa-se na focalização do Desporto enquanto objeto estético. Constituem-se como objetivos da unidade curricular de ED: 1. Interpretar por meio da compreensão crítica as principais questões da ED a partir da reflexão sobre o estatuto estético do desporto. 2. Compreender e desenvolver uma atitude estética que viabilize o acesso à experiência estética vivida, bem como à sua reflexão e análise. 3. Reconhecer que a ED é marcada pela presença dialética das exigências objetivas (qualidades estéticas do desporto) e subjetivas (atitude estética do sujeito). 4. Compreender a importância e o significado da estética do corpo desportivo. 5. Favorecer a imaginação visual e concetual e interpretar criticamente a polissemia das imagens desportivas. 6. Identificar e compreender a presença do desporto na arte e desenvolver o gosto pela sua apreciação.

Fisiologia Geral

115 - ECTS

Objetivos gerais: (1) promover nos alunos o interesse e a compreensão acerca do funcionamento dos principais órgãos, sistemas e aparelhos; (2) fazê-los analisar, identificar e diferenciar os vários fatores e mecanismos subjacentes à funcionalidade orgânica; (3) estimular nos alunos o interesse e a motivação pelo conhecimento da função numa perspetiva sistémica; (4) fornecer as bases fisiológicas e bioquímicas fundamentais para uma compreensão mais fluída das matérias a abordar na disciplina de Fisiologia do Exercício.

Funcionalidade Muscular

645 - ECTS Objetivos gerais: (1) fornecer aos alunos os conhecimentos fundamentais acerca da funcionalidade do músculo esquelético; (2) promover a compreensão dos diferentes factores susctíveis de afetar essa funcionalidade muscular.

Género e Desporto

622 - ECTS

:: Dominar conceitos fundamentais para o entendimento de como as questões de género interferem nas oportunidades de prática desportiva, nas formas de envolvimento de homens e mulheres e da sua valorização nos diversos níveis, funções e esferas de competência do desporto; :: Aprofundar conhecimentos e desenvolver competências em matéria de igualdade - de cooperação, comunicação e análise crítica - que permitam uma intervenção profissional e cívica em prol da igualdade de género no desporto; :: Problematizar a genderização dos corpos nas práticas desportivas; :: Desenvolver a capacidade de identificar os mecanismos que fortalecem as representações hegemónicas e as relações de poder no desporto; :: Desenvolver a capacidade de elaboração de projetos no desporto, nos diversos contextos e para diferentes populações, que promovam a igualdade.

Gestão das Organizações Desportivas

123 - ECTS

Apresentar aos alunos os princípios fundamentais da atividade do Gestor Desportivo

Motivar os interessados nesta área a continuarem os estudos na opção complementar de Gestão Desportiva

Dominar os conhecimentos básicos que garantem a compreensão do funcionamento do sistema desportivo português

Dominar os pressupostos teóricos básicos das áreas do desenvolvimento organizacional, do marketing e da gestão de eventos desportivos

Desenvolver competências práticas no âmbito de projetos de atividades, planos de marketing, conceção e realização de eventos desportivos

Golfe

642 - ECTS

Ter uma experiência positiva na primeira exposição ao golfe.

Conhecer os princípios fundamentais e o espírito do jogo de Golfe.

Saber as regras gerais do Golfe e a sua aplicação em situações práticas de jogo.

Conhecer e implementar as regras de etiqueta em situação de jogo.

Conhecer e aplicar em situação de treino e de jogo as principais regras de segurança.

Aprender a denominação específica e os termos usados para os equipamentos de golfe.

Compreender, exercitar e consolidar as habilidades técnicas fundamentais do jogo de golfe.

Perceber a importância da posição inicial (alinhamento, posição, distância da bola, posição da bola, posição das mãos, postura e pega do taco)

Aprender os fundamentos da posição inicial: (i) alinhamento adequado(ii) correto posicionamento face à posição da bola; (iii) boa postura; (iv) pega correta do taco.

Aprender, praticar e familiarizar-se com o swing e batimentos usando diversos tacos (takeaway, backswing, top of the backswing. Downswing, impact, extension and rotation, follow through e finish).

Desenvolver as principais habilidades técnicas e táticas que fazem parte do jogo de Golfe: (i) putting (ou seja, escolha da linha e controle de velocidade); (ii) chipping; (iii) pitching; (iv) swing completo; (v) shots especiais (knock-down, flop shot, subidas, descidas, etc.); (vi) jogo a partir dos bunkers; (vii) concentração no contacto com a bola.

Aprender conceitos básicos acerca dos voos da bola: (i) conceitos de controle de distância para os tacos; (ii) precisão e controle de distância com todos os tacos; (iii) consciência da mudança das condições e o seu efeito sobre o desempenho.

Adicionar variedade aos shots e às habilidades básicas aprendidas.

Conhecer algumas técnicas de shots que permitem resolver situações difíceis (fades, draws, posição da bola, o alinhamento do corpo, ângulo da face do taco).

Conhecer os problemas técnicos de alguns shots (punch shots, low shots, high shots,, seleção dos tacos).

Capacitar os estudantes com os conhecimentos essenciais sobre o Golfe para, em situação de escola e/ou clube, dar uma resposta técnica e didática ao ensino das bases da modalidade

Introdução à Comunicação Académico-Científica

654 - ECTS

- Compreender e interpretar textos académico-científicos
- Perceber as caraterísticas e estrutura de trabalhos académico-científicos
- Conhecer normas de alguns jornais e congressos onde apresentar estudos académico-científicos

- Saber pesquisar teses académicas e artigos científicos presencial e virtualmente

- Saber como realizar uma comunicação efetiva no contexto da Educação Física e do Treino Desportivo

- Perceber como os conteúdos das Ciências do Desporto podem ser transmitidos às sociedades contemporâneas.

Métodos Biomoleculares em Desporto e Saúde

657 - ECTS

Adquirir conhecimentos e aptidões básicas para a participação em projetos de investigação em Ciências do Desporto que necessitem de recurso a métodos biomoleculares (técnicas laboratoriais de Bioquímica, Biologia Celular e Molecular e avaliação Histológica e Morfológica), bem como os respetivos fundamentos das técnicas e potenciais aplicações em investigação e prática laboratorial. Fomentar a capacidade científica, dotando-os de conhecimento sobre modelos experimentais que podem ser utilizados em diferentes contextos e investigação em Ciências do Desporto e Saúde. 
A apreciação de exemplos concretos de aplicações de métodos biomoleculares permitirá compreender a sua importância, potencialidades, interligações e limitações inerentes.

Pedagogia do Desporto

110 - ECTS
  • Apresentar o Desporto e a Pedagogia do Desporto (PD) a partir do olhar pedagógico-cultural destacando a relação desporto, ciência, cultura e educação.
  • Concretizar o valor pedagógico do Desporto evidenciando os sentidos, princípios, normas, valores e práticas que podem ser expressas na intervenção do educador desportivo (treinador, professores de Educação Física, etc.) e experimentadas e apropriadas pelos praticantes.
  • Clarificar os conceitos de Educação, Formação, Aprendizagem, Desenvolvimento e Socialização.
  • Identificar uma visão pedagógica sensível à diversidade no desporto.

Práticas Laboratoriais e Comportamento Motor

641 - ECTS O principal desígnio da UC Práticas Laboratoriais no Estudo do Comportamento Motor é contribuir para colmatar algum hiato entre o campo teórico do conhecimento e a sua aplicabilidade prática no que respeita ao domínio de avaliação do comportamento motor (nas suas vertentes desenvolvimento motor, aprendizagem motora e controlo motor), designadamente no estudo das suas variações intraindividual e interindividual.

- Partindo do referencial teórico Comportamento Motor dar a conhecer metodologias, procedimentos de coleta e análise de dados e instrumentos de avaliação que viabilizam a investigação académica aplicada.

- Familiarizar os estudantes com os principais laboratórios, a nível nacional e internacional, cujas linhas de investigação se reportam ao estudo do Comportamento Motor.

- Adquirir competências no domínio da escolha e aplicação de protocolos de testes e Baterias de testes que permitam apreciar diferenças intraindividual e entre sujeitos particularmente em parâmetros de coordenação motora, competência motora, perceção corporal, lateralidade e assimetrias motoras funcionais.

- Desenvolver conhecimento e competências para a aplicação, no terreno, de alguns testes e Baterias com a consequente recolha e tratamento dos dados.

- Iniciar os estudantes na análise e discussão dos resultados comparando-os com o corpo teórico de conhecimentos.

- Compreender as diferenças intraindividual e entre sujeitos em diferentes tipos de prática e em diferentes condições de prática.


- Estimular o sentido crítico dos estudantes face a um domínio controverso como é o da avaliação do comportamento motor nas várias idades e nas populações que as Ciências do Desporto envolvem como matéria de estudo (infantojuvenil, alto rendimento, necessidades especiais e idosos).

Psicologia do Desenvolvimento

116 - ECTS

A unidade curricular de Psicologia do Desenvolvimento é semestral e o seu objeto de estudo é fundamental para a formação de profissionais capazes de desenvolverem a sua ctividade profissional em diferentes áreas do Desporto e da Educação Física, e tem como objetivos:

i) rever e aprofundar conhecimentos básicos nos domínios do desenvolvimento nas suas diversas dimensões (física, cognitiva, sócioemocional e moral), a partir do estudo crítico e integrador das principais correntes e conceções teóricas do desenvolvimento humano ao longo da vida;
ii) sensibilizar os estudantes para a importância do conhecimento e da observação da criança, adolescente e adulto no seu processo de crescimento, desenvolvimento e envelhecimento, discutindo e salientando as implicações práticas e aplicação dos diversos conceitos e modelos teóricos, de forma a permitir a seleção, fundamentada e mais adequada, de metodologias a adotar nas diferentes situações no domínio do Desporto e da Educação Física.

Riscos & Desafios - Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais

653 - ECTS

Promover comportamentos de proteção e prevenir comportamentos de risco para a saúde;

Promover a construção de uma rede social de apoio entre estudantes universitários;

Facilitar a adaptação e o sucesso do estudante no contexto universitário;

Desenvolver competências pessoais e interpessoais;

Promover a adoção de estilos de vida saudáveis;

Diminuir as taxas de abandono no primeiro ano de frequência universitária.

Traumatologia e Prevenção de Lesões

606 - ECTS

Abordar em detalhe as principais causas das lesões mais frequentes em contextos desportivos, com o objetivo de desenvolver estratégias preventivas para a sua ocorrência.

Actividades Aquáticas Não Competitivas

600 - ECTS
  1. Desenvolver conhecimento e competências relacionadas com actividades aquáticas passíveis de serem desenvolvidas com populações não integradas em desporto competitivo.

Biofísica

602 - ECTS

- Conhecer a história da biofísica
- Perceber as interligações entre as ciências físicas e as ciências biológicas
- Perceber o conceito de onda, e conhecer as características de uma onda
- Perceber o mecanismo da fala e da audição e a sua relação com a existência de ondas sonoras
- Aplicar os conceitos aprendidos para perceber o funcionamento da ecografia e do efeito Doppler
- Perceber o conceito de ondas eletromagnéticas e respetivas características
- Perceber o funcionamento de espelhos e lentes
- Perceber o mecanismo da visão, e da correção de defeitos visuais pelo uso de lentes
- Perceber o conceito de partículas carregadas eletricamente, e a existência do campo elétrico e da força elétrica
- Perceber o mecanismo físico para a criação e propagação do potencial de ação em células nervosas e musculares e a sua relação com o eletromiograma

Desenvolvimento Motor

207 - ECTS 1º Fornecer um conhecimento extenso do dinamismo que se estabelece entre crescimento físico, maturação biológica e desempenho motor de crianças e jovens em contextos distintos, nomeadamente o escolar e o desportivo.
2º Construir uma leitura interpretativa deste dinamismo a partir de fatores genéticos e ambientais.
3º Desenvolver uma visão extensa sobre habilidades motoras fundamentais nos primeiros anos do ensino básico, sobretudo no contexto da disciplina de  Educação e Expressão Físico-Motora, bem como nas AECs.

Desporto e Populações Especiais

208 - ECTS Objetivos

A presente unidade curricular pretende:

1) Sensibilizar para a problemática das Necessidades Especiais através da experimentação de situações práticas e da análise teórica.
2) Evidenciar a relação entre a atividade física e os vários domínios (biológico/psicológico/social) da pessoa com Necessidades Especiais.
3) Dotar os estudantes de um conjunto de conhecimentos básicos nas diferentes Necessidades Especiais e nos diferentes tipos de Atividades Físicas Adaptadas.
4) Promover atividades e contactos com as várias modalidades do Desporto Adaptado.
5) Vivenciar e experimentar técnicas, táticas, acessórios e equipamento específico, utilizados no âmbito Atividade Física Adaptada

Desporto e Religião

656 - ECTS
  1. Refletir sobre elementos da axiologia do desporto herdados pelo universo sagrado e religioso
  2. Aprofundar as tensões e conflitos, bem como as afinidades e proximidades entre o homo religiosus e o homo sportivus
  3. Refletir sobre o desporto a partir da proposta de uma ética comum com a religião: a ética da espera, do caminho e da peregrinação
  4. Descobrir no desporto e na religião itinerários possíveis de diálogo e paz, entre a linguagem universal do sagrado e do profano

Estudos Práticos III

240 - ECTS

Dominar as habilidades básicas do Andebol, Futebol e Voleibol.

Conhecer os fundamentos teóricos sobre as habilidades, a tática e as regras do Andebol, Futebol e Voleibol.

(Objetivos específicos são indicados na Ficha de cada área)

Estudos Práticos III - Andebol

233 - ECTS 1. Adquirir conhecimentos teórico-práticos sobre as ações de jogo de Andebol, com ênfase nas componentes tático-técnicas coletivas e individuais. 

2. Adquirir conhecimentos relativos aos regulamentos gerais e específicos do Andebol. Conhecer a fundo a orgânica da modalidade e perceber as implicações dos regulamentos para as ações de jogo e sua prática.

3. Adquirir domínio de execução das ações de jogo essenciais do jogo de Andebol. Vivenciar os constrangimentos inerentes ao jogo de Andebol e dos motivos que levam à emergência das ações de jogo mais utilizadas no jogo.

4. Compreender a evolução do jogo de Andebol e as razões dessa evolução.

Estudos Práticos III - Futebol

220 - ECTS

• Executar as habilidades motoras específicas do Futebol em contexto de jogo.

• Compreender e executar os diferentes princípios específicos do jogo de Futebol em contexto de jogo.

• Conhecer o regulamento específico do jogo de Futebol.

• Compreender as diferentes fases da história da evolução do jogo e do jogador de Futebol.

Estudos Práticos III - Voleibol

219 - ECTS
  • Aquisição de conhecimentos básicos sobre as principais ações de jogo do voleibol e sua sequência lógica: serviço, receção, distribuição, ataque, bloco e defesa.
  • Aquisição de conhecimentos básicos de organização tática coletiva em contexto de jogo 2x2 e 3x3.
  • Aquisição de conhecimentos básicos acerca dos regulamentos nacionais de Gira-Volei (Níveis 1 e 2) e Minivoleibol – escalões A e B.
  • Domínio motor mínimo para aplicar os pontos anteriores em situações jogadas.
  • Domínio de progressões pedagógicas no ensino do jogo (2x2 e 3x3) e das habilidades tático-técnicas (principais variantes).
  • Aquisição de conhecimentos básicos de organização expedita de torneios em contexto de jogo 2x2 e 3x3.
  • Aquisição de conhecimentos básicos da história do jogo de voleibol.

Estudos Práticos IV

241 - ECTS

Estudos Práticos IV - Andebol

222 - ECTS 1. Adquirir conhecimentos teórico-práticos sobre as ações de jogo de Andebol, com ênfase nas componentes tático-técnicas individuais, grupais e coletivas. 

2. Adquirir conhecimentos relativos aos regulamentos gerais e específicos do Andebol. Conhecer a fundo a orgânica da modalidade e perceber as implicações dos regulamentos para as ações de jogo e sua prática.

3. Adquirir domínio de execução das ações de jogo essenciais do jogo de Andebol. Vivenciar os constrangimentos inerentes ao jogo de Andebol e dos motivos que levam à emergência das ações mais utilizadas no jogo.

4. Adquirir conhecimentos acerca das metodologias de ensino e propostas de intervenção didático pedagógica nos vários dominios do ensino do Andebol na escola.

Estudos Práticos IV - Futebol

238 - ECTS
  • Adquirir e desenvolver as habilidades motoras específicas da modalidade de Futebol.
  • Compreender e identificar a lógica organizacional do jogo de Futebol.
  • Saber e entender a regulamentação específica do jogo de Futebol (leis de jogo).
  • Conhecer e identificar os aspetos relativos à evolução do jogo e do jogador de Futebol.

Estudos Práticos IV - Voleibol

239 - ECTS
  • Aquisição de conhecimentos aprofundados sobre as principais ações de jogo do voleibol e sua sequência lógica: variações avançadas de serviço, receção, distribuição, ataque, bloco e defesa.
  • Aquisição de conhecimentos básicos de organização tática coletiva em contexto de jogo 4x4 e 6x6.
  • Aquisição de conhecimentos básicos acerca dos regulamentos de voleibol 6x6.
  • Domínio motor mínimo para aplicar os pontos anteriores em situações jogadas.
  • Domínio de progressões pedagógicas no ensino do jogo (4x4 e 6x6) e das habilidades tático-técnicas (principais variantes).
  • Aquisição de conhecimentos básicos de organização expedita de torneios em contexto de jogo 4x4 e 6x6.

Expressão Corporal e Dança

652 - ECTS

Desenvolver conhecimentos, experiências e competências pedagógico-didáticos para a abordagem da Expressão Corporal e da Dança na escola, com uma visão atual e responsável;
Conhecer e explorar o corpo como agente expressivo e comunicativo;
Explorar o sentido da musicalidade, estabelecendo relações entre música e movimento;
Promover e desenvolver competências na execução de sequências expressivas e construção de projetos coreográficos;
Implementar diferentes abordagens expressivas de dança em diferentes contextos e populações diversificadas.

Funcionalidade Muscular

645 - ECTS Objetivos gerais: (1) fornecer aos alunos os conhecimentos fundamentais acerca da funcionalidade do músculo esquelético; (2) promover a compreensão dos diferentes factores susctíveis de afetar essa funcionalidade muscular.

Fundamentos da Didática do Desporto

634 - ECTS

:: Dominar conceitos fundamentais da didáctica do desporto;

:: Desenvolver competências  básicas para a planificação, realização e avaliação do ensino de uma qualquer actividade física e desportiva em qualquer contexto;

:: Desenvolver a capacidade de identificar no processo de ensino-aprendizagem as inter-relações das dimensões da didáctica;

:: Desenvolver a capacidade de intervir no sentido de proporcionar situações de aprendizagens – o feedback pedagógico

Introdução à Computação

610 - ECTS

- Conhecer a história da computação
- Conhecer o funcionamento dos computadores
- Conhecer o sistema operativo Windows
- Conhecer e usar programas antivírus e antimalware
- Aprender a usar o Word
- Aprender a usar clientes de email
- Aprender a usar o PowerPoint
- Aprender a usar o Excel
- Programar funções e fórmulas no Excel

O Futuro do Desporto

655 - ECTS

Especular sobre o futuro do desporto e sobre o seu impacto na sociedade

Discutir as transformações que se aguardam nas atividades desportivas mais conservadoras

Debater o futuro das grandes competições desportivas

Discutir de que modo a invasão do desporto pelas “novas tecnologias” conduzirá:

  • ao surgimento de superatletas
  • ao aparecimento de “novas práticas” como os E-Sports e os Fantasy Sports (entre outros)
  • à transformação dos contextos de todas as práticas desportivas.

Primeiros Socorros

648 - ECTS

Aprender acerca do funcionamento do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) e os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) em Portugal;

Conhecer as técnicas básicas de Primeiros Socorros (PS) e como acionar os meios do SIEM;

Descrição teórica e familiarização prática das manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) e importância do Desfibrilhador Automático Externo (DAE);

Descrição teórica e familiarização prática da manobra de Heimlich na obstrução da via aérea por corpo estranho;

Identificar as regras básicas de salvamento e socorrismo aquático em piscina de grande profundidade;

Adquirir competências na observação/interpretação do tipo de acidente e vítima e a forma de garantir uma intervenção adequada, pré-hospitalar;

Conhecer as precauções a tomar quer na prática desportiva quer noutra e qualquer atividade indoor ou ar livre/natureza de lazer e/ou recreação, assim como respetivos primeiros socorros quando necessário (Hemorragias, Feridas e queimaduras).

Teoria e Metodologia do Treino Desportivo

211 - ECTS

A unidade curricular de TMTD, integra-se no 2º ano do plano de estudos. Apresenta-se como disciplina de formação geral, não orientada especificamente para qualquer âmbito da prática desportiva, desporto ou especialidade desportiva. Nesse sentido, esta disciplina refere-se à Teoria e Metodologia Geral do Treino Desportivo. Esta orientação decorre da estrutura e objetivos do plano de estudos que contempla disciplinas com carácter de formação geral e especializada, adequando-se desse modo às diferentes possibilidades de intervenção profissional dos futuros licenciados. Assim sendo, a TMTD é a primeira disciplina do plano de estudos que aborda de forma sistematizada o conhecimento que sustenta a prática nos diferentes âmbitos de intervenção profissional, constituindo-se assim num espaço de formação de “banda larga” que constitui as fundações de ulterior formação especializada, quer no 1º Ciclo de Estudos em Ciências do Desporto quer para o prosseguimento de estudos pós-graduados em ciclos de estudo subsequentes.
A disciplina de TMTD orientar-se-á para o estudo da prestação desportiva e do desempenho físico e motor, designadamente para o estudo dos fundamentos teóricos e dos princípios metodológicos do seu desenvolvimento no treino e da sua comprovação formal (em provas de avaliação ou na competição). Constitui objetivo geral da unidade curricular dotar os estudantes de conhecimentos básicos sobre os fundamentos teóricos e os princípios metodológicos do treino permitindo-lhes aceder e responder com sucesso a exigências de formação mais específicas, no âmbito da formação complementar em Treino Desportivo, Desporto e Populações Especiais, Atividade Física e Saúde da licenciatura em Ciências do Desporto. Assim a unidade curricular tem características propedêuticas suportando formações mais específicas nos âmbitos da Educação Física e Desporto na Escola, do Desporto de Rendimento, do Desporto de Reeducação e Reabilitação e do Desporto de Recreação.
Constituem-se ainda como objetivos gerais o desenvolvimento de atitudes e valores, que permitam aos futuros profissionais a realização de uma prática competente, eficaz, entusiasta e assente na ética e responsabilidade.

Traumatologia e Prevenção de Lesões

606 - ECTS

Abordar em detalhe as principais causas das lesões mais frequentes em contextos desportivos, com o objetivo de desenvolver estratégias preventivas para a sua ocorrência.

Desportos Náuticos

623 - ECTS

Estética do Desporto

608 - ECTS

A matriz desta unidade curricular situa-se na focalização do Desporto enquanto objeto estético. Constituem-se como objetivos da unidade curricular de ED: 1. Interpretar por meio da compreensão crítica as principais questões da ED a partir da reflexão sobre o estatuto estético do desporto. 2. Compreender e desenvolver uma atitude estética que viabilize o acesso à experiência estética vivida, bem como à sua reflexão e análise. 3. Reconhecer que a ED é marcada pela presença dialética das exigências objetivas (qualidades estéticas do desporto) e subjetivas (atitude estética do sujeito). 4. Compreender a importância e o significado da estética do corpo desportivo. 5. Favorecer a imaginação visual e concetual e interpretar criticamente a polissemia das imagens desportivas. 6. Identificar e compreender a presença do desporto na arte e desenvolver o gosto pela sua apreciação.

Fisiologia do Exercício I

232 - ECTS

Fisiologia do Exercício II

236 - ECTS

Funcionalidade Muscular

645 - ECTS Objetivos gerais: (1) fornecer aos alunos os conhecimentos fundamentais acerca da funcionalidade do músculo esquelético; (2) promover a compreensão dos diferentes factores susctíveis de afetar essa funcionalidade muscular.

Género e Desporto

622 - ECTS

:: Dominar conceitos fundamentais para o entendimento de como as questões de género interferem nas oportunidades de prática desportiva, nas formas de envolvimento de homens e mulheres e da sua valorização nos diversos níveis, funções e esferas de competência do desporto; :: Aprofundar conhecimentos e desenvolver competências em matéria de igualdade - de cooperação, comunicação e análise crítica - que permitam uma intervenção profissional e cívica em prol da igualdade de género no desporto; :: Problematizar a genderização dos corpos nas práticas desportivas; :: Desenvolver a capacidade de identificar os mecanismos que fortalecem as representações hegemónicas e as relações de poder no desporto; :: Desenvolver a capacidade de elaboração de projetos no desporto, nos diversos contextos e para diferentes populações, que promovam a igualdade.

Golfe

642 - ECTS

Ter uma experiência positiva na primeira exposição ao golfe.

Conhecer os princípios fundamentais e o espírito do jogo de Golfe.

Saber as regras gerais do Golfe e a sua aplicação em situações práticas de jogo.

Conhecer e implementar as regras de etiqueta em situação de jogo.

Conhecer e aplicar em situação de treino e de jogo as principais regras de segurança.

Aprender a denominação específica e os termos usados para os equipamentos de golfe.

Compreender, exercitar e consolidar as habilidades técnicas fundamentais do jogo de golfe.

Perceber a importância da posição inicial (alinhamento, posição, distância da bola, posição da bola, posição das mãos, postura e pega do taco)

Aprender os fundamentos da posição inicial: (i) alinhamento adequado(ii) correto posicionamento face à posição da bola; (iii) boa postura; (iv) pega correta do taco.

Aprender, praticar e familiarizar-se com o swing e batimentos usando diversos tacos (takeaway, backswing, top of the backswing. Downswing, impact, extension and rotation, follow through e finish).

Desenvolver as principais habilidades técnicas e táticas que fazem parte do jogo de Golfe: (i) putting (ou seja, escolha da linha e controle de velocidade); (ii) chipping; (iii) pitching; (iv) swing completo; (v) shots especiais (knock-down, flop shot, subidas, descidas, etc.); (vi) jogo a partir dos bunkers; (vii) concentração no contacto com a bola.

Aprender conceitos básicos acerca dos voos da bola: (i) conceitos de controle de distância para os tacos; (ii) precisão e controle de distância com todos os tacos; (iii) consciência da mudança das condições e o seu efeito sobre o desempenho.

Adicionar variedade aos shots e às habilidades básicas aprendidas.

Conhecer algumas técnicas de shots que permitem resolver situações difíceis (fades, draws, posição da bola, o alinhamento do corpo, ângulo da face do taco).

Conhecer os problemas técnicos de alguns shots (punch shots, low shots, high shots,, seleção dos tacos).

Capacitar os estudantes com os conhecimentos essenciais sobre o Golfe para, em situação de escola e/ou clube, dar uma resposta técnica e didática ao ensino das bases da modalidade

Introdução à Comunicação Académico-Científica

654 - ECTS

- Compreender e interpretar textos académico-científicos
- Perceber as caraterísticas e estrutura de trabalhos académico-científicos
- Conhecer normas de alguns jornais e congressos onde apresentar estudos académico-científicos

- Saber pesquisar teses académicas e artigos científicos presencial e virtualmente

- Saber como realizar uma comunicação efetiva no contexto da Educação Física e do Treino Desportivo

- Perceber como os conteúdos das Ciências do Desporto podem ser transmitidos às sociedades contemporâneas.

Introdução ao Pensamento Contemporâneo

229 - ECTS

Os propósitos desta unidade curricular são:
 
- Adequar o pensamento contemporâneo às questões colocadas pelas ciências do desporto.
- Considerar o desporto numa perspectiva multivariável.
- Compreender a estética e a ética como argumentos hipervisibilizadores do desporto.
- Reflectir sobre o desporto no contexto da corporalidade.

Métodos Biomoleculares em Desporto e Saúde

657 - ECTS

Adquirir conhecimentos e aptidões básicas para a participação em projetos de investigação em Ciências do Desporto que necessitem de recurso a métodos biomoleculares (técnicas laboratoriais de Bioquímica, Biologia Celular e Molecular e avaliação Histológica e Morfológica), bem como os respetivos fundamentos das técnicas e potenciais aplicações em investigação e prática laboratorial. Fomentar a capacidade científica, dotando-os de conhecimento sobre modelos experimentais que podem ser utilizados em diferentes contextos e investigação em Ciências do Desporto e Saúde. 
A apreciação de exemplos concretos de aplicações de métodos biomoleculares permitirá compreender a sua importância, potencialidades, interligações e limitações inerentes.

Práticas Laboratoriais e Comportamento Motor

641 - ECTS O principal desígnio da UC Práticas Laboratoriais no Estudo do Comportamento Motor é contribuir para colmatar algum hiato entre o campo teórico do conhecimento e a sua aplicabilidade prática no que respeita ao domínio de avaliação do comportamento motor (nas suas vertentes desenvolvimento motor, aprendizagem motora e controlo motor), designadamente no estudo das suas variações intraindividual e interindividual.

- Partindo do referencial teórico Comportamento Motor dar a conhecer metodologias, procedimentos de coleta e análise de dados e instrumentos de avaliação que viabilizam a investigação académica aplicada.

- Familiarizar os estudantes com os principais laboratórios, a nível nacional e internacional, cujas linhas de investigação se reportam ao estudo do Comportamento Motor.

- Adquirir competências no domínio da escolha e aplicação de protocolos de testes e Baterias de testes que permitam apreciar diferenças intraindividual e entre sujeitos particularmente em parâmetros de coordenação motora, competência motora, perceção corporal, lateralidade e assimetrias motoras funcionais.

- Desenvolver conhecimento e competências para a aplicação, no terreno, de alguns testes e Baterias com a consequente recolha e tratamento dos dados.

- Iniciar os estudantes na análise e discussão dos resultados comparando-os com o corpo teórico de conhecimentos.

- Compreender as diferenças intraindividual e entre sujeitos em diferentes tipos de prática e em diferentes condições de prática.


- Estimular o sentido crítico dos estudantes face a um domínio controverso como é o da avaliação do comportamento motor nas várias idades e nas populações que as Ciências do Desporto envolvem como matéria de estudo (infantojuvenil, alto rendimento, necessidades especiais e idosos).

Traumatologia e Prevenção de Lesões

606 - ECTS

Abordar em detalhe as principais causas das lesões mais frequentes em contextos desportivos, com o objetivo de desenvolver estratégias preventivas para a sua ocorrência.

Antropologia do Desporto

317 - ECTS

O objetivo primordial da Unidade Curricular Antropologia do Desporto é levar os estudantes a compreender que o desporto é, acima de tudo, um fenómeno cultural de abrangência cultural e que se fundamenta no próprio homem, constituindo-se por isso numa atividade passível de uma antropologia.
Para tal, os estudantes deverão conhecer os fundamentos antropológicos que legitimam o desporto e situá-los quer ao longo do tempo - linha temporal - como ao longo da vida de cada ser - linha pessoal.

Aprendizagem Motora

314 - ECTS
A UC Aprendizagem Motora pretende dar a conhecer aos estudantes o dinâmico conjunto de processos internos associados com a prática e com a experiência e que, articulados com as condições de aprendizagem, instrução e prática, conduzem ao sucesso na construção e desempenho das habilidades motoras em contextos distintos, nomeadamente o desportivo, o escolar, populações idosas e populações com necessidades especiais.

Biofísica

602 - ECTS

- Conhecer a história da biofísica
- Perceber as interligações entre as ciências físicas e as ciências biológicas
- Perceber o conceito de onda, e conhecer as características de uma onda
- Perceber o mecanismo da fala e da audição e a sua relação com a existência de ondas sonoras
- Aplicar os conceitos aprendidos para perceber o funcionamento da ecografia e do efeito Doppler
- Perceber o conceito de ondas eletromagnéticas e respetivas características
- Perceber o funcionamento de espelhos e lentes
- Perceber o mecanismo da visão, e da correção de defeitos visuais pelo uso de lentes
- Perceber o conceito de partículas carregadas eletricamente, e a existência do campo elétrico e da força elétrica
- Perceber o mecanismo físico para a criação e propagação do potencial de ação em células nervosas e musculares e a sua relação com o eletromiograma

Desporto e Religião

656 - ECTS
  1. Refletir sobre elementos da axiologia do desporto herdados pelo universo sagrado e religioso
  2. Aprofundar as tensões e conflitos, bem como as afinidades e proximidades entre o homo religiosus e o homo sportivus
  3. Refletir sobre o desporto a partir da proposta de uma ética comum com a religião: a ética da espera, do caminho e da peregrinação
  4. Descobrir no desporto e na religião itinerários possíveis de diálogo e paz, entre a linguagem universal do sagrado e do profano

Expressão Corporal e Dança

652 - ECTS

Desenvolver conhecimentos, experiências e competências pedagógico-didáticos para a abordagem da Expressão Corporal e da Dança na escola, com uma visão atual e responsável;
Conhecer e explorar o corpo como agente expressivo e comunicativo;
Explorar o sentido da musicalidade, estabelecendo relações entre música e movimento;
Promover e desenvolver competências na execução de sequências expressivas e construção de projetos coreográficos;
Implementar diferentes abordagens expressivas de dança em diferentes contextos e populações diversificadas.

Funcionalidade Muscular

645 - ECTS Objetivos gerais: (1) fornecer aos alunos os conhecimentos fundamentais acerca da funcionalidade do músculo esquelético; (2) promover a compreensão dos diferentes factores susctíveis de afetar essa funcionalidade muscular.

Fundamentos da Didática do Desporto

634 - ECTS

:: Dominar conceitos fundamentais da didáctica do desporto;

:: Desenvolver competências  básicas para a planificação, realização e avaliação do ensino de uma qualquer actividade física e desportiva em qualquer contexto;

:: Desenvolver a capacidade de identificar no processo de ensino-aprendizagem as inter-relações das dimensões da didáctica;

:: Desenvolver a capacidade de intervir no sentido de proporcionar situações de aprendizagens – o feedback pedagógico

Introdução à Computação

610 - ECTS

- Conhecer a história da computação
- Conhecer o funcionamento dos computadores
- Conhecer o sistema operativo Windows
- Conhecer e usar programas antivírus e antimalware
- Aprender a usar o Word
- Aprender a usar clientes de email
- Aprender a usar o PowerPoint
- Aprender a usar o Excel
- Programar funções e fórmulas no Excel

Metabolismo e Nutrição

315 - ECTS

Dotar os alunos dos conhecimentos básicos que lhes permitam entender os requisitos de uma dieta equilibrada relativamente às exigências metabólicas diárias, quer numa perspectiva de saúde e bem-estar quer numa perspectiva de treino de alto rendimento desportivo.

O Futuro do Desporto

655 - ECTS

Especular sobre o futuro do desporto e sobre o seu impacto na sociedade

Discutir as transformações que se aguardam nas atividades desportivas mais conservadoras

Debater o futuro das grandes competições desportivas

Discutir de que modo a invasão do desporto pelas “novas tecnologias” conduzirá:

  • ao surgimento de superatletas
  • ao aparecimento de “novas práticas” como os E-Sports e os Fantasy Sports (entre outros)
  • à transformação dos contextos de todas as práticas desportivas.

Primeiros Socorros

648 - ECTS

Aprender acerca do funcionamento do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) e os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) em Portugal;

Conhecer as técnicas básicas de Primeiros Socorros (PS) e como acionar os meios do SIEM;

Descrição teórica e familiarização prática das manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) e importância do Desfibrilhador Automático Externo (DAE);

Descrição teórica e familiarização prática da manobra de Heimlich na obstrução da via aérea por corpo estranho;

Identificar as regras básicas de salvamento e socorrismo aquático em piscina de grande profundidade;

Adquirir competências na observação/interpretação do tipo de acidente e vítima e a forma de garantir uma intervenção adequada, pré-hospitalar;

Conhecer as precauções a tomar quer na prática desportiva quer noutra e qualquer atividade indoor ou ar livre/natureza de lazer e/ou recreação, assim como respetivos primeiros socorros quando necessário (Hemorragias, Feridas e queimaduras).

Psicologia do Desporto

344 - ECTS

Em termos gerais, esta unidade curricular assume como seu principal objetivo introduzir os estudantes no domínio da psicologia do desporto, desenvolvendo uma abordagem alargada aos principais tópicos desta área do conhecimento, tendo sempre como referência os contextos nos quais eles desenvolverão a sua atividade.

Traumatologia e Prevenção de Lesões

606 - ECTS

Abordar em detalhe as principais causas das lesões mais frequentes em contextos desportivos, com o objetivo de desenvolver estratégias preventivas para a sua ocorrência.

Biomecânica

319 - ECTS

Educação para a Saúde

320 - ECTS

Reeducação Funcional

322 - ECTS

Sociologia do Desporto

346 - ECTS
Componentes teórica e prática:

- Situar a sociologia do desporto no campo das ciências sociais;

- Analisar o desporto como fenómeno focial total capaz de mostrar o funcionamento da sociedade;

- Promover o desenvolvimento do interesse pela compreensão e reflexão do desporto enquanto campo social das sociedades contemporâneas.

Metodologia do Desporto I - Treino Desportivo - Andebol


214 - ECTS
- Conhecer as características do Andebol no âmbito da formação de atletas e do alto rendimento; 
- Perceber e contextualizar os conhecimentos da Teoria e Metodologia do Treino, na modalidade de Andebol;
- Identificar o processo de formação desportiva a longo prazo do jogador de Andebol.
- Adquirir conhecimentos no âmbito da planificação, implementação, condução e avaliação do treino e da competição.

Metodologia do Desporto I - Treino Desportivo - Atletismo


223 - ECTS

1. Adquirir novos conhecimentos teóricos no âmbito do treino desportivo no Atletismo.

2. Desenvolver os conhecimentos teóricos abordados noutras unidades curriculares direcionando-os para as várias especialidades do Atletismo.

3. Identificar alguns problemas inerentes à prescrição do exercício de treino.

4. Entender as estretégias mais corretas para a um trabalho de prevenção e recuperação de lesões desportivas.

5. Entender os melhores procedimentos de avaliação e controlo do treino e como este prescrever treino a partir dos resultados obtidos em testes.

6. Comparar propostas metodológicas de outras modalidades desportivas.

7. O enquadramento e desenvolvimento das várias especialidades do Atletismo no âmbito das Capacidades Motoras e Coordenativas.

8. Análise do controlo de treino numa perspetiva interdisciplinar


Metodologia do Desporto I - Treino Desportivo - Basquetebol


224 - ECTS
-Conhecer o desporto de participação e de rendimento
- Integrar e contextualizar os conhecimentos da Teoria e da Metodologia do Treino na modalidade de Basquetebol;
- Identificar o processo de formação desportiva a longo prazo do jogador de Basquetebol.
- Adquirir conhecimentos no âmbito da planificação, implementação, condução e avaliação do treino e da competição.

Metodologia do Desporto I - Treino Desportivo - Ginástica


226 - ECTS
  1. Integrar e reorganizar os conhecimentos da Teoria e da Metodologia do Treino em Ginástica;
  2. Aprofundar os conhecimentos no treino de alto rendimento;
  3. Conhecer o processo de formação desportiva na ginástica;
  4. Adquirir conhecimentos no âmbito da planificação, implementação, condução e avaliação do treino e da competição.

Metodologia do Desporto I - Treino Desportivo - Voleibol


228 - ECTS
  • Compreender a estrutura formal e funcional do jogo de Voleibol, nomeadamente a sua lógica de sete complexos de jogo (K0 a K6).
  • Entender a relevância da construção de Modelos de Jogo coerentes internamente e adaptados aos atletas e nível competitivo.
  • Entender a relevância da construção de Modelos de Treino coerentes com os Modelos de Jogo.
  • Integrar e contextualizar os conhecimentos de Teoria e Metodologia do Treino Desportivo na modalidade de Voleibol, nomeadamente:
    1. Mitos e factos sobre aquecimento e retorno à calma.
    2. Mitos e factos acerca de preparação física, com ênfase na força e seus derivados (velocidade e resistência).
    3. Mitos e factos acerca da utilização de alongamentos.
    4. Mitos e factos acerca da utilização de programas de treino periodizados.
  • Entender a importância de perspetivar a formação do atleta a longo prazo, nomeadamente efetivando escolhas de ensino que visem aprendizagens úteis a longo prazo e não somente o rendimento imediato.

Metodologia do Desporto I -Treino Desportivo - Futebol


225 - ECTS
  • Possibilitar um entendimento do Futebol consentâneo com o seu quadro específico de problemas, enquanto desporto de rendimento, promovendo nos estudantes uma atitude de curiosidade e de busca do conhecimento a partir de fontes diversas, embora complementares.

  • Dotar os estudantes de conhecimentos acerca da Teoria e da Metodologia do treino do Futebol, com incidência em distintos níveis de rendimento. Neste âmbito, levar os formandos a adquirirem conhecimentos acerca da programação, planificação, condução e avaliação do processo de treino e da gestão da competição em Futebol. 

  • Perspetivar diferentes modelos de reflexão e intervenção no âmbito do processo de treino e de competição, no contexto do treino de crianças e jovens e no alto rendimento, que encontrem sustentação nos conhecimentos recentes do Treino Desportivo e de outras áreas científicas. Neste sentido, serão enfatizados os constrangimentos específicos dos contextos de prática e as conceções suscetíveis de induzir práticas profissionais eficazes, no exercício da atividade de treinador desportivo. 


Metodologia do Desporto I -Treino Desportivo - Natação


227 - ECTS

- Conhecer o desporto de participação e de rendimento
- Conhecer a natureza, processos de potenciação e controlo do desenvolvimento dos diferentes pressupostos de rendimento da Natação, tendo em vista a obtenção de prestações competitivas superiores
- Dominar teórica e metodologicamente as questões relativas ao controlo e avaliação de treino, bem como a prospecção precoce de talentos desportivos em natação
- Conhecer o estado actual de desenvolvimento do conhecimento no domínio dos factores condicionantes do rendimento desportivo em natação


Metodologia do Desporto II - Treino Desportivo - Ginástica


323 - ECTS
Conhecer o desporto de rendimento e o meio desportivo específico da Ginástica.

Integrar o estudante na equipa técnica de um clube (colaboração), sendo progressivamente confrontado com os conhecimentos e competências necessárias ao respectivo exercício profissional.

Conduzir o processo de treino em regime de Centro de Treino – CT, através da orientação de ginastas em treino e em competição.

Desenvolver e aplicar conhecimentos no âmbito da planificação, implementação, condução e avaliação do processo de treino em Ginástica.

Adquirir conhecimentos teóricos complementares face ao conjunto de limitações, obstáculos ou dificuldades decorrentes da aplicação prática.

Desenvolver as competências necessárias para a organização de uma competição oficial de Ginástica.

Metodologia do Desporto II - Treino Desportivo - Voleibol


336 - ECTS

a) Aplicar e desenvolver os conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito do treino desportivo na modalidade de Voleibol.
b) Adquirir competências básicas para o exercício da função de treinador em contextos reais de treino e de competição em Voleibol.
c) Identificar e resolver os constrangimentos afetos à função e intervenção do treinador desportivo em contextos reais de prática.
d) Desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática.
e) Desenvolver a capacidade de aprender autónoma e deliberadamente pelo recurso a fontes de conhecimento diversificadas.
f) Desenvolver capacidades no domínio da investigação científica, nomeadamente no campo metodológico.


Metodologia do Desporto II -Treino Desportivo - Andebol


318 - ECTS
i. Aplicar e desenvolver os conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito do treino desportivo na modalidade de andebol.
ii. Adquirir competências básicas para o exercício da função de treinador em contextos reais de treino e de competição no âmbito do Desporto de participação ou de rendimento em andebol.
iii. Identificar e resolver os constrangimentos afetos à função e intervenção do treinador desportivo em contextos reais de prática.
iv. Desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática.
v. Desenvolver a capacidade de aprender autónoma e deliberadamente pelo recurso a fontes de conhecimento diversificadas.

Metodologia do Desporto II -Treino Desportivo - Atletismo


331 - ECTS

Metodologia do Desporto II -Treino Desportivo - Basquetebol


332 - ECTS
a) Aplicar e desenvolver os conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito do treino desportivo na modalidade de Basquetebol.
b) Adquirir competências básicas para o exercício da função de treinador em contextos reais de treino e de competição no âmbito do Desporto de participação ou de rendimento em Basquetebol.
c) Identificar e resolver os constrangimentos afetos à função e intervenção do treinador desportivo em contextos reais de prática.
d) Desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática.

Metodologia do Desporto II -Treino Desportivo - Futebol


333 - ECTS

• Conhecer o quadro desportivo específico do jogo de Futebol (Parte I).
• Aplicar e desenvolver os conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito do treino desportivo em Futebol (Parte I).
• Desenvolver competências para intervir no quadro do treino desportivo e da competição no Futebol, nomeadamente no que respeita à organização, condução e controlo do treino de equipas (Parte I).


Metodologia do Desporto II -Treino Desportivo - Natação


335 - ECTS

- Conhecer o desporto de rendimento e o meio desportivo específico da natação

- Conhecer o estado da arte no domínio da definição dos fatores condicionantes do rendimento desportivo em natação

- Aplicar os conhecimentos adquiridos relativos à natureza, processos de potenciação e controlo do desenvolvimento dos diferentes pressupostos de rendimento da Natação, tendo em vista a obtenção de elevadas prestações competitivas

- Desenvolver competências práticas para a intervenção no âmbito do planeamento, condução, controle e avaliação do treino desportivo em natação e orientação competitiva de nadadores e de equipas de nadadores.  


Metodologia do Desporto III - Treino Desportivo - Andebol


337 - ECTS
i. Aplicar e desenvolver os conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito do treino desportivo na modalidade de andebol.
ii. Adquirir competências básicas para o exercício da função de treinador em contextos reais de treino e de competição no âmbito do Desporto de participação ou de rendimento em andebol.
iii. Identificar e resolver os constrangimentos afetos à função e intervenção do treinador desportivo em contextos reais de prática.
iv. Desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática.
v. Desenvolver a capacidade de aprender autónoma e deliberadamente pelo recurso a fontes de conhecimento diversificadas.

Metodologia do Desporto III - Treino Desportivo - Basquetebol


339 - ECTS

Metodologia do Desporto III - Treino Desportivo - Futebol


340 - ECTS

Metodologia do Desporto III - Treino Desportivo - Natação


341 - ECTS

- Conhecer o desporto de rendimento e o meio desportivo específico da natação
- Conhecer o estado actual de desenvolvimento do conhecimento no domínio dos factores condicionantes do rendimento desportivo em natação
- Aplicar os conhecimentos adquiridos relativos à natureza, processos de potenciação e controlo do desenvolvimento dos diferentes pressupostos de rendimento da Natação, tendo em vista a obtenção de elevadas prestações competitivas
- Desenvolver competências práticas para a intervenção no âmbito do planeamento, condução, controlo e avaliação do treino desportivo em natação e orientação competitiva de nadadores e de equipas de nadadores


Metodologia do Desporto III - Treino Desportivo - Voleibol


342 - ECTS

a) Aplicar e desenvolver os conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito do treino desportivo na modalidade de Voleibol.
b) Adquirir competências básicas para o exercício da função de treinador em contextos reais de treino e de competição em Voleibol.
c) Identificar e resolver os constrangimentos afetos à função e intervenção do treinador desportivo em contextos reais de prática.
d) Desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática.
e) Desenvolver a capacidade de aprender autónoma e deliberadamente pelo recurso a fontes de conhecimento diversificadas.
f) Desenvolver capacidades no domínio da investigação científica, nomeadamente no campo metodológico


Metodologia do Desporto III -Treino Desportivo - Ginástica


334 - ECTS

Conhecer o desporto de rendimento e o meio desportivo específico da Ginástica.

Integrar o estudante na equipa técnica de um clube (colaboração), sendo progressivamente confrontado com os conhecimentos e competências necessárias ao respectivo exercício profissional.

Conduzir o processo de treino em regime de Centro de Treino – CT, através da orientação de ginastas em treino e em competição.

Desenvolver e aplicar conhecimentos no âmbito da planificação, implementação, condução e avaliação do processo de treino em Ginástica.

Adquirir conhecimentos teóricos complementares face ao conjunto de limitações, obstáculos ou dificuldades decorrentes da aplicação prática.

Desenvolver as competências necessárias para a organização de uma competição oficial de Ginástica.


Metodologia do Desporto III-Treino Desportivo - Atletismo


338 - ECTS

Metodologia do Desporto I - Desporto e Populações Especiais


215 - ECTS
1. Sensibilizar para a problemática da Reabilitação, muito particularmente da Atividade Física Adaptada;

2. Promover a aquisição de conhecimentos que permitam aos estudantes vir a intervir na área do Desporto para pessoas populações especiais, nomeadamente no sistema regular de ensino e em associações e clubes desportivos;

Metodologia do Desporto II - Desporto e Populações Especiais


327 - ECTS
1. Sensibilizar para a problemática da Reabilitação, muito particularmente da Atividade Física Adaptada;
2. Promover a aquisição de conhecimentos que permitam aos estudantes vir a intervir na área do Desporto para populações especiais, nomeadamente no sistema regular de ensino, em associações, clubes desportivos, unidade de saúde, entre outros locais;

Metodologia do Desporto III - Desporto e Populações Especiais


328 - ECTS
1. Sensibilizar para a problemática da Reabilitação, muito particularmente da Atividade Física Adaptada;
2. Promover a aquisição de conhecimentos que permitam aos estudantes vir a intervir na área do Desporto para populações especiais, nomeadamente no sistema regular de ensino, em associações, clubes desportivos, unidades de saúde, entre outros locais.

Metodologia do Desporto I - Exercício e Saúde


216 - ECTS

Metodologia do Desporto II - Exercício e Saúde


325 - ECTS

1. Desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com a prática do Exercício e Saúde;
2. Compreender a importância da prática do Exercício e da Atividade Física na promoção de um estilo de vida saudável;
3. Desenvolver competências na área da promoção do exercício em determinadas populações.


Metodologia do Desporto III - Exercício e Saúde


326 - ECTS
1. Desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com a prática do Exercício e Saúde;

2. Compreender a importância da prática do Exercício e da Atividade Física na promoção de um estilo de vida saudável;

3. Desenvolver competências na área da promoção do exercício em determinadas populações (3ª idade, crianças obesas, diabéticos, etc);

4. Adquirir competências nas Atividades de Ginásio/Academia (Ginástica "Aeróbica"; Step; trabalho de resistência muscular), Atividades de Ar Livre e Desportos na Natureza (Escalada, Rappel, Orientação, etc).

5. Mobilizar conhecimentos e competências para resolver problemas da prática do ensino das diferentes atividades dos Centros de Estágio, mediante as particularidades das matérias, dos escalões etários e dos níveis de prática.

6. Adquirir competências na promoção, organização e desenvolvimento de atividades desportivas nos diferentes contextos da prática e populações de intervenção.

7. Integrar e contextualizar os conhecimentos da Metodologia I e II da opção de Exercício e Saúde nos diferentes Centros de Estágio;

8. Adquirir conhecimentos no âmbito da planificação, implementação, condução e avaliação dos Centros de Estágio.

Metodologia do Desporto I - Gestão Desportiva


217 - ECTS

Metodologia do Desporto II - Gestão Desportiva


329 - ECTS

Esta unidade curricular pretende dotar os estudantes dos conhecimentos básicos para a compreensão dos âmbitos de intervenção e investigação da Gestão do Desporto, assim como da organização do sistema desportivo nacional e internacional. Pretende igualmente que os estudantes consigam compreender quais os fatores fundamentais da definição de um cultura organizacional e os principais elementos comportamentais para a efetivação e o alcançar do sucesso no seio das instituições desportivas.
A realização de um estágio em ambiente externo à faculdade, designadamente numa organização desportiva, vai permitir a recolha de informações para a caracterização exaustiva dessa entidade especificamente dos seus pressupostos estruturais, funcionais, humanos, e financeiros, para elaborar um relatório final que será apresentado e discutido em momento de avaliação final. Com este estágio pretende-se que os estudantes tenham um primeiro contacto e vivência com as organizações desportivas para adquirirem competências técnicas e relacionais no sector da gestão do desporto.


Metodologia do Desporto III - Gestão Desportiva


330 - ECTS

Esta unidade curricular pretende dotar os estudantes dos conhecimentos fundamentais para a compreensão dos âmbitos de intervenção e investigação da Gestão do Desporto.

Compreender os fatores chave na Contabilidade Analítica e Geral de uma organização.

Familiarizar-se com o processo de Análise de um Investimento.

Identificar e perceber um evento desportivo como um fator de desenvolvimento desportivo sustentado.

Adquirir competências de Marketing Desportivo, presentes no dia a dia de uma organização desportiva. Saber construir um caderno de patrocínio Desportivo.

A realização de um estágio em ambiente externo à faculdade, designadamente numa organização desportiva, irá permitir ao discente entender e familiarizar-se com os processos e procedimentos da gestão do desporto especifica do contexto em causa, assim como da cultura organizacional de uma organização desportiva.

Incentivar os estudantes à investigação da literatura especializada.

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