Código Oficial: | 9707 |
Sigla: | LCD |
2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 |
---|---|---|---|---|
139,5 | 134 | 139 | 136 | 142 |
Regime | Fase | Nº Clausus / Vagas |
---|---|---|
Regime Geral | 1 | 145 |
O aluno deve aprender a identificar e a utilizar apropriadamente a nomenclatura anatómica.
O aluno deve ainda aprender a observar, a identificar, a diferenciar, a descrever, a enumerar e a sistematizar a partir da descrição analítica do corpo humano.
O aluno deve compreender os fundamentos morfológicos do movimento humano numa perspetiva funcional.
OBJETIVOS
- Desenvolver nos estudantes conhecimentos teóricos sobre os conceitos bioquímicos subjacentes às diferentes vias de produção de energia a nível celular (bioenergética);
- Familiarizar os alunos com conhecimentos teóricos sobre a organização estrutural e molecular da célula e os mecanismos subjacentes ao seu normal funcionamento
A Unidade Curricular introduz os princípios fundamentais das diferentes disciplinas de Atletismo. Os aspectos científicos, pedagógicos e metodológicos da corrida, salto e lançamentos são discutidos numa abordagem integrada. Embora esses conteúdos sejam importantes para a formação de um futuro profissional do desporto, eles são fundamentais na atividade profissional independentemente do desporto em questão.
Compreender o Atletismo na sua globalidade, sabendo identificar as suas diferentes modalidades.
Reconhecer as diferenças entre modalidades Olímpicas e não Olímpicas e distinguir as modalidades competitivas das não competitivas;
Adquirir conhecimentos acerca da evolução histórica do Atletismo.
Compreender o enquadramento institucional da modalidade no contexto nacional e internacional (Federação Internacional das Associações de Atletismo, Federação Portuguesa de Atletismo, Associações distritais e Clubes).
Conhecer e compreender os regulamentos e regras atuais das diferentes modalidades do Atletismo.
Adquirir conhecimentos teórico-práticos que permitam identificar as principais ações motoras dos elementos técnicos de base, relacionando-os com as diversas áreas científicas (Anatomia, Biomecânica, Fisiologia, entre outras), de modo a conceptualizar um conjunto de estratégias que permitam desenvolver aprendizagens específicas no ensino das diversas modalidades do Atletismo.
Compreender a riqueza motora circunscrita na variedade dos elementos técnicos no sentido de aprender a desenvolver as capacidades motoras (força, flexibilidade, resistência, velocidade, equilíbrio, coordenação, ritmo, orientação espacial, diferenciação cinestésica) específicas das diferentes modalidades do Atletismo.
Adquirir conhecimentos gerais e específicos de cada modalidade do Atletismo que permitam saber organizar, planear e aplicar corretamente aquecimentos, fichas de preparação física e conjuntos de situações de aprendizagem para as diferentes técnicas atléticas, considerando o nível de aprendizagem dos alunos;
Conhecer as posturas e atitudes básicas do Atletismo. Identificar diferentes ritmos de execução do movimento relacionando-os com a performance.
Desenvolver capacidades de observação e identificação imediata dos principais erros técnicos e conhecer estratégias adequadas à sua prevenção e correção.
Conhecer as implicações práticas das regras de segurança durante todo o processo de ensino.
Além das orientações acima explanados, durante o semestre serão objeto de um maior aprofundamento as corridas com barreiras, as corridas de meio-fundo e fundo e os saltos.
A área de Ginástica da Unidade Curricular de Estudos Práticos desta Faculdade é orientada pelos seguintes objetivos:
- Adquirir experiência motora nas diferentes modalidades gímnicas e perceber o transfer de aptidões motoras;
- Compreender a biomecânica dos movimentos gímnicos;
- Compreender a técnica dos vários elementos gímnicos;
- Compreender, refletir e utilizar situações de aprendizagem;
- Aprender a aplicar as ajudas na aprendizagem dos elementos gímnicos;
- Conhecer os regulamentos técnicos das várias disciplinas da ginástica.
Promover vivências específicas (adaptação ao meio aquático, natação sincronizada e polo aquático) e adquirir conhecimentos básicos da Natação (entendimento das especificidades do meio, da conceção de formação em natação e de bases mecânicas, regulamento técnico da natação sincronizada e regulamento técnico do polo aquático).
O principal propósito da História do Desporto (HD) é proporcionar os conhecimentos essenciais que permitam aos estudantes desenvolver a capacidade de relacionar os temas da HD com a problematização das questões atuais do desporto bem como com as questões que se perspetivam em torno do seu desenvolvimento futuro. Procura-se ainda que os estudantes desenvolvam competências no domínio da pesquisa bibliográfica e identifiquem as fontes e os métodos da HD.
Estabelecem-se como objetivos da unidade curricular:
1) Refletir sobre a importância da HD no contexto das Ciências do Desporto.
2) Compreender a cultura desportivo-corpóreo-motora ao longo do processo histórico, nas sociedades mais características de cada período histórico.
3) Conhecer as configurações dos diferentes paradigmas do desporto contemporâneo.
A unidade curricular (UC) de Estatística, situada no 1º ano do curso, cumpre uma função fundamental na formação inicial dos estudantes – permitir uma utilização esclarecida de informação quantitativa obtida nos mais variados contextos escolares e profissionais. O conhecimento nesta UC compreende matérias da Estatística Descritiva e Inferencial que serão abordadas em função do número de aulas.
A matriz desta unidade curricular situa-se na focalização do Desporto enquanto objeto estético. Constituem-se como objetivos da unidade curricular de ED: 1. Interpretar por meio da compreensão crítica as principais questões da ED a partir da reflexão sobre o estatuto estético do desporto. 2. Compreender e desenvolver uma atitude estética que viabilize o acesso à experiência estética vivida, bem como à sua reflexão e análise. 3. Reconhecer que a ED é marcada pela presença dialética das exigências objetivas (qualidades estéticas do desporto) e subjetivas (atitude estética do sujeito). 4. Compreender a importância e o significado da estética do corpo desportivo. 5. Favorecer a imaginação visual e concetual e interpretar criticamente a polissemia das imagens desportivas. 6. Identificar e compreender a presença do desporto na arte e desenvolver o gosto pela sua apreciação.
JUSTIFICAÇÃO:
A Unidade Curricular introduz os princípios fundamentais das diferentes disciplinas de Atletismo. São lecionados de uma forma integrada os aspetos científicos, pedagógicos e metodológicos das disciplinas de saltos, corridas e lançamentos. Estes conteúdos, importantes na formação de um futuro profissional de desporto, são fundamentais na atividade profissional independentemente da modalidade desportiva em questão.
OBJETIVOS:
- Dotar os estudantes das vivências específicas ao nível das partidas de blocos, corridas de velocidade, estafetas e lançamentos;
- Apresentar os regulamentos das disciplinas de velocidade, estafetas e lançamentos;
- Adquirir competências básicas para o ensino dos aspetos básicos do Atletismo, ao nível das corridas de velocidade, estafetas e lançamentos.
A área de Ginástica da Unidade Curricular de Estudos Práticos desta Faculdade é orientada pelos seguintes princípios:
Adquirir conhecimentos relativos às disciplinas Gímnicas.
Compreender o enquadramento institucional das disciplinas Gímnicas.
Compreender o fenómeno gímnico na sua globalidade, incluindo todas as áreas competitivas e não competitivas.
Compreender a mecânica dos movimentos gímnicos, através da exercitação prática das habilidades gímnicas básicas.
Compreender e identificar as etapas de aprendizagem.
Aprender as ajudas manuais.
Adquirir conhecimentos básicos de suporte à prática e ao ensino da natação;
Conhecer as técnicas de nado, partidas e viragens e perceber o processo de desenvolvimento da performance;
Desenvolver conhecimento e competências básicas para o ensino da Natação.
Objetivos gerais: (1) promover nos alunos o interesse e a compreensão acerca do funcionamento dos principais órgãos, sistemas e aparelhos; (2) fazê-los analisar, identificar e diferenciar os vários fatores e mecanismos subjacentes à funcionalidade orgânica; (3) estimular nos alunos o interesse e a motivação pelo conhecimento da função numa perspetiva sistémica; (4) fornecer as bases fisiológicas e bioquímicas fundamentais para uma compreensão mais fluída das matérias a abordar na disciplina de Fisiologia do Exercício.
:: Dominar conceitos fundamentais para o entendimento de como as questões de género interferem nas oportunidades de prática desportiva, nas formas de envolvimento de homens e mulheres e da sua valorização nos diversos níveis, funções e esferas de competência do desporto; :: Aprofundar conhecimentos e desenvolver competências em matéria de igualdade - de cooperação, comunicação e análise crítica - que permitam uma intervenção profissional e cívica em prol da igualdade de género no desporto; :: Problematizar a genderização dos corpos nas práticas desportivas; :: Desenvolver a capacidade de identificar os mecanismos que fortalecem as representações hegemónicas e as relações de poder no desporto; :: Desenvolver a capacidade de elaboração de projetos no desporto, nos diversos contextos e para diferentes populações, que promovam a igualdade.
Apresentar aos alunos os princípios fundamentais da atividade do Gestor Desportivo
Motivar os interessados nesta área a continuarem os estudos na opção complementar de Gestão Desportiva
Dominar os conhecimentos básicos que garantem a compreensão do funcionamento do sistema desportivo português
Dominar os pressupostos teóricos básicos das áreas do desenvolvimento organizacional, do marketing e da gestão de eventos desportivos
Desenvolver competências práticas no âmbito de projetos de atividades, planos de marketing, conceção e realização de eventos desportivos
Ter uma experiência positiva na primeira exposição ao golfe.
Conhecer os princípios fundamentais e o espírito do jogo de Golfe.
Saber as regras gerais do Golfe e a sua aplicação em situações práticas de jogo.
Conhecer e implementar as regras de etiqueta em situação de jogo.
Conhecer e aplicar em situação de treino e de jogo as principais regras de segurança.
Aprender a denominação específica e os termos usados para os equipamentos de golfe.
Compreender, exercitar e consolidar as habilidades técnicas fundamentais do jogo de golfe.
Perceber a importância da posição inicial (alinhamento, posição, distância da bola, posição da bola, posição das mãos, postura e pega do taco)
Aprender os fundamentos da posição inicial: (i) alinhamento adequado(ii) correto posicionamento face à posição da bola; (iii) boa postura; (iv) pega correta do taco.
Aprender, praticar e familiarizar-se com o swing e batimentos usando diversos tacos (takeaway, backswing, top of the backswing. Downswing, impact, extension and rotation, follow through e finish).
Desenvolver as principais habilidades técnicas e táticas que fazem parte do jogo de Golfe: (i) putting (ou seja, escolha da linha e controle de velocidade); (ii) chipping; (iii) pitching; (iv) swing completo; (v) shots especiais (knock-down, flop shot, subidas, descidas, etc.); (vi) jogo a partir dos bunkers; (vii) concentração no contacto com a bola.
Aprender conceitos básicos acerca dos voos da bola: (i) conceitos de controle de distância para os tacos; (ii) precisão e controle de distância com todos os tacos; (iii) consciência da mudança das condições e o seu efeito sobre o desempenho.
Adicionar variedade aos shots e às habilidades básicas aprendidas.
Conhecer algumas técnicas de shots que permitem resolver situações difíceis (fades, draws, posição da bola, o alinhamento do corpo, ângulo da face do taco).
Conhecer os problemas técnicos de alguns shots (punch shots, low shots, high shots,, seleção dos tacos).
Capacitar os estudantes com os conhecimentos essenciais sobre o Golfe para, em situação de escola e/ou clube, dar uma resposta técnica e didática ao ensino das bases da modalidade- Compreender e interpretar textos académico-científicos
- Perceber as caraterísticas e estrutura de trabalhos académico-científicos
- Conhecer normas de alguns jornais e congressos onde apresentar estudos académico-científicos
- Saber pesquisar teses académicas e artigos científicos presencial e virtualmente
- Saber como realizar uma comunicação efetiva no contexto da Educação Física e do Treino Desportivo
- Perceber como os conteúdos das Ciências do Desporto podem ser transmitidos às sociedades contemporâneas.
Especular sobre o futuro do desporto e sobre o seu impacto na sociedade
Discutir as transformações que se aguardam nas atividades desportivas mais conservadoras
Debater o futuro das grandes competições desportivas
Discutir de que modo a invasão do desporto pelas “novas tecnologias” conduzirá:
A unidade curricular de Psicologia do Desenvolvimento é semestral e o seu objeto de estudo é fundamental para a formação de profissionais capazes de desenvolverem a sua ctividade profissional em diferentes áreas do Desporto e da Educação Física, e tem como objetivos:
i) rever e aprofundar conhecimentos básicos nos domínios do desenvolvimento nas suas diversas dimensões (física, cognitiva, sócioemocional e moral), a partir do estudo crítico e integrador das principais correntes e conceções teóricas do desenvolvimento humano ao longo da vida;
ii) sensibilizar os estudantes para a importância do conhecimento e da observação da criança, adolescente e adulto no seu processo de crescimento, desenvolvimento e envelhecimento, discutindo e salientando as implicações práticas e aplicação dos diversos conceitos e modelos teóricos, de forma a permitir a seleção, fundamentada e mais adequada, de metodologias a adotar nas diferentes situações no domínio do Desporto e da Educação Física.
Promover comportamentos de proteção e prevenir comportamentos de risco para a saúde;
Promover a construção de uma rede social de apoio entre estudantes universitários;
Facilitar a adaptação e o sucesso do estudante no contexto universitário;
Desenvolver competências pessoais e interpessoais;
Promover a adoção de estilos de vida saudáveis;
Diminuir as taxas de abandono no primeiro ano de frequência universitária.
Abordar em detalhe as principais causas das lesões mais frequentes em contextos desportivos, com o objetivo de desenvolver estratégias preventivas para a sua ocorrência.
Entendimento sobre a problemática das crianças e do seu desenvolvimento.
Aquisição de conhecimentos relativos à Ginástica nas suas diversas variantes.
Compreensão da influência que as atividades gímnicas podem influenciar positivamente o desenvolvimento das crianças.
Vivências práticas de habilidades gímnicas.
- Conhecer a história da biofísica
- Perceber as interligações entre as ciências físicas e as ciências biológicas
- Perceber o conceito de onda, e conhecer as características de uma onda
- Perceber o mecanismo da fala e da audição e a sua relação com a existência de ondas sonoras
- Aplicar os conceitos aprendidos para perceber o funcionamento da ecografia e do efeito Doppler
- Perceber o conceito de ondas eletromagnéticas e respetivas características
- Perceber o funcionamento de espelhos e lentes
- Perceber o mecanismo da visão, e da correção de defeitos visuais pelo uso de lentes
- Perceber o conceito de partículas carregadas eletricamente, e a existência do campo elétrico e da força elétrica
- Perceber o mecanismo físico para a criação e propagação do potencial de ação em células nervosas e musculares e a sua relação com o eletromiograma
Dominar as habilidades básicas do Andebol, Futebol e Voleibol.
Conhecer os fundamentos teóricos sobre as habilidades, a tática e as regras do Andebol, Futebol e Voleibol.
(Objetivos específicos são indicados na Ficha de cada área)• Executar as habilidades motoras específicas do Futebol em contexto de jogo.
• Compreender e executar os diferentes princípios específicos do jogo de Futebol em contexto de jogo.
• Conhecer o regulamento específico do jogo de Futebol.
• Compreender as diferentes fases da história da evolução do jogo e do jogador de Futebol.
Desenvolver conhecimentos, experiências e competências pedagógico-didáticos para a abordagem da Expressão Corporal e da Dança na escola, com uma visão atual e responsável;
Conhecer e explorar o corpo como agente expressivo e comunicativo;
Explorar o sentido da musicalidade, estabelecendo relações entre música e movimento;
Promover e desenvolver competências na execução de sequências expressivas e construção de projetos coreográficos;
Implementar diferentes abordagens expressivas de dança em diferentes contextos e populações diversificadas.
:: Dominar conceitos fundamentais da didáctica do desporto;
:: Desenvolver competências básicas para a planificação, realização e avaliação do ensino de uma qualquer actividade física e desportiva em qualquer contexto;
:: Desenvolver a capacidade de identificar no processo de ensino-aprendizagem as inter-relações das dimensões da didáctica;
:: Desenvolver a capacidade de intervir no sentido de proporcionar situações de aprendizagens – o feedback pedagógico
- Conhecer a história da computação
- Conhecer o funcionamento dos computadores
- Conhecer o sistema operativo Windows
- Conhecer e usar programas antivírus e antimalware
- Aprender a usar o Word
- Aprender a usar clientes de email
- Aprender a usar o PowerPoint
- Aprender a usar o Excel
- Programar funções e fórmulas no Excel
Aprender acerca do funcionamento do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) e os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) em Portugal;
Conhecer as técnicas básicas de Primeiros Socorros (PS) e como acionar os meios do SIEM;
Descrição teórica e familiarização prática das manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) e importância do Desfibrilhador Automático Externo (DAE);
Descrição teórica e familiarização prática da manobra de Heimlich na obstrução da via aérea por corpo estranho;
Identificar as regras básicas de salvamento e socorrismo aquático em piscina de grande profundidade;
Adquirir competências na observação/interpretação do tipo de acidente e vítima e a forma de garantir uma intervenção adequada, pré-hospitalar;
Conhecer as precauções a tomar quer na prática desportiva quer noutra e qualquer atividade indoor ou ar livre/natureza de lazer e/ou recreação, assim como respetivos primeiros socorros quando necessário (Hemorragias, Feridas e queimaduras).A unidade curricular de TMTD, integra-se no 2º ano do plano de estudos. Apresenta-se como disciplina de formação geral, não orientada especificamente para qualquer âmbito da prática desportiva, desporto ou especialidade desportiva. Nesse sentido, esta disciplina refere-se à Teoria e Metodologia Geral do Treino Desportivo. Esta orientação decorre da estrutura e objetivos do plano de estudos que contempla disciplinas com carácter de formação geral e especializada, adequando-se desse modo às diferentes possibilidades de intervenção profissional dos futuros licenciados. Assim sendo, a TMTD é a primeira disciplina do plano de estudos que aborda de forma sistematizada o conhecimento que sustenta a prática nos diferentes âmbitos de intervenção profissional, constituindo-se assim num espaço de formação de “banda larga” que constitui as fundações de ulterior formação especializada, quer no 1º Ciclo de Estudos em Ciências do Desporto quer para o prosseguimento de estudos pós-graduados em ciclos de estudo subsequentes.
A disciplina de TMTD orientar-se-á para o estudo da prestação desportiva e do desempenho físico e motor, designadamente para o estudo dos fundamentos teóricos e dos princípios metodológicos do seu desenvolvimento no treino e da sua comprovação formal (em provas de avaliação ou na competição). Constitui objetivo geral da unidade curricular dotar os estudantes de conhecimentos básicos sobre os fundamentos teóricos e os princípios metodológicos do treino permitindo-lhes aceder e responder com sucesso a exigências de formação mais específicas, no âmbito da formação complementar em Treino Desportivo, Desporto e Populações Especiais, Atividade Física e Saúde da licenciatura em Ciências do Desporto. Assim a unidade curricular tem características propedêuticas suportando formações mais específicas nos âmbitos da Educação Física e Desporto na Escola, do Desporto de Rendimento, do Desporto de Reeducação e Reabilitação e do Desporto de Recreação.
Constituem-se ainda como objetivos gerais o desenvolvimento de atitudes e valores, que permitam aos futuros profissionais a realização de uma prática competente, eficaz, entusiasta e assente na ética e responsabilidade.
Abordar em detalhe as principais causas das lesões mais frequentes em contextos desportivos, com o objetivo de desenvolver estratégias preventivas para a sua ocorrência.
A matriz desta unidade curricular situa-se na focalização do Desporto enquanto objeto estético. Constituem-se como objetivos da unidade curricular de ED: 1. Interpretar por meio da compreensão crítica as principais questões da ED a partir da reflexão sobre o estatuto estético do desporto. 2. Compreender e desenvolver uma atitude estética que viabilize o acesso à experiência estética vivida, bem como à sua reflexão e análise. 3. Reconhecer que a ED é marcada pela presença dialética das exigências objetivas (qualidades estéticas do desporto) e subjetivas (atitude estética do sujeito). 4. Compreender a importância e o significado da estética do corpo desportivo. 5. Favorecer a imaginação visual e concetual e interpretar criticamente a polissemia das imagens desportivas. 6. Identificar e compreender a presença do desporto na arte e desenvolver o gosto pela sua apreciação.
Dominar as habilidades básicas do Andebol, Futebol e Voleibol.
Conhecer os fundamentos teóricos sobre as habilidades, a tática e as regras do Andebol, Futebol e Voleibol.
(Objetivos específicos são indicados na Ficha de cada área)Objectivos:
Aprofundar os conhecimentos de fisiologia do exercício, utilizando-os na formulação, resolução e discussão de problemas na área de formação e intervenção dos alunos.
Aprofundar os conhecimentos de fisiologia do exercício, utilizando-os na formulação, resolução e discussão de problemas na área de formação e intervenção dos alunos.
:: Dominar conceitos fundamentais para o entendimento de como as questões de género interferem nas oportunidades de prática desportiva, nas formas de envolvimento de homens e mulheres e da sua valorização nos diversos níveis, funções e esferas de competência do desporto; :: Aprofundar conhecimentos e desenvolver competências em matéria de igualdade - de cooperação, comunicação e análise crítica - que permitam uma intervenção profissional e cívica em prol da igualdade de género no desporto; :: Problematizar a genderização dos corpos nas práticas desportivas; :: Desenvolver a capacidade de identificar os mecanismos que fortalecem as representações hegemónicas e as relações de poder no desporto; :: Desenvolver a capacidade de elaboração de projetos no desporto, nos diversos contextos e para diferentes populações, que promovam a igualdade.
Ter uma experiência positiva na primeira exposição ao golfe.
Conhecer os princípios fundamentais e o espírito do jogo de Golfe.
Saber as regras gerais do Golfe e a sua aplicação em situações práticas de jogo.
Conhecer e implementar as regras de etiqueta em situação de jogo.
Conhecer e aplicar em situação de treino e de jogo as principais regras de segurança.
Aprender a denominação específica e os termos usados para os equipamentos de golfe.
Compreender, exercitar e consolidar as habilidades técnicas fundamentais do jogo de golfe.
Perceber a importância da posição inicial (alinhamento, posição, distância da bola, posição da bola, posição das mãos, postura e pega do taco)
Aprender os fundamentos da posição inicial: (i) alinhamento adequado(ii) correto posicionamento face à posição da bola; (iii) boa postura; (iv) pega correta do taco.
Aprender, praticar e familiarizar-se com o swing e batimentos usando diversos tacos (takeaway, backswing, top of the backswing. Downswing, impact, extension and rotation, follow through e finish).
Desenvolver as principais habilidades técnicas e táticas que fazem parte do jogo de Golfe: (i) putting (ou seja, escolha da linha e controle de velocidade); (ii) chipping; (iii) pitching; (iv) swing completo; (v) shots especiais (knock-down, flop shot, subidas, descidas, etc.); (vi) jogo a partir dos bunkers; (vii) concentração no contacto com a bola.
Aprender conceitos básicos acerca dos voos da bola: (i) conceitos de controle de distância para os tacos; (ii) precisão e controle de distância com todos os tacos; (iii) consciência da mudança das condições e o seu efeito sobre o desempenho.
Adicionar variedade aos shots e às habilidades básicas aprendidas.
Conhecer algumas técnicas de shots que permitem resolver situações difíceis (fades, draws, posição da bola, o alinhamento do corpo, ângulo da face do taco).
Conhecer os problemas técnicos de alguns shots (punch shots, low shots, high shots,, seleção dos tacos).
Capacitar os estudantes com os conhecimentos essenciais sobre o Golfe para, em situação de escola e/ou clube, dar uma resposta técnica e didática ao ensino das bases da modalidade- Compreender e interpretar textos académico-científicos
- Perceber as caraterísticas e estrutura de trabalhos académico-científicos
- Conhecer normas de alguns jornais e congressos onde apresentar estudos académico-científicos
- Saber pesquisar teses académicas e artigos científicos presencial e virtualmente
- Saber como realizar uma comunicação efetiva no contexto da Educação Física e do Treino Desportivo
- Perceber como os conteúdos das Ciências do Desporto podem ser transmitidos às sociedades contemporâneas.
Os propósitos desta unidade curricular são:
- Adequar o pensamento contemporâneo às questões colocadas pelas ciências do desporto.
- Considerar o desporto numa perspectiva multivariável.
- Compreender a estética e a ética como argumentos hipervisibilizadores do desporto.
- Reflectir sobre o desporto no contexto da corporalidade.
Especular sobre o futuro do desporto e sobre o seu impacto na sociedade
Discutir as transformações que se aguardam nas atividades desportivas mais conservadoras
Debater o futuro das grandes competições desportivas
Discutir de que modo a invasão do desporto pelas “novas tecnologias” conduzirá:
Promover comportamentos de proteção e prevenir comportamentos de risco para a saúde;
Promover a construção de uma rede social de apoio entre estudantes universitários;
Facilitar a adaptação e o sucesso do estudante no contexto universitário;
Desenvolver competências pessoais e interpessoais;
Promover a adoção de estilos de vida saudáveis;
Diminuir as taxas de abandono no primeiro ano de frequência universitária.
Abordar em detalhe as principais causas das lesões mais frequentes em contextos desportivos, com o objetivo de desenvolver estratégias preventivas para a sua ocorrência.
O objetivo primordial da Unidade Curricular Antropologia do Desporto é levar os estudantes a compreender que o desporto é, acima de tudo, um fenómeno cultural de abrangência cultural e que se fundamenta no próprio homem, constituindo-se por isso numa atividade passível de uma antropologia.
Para tal, os estudantes deverão conhecer os fundamentos antropológicos que legitimam o desporto e situá-los quer ao longo do tempo - linha temporal - como ao longo da vida de cada ser - linha pessoal.
Entendimento sobre a problemática das crianças e do seu desenvolvimento.
Aquisição de conhecimentos relativos à Ginástica nas suas diversas variantes.
Compreensão da influência que as atividades gímnicas podem influenciar positivamente o desenvolvimento das crianças.
Vivências práticas de habilidades gímnicas.
- Conhecer a história da biofísica
- Perceber as interligações entre as ciências físicas e as ciências biológicas
- Perceber o conceito de onda, e conhecer as características de uma onda
- Perceber o mecanismo da fala e da audição e a sua relação com a existência de ondas sonoras
- Aplicar os conceitos aprendidos para perceber o funcionamento da ecografia e do efeito Doppler
- Perceber o conceito de ondas eletromagnéticas e respetivas características
- Perceber o funcionamento de espelhos e lentes
- Perceber o mecanismo da visão, e da correção de defeitos visuais pelo uso de lentes
- Perceber o conceito de partículas carregadas eletricamente, e a existência do campo elétrico e da força elétrica
- Perceber o mecanismo físico para a criação e propagação do potencial de ação em células nervosas e musculares e a sua relação com o eletromiograma
Desenvolver conhecimentos, experiências e competências pedagógico-didáticos para a abordagem da Expressão Corporal e da Dança na escola, com uma visão atual e responsável;
Conhecer e explorar o corpo como agente expressivo e comunicativo;
Explorar o sentido da musicalidade, estabelecendo relações entre música e movimento;
Promover e desenvolver competências na execução de sequências expressivas e construção de projetos coreográficos;
Implementar diferentes abordagens expressivas de dança em diferentes contextos e populações diversificadas.
:: Dominar conceitos fundamentais da didáctica do desporto;
:: Desenvolver competências básicas para a planificação, realização e avaliação do ensino de uma qualquer actividade física e desportiva em qualquer contexto;
:: Desenvolver a capacidade de identificar no processo de ensino-aprendizagem as inter-relações das dimensões da didáctica;
:: Desenvolver a capacidade de intervir no sentido de proporcionar situações de aprendizagens – o feedback pedagógico
- Conhecer a história da computação
- Conhecer o funcionamento dos computadores
- Conhecer o sistema operativo Windows
- Conhecer e usar programas antivírus e antimalware
- Aprender a usar o Word
- Aprender a usar clientes de email
- Aprender a usar o PowerPoint
- Aprender a usar o Excel
- Programar funções e fórmulas no Excel
Dotar os alunos dos conhecimentos básicos que lhes permitam entender os requisitos de uma dieta equilibrada relativamente às exigências metabólicas diárias, quer numa perspectiva de saúde e bem-estar quer numa perspectiva de treino de alto rendimento desportivo.
Aprender acerca do funcionamento do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) e os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) em Portugal;
Conhecer as técnicas básicas de Primeiros Socorros (PS) e como acionar os meios do SIEM;
Descrição teórica e familiarização prática das manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) e importância do Desfibrilhador Automático Externo (DAE);
Descrição teórica e familiarização prática da manobra de Heimlich na obstrução da via aérea por corpo estranho;
Identificar as regras básicas de salvamento e socorrismo aquático em piscina de grande profundidade;
Adquirir competências na observação/interpretação do tipo de acidente e vítima e a forma de garantir uma intervenção adequada, pré-hospitalar;
Conhecer as precauções a tomar quer na prática desportiva quer noutra e qualquer atividade indoor ou ar livre/natureza de lazer e/ou recreação, assim como respetivos primeiros socorros quando necessário (Hemorragias, Feridas e queimaduras).Em termos gerais, esta unidade curricular assume como seu principal objetivo introduzir os estudantes no domínio da psicologia do desporto, desenvolvendo uma abordagem alargada aos principais tópicos desta área do conhecimento, tendo sempre como referência os contextos nos quais eles desenvolverão a sua atividade.
Abordar em detalhe as principais causas das lesões mais frequentes em contextos desportivos, com o objetivo de desenvolver estratégias preventivas para a sua ocorrência.
Estudar as leis mecânicas que governam o movimento humano e a sua importância no ensino, treino e avaliação das atividades físicas no desporto, ergonomia e reabilitação.
1. Explicar os conceitos de saúde, promoção da saúde, risco e qualidade de vida e comparar as interpretações dos modelos biomédico e ecológico de saúde.
2. Definir atividade física, exercício, aptidão física e suas componentes. Exemplificar, comparar e aplicar métodos de avaliação. Explicar o papel a atividade física na promoção da saúde. Identificar e discutir os fatores determinantes da atividade física. Exemplificar e discutir as recomendações da atividade física em diferentes populações.
3. Analisar os conteúdos e as intervenções na educação e promoção da saúde na escola e nas comunidades. Explicar e comparar diferentes intervenções no contexto escolar.
4. Refletir sobre o problema da obesidade e suas implicações para saúde.
1. Adquirir novos conhecimentos teóricos no âmbito do treino desportivo no Atletismo.
2. Desenvolver os conhecimentos teóricos abordados noutras unidades curriculares direcionando-os para as várias especialidades do Atletismo.
3. Identificar alguns problemas inerentes à prescrição do exercício de treino.
4. Entender as estretégias mais corretas para a um trabalho de prevenção e recuperação de lesões desportivas.
5. Entender os melhores procedimentos de avaliação e controlo do treino e como este prescrever treino a partir dos resultados obtidos em testes.
6. Comparar propostas metodológicas de outras modalidades desportivas.
7. O enquadramento e desenvolvimento das várias especialidades do Atletismo no âmbito das Capacidades Motoras e Coordenativas.
8. Análise do controlo de treino numa perspetiva interdisciplinar
Possibilitar um entendimento do Futebol consentâneo com o seu quadro específico de problemas, enquanto desporto de rendimento, promovendo nos estudantes uma atitude de curiosidade e de busca do conhecimento a partir de fontes diversas, embora complementares.
Dotar os estudantes de conhecimentos acerca da Teoria e da Metodologia do treino do Futebol, com incidência em distintos níveis de rendimento. Neste âmbito, levar os formandos a adquirirem conhecimentos acerca da programação, planificação, condução e avaliação do processo de treino e da gestão da competição em Futebol.
Perspetivar diferentes modelos de reflexão e intervenção no âmbito do processo de treino e de competição, no contexto do treino de crianças e jovens e no alto rendimento, que encontrem sustentação nos conhecimentos recentes do Treino Desportivo e de outras áreas científicas. Neste sentido, serão enfatizados os constrangimentos específicos dos contextos de prática e as conceções suscetíveis de induzir práticas profissionais eficazes, no exercício da atividade de treinador desportivo.
- Conhecer o desporto de participação e de rendimento
- Conhecer a natureza, processos de potenciação e controlo do desenvolvimento dos diferentes pressupostos de rendimento da Natação, tendo em vista a obtenção de prestações competitivas superiores
- Dominar teórica e metodologicamente as questões relativas ao controlo e avaliação de treino, bem como a prospecção precoce de talentos desportivos em natação
- Conhecer o estado actual de desenvolvimento do conhecimento no domínio dos factores condicionantes do rendimento desportivo em natação
Conhecer o desporto de rendimento e o meio desportivo específico da Ginástica.
Integrar o estudante na equipa técnica de um clube (colaboração), sendo progressivamente confrontado com os conhecimentos e competências necessárias ao respectivo exercício profissional.
Conduzir o processo de treino em regime de Centro de Treino – CT, através da orientação de ginastas em treino e em competição.
Desenvolver e aplicar conhecimentos no âmbito da planificação, implementação, condução e avaliação do processo de treino em Ginástica.
Adquirir conhecimentos teóricos complementares face ao conjunto de limitações, obstáculos ou dificuldades decorrentes da aplicação prática.
Desenvolver as competências necessárias para a organização de uma competição oficial de Ginástica.
a) Aplicar e desenvolver os conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito do treino desportivo na modalidade de Voleibol.
b) Adquirir competências básicas para o exercício da função de treinador em contextos reais de treino e de competição em Voleibol.
c) Identificar e resolver os constrangimentos afetos à função e intervenção do treinador desportivo em contextos reais de prática.
d) Desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática.
e) Desenvolver a capacidade de aprender autónoma e deliberadamente pelo recurso a fontes de conhecimento diversificadas.
f) Desenvolver capacidades no domínio da investigação científica, nomeadamente no campo metodológico.
• Conhecer o quadro desportivo específico do jogo de Futebol (Parte I).
• Aplicar e desenvolver os conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito do treino desportivo em Futebol (Parte I).
• Desenvolver competências para intervir no quadro do treino desportivo e da competição no Futebol, nomeadamente no que respeita à organização, condução e controlo do treino de equipas (Parte I).
- Conhecer o desporto de rendimento e o meio desportivo específico da natação
- Conhecer o estado da arte no domínio da definição dos fatores condicionantes do rendimento desportivo em natação
- Aplicar os conhecimentos adquiridos relativos à natureza, processos de potenciação e controlo do desenvolvimento dos diferentes pressupostos de rendimento da Natação, tendo em vista a obtenção de elevadas prestações competitivas
- Desenvolver competências práticas para a intervenção no âmbito do planeamento, condução, controle e avaliação do treino desportivo em natação e orientação competitiva de nadadores e de equipas de nadadores.
• Conhecer o quadro desportivo específico do Futebol (Parte II).
• Aplicar e desenvolver os conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito do treino desportivo em Futebol (Parte II).
• Desenvolver competências para intervir no quadro do treino desportivo e da competição no Futebol, nomeadamente no que respeita à organização, condução e controlo do treino de equipas (Parte II).
- Conhecer o desporto de rendimento e o meio desportivo específico da natação
- Conhecer o estado actual de desenvolvimento do conhecimento no domínio dos factores condicionantes do rendimento desportivo em natação
- Aplicar os conhecimentos adquiridos relativos à natureza, processos de potenciação e controlo do desenvolvimento dos diferentes pressupostos de rendimento da Natação, tendo em vista a obtenção de elevadas prestações competitivas
- Desenvolver competências práticas para a intervenção no âmbito do planeamento, condução, controlo e avaliação do treino desportivo em natação e orientação competitiva de nadadores e de equipas de nadadores
a) Aplicar e desenvolver os conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito do treino desportivo na modalidade de Voleibol.
b) Adquirir competências básicas para o exercício da função de treinador em contextos reais de treino e de competição em Voleibol.
c) Identificar e resolver os constrangimentos afetos à função e intervenção do treinador desportivo em contextos reais de prática.
d) Desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática.
e) Desenvolver a capacidade de aprender autónoma e deliberadamente pelo recurso a fontes de conhecimento diversificadas.
f) Desenvolver capacidades no domínio da investigação científica, nomeadamente no campo metodológico
Conhecer o desporto de rendimento e o meio desportivo específico da Ginástica.
Integrar o estudante na equipa técnica de um clube (colaboração), sendo progressivamente confrontado com os conhecimentos e competências necessárias ao respectivo exercício profissional.
Conduzir o processo de treino em regime de Centro de Treino – CT, através da orientação de ginastas em treino e em competição.
Desenvolver e aplicar conhecimentos no âmbito da planificação, implementação, condução e avaliação do processo de treino em Ginástica.
Adquirir conhecimentos teóricos complementares face ao conjunto de limitações, obstáculos ou dificuldades decorrentes da aplicação prática.
Desenvolver as competências necessárias para a organização de uma competição oficial de Ginástica.
1. Aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito do treino desportivo e da metodologia II, na condução do processo de treino no Atletismo.
2.2. Exercitar e desenvolver as competências básicas para o exercício da função de treinador em contextos reais de treino e de competição no âmbito do Atletismo em diversos níveis de rendimento.
2.3. Identificar e resolver os constrangimentos inerentes à função e intervenção do treinador desportivo em contextos reais de prática.
2.4. Desenvolver capacidade de análise/reflexão/discussão crítica a partir dos problemas emergentes dos contextos reais de prática.
2.5. Desenvolver capacidade de sustentar teoricamente os problemas da prática.
2.6. Perspetivar a capacidade de intervir no processo de treino de forma autónoma.
2.7. Perspetivar a transferência dos conteúdos cognitivos e práticos para outras esferas de intervenção.
2.8. Receber aportes de experiências individuais dos diversos campos de intervenção desportiva (outras modalidades).
A Unidade Curricular de Metodologia I é uma disciplina semestral e destina-se aos alunos do 2º ano da Licenciatura, com início no 2º semestre. Apresenta uma carga horária de 8h semanais, divididas em 6h de aulas práticas e 2h de teóricas. Nesta disciplina foram consideradas diferentes áreas com uma estreita ligação aos domínios de intervenção preferenciais no que toca às propostas de exercício e saúde.
1. Desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com a prática do Exercício e Saúde;
2. Compreender a importância da prática do Exercício e da Atividade Física na promoção de um estilo de vida saudável;
3. Desenvolver competências na área da promoção do exercício em determinadas populações (3ª idade, crianças obesas, diabéticos, etc);
4. Adquirir competências nas Atividades de Ginásio/Academia (Ginástica "Aeróbica"; Step; Hidroginástica; trabalho de resistência muscular), Atividades de Ar Livre e Desportos na Natureza (Escalada, Rappel, Orientação, etc).
5. Adquirir competências na promoção, organização e desenvolvimento de atividades desportivas nos diferentes contextos da prática e populações de intervenção.
6. Adquirir conhecimentos no âmbito da planificação, implementação, condução e avaliação dos Centros de Treino/Estágio
1. Desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com a prática do Exercício e Saúde;
2. Compreender a importância da prática do Exercício e da Atividade Física na promoção de um estilo de vida saudável;
3. Desenvolver competências na área da promoção do exercício em determinadas populações.
OBJETIVOS:
Complementar a formação dos alunos nas seguintes áreas de intervenção da gestão desportiva:
- comunicação nas organizaçõe desportivas
- tipologia, ordenamento, planeamento e gestão das instalações desportivas
- gestão de recursos humanos e desenvolvimento das competências dos gestores
- pensamento estratégico e técnicas de análise e planeamento
COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:
Reconhecer e operacionalizar os indicadores essencias da gestão das organizações desportivas:
- gerir pessoas
- gerir instalações
- elaborar estratégias
- criar planos de comunicação
- construir e implementar modelos de análise
Esta unidade curricular pretende dotar os estudantes dos conhecimentos básicos para a compreensão dos âmbitos de intervenção e investigação da Gestão do Desporto, assim como da organização do sistema desportivo nacional e internacional. Pretende igualmente que os estudantes consigam compreender quais os fatores fundamentais da definição de um cultura organizacional e os principais elementos comportamentais para a efetivação e o alcançar do sucesso no seio das instituições desportivas.
A realização de um estágio em ambiente externo à faculdade, designadamente numa organização desportiva, vai permitir a recolha de informações para a caracterização exaustiva dessa entidade especificamente dos seus pressupostos estruturais, funcionais, humanos, e financeiros, para elaborar um relatório final que será apresentado e discutido em momento de avaliação final. Com este estágio pretende-se que os estudantes tenham um primeiro contacto e vivência com as organizações desportivas para adquirirem competências técnicas e relacionais no sector da gestão do desporto.
Esta unidade curricular pretende dotar os estudantes dos conhecimentos fundamentais para a compreensão dos âmbitos de intervenção e investigação da Gestão do Desporto.
Compreender os fatores chave na Contabilidade Analítica e Geral de uma organização.
Familiarizar-se com o processo de Análise de um Investimento.
Identificar e perceber um evento desportivo como um fator de desenvolvimento desportivo sustentado.
Adquirir competências de Marketing Desportivo, presentes no dia a dia de uma organização desportiva. Saber construir um caderno de patrocínio Desportivo.
A realização de um estágio em ambiente externo à faculdade, designadamente numa organização desportiva, irá permitir ao discente entender e familiarizar-se com os processos e procedimentos da gestão do desporto especifica do contexto em causa, assim como da cultura organizacional de uma organização desportiva.
Incentivar os estudantes à investigação da literatura especializada.