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2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Dados Gerais

Código Oficial: 6454
Sigla: EEFEBS

Diplomas

  • Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Bases do Ensino da Educação Física e Desporto (72 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Desenvolvimento Curricular em Educação Física

EEF48 - ECTS 1. Conhecer e identificar as principais teorias curriculares.
2. Reconhecer a importância da diferenciação curricular e da gestão flexível do currículo.
3. Conhecer as orientações educativas e os modelos curriculares prevalecentes em Educação Física.
4. Interpretar as fontes de legitimação da Educação Física no currículo escolar
5. Conhecer a estrutura curricular e a composição dos programas de Educação Física em Portugal.
6. Estimular a reflexão crítica e a discussão sobre as perspetivas atuais de inovação curricular em Educação Física.
7. Compreender o espaço do professor de Educação Física na implementação do currículo em função de diferentes contextos
educacionais.

Didática Geral do Desporto

EEF25 - ECTS

- Reconhecer o objeto da Didática do Desporto a partir de uma perspetiva eclética e intercultural do Desporto;

- Conhecer e aplicar processos de planeamento da atividade pedagógica em Desporto, baseados nos conteúdos e nos processos;

- Identificar fatores de eficácia na implementação e avaliação das aprendizagens;

- Dominar conceções e procedimentos no tratamento didático do conteúdo do Desporto;

- Reconhecer a pertinência de diferentes modelos de ensino do Desporto atendendo aos fatores contextuais e de processo que os legitimam.

Estudos Práticos de Exercício Físico e Desporto

EEF63 - ECTS

Estudos Práticos de Exercício Físico e Desporto - Badminton

EEF64 - ECTS

Conhecer os fundamentos básicos do Badmínton enquanto modalidade desportiva;

Compreender a história, origem e evolução do Badmínton no panorama desportivo mundial;

Conhecer e aplicar as regras e regulamentos do Badmínton

Adquirir e aplicar conhecimentos técnicos, táticos e regulamentares fundamentais na modalidade;

Conhecer a metodologia do ensino-aprendizagem da Badmínton numa etapa de iniciação à modalidade.

Estudos Práticos de Exercício Físico e Desporto - Desportos da Natureza

EEF65 - ECTS

1. Desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com o ensino da Escalada e da Corrida e Orientação em contexto escolar;
2. Mobilizar conhecimentos e competências para resolver problemas da prática do ensino da Escalada e da Corrida e Orientação, mediante as particularidades das matérias, dos escalões etários e dos níveis de prática.

 

Estudos Práticos de Exercício Físico e Desporto - Treino Funcional

EEF66 - ECTS

Perceber as diferenças entre o treino funcional e o treino convencional

Conhecer os objetivos de treino funcional, bem como as suas vantagens e inconvenientes

Conhecer as diferentes técnicas de utilização de materiais do treino funcional: TRX, Kettlebell, Bosu, FitBall, Cordas, plataformas instáveis, Bolas medicinais…

Saber planear e estruturar programas de treino funcional adaptado a cada ciclo de ensino e a determinadas modalidades coletivas


Investigação em Educação

EEF21 - ECTS

1. Avaliar criticamente a investigação educacional publicada no âmbito do ensino, do currículo ou da formação de professores de educação física.
2. Aplicar critérios e estratégias adequados para identificar e selecionar investigação relevante para problemas educacionais a partir de diferentes tradições de investigação.
3. Valorizar a atitude científica e compreender as implicações éticas da investigação em educação

Profissionalidade Pedagógica

EEF23 - ECTS

- Dominar os conceitos fundamentais da profissionalidade pedagógica
- Problematizar a profissão docente no contexto dos desafios contemporâneos e estar apto para intervir nesse contexto
- Aprofundar e consolidar conhecimentos fundamentais relacionados com a função docente no domínio específico da Educação Física e Desporto
- Promover perspetivas de análise crítica, curiosidade intelectual e motivação para um maior aprofundamento de conhecimentos.
- Ter capacidades de enfrentar os desafios profissionais e estar apto a inovar numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida

Didática Específica do Desporto I - Basquetebol

EEF53 - ECTS
    1. Justificar pedagógica e didaticamente as finalidades e propósitos do ensino basquetebol na escola.

 

    1. adquirir conhecimento de modelos alternativos de ensino dos jogos desportivos aplicados ao basquetebol

 

    1. experimentar e apreciar criticamente situações práticas de planeamento, realização e avaliação de ensino e aprendizagem do jogo de basquetebol

 

Didática Específica do Desporto I - Andebol

EEF52 - ECTS

Desenvolver conhecimento e competências relacionadas com o ensino do Andebol em contexto escolar.

Didática Especifica do Desporto I - Futebol

EEF54 - ECTS
  • Desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com o ensino do Futebol em contexto escolar.
  • Conhecer o Futebol como matéria de ensino. 
  • Valorizar as potencialidades pedagógicas do jogo de Futebol na formação da pessoa desportivamente culta, competente e entusiasta. 
  • Planificar, implementar e avaliar atividades de ensino e aprendizagem do Futebol por referência a um modelo curricular e às capacidades e características dos alunos.
 

Didática Específica do Desporto I -Voleibol

EEF55 - ECTS

A integração da área de Voleibol no plano curricular da formação com manifesta preocupação na aquisição de conhecimentos fundamentais e de caráter de aplicação, baseados numa estreita ligação entre a formação teórica, a prática pedagógica e a investigação, leva-nos a considerar como propósito geral a valorização do desenvolvimento de competências, atitudes e valores dos futuros profissionais de Educação Física e Desporto, situados nos diferentes âmbitos das práticas sociais: Decorrente deste entendimento, são definidos os seguintes objetivos gerais: 1. Contextualizar a prática do Voleibol, enquanto modalidade com referências de tradição cultural, em diferentes contextos (a escola, o clube, a autarquia...) e em âmbitos distintos de prática (a Educação Física e o Desporto na Escola, o Desporto de Rendimento, o Desporto de Recreação, o Desporto de Reabilitação...); 2. Incutir e implementar estratégias de dinamização do gosto pela prática do Voleibol enquanto elemento estruturante de um estilo de vida ativa; 3. Perspetivar a equidade de oportunidades de prática fundada em estratégias de dinamização dos processos de aprendizagem, que passam pela valorização do desempenho competente, confiante e entusiasta; 4. Promover a orientação e o encaminhamento dos alunos, que demonstrem especial interesse, para a prática do Voleibol federado; 5. Estabelecer os objetivos, conteúdos, tarefas, meios e métodos no ensino do Voleibol no contexto da Escola na disciplina de Educação Física; 6. Estabelecer os propósitos do ensino do Voleibol no Desporto Escolar assente na reconfiguração dos programas de formação desportiva e das formas de competição, entendida esta como elemento estruturante da educação e formação desportiva. De um ponto de vista específico, pretende-se fundamentar o ensino do Voleibol através do entrelaçamento e apropriação dos princípios didático-metodológicos com a especificidade da matéria de ensino, que passamos a descrever: 1. Formular modelos de intervenção a partir da caracterização do jogo de Voleibol; 2. Desenvolver critérios de avaliação do jogo e dos jogadores a partir da identificação dos níveis de jogo; 3. Configurar o tratamento didático da matéria de ensino, segundo o modelo de estruturas de conhecimento; 4. Estruturar o ensino do Voleibol à luz dos modelos de ensino do jogo prevalecentes (o modelo de ensino do jogo para a sua compreensão, o modelo de educação desportiva e o modelo desenvolvimentalista); 5. Estabelecer as competências a adquirir (motoras, cognitivas e sócio-afetivas) a partir da organização metodológica do processo de ensino/aprendizagem, segundo etapas de aprendizagem de complexidade crescente; 6. Estruturar sequências metodológicas, fundadas nos conceitos de progressão, refinamento e aplicação, para a aprendizagem e treino dos fundamentos do jogo; 7. Realizar e debater a análise crítica dos programas escolares de Voleibol, referentes ao 2o, 3 o ciclos e Ensino Secundário; 8. Identificar, vivenciar e analisar situações de prática pedagógica, em situação real de ensino, de acordo com os objetivos específicos desta área; 9. Contextualizar as tarefas de planificação, de realização e de avaliação do ensino do Voleibol na escola; 10. Realizar diferentes funções de ensino (pré-ativas, interativas e pós-ativas): planificar, apresentar matéria, observar, organizar, orientar, fornecer feedback e avaliar.

Didática Específica do Desporto II - Atletismo

EEF56 - ECTS 1. Desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com o ensino do Atletismo em contexto escolar;

1.1. Conhecer as diferentes disciplinas do atletismo como matéria de ensino.

1.2. Valorizar as potencialidades pedagógicas das diferentes disciplinas que compõem o atletismo e o seu contributo na formação da pessoa desportivamente culta, competente e entusiasta.

1.3. Conhecer e aplicar as progressões pedagógicas para ensinar as diversas disciplinas do Atletismo.

1.4. Planificar, implementar e avaliar atividades de ensino e aprendizagem do atletismo por referência a um modelo curricular.

2. Mobilizar conhecimentos e competências para resolver problemas da prática do ensino do Atletismo, mediante as particularidades das matérias, dos escalões etários e dos níveis de prática.

Didática Específica do Desporto II - Dança

EEF62 - ECTS
  1. Desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com o ensino da dança na escola com uma visão atual, responsável e inovadora;
  2. Valorizar as potencialidades pedagógicas da dança na formação da pessoa desportivamente culta, competente e entusiasta;
  3. Planificar, implementar e avaliar atividades de ensino e aprendizagem da dança por referência a um modelo curricular e às características dos alunos;
  4. Organizar, operacionalizar e participar em espetáculos de dança e de atividades rítmicas expressivas (Sarau).

Didática Específica do Desporto II - Ginástica

EEF58 - ECTS
  1. Compreender conhecimentos teóricos, práticos e de prática pedagógica nas diferentes áreas da Ginástica em contexto escolar;
    2. Identificar meios e métodos a aplicar nas aulas para a aprendizagem e aperfeiçoamento da técnica dos elementos a ensinar na Ginástica;
    3. Organizar e participar em eventos gímnicos de âmbito escolar;
    4. Implementar tarefas de planeamento e avaliação do ensino e aprendizagem da Ginástica, tendo em conta um modelo curricular e as caraterísticas dos alunos;
    5. Dominar o conhecimento adquirido por forma a adotar uma postura crítica, reflexiva e de investigação constante para a melhoria do desempenho da atividade profissional na área da Ginástica.

Didática Específica do Desporto II - Lutas

EEF60 - ECTS 1. Desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com o ensino das Lutas em contexto escolar;
2. Conseguir sintetizar normas que viabilizem, com manutenção da segurança e respeito pela integridade física dos colegas, a introdução das Lutas em contexto escolar;
3. Dominar os aspetos terminológicos de base que permitam compreender e analisar a motricidade das técnicas fundamentais das Lutas passíveis de aplicação em contexto escolar que viabilizem a interpretação dos programas respetivos;
4. Conhecer as bases metodológicas das Lutas para os níveis etários dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Secundário.

Didática Específica do Desporto II - Natação

EEF59 - ECTS

Desenvolver conhecimento e competências relacionadas com o ensino da natação.

Didáticas Específicas do Desporto I

EEF61 - ECTS

Didáticas Específicas do Desporto II

EEF51 - ECTS

Gestão e Cultura Organizacional da Escola

EEF22 - ECTS

Dominar conceitos fundamentais para o entendimento da gestão e organização da escola; Desenvolver uma capacidade de análise crítica aos fundamentos e linhas de investigação da cultura organizacional de escola e da eficácia da escola; Aprofundar conhecimentos e desenvolver competências que permitam uma intervenção profissional adequada na gestão e organização escolar; Problematizar o enquadramento cultural e simbólico da autonomia pedagógica na gestão da escola; Desenvolver a capacidade de elaboração de projectos curriculares de acordo com a especificidade dos contextos.

Psicologia da Educação

EEF46 - ECTS 1. Compreender a importância da missão do Professor na sociedade atual e o seu   papel enquanto agente promotor do desenvolvimento pessoal e social dos estudantes.

2. Integrar e mobilizar as ferramentas concetuais da Psicologia da Educação para identificar e avaliar os fatores que fomentam ou perturbam a comunicação e a relação pedagógica.

3. Valorizar a escola inclusiva, ser capaz de identificar situações desencadeadoras de exclusão, marginalização e mal-estar psicológico e empenhar-se na construção de ambientes positivos nos domínios fisico, psicológico e social.

4. Mobilizar teorias e conceitos da Psicologia da Educação e do Desporto para organizar, realizar e avaliar programas de ensino e aprendizagem de desportos promotores de um estilo de vida saudável e de desenvolvimento positivo das crianças e jovens.

Estágio Profissional

EEF47 - ECTS O Estágio Profissional visa a integração do estudante no exercício da vida profissional de forma progressiva e orientada.
Objetivos específicos:
1. Conceber e realizar o estágio como um projeto autónomo de formação que integra a noção de equipa educativa, assumindo a responsabilidade da aprendizagem e da partilha.
2. Revelar capacidade de projetar a atividade de ensino, no quadro de uma conceção pedagógica referenciada às condições gerais e locais da educação, às condições imediatas da relação educativa e à especificidade da Educação Física no currículo e às características do(s) aluno(s).
3. Revelar capacidade de compreender a escola, os alunos e a comunidade.
4. Investigar e produzir saberes referenciados à sua ação educativa.
5. elaborar umdocumento reflexivo acerca da prática de ensino supervisionada.

Tópicos da Educação Física e Desporto I

EEF27 - ECTS Consolidar e aprofundar conhecimentos nas áreas das ciências do desporto, em tópicos relacionados com o exercício e saúde; o desporto adaptado; a educação estética pelo desporto.
Adotar uma atitude investigativa, reflexiva e crítica sobre temas e desafios colocados à escola e à sociedade no âmbito da íntima associação entre exercíco e saúde, da inclusão pelo desporto e das potencialidades estéticas do desporto.

Tópicos da Educação Física e Desporto II

EEF29 - ECTS

 

Consolidar e aprofundar conhecimentos nas áreas das ciências do desporto, em tópicos relacionados com o DESPORTO, TREINO, FORMAÇÃO E PERFORMANCE; e SUPORTE BÁSICO de VIDA.

 

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