Fisiologia Aplicada
História do Desporto Adaptado
AFA23 - ECTS
Esta unidade curricular visa aprofundar o conhecimento relativo ao aparecimento, desenvolvimento e realidade actual do Desporto Adaptado, no contexto nacional e internacional; pretende também familiarizar os estudantes com aspectos relacionados com a organização nacional e internacional do desporto adaptado, com especial ênfase nas modalidades paralímpicas e na participação portuguesa nos respectivos jogos. Adicionalmente, pretende-se ainda capacitar os estudantes para um conhecimento mais aprofundado acerca do desporto para pessoas com deficiência, em múltiplas perspectivas, destacando-se as que enfatizam o desporto como um espaço privilegiado de recreação e lazer, como forma de terapia ou ainda como elemento integrante do processo educativo.
Métodos de Investigação
AFA20 - ECTS
A unidade cuurricular de Métodos de Investigação tem como objetivos desenvolver competências de investigação nos mestrandos, através do domínio dos métodos de planeamento e organização da investigação, com destaque para as diferentes metodologias.
O aluno deverá dominar os diferentes métodos de investigação de modo a escolher o mais adequado ao objetivo de estudo e ser capaz de divulgar adequadamente os resultados da investigação.
Desenvolver competências na criação, análise e interpretação dos resultados obtidos durante a recolha de dados numa investigação.
Nutrição Aplicada
Pedagogia do Desporto
AFA24 - ECTS
A disciplina de Pedagogia do Desporto visa contribuir para a formação de profissionais capazes de desenvolverem a sua atividade em diferentes áreas do Desporto e da Educação Física, em diferentes contextos e com populações variadas, promovendo a aquisição de conhecimentos especializados no domínio da Atividade Física Adaptada, perspetivada no âmbito educativo.
Objetivos:
- perceber a complexidade do fenómeno educativo
- compreender o papel da Escola e dos profissionais de Educação Física e Desporto na sociedade atual
- identificar os principais problemas decorrentes do exercício da atividade profissional no contexto das atividades físicas adaptadas.
- refletir, de modo teoricamente fundamentado, sobre as implicações para os alunos e para os profissionais das decisões assumidas, do ponto de vista ético e social.
- aprofundar e consolidar conhecimentos fundamentais relacionados com a função profissional no domínio específico da Educação Física e Desporto
- promover atitudes de partilha de experiências, troca de conhecimentos e informações, nomeadamente através de trabalhos em grupo e da produção coletiva de documentos.
Psicologia do Desporto
AFA21 - ECTS
Objetivos:
1. Criar condições para que os estudantes percebam a importância da sua missão enquanto professores/técnicos e que de uma forma intrínseca queiram aprender sempre mais;
2. Melhorar os conhecimentos dos estudantes no domínio da psicologia do desporto e da atividade física, desenvolvendo uma abordagem alargada a alguns tópicos desta área, tendo sempre como referência os contextos nos quais eles desenvolverão a sua atividade.
Competências:
Ser professor/técnico implica saber olhar e ouvir, comunicar consigo e com os outros; implica saber partilhar e trabalhar em equipa, percebendo qual o contexto em que está inserido para ser capaz de adequar os métodos e as atividades a propor.
Resultados da aprendizagem:
Pretendemos que os estudantes atinjam os objetivos desta UC e que executem com eficácia as tarefas pedidas conseguindo assim obter classificação final positiva.
Aprendizagem Motora
AFA28 - ECTS
Objetivos:
-
Promover um conhecimento mais profundo e especializado sobre as questões da Aprendizagem e do Controlo Motor num contexto de Educação Especial, procurando contribuir para uma atuação mais fundamentada no sentido da melhoria da qualidade de vida das populações com necessidades educativas especiais.
-
Conhecer alguns fundamentos da criação de programas de exercício físico adaptado, conhecendo, em função do tipo de deficiência presente, quais as capacidades motoras que deverão ser ser mais desenvolvidas e que tipo de habilidades motoras poderão ser adquiridas, com base nessas capacidades.
-
Familiarizar-se com os instrumentos, metodologias e procedimentos de avaliação das referidas capacidades motoras.
-
Compreender algumas ideias sobre a origem ambiental ou patológica das limitações ao nível da aprendizagem e do controlo motor dos sujeitos com deficiência, de modo a contribuir para que os estudantes sejam mais eficazes e eficientes no seu processo de intervenção junto destas populações.
Biomecânica Aplicada
AFA31 - ECTS
Perceber as leis da mecânica que regem o movimento humano.
Utilizar os instrumentos do laboratório de Biomecânica para o estudo do movimento.
Perceber o processamento dos dados adquiridos e sua interpretação.
Aplicar os conhecimentos no estudo do movimento desportivo adaptado
Organização e Gestão em Desporto
AFA25 - ECTS
Esta unidade curricular visa aprofundar a abordagem de questões relativas ao sistema de classificação médicodesportiva no contexto do desporto para indivíduos com deficiência nos domínios motor, sensorial e intelectual.
Nesse sentido, pretende-se a familiarização dos estudantes com as principais características, objectivos e critérios das referidas classificações, bem como os perfis funcionais das classes, constituídas a partir da sua aplicação e os perfis específicos de determinadas modalidades. É analisada a evolução da organização de eventos desportivos para estes indivíduos, capacitando os estudantes para a reflexão acerca do seu significado e relação com o desporto em geral, na procura de indicadores para a sua melhor organização. Pretende-se que adquiram ainda conhecimentos sobre várias modalidades específicas e adaptadas às diferentes deficiências, e acerca das principais estruturas nacionais e internacionais de apoio á sua organização e gestão desportiva.
Reabilitação
AFA26 - ECTS
Pretende-se que os estudantes adquiram um conjunto de conhecimentos, aptidões e competências multivariadas dirigidas a uma aplicação sistémica ou a uma posterior especialização aprofundada, em diferentes domínios, entre eles:
- a obesidade;
- a reabilitação cardíaca;
- a saúde mental;
- as perturbações do espectro do autismo ou;
- a deficiência motora, sensorial ou intelectual.
Deste modo, pretende-se proporcionar aos estudantes a introdução ou reforço de conhecimentos mais aprofundados em áreas de intervenção específica, ou em matérias de suporte científico relacionadas com a intervenção em diferentes domínios da actividade física adaptada, quer em ambiente inclusivo quer em contextos mais específicos. Desenvolver competências de planeamento, organização e intervenção em diferentes domínios da reabilitação para pessoas com necessidades especiais, tendo por base a actividade física, nas perspectivas, educativa, recreativa, terapêutica e competitiva.
Seminários
AFA27 - ECTS
São convidados especialistas nacionais e internacionais para abordarem matérias entendidas como complementares às abordadas nas restantes unidades curriculares. Deste modo, pretende-se despertar e sensibilizar o interesse dos estudantes para diferentes linhas de investigação no domínio da actividade física adaptada, possibilitando-lhes, de acordo com as suas preferências, um contato mais direto com outros programas já existentes, nomeadamente os que são apresentados pelos diferentes docentes participantes nesta UC, prevendo a possibilidade de escolha de orientador e da temática a investigar no futuro.
Sociologia do Desporto
Dissertação / Relatório de Estágio