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2º Ciclo em Atividade Física Adaptada

Dados Gerais

Código Oficial: 6001
Sigla: 2CAFA
Descrição:
 

Diplomas

  • Mestrado em Atividade Física Adaptada (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Atividade Física Adaptada (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Fisiologia Aplicada

AFA30 - ECTS

Aprofundar os conhecimentos de fisiologia do exercício, utilizando-os na formulação, resolução e discussão de problemas na área de formação e intervenção (populações com necessidades especiais) dos alunos.



História do Desporto Adaptado

AFA23 - ECTS
Esta unidade curricular visa aprofundar o conhecimento relativo ao aparecimento, desenvolvimento e realidade actual do Desporto Adaptado, no contexto nacional e internacional; pretende também familiarizar os estudantes com aspectos relacionados com a organização nacional e internacional do desporto adaptado, com especial ênfase nas modalidades paralímpicas e na participação portuguesa nos respectivos jogos. Adicionalmente, pretende-se ainda capacitar os estudantes para um conhecimento mais aprofundado acerca do desporto para pessoas com deficiência, em múltiplas perspectivas, destacando-se as que enfatizam o desporto como um espaço privilegiado de recreação e lazer, como forma de terapia ou ainda como elemento integrante do processo educativo.

Métodos de Investigação

AFA20 - ECTS A unidade cuurricular de Métodos de Investigação tem como objetivos desenvolver competências de investigação nos mestrandos, através do domínio dos métodos de planeamento e organização da investigação, com destaque para as diferentes metodologias.
O aluno deverá dominar os diferentes métodos de investigação de modo a escolher o mais adequado ao objetivo de estudo e ser capaz de divulgar adequadamente os resultados da investigação.
Desenvolver competências na criação, análise e interpretação dos resultados obtidos durante a recolha de dados numa investigação.

Nutrição Aplicada

AFA22 - ECTS
Dotar os alunos dos conhecimentos básicos que lhes permitam definir os critérios de uma dieta equilibrada numa perspetiva de saúde e bem-estar condicionada ao nível de atividade física do sujeito. Evidenciar as múltiplas implicações que as limitações funcionais têm na alimentação (e.g. seleção e preparação dos alimentos) e nutrição (e.g. absorção endógena dos nutrientes), bem como dos eventuais efeitos potenciadores ou adversos da medicação na digestão dos alimentos e absorção dos nutrientes. Prescrição da dieta do atleta com  handicap numa perspetiva de alta competição.

Pedagogia do Desporto

AFA24 - ECTS A disciplina de Pedagogia do Desporto visa contribuir para a formação de profissionais capazes de desenvolverem a sua atividade em diferentes áreas do Desporto e da Educação Física, em diferentes contextos e com populações variadas, promovendo a aquisição de conhecimentos especializados no domínio da Atividade Física Adaptada, perspetivada no âmbito educativo.

Objetivos:
- perceber a complexidade do fenómeno educativo
- compreender o papel da Escola e dos profissionais de Educação Física e Desporto na sociedade atual
- identificar os principais problemas decorrentes do exercício da atividade profissional no contexto das atividades físicas adaptadas.
- refletir, de modo teoricamente fundamentado, sobre as implicações para os alunos e para os profissionais das decisões assumidas, do ponto de vista ético e social.
- aprofundar e consolidar conhecimentos fundamentais relacionados com a função profissional no domínio específico da Educação Física e Desporto
- promover atitudes de partilha de experiências, troca de conhecimentos e informações, nomeadamente através de trabalhos em grupo e da produção coletiva de documentos.

Psicologia do Desporto

AFA21 - ECTS
Objetivos:
1. Criar condições para que os estudantes percebam a importância da sua missão enquanto professores/técnicos e que de uma forma intrínseca queiram aprender sempre mais;
2. Introduzir os estudantes no domínio da psicologia do desporto e da atividade física, desenvolvendo uma abordagem alargada a alguns tópicos desta área, tendo sempre como referência os contextos nos quais eles desenvolverão a sua atividade.

Competências:
Ser professor/técnico implica saber olhar e ouvir, comunicar consigo e com os outros; implica saber partilhar e trabalhar em equipa, percebendo qual o contexto em que  está inserido para ser capaz de adequar os métodos e as atividades a propor.

Resultados da aprendizagem:
Pretendemos que os estudantes atinjam os objetivos desta UC e que executem com eficácia as tarefas pedidas conseguindo assim obter classificação final positiva.

Aprendizagem Motora

AFA28 - ECTS
Objetivos:
  • Proporcionar um conhecimento mais profundo e especializado sobre as questões da Aprendizagem e do Controlo Motor num contexto de Educação Especial, procurando contribuir para uma atuação mais fundamentada no sentido da melhoria da qualidade de vida das populações com necessidades educativas especiais.
  • Domínio dos fundamentos da criação de programas de exercício físico adaptado, conhecendo, em função do tipo de deficiência presente, quais as capacidades motoras que deverão ser ser mais desenvolvidas e que tipo de habilidades motoras poderão ser adquiridas, com base nessas capacidades.
  • Familiarização com os instrumentos, metodologias e procedimentos de avaliação das referidas capacidades motoras.
  • Reflexão sobre a origem ambiental ou patológica das limitações ao nível da aprendizagem e do controlo motor dos sujeitos com deficiência, de modo a contribuir para que os estudantes sejam mais eficazes e eficientes no seu processo de intervenção junto destas populações.

Biomecânica Aplicada

AFA31 - ECTS
Perceber as leis da mecânica que regem o movimento humano.
Utilizar os instrumentos do laboratório de Biomecânica para o estudo do movimento.
Perceber o processamento dos dados adquiridos e sua interpretação.
Aplicar os conhecimentos no estudo do movimento desportivo adaptado

Organização e Gestão em Desporto

AFA25 - ECTS
Esta unidade curricular visa aprofundar a abordagem de questões relativas ao sistema de classificação médicodesportiva no contexto do desporto para indivíduos com deficiência nos domínios motor, sensorial e intelectual.
Nesse sentido, pretende-se a familiarização dos estudantes com as principais características, objectivos e critérios das referidas classificações, bem como os perfis funcionais das classes, constituídas a partir da sua aplicação e os perfis específicos de determinadas modalidades. É analisada a evolução da organização de eventos desportivos para estes indivíduos, capacitando os estudantes para a reflexão acerca do seu significado e relação com o desporto em geral, na procura de indicadores para a sua melhor organização. Pretende-se que adquiram ainda conhecimentos sobre várias modalidades específicas e adaptadas às diferentes deficiências, e acerca das principais estruturas nacionais e internacionais de apoio á sua organização e gestão desportiva.

Reabilitação

AFA26 - ECTS
Pretende-se que os estudantes adquiram um conjunto de conhecimentos, aptidões e competências multivariadas dirigidas a uma aplicação sistémica ou a uma posterior  especialização aprofundada, em diferentes domínios, entre eles:
  1. a obesidade;
  2. a reabilitação cardíaca;
  3. a saúde mental;
  4. as perturbações do espectro do autismo ou;
  5. a deficiência motora, sensorial ou intelectual.
Deste modo, pretende-se proporcionar aos estudantes a introdução ou reforço de  conhecimentos mais aprofundados em áreas de intervenção específica, ou em matérias de suporte científico relacionadas com a intervenção em diferentes domínios da actividade física adaptada, quer em ambiente inclusivo quer em contextos mais específicos. Desenvolver  competências de planeamento, organização e intervenção em diferentes domínios da reabilitação para pessoas com necessidades especiais, tendo por base a actividade física, nas perspectivas, educativa, recreativa, terapêutica e competitiva.

Seminários

AFA27 - ECTS
São convidados especialistas nacionais e internacionais para abordarem matérias entendidas como complementares às abordadas nas restantes unidades curriculares. Deste modo, pretende-se despertar e sensibilizar o interesse dos estudantes para diferentes linhas de investigação no domínio da actividade física adaptada, possibilitando-lhes, de acordo com as suas preferências, um contato mais direto com outros programas já existentes, nomeadamente os que são apresentados pelos diferentes docentes participantes nesta UC, prevendo a possibilidade de escolha de orientador e da temática a investigar no futuro.

Sociologia do Desporto

AFA29 - ECTS

Esta disciplina tem como grande objetivo levar o aluno a compreender a posição da Pessoa com Deficiência na sociedade atual e o seu lugar face à atual problematização do desporto.

Dissertação / Relatório de Estágio

AFA41 - ECTS
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