Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > 2CTARD > Informação para Candidatos
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

2º Ciclo em Treino de Alto Rendimento Desportivo

Dados Gerais

Código Oficial: 6260
Sigla: 2CTARD

Diplomas

  • Mestrado em Treino de Alto Rendimento Desportivo (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ciências do Treino Desportivo (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Administração e Gestão em Desporto

TARD33 - ECTS Os objectivos desta Unidade Curricular prendem-se com a necessidade de corresponder a solicitações muito claras que o mercado do desporto vem dando nos últimos anos, no sentido de uma cada vez maior diversificação das tarefas atribuídas aos profissionais desta área.
Assim pretendemos dotar os candidatos a Mestres em Treino de Alto Rendimento dos conhecimentos necessários à compreensão e domínio das técnicas que lhes permitam não apenas gerir, como conceber planos estratégicos de desenvolvimento das instituições, das equipas, dos produtos e dos serviços ligados à actividade desportiva.

Biomecânica em Desporto

TARD23 - ECTS
Desenvolver nos estudantes conhecimentos e competências avançados para a utilização dos conceitos, dos métodos e da instrumentação biomecânica na avaliação e investigação científica.
Os estudante conhecerão os fundamentos e serão capazes de operar sistemas de avaliação cinemétrica (imagiológica e não imagiológica), antropométrica, dinamométrica (plataforma de forças e podobarometria dinâmica) e electromiográfica de superfície.

Bioquímica do Exercício

TARD30 - ECTS

Aprofundar os conhecimentos de bioquímica do exercício, utilizando-os na formulação, resolução e discussão de problemas na área de formação e intervenção dos alunos

Metodologia da Investigação

TARD20 - ECTS
1º Conhecimento vasto e esclarecido de aspectos fundamentais da pesquisa:
(i) estabelecimento de problemas e hipóteses;
(ii) delineamentos de pesquisa;
(iii) construção de projetos
de investigação;
(iv) ligação estreita entre objetivos-hipóteses-delineamento.

2º Consolidação de aspetos fundamentais da análise de dados, percorrendo as suas matérias essenciais: (i) análise exploratória e descritiva;
(ii) testes de hipóteses desde o teste t àANOVA I;
(iii) correlação e regressão simples.

3º Conhecimento aprofundado nos tópicos seguintes:
(i) regressão múltipla e logística;
(ii) ANOVA II;
(iii) controlo da qualidade da informação.

4º Identificação com todo o material bibliográfico disponível na FADE, bem como uma introdução ao uso do programa Endnote.

5º Proficiência no uso dos softwares Excel e SPSS para as suas análises estatísticas.

Nutrição em Desporto

TARD31 - ECTS
Dotar os alunos dos conhecimentos básicos que lhes permitam definir os critérios de uma dieta equilibrada numa perspetiva do alto rendimento desportivo. Evidenciar as múltiplas implicações da nutrição no processo de treino, em função dos ciclos de sobrecarga, manutenção e tapering. Análise da eficácia ergogénica dos vários tipos de suplementação.

Seminários 1

TARD32 - ECTS Ter contacto com diversas temáticas complementares ao currículo fundamental, e.g., "Pele e Desporto", "Desporto e Sistema Imunológico", "Asma e Desporto", Doenças Alérgicas e Desporto", "Sistema urinário e Desporto", "Acuidade Visual e Desporto", Fundamentos Biofísicos do Treino da Força", Fundamentos Biofísicos do Treino de Velocidade", "Análise de Percursos Individuais de Atletas de Elite de Desportos Individuais", "Análise de Percursos Individuais de Atletas de Elite de Jogos Desportivos Coletivos", "Análise de Percursos Individuais de Treinadores de Elite de Desportos Individuais", "Análise de Percursos de Treinadores de Elite de Jogos Desportivos Coletivos", etc.

Sociologia do Desporto

TARD25 - ECTS

O objetivo desta unidade curricular é levar o estudante a compreender que o fenómeno do desporto do mais elevado rendimento não acontece de forma isolada ou descontextualizada da sociedade mas inserida numa lógica axiológica muita vasta. Para tal, torna-se fundamental que o estudante conheça minimamente os fundamentos antropológicos que legitimam o desporto, sua inserção na contemporaneidade e a partir daí ter a competência de ler o desporto de elevado nível através de um quadro de valores, onde o rendimento é uma categoria com elevada importância humana, e não apenas algo de conjuntural.

Controlo e Avaliação do Treino

TARD34 - ECTS
Dotar os estudantes com as vivências específicas e conhecimentos básicos de Controlo e Avaliação do Treino aplicados quer às modalidades individuais, quer aos jogos coletivos, particularmente numa perspetiva fisiológica, aplicada ao processo de treino.

Fisiologia do Desporto

TARD26 - ECTS Compreender e assimilar conhecimentos teóricos e práticos de tópicos relevantes para melhoria das competências fisiológicas dos atletas de alto rendimento, no treino e competição.

Medicina Desportiva

TARD24 - ECTS
Compreender e assimilar conhecimentos teóricos sobre alguns tópicos relacionados com a aplicação da medicina desportiva ao desporto de alto rendimento.

Metodologia do Desporto-Andebol

TARD28-An - ECTS Adquirir competências avançadas no exercício da função de treinador de alto rendimento desportivo.
Adquirir competências na construção, implementação e avaliação de programas de desenvolvimento desportivo numa perspetiva de alto rendimento desportivo.
Desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática e a capacitação para a intervenção pedagógica e cientificamente sustentada.
Desenvolver a capacidade de aprender autónoma e deliberadamente pelo recurso a fontes de conhecimento diversificadas.
Intervir criticamente no quadro do tecido desporto e demonstrar espírito empreendedor no alcance da implementação de boas práticas profissionais no treino de alto rendimento desportivo.

Metodologia do Desporto-Atletismo

TARD28-At - ECTS
Os estudantes aprofundarão os conhecimentos desenvolvidos nas disciplinas de Metodologia I, II e III do 1º ciclo de estudos, principalmente ao nível fisiológico, bioquímico e biomecânico, para uma mais cientificamente fundamentada prescrição do treino das várias especialidades do Atletismo. Será também visado o desenvolvimento de competências técnicas e científicas relacionadas com o controlo do treino. Deverão ser capazes de planificar uma época desportiva.

Metodologia do Desporto-Basquetebol

TARD28-Ba - ECTS
  1.       Adquirir competências avançadas no exercício da função de treinador de alto rendimento desportivo.
  2.       Adquirir competências na construção, implementação e avaliação de programas de desenvolvimento desportivo numa perspetiva de alto rendimento desportivo.
  3.       Desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática e a capacitação para a intervenção pedagógica e cientificamente sustentada.
  4.       Desenvolver a capacidade de aprender autónoma e deliberadamente pelo recurso a fontes de conhecimento diversificadas.

Metodologia do Desporto-Futebol

TARD28-Fu - ECTS
Proporcionar formação superior especializada, a partir do entendimento do quadro específico de problemas do treino e da competição do Futebol de alto rendimento.
Aprofundar campos e áreas de reflexão no âmbito do Futebol, entendidos na sua vertente investigativa e de aplicação, através da estimulação da curiosidade científica dos estudantes e da promoção das respetivas cultura e competências de pesquisa.

Metodologia do Desporto-Ginástica

TARD28-Gi - ECTS

 

    1. Desenvolver nos estudantes conhecimentos e competências avançados para o treino e para a investigação aplicada à Ginástica em diferentes áreas: No planeamento do treino, Na avaliação e controlo do treino, Na gestão e orientação técnica de um ginasta e de uma equipa, Na identificação e potenciação de fatores de rendimento.

    2. Adquirir competências técnicas avançadas no exercício da função de treinador de alto rendimento desportivo.

    3. Adquirir competências na construção, implementação e avaliação de programas de desenvolvimento desportivo numa perspetiva de alto rendimento desportivo.

    4. Desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática e a capacitação para a intervenção pedagógica e cientificamente sustentada.

    5. Intervir criticamente no quadro do tecido desporto e demonstrar espírito empreendedor no alcance da implementação de boas práticas profissionais no treino de alto rendimento desportivo.

 

 

Metodologia do Desporto-Natação

TARD28-Na - ECTS Desenvolver nos estudantes conhecimentos e competências avançados para o treino e para a investigação aplicada à natação, mormente nas seguintes áreas: planeamento do treino, avaliação e controlo do treino, gestão de uma equipa, identificação e potenciação dos factores de rendimento (fisiológicos, biomecânicos, psicológicos e outros).

Metodologia do Desporto-Voleibol

TARD28-Vo - ECTS a) Aplicar e desenvolver os conhecimentos gerais das ciências do desporto e aplicados no âmbito do treino desportivo na modalidade de Voleibol.
b) Identificar e resolver constrangimentos afetos à função e intervenção do treinador desportivo em contextos reais de prática.
c) Desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática.
d) Desenvolver a capacidade de aprender autónoma e deliberadamente pelo recurso a fontes de conhecimento diversificadas.

Psicologia do Desporto

TARD27 - ECTS

Esta unidade curricular (UC) tem como objectivo promover o aprofundamento e consolidação de conhecimentos anteriormente adquiridos no domínio da Psicologia do Desporto (PD) mais relacionados com o treino desportivo de alto rendimento.

 

Seminários 2

TARD35 - ECTS Ter contacto com diversas temáticas complementares ao currículo fundamental, e.g., "Pele e Desporto", "Desporto e Sistema Imunológico", "Asma e Desporto", Doenças Alérgicas e Desporto", "Sistema urinário e Desporto", "Acuidade Visual e Desporto", Fundamentos Biofísicos do Treino da Força", Fundamentos Biofísicos do Treino de Velocidade", "Análise de Percursos Individuais de Atletas de Elite de Desportos Individuais", "Análise de Percursos Individuais de Atletas de Elite de Jogos Desportivos Coletivos", "Análise de Percursos Individuais de Treinadores de Elite de Desportos Individuais", "Análise de Percursos de Treinadores de Elite de Jogos Desportivos Coletivos", etc.

Teoria e Metodologia do Treino Desportivo

TARD21 - ECTS

Dotar os estudantes de conhecimento e competências sobre a organização e direção da prática desportiva e do treino de alto rendimento.


Dissertação / Estágio

TARD41 - ECTS
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2022-01-24 às 19:09:39 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais