Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > 2CAFTI > Informação para Candidatos
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

2º Ciclo em Atividade Física para a Terceira Idade

Dados Gerais

Código Oficial: 6004
Sigla: 2CAFTI

Diplomas

  • Mestrado em Atividade Física para a Terceira Idade (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Atividade Física e Saúde no Idoso (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Alimentação e Nutrição no Idoso

AFTI30 - ECTS Permitir ao aluno o desenho, a definição e o conhecimentos ajustados para uma dieta ajustada e critérios de prescrição alimentar em diferentes contextos e para a população idosa

Fisiologia do Exercício no Idoso

AFTI29 - ECTS Pretende-se com esta disciplina o domínio dos conhecimentos relativos à aplicação das diferentes áreas da fisiologia do exercício ao organismo em envelhecimento.

Metodologia de Investigação

AFTI23 - ECTS

A Unidade Curricular de Métodologia de Investigação tem como objetivos desenvolver competências de investigação nos mestrandos, através do domínio dos métodos de planeamento e organização da investigação, com destaque para as diferentes metodologias. O estudante deverá dominar os diferentes métodos de investigação de modo a escolher o mais adequado ao objetivo de estudo e ser capaz de divulgar adequadamente os resultados da investigação. Desenvolver competências na criação, análise e interpretação dos resultados obtidos durante a recolha de dados numa investigação.

Patologia e Doença no Idoso

AFTI28 - ECTS

Para além do aprofundamento dos conteúdos adquiridos durante o 1º ciclo de estudos, esta unidade curricular visa fornecer aos estudantes, numa perspectiva multidisciplinar, os conhecimentos sobre as principais alterações teciduais e orgânicas motivadas pelo processo de envelhecimento assim como as suas repercussões funcionais locais e sistémicas.

Psicologia do Envelhecimento

AFTI22 - ECTS 1. Desenvolver uma abordagem global e compreensiva de alguns tópicos da área da psicologia do envelhecimento, tendo sempre como referência a importância de um envelhecimento funcional.
2. Dotar os estudantes de ferramentas que lhe permitam ser investigadores e profissionais capazes de disponibilizarem à comunidade, designadamente à terceira idade, os processos mais adequados e eficazes da prática de atividade física visando a motivação para a prática, autonomia, bem-estar e qualidade de vida da população idosa.

Avaliação e Prescrição do Exercício no Idoso

AFTI31 - ECTS O objetivo geral da disciplina de Gerontologia Pedagógica e Educacional corresponde à formação de competências pedagógicas e académicas no sentido de apetrechar os estudantes com conhecimentos e capacidades que lhes facilitem a tarefa de implementar programas de atividade física com repercussões sobre a saúde, autonomia, bem-estar e qualidade de vida da população idosa.
Constituem-se ainda como objetivos da disciplina:
(i) entender o processo de envelhecimento;
(ii) ter domínio conceptual acerca dos efeitos da atividade física sobre o processo de envelhecimento;
(iii) prescrever, programar, organizar e desenvolver programas individualizados e de grupo tendo em consideração as caraterísticas individuais;
(iv) desenvolver atitudes e valores, que permitam aos futuros profissionais a realização de uma prática entusiasta e competente.

Comportamento Motor

AFTI26 - ECTS O objetivo geral da disciplina de Comportamento Motor corresponde à formação de competências pedagógicas e académicas no sentido de apetrechar os estudantes com conhecimentos e capacidades que lhes facilitem a tarefa de avaliar um leque variado de aspetos relacionados com o comportamento motor na população idosa.

Gerontologia Social e Cultural

AFTI24 - ECTS O principal objectivo desta Unidade Curricular é proporcionar aos estudante uma visão do Idoso na sociedade ocidental, identificar os seus principais problemas e tentar compreender o seu estar-no-mundo face a uma vida pensada para uma população jovem.
Os Estudantes, no final da Unidade Curricular, deverão possuir a competência de identificar os principais problemas inerentes ao idoso na nossa sociedade e conhecer o contributo que a actividade física pode ter para a reconstrução de uma vida de relação, que normalmente é perdida com a velhice

Seminários

AFTI27 - ECTS

A disciplina visa fornecer conceitos interdisciplinares quer no domínio concetual quer no que concerne ao tratamento metodológico aplicado à pesquisa experimental. Procura-se desenvolver uma síntese temática da área de investigação e domínio de conhecimentos aplicados à Atividade Física e às suas interacções com a saúde e o lazer.

Dissertação / Relatório de Estágio

AFTI41 - ECTS
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2022-01-16 às 18:55:25 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais