Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > 2CTD > Informação para Candidatos
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

2º Ciclo em Treino Desportivo - Treino de Alto Rendimento e Treino de Jovens

Dados Gerais

Código Oficial: 6961
Sigla: 2CTD
Descrição:

O 2º Ciclo em Treino Desportivo da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto constitui um ciclo de estudos aprofundados na área do treino desportivo. Este ciclo de estudos oferece aos estudantes a aquisição de conhecimentos e competências em matéria de treino desportivo, com o intuito de formar profissionais com um perfil de exceção, habilitados para o exercício profissional da atividade de Treinador de Desporto, coordenação de equipas técnicas pluridisciplinares e formação de treinadores. Acrescenta-se ainda o domínio de conhecimentos potenciadores da adoção de uma atitude investigativa no desempenho profissional, da capacidade de reflexão crítica e proactiva em ambientes profissionais exigentes e plurais.

Trata-se de um ciclo de estudos delineado preferencialmente para treinadores já graduados (titulares de primeiro ciclo) que procuram não só aprofundar os seus conhecimentos, mas sobretudo elevá-los ao estado atual e às zonas perspetivadas para o próximo desenvolvimento da arte. Nesta medida, a formação profissional e a científica, constituem domínios axiomáticos da matriz curricular do curso, procurando-se evidenciar, por um lado, e fomentar, por outro, a conveniência do uso da ciência e a produção quotidiana de novos saberes em sede de prática do treino e da competição.

Em conformidade o 2º Ciclo em Treino Desportivo da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, tem como objetivos centrais:

  1. Elevar a qualificação científica, pedagógica e técnico-profissional de licenciados que intervêm no Treino Desportivo em qualquer nível e contexto de prática;
  2. Disponibilizar aos estudantes conhecimentos que lhes permitem liderar os processos de orientação de equipas e atletas, centrados na organização, planeamento, condução, avaliação e controlo dos processos de treino e de competição em contextos e níveis de prática desportiva diferenciadas.
  3. Propiciar aos futuros treinadores conhecimentos e competências que lhes permitam coordenar equipas de especialistas de diferentes domínios disciplinares no apoio ao desenvolvimento da prestação desportiva e do Desporto em geral.

Nesta perspetiva, a Universidade do Porto, através da Faculdade de Desporto, confere o grau de Mestre em Treino Desportivo no ramo Treino de Jovens ou ramo Treino de Alto Rendimento, nos termos da lei, aos estudantes que demonstrem:

  1. Possuir competências de orientação pedagógica e técnica em treino desportivo em contextos plurais;
  2. Possuir competências de investigação em problemas correlatos com a formação desportiva e desenvolvimento de programas no âmbito do Treino Desportivo;
  3. Saber aplicar conhecimentos, capacidade de compreensão e resolução de problemas em situações novas relacionados com o treino desportivo;
  4. Ser capaz de integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada, incluindo reflexões sobre as implicações éticas e sociais que resultam dessas soluções ou as condicionem;
  5. Ser capaz de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de forma clara;
  6. Possuir competências de aprendizagem auto-orientada ou autónoma, requisito indispensável do desenvolvimento cientifico e profissional ao longo da carreira profissional.

Diplomas

  • Mestrado em Treino Desportivo - Treino de Alto Rendimento (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Treino Desportivo - Treino de Jovens (120 Créditos ECTS)
  • Curso de mestrado em Treino Desportivo - Treino de Alto Rendimento (60 Créditos ECTS)
  • Curso de mestrado em Treino Desportivo - Treino de Jovens (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Biomecânica do Desporto

TD07 - ECTS

Desenvolver nos estudantes conhecimentos e competências avançados para a utilização dos conceitos, dos métodos e da instrumentação biomecânica na avaliação e investigação científica com foco nas respetivas modalidades desportivas de interesse.

Os estudante conhecerão os fundamentos e serão capazes de perspetivar problemas biomecânicos e de estruturar a resposta mais adequada para os mesmos, envolvendo sistemas de avaliação cinemétrica (imagiológica e não imagiológica), antropométrica, dinamométrica, electromiográfica e termográfica.

Fisiologia do Desporto

TD06 - ECTS

Compreender e assimilar conhecimentos teóricos e práticos de tópicos relevantes para melhoria das competências fisiológicas dos atletas de alto rendimento, no treino e competição.

Gestão do Desporto

TD04 - ECTS Os objectivos desta Unidade Curricular prendem-se com a necessidade de corresponder a solicitações muito claras que o mercado e a realidade do desporto, nacional e internacional, vem dando nos últimos anos, no sentido de uma cada vez maior diversificação das tarefas atribuídas aos profissionais desta área.
Assim pretendemos dotar os candidatos a Mestres em Treino Desportivo dos conhecimentos necessários à compreensão e domínio da realidade do sistema desportivo, nacional e internacional, bem como dos conhecimentos que lhes permitam não apenas gerir, como conceber planos estratégicos de desenvolvimento das instituições, das equipas, dos produtos e dos serviços ligados à actividade desportiva.

Metodologia da Investigação

TD02 - ECTS
1º Conhecimento dos pressupostos e fundamentos das abordagens qualitativas
(i) tradições metodológicas positivistas, interpretativistas; teórico-criticas;
(ii) fundamentos ontológicos, epistemológicos e metodológicos;
(iii) procedimentos e técnicas de recolha e análise de dados qualitativos.

2º Conhecimento de aspetos fundamentais da pesquisa qualitativa e quantitativa:
(i) revisão da literatura
(ii) estabelecimento de problemas e hipóteses;
(iii) delineamentos de pesquisa;
(iv) construção de projetos de investigação;
(v) ligação estreita entre objetivos-hipóteses-delineamento.

3º Consolidação de aspetos fundamentais da análise de dados, percorrendo às suas matérias essenciais:
(i) análise exploratória e descritiva;
(ii) testes de hipóteses desde o teste t à ANOVA I;
(iii) correlação e regressão simples.

4º Conhecimento aprofundado nos tópicos seguintes:
(i) regressão múltipla e logística;
(ii) ANOVA II e ANOVA de medidas repetidas;
(iii) controlo da qualidade da informação.

5º Identificação com o acervo documental disponível na FADE, bem como uma introdução ao uso do programa Endnote.

6º Proficiência no uso dos softwares Excel e SPSS para as suas análises estatísticas.

Pedagogia do Desporto

TD01 - ECTS
  1. Apresentar o desporto a partir do olhar pedagógico-cultural destacando a relação desporto, ciência, cultura e educação.
  2. Concretizar o valor pedagógico  do desporto evidenciando os sentidos, princípios, normas e valores e que podem ser experimentados e apropriados pelos praticantes.
  3. Precisar e qualificar o papel pedagógico dos treinadores no âmbito da relação pedagógica, nos diferentes contextos de prática do treino desportivo..

Psicologia do Desporto

TD05 - ECTS

Esta unidade curricular (UC) tem como objectivo promover o aprofundamento e consolidação de conhecimentos anteriormente adquiridos no domínio da Psicologia do Desporto (PD) mais relacionados com o treino desportivo de alto rendimento.

 

Seminário - Treino Desportivo

TD09 - ECTS

Identificar a natureza da atividade do treinador de desporto.

Reconhecer constrangimentos afetos à atividade do treinador de desporto.

Desenvolver reflexão crítica acerca dos problemas inerentes a formação do treinador e respetivo desenvolvimento profissional.

Desenvolver uma atitude investigativa no âmbito da área de pesquisa e domínio de conhecimentos aplicados ao Treino Desportivo em geral.

Adquirir conhecimentos em áreas temáticas correlatas ao Desporto, emergentes no contexto da sociedade hodierna. 

Desenvolver a capacidade de aprender autónoma e deliberadamente pelo recurso a fontes de conhecimento diversificadas.

Sociologia do Desporto

TD03 - ECTS

O objetivo desta unidade curricular é levar o estudante a compreender que o fenómeno do desporto do mais elevado rendimento não acontece de forma isolada ou descontextualizada da sociedade mas inserida numa lógica axiológica muita vasta. Para tal, torna-se fundamental que o estudante conheça minimamente os fundamentos antropológicos que legitimam o desporto, sua inserção na contemporaneidade e a partir daí ter a competência de ler o desporto de elevado nível através de um quadro de valores, onde o rendimento é uma categoria com elevada importância humana, e não apenas algo de conjuntural.

Teoria e Metodologia do Treino

TD08 - ECTS
O objetivo desta unidade curricular é dotar os estudantes de conhecimento básico sobre a estrutura e o modo de produção do conhecimento em Ciências do Desporto e em Treino Desportivo. Outro objectivo importante é proporcionar aos estudantes conhecimento fundamental sobre os perfis e as tarefas do treinador e sobre a organização e direção da prática desportiva durante os processos de treino e de competição.

 

Dissertação/Estágio

TD27 - ECTS

Preparação da Dissertação/Estágio

TD26 - ECTS

Em relação à dissertação:

a) Aquisição de capacidades básicas relacionadas com a actividade de investigação
b) Desenvolver sentido crítico fundamentado à luz de paradigmas de investigação e teorias correlatas. c) Desenvolver competências ao nível metodológico no tratamento dos problemas de pesquisa.
c) Desenvolver uma autonomia sustentável na actividade de investigar.

Em relação ao estágio:

a) Desenvolver capacidade de análise/reflexão/discussão crítica a partir dos problemas emergentes dos contextos reais de prática.
b) Desenvolver a capacidade de sustentar teoricamente os problemas da prática pelo desenvolvimento de competências metacognitivas.
c) Distinguir e sistematizar a informação que emerge dos contextos reais de prática plasmando em relatório.
d) Perspectivar a capacidade de intervir no processo de treino de forma autónoma e responsável desenvolvendo um comprometimento sustentado com a função de treinador

Biomecânica do Desporto - Alto Rendimento


TD14 - ECTS
Preparação, implementação e tratamento de recolhas de dados no Laboratório de Biomecânica.
Conhecer os diversos instrumentos do Laboratório de Biomecânica e as respetivas mais valias e limitações. Perceber a complementaridade entre os diversos instrumentos.
Fazer o tratamento dos dados e prepará-los para análise aprofundada noutros programas, em particular a folha de cálculo (por exemplo Microsoft Excel).

Fisiologia do Desporto - Alto Rendimento


TD13 - ECTS

Compreender e assimilar conhecimentos teóricos e práticos de tópicos relevantes para melhoria das competências fisiológicas dos atletas de alto rendimento, no treino e competição.


Metodologia do Desporto - Treino de Alto Rendimento Desportivo Andebol


TD16 - And - ECTS
Adquirir competências avançadas no exercício da função de treinador de alto rendimento desportivo.
Adquirir competências na construção, implementação e avaliação de programas de desenvolvimento desportivo numa perspetiva de alto rendimento desportivo.
Desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática e a capacitação para a intervenção pedagógica e cientificamente sustentada.
Desenvolver a capacidade de aprender autónoma e deliberadamente pelo recurso a fontes de conhecimento diversificadas.
Intervir criticamente no quadro do tecido desporto e demonstrar espírito empreendedor no alcance da implementação de boas práticas profissionais no treino de alto rendimento desportivo.

Metodologia do Desporto - Treino de Alto Rendimento Desportivo Atletismo


TD16 - Atl - ECTS
Os estudantes aprofundarão os conhecimentos desenvolvidos nas disciplinas de Metodologia I, II e III do 1º ciclo de estudos, principalmente ao nível fisiológico, bioquímico e biomecânico, para uma mais cientificamente fundamentada prescrição do treino das várias especialidades do Atletismo. Será também visado o desenvolvimento de competências técnicas e científicas relacionadas com o controlo do treino. Deverão ser capazes de planificar uma época desportiva.

Metodologia do Desporto - Treino de Alto Rendimento Desportivo Basquetebol


TD16 - Bas - ECTS
  1. Adquirir competências avançadas no exercício da função de treinador de alto rendimento desportivo.
  2. Adquirir competências na construção, implementação e avaliação de programas de desenvolvimento desportivo numa perspetiva de alto rendimento desportivo.
  3. Desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática e a capacitação para a intervenção pedagógica e cientificamente sustentada.
  4. Desenvolver a capacidade de aprender autónoma e deliberadamente pelo recurso a fontes de conhecimento diversificadas.

Metodologia do Desporto - Treino de Alto Rendimento Desportivo Futebol


TD16 - Fut - ECTS

Proporcionar formação superior especializada, a partir do entendimento do quadro específico de problemas do treino e da competição do Futebol de alto rendimento.

 

Aprofundar campos e áreas de reflexão no âmbito do Futebol, entendidos na sua vertente investigativa e de aplicação, através da estimulação da curiosidade científica dos estudantes e da promoção das respetivas cultura e competências de pesquisa.


Metodologia do Desporto - Treino de Alto Rendimento Desportivo Ginástica


TD16 - Gin - ECTS
Desenvolver nos estudantes conhecimentos e competências avançados para o treino e para a investigação aplicada à Ginástica em diferentes áreas: no planeamento do treino, na avaliação e controlo do treino, na gestão e orientação técnica de um ginasta e de uma equipa, na identificação e potenciação de fatores de rendimento.

Adquirir competências técnicas avançadas no exercício da função de treinador desportivo em ginástica.

Adquirir competências na construção, implementação e avaliação de programas de desenvolvimento desportivo numa perspetiva de alto rendimento em ginástica.

Desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática e a capacitação para a intervenção pedagógica e cientificamente sustentada.

Intervir criticamente no quadro do tecido desportivo e demonstrar espírito empreendedor no alcance da implementação de boas práticas profissionais no treino de alto rendimento desportivo.  


Metodologia do Desporto - Treino de Alto Rendimento Desportivo Natação


TD16 - Nat - ECTS
Desenvolver nos estudantes conhecimentos e competências avançados para o treino e para a investigação aplicada à natação, mormente nas seguintes áreas: planeamento do treino, avaliação e controlo do treino, gestão de uma equipa, identificação e potenciação dos factores de rendimento (fisiológicos, biomecânicos, psicológicos e outros).

Metodologia do Desporto - Treino de Alto Rendimento Desportivo Voleibol


TD16 - Vol - ECTS

a) Aplicar e desenvolver os conhecimentos gerais das ciências do desporto e aplicados no âmbito do treino desportivo na modalidade de Voleibol em alto rendimento.

b) Identificar e resolver constrangimentos afetos à função e intervenção do treinador desportivo em contextos reais de prática de voleibol em alto rendimento.

c) Desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática de voleibol em alto rendimento.

d) Desenvolver a capacidade de aprender autónoma e deliberadamente pelo recurso a fontes de conhecimento diversificadas.


Pedagogia do Desporto - Alto Rendimento


TD11 - ECTS

1. Dotar os estudantes de competências que lhes permitam enquadrar, pedagógica e cientificamente, o treino e a competição de atletas no âmbito do treino de alto rendimento;

2. Precisar e qualificar as funções do treinador de Alto Rendimento e de outros intervenientes significativos;

3. Dotar os estudantes de conhecimentos e competências no domínio da conceção, implementação e avaliação de projetos que visam a excelência desportiva, em organizações vocacionadas para a formação e desenvolvimento de talentos desportivos e de atletas de alto rendimento em fases avançadas da carreira.

4. Capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas ou em contextos alargados e multidisciplinares para o exercício da atividade profissional em Treino de Alto Rendimento

Psicologia do Desporto - Alto Rendimento


TD12 - ECTS

Esta unidade curricular (UC) tem como objectivo promover o aprofundamento e consolidação de conhecimentos anteriormente adquiridos no domínio da Psicologia do Desporto (PD) mais relacionados com o treino desportivo de alto rendimento.

 


Seminário - Treino de Alto Rendimento


TD17 - ECTS
A UC visa fornecer conceitos interdisciplinares quer no domínio concetual quer no que concerne ao tratamento metodológico aplicado à pesquisa experimental. Procura-se
desenvolver uma síntese temática da área de investigação
e domínio de conhecimentos aplicados ao treino de alto rendimento.
Aquisição de conhecimentos no domínio do enquadramento da prática do treino e da competição de atletas de alto rendimento e em particular no domínio da avaliação e controlo do treino e da competição de atletas de alto rendimento.

Teoria e Metodologia do Treino - Alto Rendimento


TD15 - ECTS

Dotar os estudantes de conhecimento e competências sobre a organização e direção da prática desportiva e do treino de alto rendimento.



Biomecânica do Desporto - Jovens


TD21 - ECTS

Preparação, implementação e tratamento de recolhas de dados no Laboratório de Biomecânica.
Conhecer os diversos instrumentos do Laboratório de Biomecânica e as respetivas mais valias e limitações. Perceber a complementaridade entre os diversos instrumentos.
Fazer o tratamento dos dados e prepará-los para análise aprofundada noutros programas, em particular a folha de cálculo (por exemplo Microsoft Excel).


Desenvolvimento e Aprendizagem Motora


TD22 - ECTS

A unidade curricular de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora está pensada, essencialmente, para ser food for thought em termos do vasto entendimento de matérias associadas ao crescimento físico, maturação biológica, desempenho motor, aprendizagem e controlo motor de crianças e jovens em contexto desportivo. Neste sentido, a visão a apresentar aos estudantes será essencialmente integrada, pelo que se espera que tenham um conhecimento básico atualizado das unidades curriculares de Desenvolvimento Motor e Aprendizagem Motora lecionada nos anos da formação inicial (atualmente designada por licenciatura). As matérias abordadas percorrerão assuntos fundamentais do Desempenho Motor analisado nos contextos e constrangimentos do Crescimento, da Aprendizagem e do Controlo Motor, do Atleta Infanto-Juvenil, e das grandes correntes interpretativas da enorme variabilidade encontrada na informação disponível.

Objetivos:
  1. Apresentar aspetos importantes da Auxologia, Maturação Biológica e do Desempenho Motor a partir de delineamentos transversais e longitudinais. Esta visão está centrada na vasta produção científica de vultos maiores de que destacamos James Tanner, Robert Malina e Gaston Beunen.
  2. Entender, melhor, o quadro de forte interatividade das diferentes matérias em estudo, a partir de exemplos de pesquisas realizadas nos Laboratórios de Cineantropometria e de Aprendizagem Motora da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.
  3. Compreender a Aprendizagem Motora como um complexo processo de aquisição de habilidades motoras e desportivo-motoras alicerçado na interação entre o sujeito, a tarefa e o contexto.
  4. Analisar, à luz da teoria dos Sistemas Dinâmicos e da Teoria da Informação, e considerando as diferenças individuais, alguns fatores da Aprendizagem e Controlo Motor determinantes para o desempenho do Atleta Infanto-Juvenil, nomeadamente a instrução e demonstração, o tipo de prática, a interferência contextual, a transferência interlateral da aprendizagem, a lateralidade e o feedback.
  5. Desenvolver competências de leitura, interpretação e apresentação de documentos fundamentais da literatura escritos em língua inglesa, i.e., artigos empíricos, de revisão sistemática e meta-análise, em cada um dos grandes domínios de estudo.
  6. Desenvolver competências na organização crítica da informação disponível, principalmente em inglês, num domínio associado a interesses de cada aluno, a que se adiciona a escrita de um documento brevíssimo de síntese da literatura.

Fisiologia do Desporto - Jovens


TD20 - ECTS

Fornecer aos mestrandos formação avançada em Fisiologia do Exercício no que diz respeito às características especiais da população de crianças e jovens a nível fisiológico, lesional, aeróbio, a nível das ajudas ergogénicas e do treino da força.

Com os conhecimentos adquiridos sobre estas temáticas, os alunos deverão saber distinguir as limitações/cuidados no treino de um jovem pré ou pós-púbere comparativamente a um adulto.


Metodologia do Desporto - Treino de Jovens Andebol


TD24 - And - ECTS
a) Aplicar e desenvolver os conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito do treino desportivo no andebol.

b) Adquirir competências básicas para o exercício da função de treinador em contextos reais de treino e de competição no âmbito do Desporto para Crianças e Jovens

c) Desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática.

d) Desenvolver a capacidade de aprender autónoma e deliberadamente pelo recurso a fontes de conhecimento diversificadas.

Metodologia do Desporto - Treino de Jovens Atletismo


TD24 - Atl - ECTS

  • Aplicar e desenvolver os conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito do treino desportivo nas diferentes modalidades desportivas;

  • Adquirir competências básicas para o exercício da função de treinador em contextos reais de treino e de competição no âmbito do Desporto para Crianças e Jovens;

  • Desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática;

  • Desenvolver a capacidade de aprender autónoma e deliberadamente pelo recurso a fontes de conhecimento diversificadas.

Metodologia do Desporto - Treino de Jovens Basquetebol


TD24 - Bas - ECTS
  1. a) Aplicar e desenvolver os conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito do treino desportivo na modalidade desportiva de basquetebol no treino de jovens.

 

  1. b) Adquirir competências básicas para o exercício da função de treinador em contextos reais de treino e de competição no âmbito do Basquetebol para Crianças e Jovens

 

  1. c) Desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática.

 

  1. d) Desenvolver a capacidade de aprender autónoma e deliberadamente pelo recurso a fontes de conhecimento diversificadas.

Metodologia do Desporto - Treino de Jovens Futebol


TD24 - Fut - ECTS
Proporcionar formação superior especializada, a partir do entendimento do quadro específico de problemas do treino e da competição do Futebol de em etapas de formação.

Aprofundar campos e áreas de reflexão no âmbito do Futebol, entendidos na sua vertente investigativa e de aplicação, através da estimulação da curiosidade científica dos estudantes e da promoção das respetivas cultura e competências de pesquisa.

Metodologia do Desporto - Treino de Jovens Ginástica


TD24 - Gin - ECTS
Aplicar e desenvolver os conhecimentos teóricos e científicos adquiridos no âmbito do treino desportivo nas diferentes modalidades gímnicas;

Adquirir competências básicas para o exercício da função de treinador em contextos reais de treino e de competição no âmbito da ginástica para crianças e jovens;

Desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais do treino de crianças e jovens;

Adquirir competências que permitam uma avaliação cuidada sobre as respostas fisiológicas a diferentes tipos de treino.

Adquirir competências técnicas que permitam o desenvolvimento de elementos gímnicos básicos para o exercício da função de treinador.

Metodologia do Desporto - Treino de Jovens Natação


TD24 - Nat - ECTS
Desenvolver nos estudantes conhecimentos e competências avançados para o treino de crianças e jovens e para a investigação aplicada à natação, mormente nas seguintes áreas: planeamento do treino, avaliação e controlo do treino, gestão de uma equipa, identificação e potenciação dos fatores de rendimento.

Metodologia do Desporto - Treino de Jovens Voleibol


TD24 - Vol - ECTS
a) Aplicar e desenvolver os conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito do treino desportivo na modalidade de voleibol para jovens.
b) Adquirir competências básicas para o exercício da função de treinador em contextos reais de treino e de competição no âmbito do voleibol para Crianças e Jovens.
c) Desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática de voleibol em jovens.
d) Desenvolver a capacidade de aprender autónoma e deliberadamente pelo recurso a fontes de conhecimento diversificadas

Pedagogia do Desporto - Jovens


TD18 - ECTS

1. Dotar os estudantes de competências que lhes permitam enquadrar, pedagógica e cientificamente, a educação, formação e preparação de praticantes no âmbito do treino de jovens e nos respetivos quadros competitivos;

2. Precisar e qualificar o papel pedagógico de treinadores e de outros sujeitos da educação e da formação no Treino de Jovens;

3. Dotar os estudantes de conhecimentos e competências no domínio da conceção, implementação e avaliação de projetos de desenvolvimento desportivo em organizações vocacionadas para a formação desportiva de jovens.

4. Capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas ou em contextos alargados e multidisciplinares para o exercício da atividade profissional em Treino de Jovens.

Psicologia do Desporto - Jovens


TD19 - ECTS

Esta unidade curricular (UC) tem como objectivo promover o aprofundamento e consolidação de conhecimentos anteriormente adquiridos no domínio da Psicologia do Desporto (PD) mais relacionados com o treino desportivo de alto rendimento.

 


Seminário - Treino de Jovens


TD25 - ECTS

A UC visa fornecer conceitos interdisciplinares quer no domínio concetual quer no que concerne ao tratamento metodológico aplicado à pesquisa experimental. Procura-se desenvolver uma síntese temática da área de investigação e domínio de conhecimentos aplicados ao treino e à competição dos jovens desportistas.


Teoria e Metodologia do Treino - Jovens


TD23 - ECTS
Dotar os estudantes de conhecimento e competências sobre a organização e direção da prática desportiva durante o processo de formação de jovens desportistas.
 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2022-07-02 às 12:50:58 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias