| Código: | 341 | Sigla: | 341 |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Ciências do Desporto |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LCD | 11 | Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) | 3 | - | 10 | - | |
| Licenciatura em Ciências do Desporto (2025/2026) - Plano Transição | 3 | - | 10 | - |
| Docente | Responsabilidade |
|---|---|
| Ricardo Jorge Pinto Fernandes | Regente |
| Teórica: | 2,00 |
| Prática: | 6,00 |
| Tipo | Docente | Turmas | Horas |
|---|---|---|---|
| Teórica | Totais | 1 | 2,00 |
| Ricardo Jorge Pinto Fernandes | 2,00 | ||
| Prática | Totais | 1 | 6,00 |
| Ricardo Jorge Pinto Fernandes | 2,00 | ||
| Susana Maria Soares | 2,00 | ||
| Mário Jorge de Oliveira Costa | 2,00 |
- Conhecer o desporto de rendimento e o meio desportivo específico da natação
- Conhecer o estado da arte no domínio da definição dos fatores condicionantes do rendimento desportivo em natação
- Aplicar os conhecimentos adquiridos relativos à natureza, processos de potenciação e controlo do desenvolvimento dos diferentes pressupostos de rendimento da Natação, tendo em vista a obtenção de elevadas prestações competitivas
- Desenvolver competências práticas mais avançadas (comparativamente com a UC anterior) para a intervenção no âmbito do planeamento, condução, controlo e avaliação do treino desportivo em natação (em sentido lato) e orientação competitiva de desportistas e de equipas.
Os estudantes deverão:
- Aprofundar o conhecimento do desporto de rendimento e o meio desportivo específico da natação
- Conhecer o estado actual de desenvolvimento do conhecimento no domínio dos factores condicionantes do rendimento desportivo em natação
- Evidenciar as competências práticas intermédias e os conhecimentos imprescindíveis à adequada intervenção no âmbito do planeamento, condução, controlo e avaliação do treino desportivo em natação e orientação competitiva de nadadores/jogadores e de equipas de nadadores/jogadores
- Os conhecimentos ministrados na unidade curricular de Metodologia I - - Treino Desportivo - Natação, relativos à natureza, processos de potenciação e controlo do desenvolvimento dos diferentes pressupostos de rendimento da Natação, tendo em vista a obtenção de elevadas prestações competitivas
- Os conhecimentos teórico-práticos ministrados na unidade curricular de Metodologia II - Treino Desportivo - Natação, nomeadamente os centrados na sua atividade nos clubes assim como as reflexões escritas e /ou orais sobre a sua atuação.
Condução do processo de treino em regime de Centro de Treino Desportivo:
A disciplina decorre em regime de formação em exercício (Centro de Treino), tutorada por treinador devidamente habilitado e supervisionada pelo(s) docente(s) responsável(eis). Os estudantes deverão selecionar equipas com as quais os docente(s) responsável(eis) tenham uma ligação mais efetiva.
Para tal o estudante é colocado como parte integrante de uma equipa técnica de um clube de natação (natação pura, plo aquático ou natação artistica), sendo progressivamente confrontado com os conhecimentos e competências necessárias ao respetivo exercício profissional, bem assim como com as necessidades complementares de pesquisa imprescindíveis à sua mais completa fundamentação. Semanalmente os estudantes dos diferentes centros de treino reúnem-se com o(s) docente(s), sendo desenvolvidos temas relativos ao treino desportivo de nadadores, suscitados nas sessões de prática profissional, e apreciados os desempenhos em treino e competição, quer dos estudantes, quer dos nadadores e de outros agentes desportivos.
A metodologia de ensino baseia-se na formação em exercício profissional tutorado e supervisionado. Conferências, seminários e debates complementam a formação em serviço. A análise crítica de documentos, de experiências e de testemunhos, resultando na elaboração de um dossier de trabalho constitui também uma ferramenta fundamental da unidade curricular.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 20,00 |
| Trabalho de campo | 20,00 |
| Trabalho escrito | 60,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de projeto | 6,00 |
| Elaboração de relatório/dissertação/tese | 90,00 |
| Estudo autónomo | 30,00 |
| Frequência das aulas | 24,00 |
| Realização de Estágio | 120,00 |
| Total: | 270,00 |
Presença em: (i) pelo menos 75% das aulas leccionadas; (ii) três unidades de treino por semana durante toda a época desportiva de funcionamento do Centro de Treino (CT) e (iii) em todas as competições em que o CT participe e que se realizem na área do Grande Porto. Apresentação do Dossier de CT actualizado 15 dias antes da data de exame oral.
Avaliação contínua:
Constituem componentes da avaliação para os estudantes em regime de CT os seguintes elementos, que deverão ser objecto de apresentação e defesa oral:
- Plano semestral de trabalho (10%).
- Dossier de centro de treino (40%).
- Relatório individual de estágio profissional (10%).
- Intervenção no âmbito da condução do treino e competição (20%).
- Assiduidade e participação nas sessões formais de formação (20%).
Relativamente aos estudantes que frequentem o Plano de Formação Alternativo são componentes da avaliação os seguintes elementos, que deverão ser objecto de apresentação e defesa oral:
- Plano Anual de Trabalho (15%).
- Dossier de Trabalho (45%).
- Relatório Individual Final (20%).
- Assiduidade e participação nas sessões formais de formação (20%).
Nota mínima em cada item: 7.5 valores (em escala de zero a vinte)
No final da avaliação contínua é exigido a nota mínima de 10 valores
Em casos pontuais e devidamente justificados.
O estudante é colocado como parte integrante de uma equipa técnica de um clube de natação (preferencialmente o que integrou no 1º semestre), sendo progressivamente confrontado com os conhecimentos e competências necessárias ao respectivo exercício profissional, bem assim como com as necessidades complementares de pesquisa imprescindíveis à sua mais completa fundamentação.
Relativamente aos estudantes que frequentem o Plano de Formação Alternativo são componentes da avaliação os seguintes elementos, que deverão ser objecto de apresentação e defesa oral:
- Plano Anual de Trabalho (15%).
- Dossier de Trabalho (45%).
- Relatório Individual Final (20%).
- Assiduidade e participação nas sessões formais de formação (20%).
Nota mínima em cada item: 7.5 valores (em escala de zero a vinte)
No final da avaliação contínua é exigido a nota mínima de 10 valores
A melhoria de classificação apenas poderá ser obtida através de reformulação dos elementos escritos objecto de apresentação e discussão oral.