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Metodologia do Desporto III - Exercício e Saúde

Código: 326     Sigla: MESIII

Ocorrência: 2025/2026 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 38 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 3 - 10 120 270
Licenciatura em Ciências do Desporto (2025/2026) - Plano Transição 3 - 10 120 270

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Paula Maia dos Santos Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Prática: 6,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Maria Paula Maia dos Santos 1,00
Pedro Miguel Pinto Cunha 1,00
Prática Totais 1 6,00
Maria Paula Maia dos Santos 2,00
Susana Maria Gonçalves Carrapatoso 1,00
Rui Manuel Nunes Corredeira 1,00
Pedro Miguel Pinto Cunha 2,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A unidade curricular visa proporcionar aos estudantes uma formação sólida e aplicada no domínio do Exercício e Saúde. Pretende-se que os estudantes:

  1. Desenvolvam conhecimentos e competências técnicas e pedagógicas associadas à prática profissional do Exercício e Saúde;

  2. Compreendam o papel fundamental do exercício e da atividade física na promoção de estilos de vida saudáveis e na prevenção de doenças;

  3. Adquiram e apliquem competências específicas na promoção do exercício junto de diferentes populações, considerando as suas necessidades e contextos;

  4. Se familiarizem com as práticas e exigências das atividades desenvolvidas em contextos comunitários para população sénior, em ginásios e centros de Fitness, em ambientes de ar livre, em desportos de natureza, e na atividade física adaptada.

  5. Aprendam a planear, implementar e adaptar estratégias pedagógicas adequadas aos diferentes Centros de Estágio, tendo em conta variáveis como a faixa etária, o nível de prática e os objetivos das atividades;

  6. Se envolvam na organização e dinamização de atividades desportivas recreativas em diferentes contextos, mobilizando recursos de forma eficiente;

  7. Estabeleçam conexões práticas entre os conteúdos das unidades curriculares de Metodologia I e II da área de Exercício e Saúde, aplicando-os de forma integrada nos Centros de Estágio.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:

  • Demonstrar conhecimentos consolidados sobre os princípios do exercício e da atividade física na promoção da saúde;

  • Aplicar estratégias adequadas à prescrição e promoção do exercício físico em diferentes populações e contextos;

  • Planear, organizar e implementar atividades em contextos comunitários junto da população sénior, em centros de fitness, no âmbito da atividade física adaptada, atividades de ar livre e desportos na natureza, com eficácia e segurança;

  • Adaptar a sua intervenção pedagógica às características dos participantes, ajustando metodologias e conteúdos de acordo com os escalões etários e níveis de prática;

  • Resolver problemas concretos associados à prática profissional nos Centros de Estágio, com base em conhecimentos científicos e pedagógicos;

  • Trabalhar de forma colaborativa na conceção e desenvolvimento de projetos e atividades em contextos reais de intervenção;

  • Integrar e transferir os conhecimentos adquiridos em Metodologia I e II para situações práticas de ensino, intervenção e promoção do exercício e saúde.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A UC de Metodologia III é essencialmente prática – estágio (6h) e uma componente teórica (2h).

O Estágio seguirá o trabalho desenvolvido na disciplina de Metodologia II, incluindo a continuação da elaboração do dossier e a organização de uma atividade original.

Centros de Estágio:
Exercício e envelhecimento,
Exercício em centros de Fitness,
Atividades de Ar livre
(Surf e Escalada),
Atividade Física Adaptada

Na componente teórica serão abordados temas (na forma de seminário) no âmbito da atividade física e saúde, e acompanhamento das atividades dos Centros de Estágio.

Bibliografia Obrigatória

Welk Gregory J. 340; Physical activity assessements for health-related research. ISBN: 0-7360-3748-9
Rikli Roberta E.; Senior fitness test manual. ISBN: 0-7360-3356-4
American College of Sports Medicine; ACSM.s exercise management for persons with chronic diseases and disabilities. ISBN: 0-87322-798-0
American College of Sports Medicine; ACSM.s guidelines for exercise testing and prescription. ISBN: 978-1-975219-20-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular recorre a uma metodologia ativa e experiencial, combinando sessões teóricas em formato de seminário com a realização de um estágio prático nos Centros de Estágio.

As sessões teóricas promovem a reflexão crítica sobre temas emergentes na área do Exercício e Saúde, integrando momentos de discussão orientada, análise de casos e participação em apresentações temáticas.

O estágio prático constitui o núcleo da aprendizagem, permitindo aos estudantes aplicar os conhecimentos adquiridos em contextos reais de intervenção com diferentes populações e ambientes.

As atividades de aprendizagem incluem a planificação, implementação e avaliação de sessões de atividade física, a elaboração de um dossier individual de estágio e o desenvolvimento de uma atividade original, promovendo a autonomia, a responsabilidade e a integração de saberes teóricos e práticos.

Palavras Chave

Ciências Sociais, comércio e direito > Programas de base
Programas gerais > Programas de base
Ciências Sociais
Programas gerais > Programas de base > Programas de base
Ciências da Saúde
Programas gerais > Programas de base

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho de campo 50,00
Trabalho escrito 20,00
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 20,00
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 120,00
Realização de Estágio 100,00
Total: 270,00

Obtenção de frequência

Presença em pelo menos 75% das aulas lecionadas.
Apresentação oral do relatório de Estágio.
Entrega e apresentação do trabalho escrito.
No final da avaliação do Estágio é exigido a nota mínima de 10 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

A componente prática desenvolvida no Centro de Estágio corresponde a 50% da classificação final da unidade curricular.

O relatório escrito elaborado no âmbito do estágio representa 20% da nota final.

A apresentação oral do trabalho realizado durante o estágio terá um peso de 30% na avaliação final.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de Avaliação da Universidade do Porto, os estudantes que beneficiam do estatuto de trabalhador devem contactar o docente da unidade curricular durante as duas primeiras semanas de aulas do semestre. Este contacto é essencial para definir, em articulação com o docente, os termos específicos da sua avaliação, tendo em conta as particularidades do seu estatuto.


Melhoria de classificação

Não existe possibilidade de fazer melhoria relativamente ao Estágio (avaliação contínua).

Observações

O número de Centros de Estágio disponíveis pode variar de acordo com fatores logísticos, protocolos estabelecidos com entidades externas à Faculdade, horários e outras condicionantes.

Cada Centro de Estágio possui características e exigências específicas, o que reforça o seu caráter singular. As atividades de estágio devem manter-se ativas mesmo durante os períodos de férias escolares e épocas de exame.

No entanto, eventuais adaptações ao calendário académico da FADEUP, nomeadamente durante os períodos de pausa letiva, podem ser realizadas mediante acordo prévio entre o coordenador da entidade de acolhimento e os docentes responsáveis pela unidade curricular.

Cada Centro de Estágio terá uma carga horária semanal de 6 horas. A definição do horário de estágio deverá ser articulada entre o estudante, a entidade de acolhimento e os docentes da UC, de forma a assegurar a compatibilidade com o percurso académico do estudante.

Os estudantes em estágio devem cumprir, com responsabilidade e assiduidade, todas as funções, atividades e tarefas que lhes forem atribuídas no âmbito da sua participação no Centro de Estágio.

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