| Código: | 326 | Sigla: | MESIII |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Ciências do Desporto |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LCD | 38 | Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) | 3 | - | 10 | 120 | 270 |
| Licenciatura em Ciências do Desporto (2025/2026) - Plano Transição | 3 | - | 10 | 120 | 270 |
| Docente | Responsabilidade |
|---|---|
| Maria Paula Maia dos Santos | Regente |
| Teórica: | 2,00 |
| Prática: | 6,00 |
| Tipo | Docente | Turmas | Horas |
|---|---|---|---|
| Teórica | Totais | 1 | 2,00 |
| Maria Paula Maia dos Santos | 1,00 | ||
| Pedro Miguel Pinto Cunha | 1,00 | ||
| Prática | Totais | 1 | 6,00 |
| Maria Paula Maia dos Santos | 2,00 | ||
| Susana Maria Gonçalves Carrapatoso | 1,00 | ||
| Rui Manuel Nunes Corredeira | 1,00 | ||
| Pedro Miguel Pinto Cunha | 2,00 |
A unidade curricular visa proporcionar aos estudantes uma formação sólida e aplicada no domínio do Exercício e Saúde. Pretende-se que os estudantes:
Desenvolvam conhecimentos e competências técnicas e pedagógicas associadas à prática profissional do Exercício e Saúde;
Compreendam o papel fundamental do exercício e da atividade física na promoção de estilos de vida saudáveis e na prevenção de doenças;
Adquiram e apliquem competências específicas na promoção do exercício junto de diferentes populações, considerando as suas necessidades e contextos;
Se familiarizem com as práticas e exigências das atividades desenvolvidas em contextos comunitários para população sénior, em ginásios e centros de Fitness, em ambientes de ar livre, em desportos de natureza, e na atividade física adaptada.
Aprendam a planear, implementar e adaptar estratégias pedagógicas adequadas aos diferentes Centros de Estágio, tendo em conta variáveis como a faixa etária, o nível de prática e os objetivos das atividades;
Se envolvam na organização e dinamização de atividades desportivas recreativas em diferentes contextos, mobilizando recursos de forma eficiente;
Estabeleçam conexões práticas entre os conteúdos das unidades curriculares de Metodologia I e II da área de Exercício e Saúde, aplicando-os de forma integrada nos Centros de Estágio.
No final da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:
Demonstrar conhecimentos consolidados sobre os princípios do exercício e da atividade física na promoção da saúde;
Aplicar estratégias adequadas à prescrição e promoção do exercício físico em diferentes populações e contextos;
Planear, organizar e implementar atividades em contextos comunitários junto da população sénior, em centros de fitness, no âmbito da atividade física adaptada, atividades de ar livre e desportos na natureza, com eficácia e segurança;
Adaptar a sua intervenção pedagógica às características dos participantes, ajustando metodologias e conteúdos de acordo com os escalões etários e níveis de prática;
Resolver problemas concretos associados à prática profissional nos Centros de Estágio, com base em conhecimentos científicos e pedagógicos;
Trabalhar de forma colaborativa na conceção e desenvolvimento de projetos e atividades em contextos reais de intervenção;
Integrar e transferir os conhecimentos adquiridos em Metodologia I e II para situações práticas de ensino, intervenção e promoção do exercício e saúde.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho de campo | 50,00 |
| Trabalho escrito | 20,00 |
| Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 30,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de relatório/dissertação/tese | 20,00 |
| Estudo autónomo | 30,00 |
| Frequência das aulas | 120,00 |
| Realização de Estágio | 100,00 |
| Total: | 270,00 |
De acordo com o Regulamento de Avaliação da Universidade do Porto, os estudantes que beneficiam do estatuto de trabalhador devem contactar o docente da unidade curricular durante as duas primeiras semanas de aulas do semestre. Este contacto é essencial para definir, em articulação com o docente, os termos específicos da sua avaliação, tendo em conta as particularidades do seu estatuto.
O número de Centros de Estágio disponíveis pode variar de acordo com fatores logísticos, protocolos estabelecidos com entidades externas à Faculdade, horários e outras condicionantes.
Cada Centro de Estágio possui características e exigências específicas, o que reforça o seu caráter singular. As atividades de estágio devem manter-se ativas mesmo durante os períodos de férias escolares e épocas de exame.
No entanto, eventuais adaptações ao calendário académico da FADEUP, nomeadamente durante os períodos de pausa letiva, podem ser realizadas mediante acordo prévio entre o coordenador da entidade de acolhimento e os docentes responsáveis pela unidade curricular.
Cada Centro de Estágio terá uma carga horária semanal de 6 horas. A definição do horário de estágio deverá ser articulada entre o estudante, a entidade de acolhimento e os docentes da UC, de forma a assegurar a compatibilidade com o percurso académico do estudante.
Os estudantes em estágio devem cumprir, com responsabilidade e assiduidade, todas as funções, atividades e tarefas que lhes forem atribuídas no âmbito da sua participação no Centro de Estágio.