| Código: | 325 | Sigla: | MESII |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | http://moodle.up.pt/course/view.php?id=47#section-0 |
| Curso/CE Responsável: | Ciências do Desporto |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LCD | 41 | Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) | 3 | - | 10 | - | |
| Licenciatura em Ciências do Desporto (2025/2026) - Plano Transição | 3 | - | 10 | - |
| Docente | Responsabilidade |
|---|---|
| Clarice Maria Lucena Martins | Regente |
| Teórica: | 2,00 |
| Prática: | 6,00 |
| Tipo | Docente | Turmas | Horas |
|---|---|---|---|
| Teórica | Totais | 1 | 2,00 |
| Susana Maria Gonçalves Carrapatoso | 1,00 | ||
| Clarice Maria Lucena Martins | 1,00 | ||
| Prática | Totais | 1 | 6,00 |
| Clarice Maria Lucena Martins | 4,00 | ||
| Susana Maria Gonçalves Carrapatoso | 2,00 |
1. Desenvolver conhecimentos e competências relacionadas com a prática do Exercício e Saúde;
2. Compreender a importância da prática do Exercício e da Atividade Física na promoção de um estilo de vida saudável;
3. Desenvolver competências na área da promoção do exercício em determinadas populações.
1. Adquirir competências nas Atividades de Ginásio/Academia (Ginástica "Aeróbica"; Step; Hidroginástica; trabalho de resistência muscular)
2. Mobilizar conhecimentos e competências para resolver problemas da prática do ensino das diferentes atividades dos Centros de Treino/Estágio, mediante as particularidades das matérias, dos escalões etários e dos níveis de prática.
3. Adquirir competências na promoção, organização e desenvolvimento de atividades desportivas nos diferentes contextos da prática e populações de intervenção.
4. Integrar e contextualizar os conhecimentos da Metodologia I da opção de Exercício e Saúde nos diferentes EES;
5. Adquirir conhecimentos no âmbito da planificação, implementação, condução e avaliação dos EES.
A unidade curricular de Metodologia do Desporto II-Exercício e Saúde funciona em regime especial, onde se privilegia o estágio profissionalizante, desenvolvido em centros de estágio em Exercício e Saúde (EES).
Dada a natureza semestral da UC de Metodologia II e sendo que a atividade nos EES é anual, correspondente a um ano letivo, para transitarem para o 2º semestre (Metodologia III) os estudantes deverão obter aproveitamento na Metodologia II.
As atividades do EES são contínuas ao longo de todo o ano letivo, de outubro a junho de. Qualquer adaptação das atividades do EES ao calendário académico da FADEUP (férias) só poderá ser realizada com o acordo prévio do coordenador do EES e dos docentes da UC.
Apresenta uma carga horária de 8h semanais, organizada em 2 blocos distintos.
Um bloco prático (carga horária: 2h semanais) para desenvolvimento de competências no âmbito do exercício e saúde, que inclui aulas teórcio práticas de: Orientação, Slide/ Rappel, Indoor Cycling, Pilates, Crosstraining, etc .
Um módulo teórico (carga horária: 2h semanais). Este bloco será sujeito a avaliação através de exame final.
O Estágio será o bloco teórico-prático de 4h semanais e terá um peso de 50%. A avaliação prática do centro de estágio será realizada pelo respetivo orientador, o Portfolio terá um peso de 30% para a nota final da disciplina e será avaliado unicamente pelo orientador da disciplina.
Será constituído pelos Centros de Treino/Estágio de:
Centro em exercício e envelhecimento
Centro em academias/ health club
Centro Ar livre
Centro em Atividade Física Adaptada
O programa está dividido em aulas teóricas e aulas teórico-práticas.
O curso teórico é correspondente a uma aula teórica de 2 horas por semana. Nesta aula faz-se a apresentação e discussão dos conceitos teóricos fundamentais da disciplina, assim como a apresentação do Trabalho individual e de grupo.
Aulas práticas de transmissão e concretização dos conteúdos.
Experiência de situações de prática pedagógica (treino de observação, preparação e implementação de tarefas de ensino).
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Teste | 50,00 |
| Trabalho prático ou de projeto | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 150,00 |
| Frequência das aulas | 60,00 |
| Realização de Estágio | 60,00 |
| Total: | 270,00 |
Presença efetiva e participação em 75% das aulas práticas.
Avaliações práticas de cada componente abordada (teste 50% da nota final).
Trabalho prático no Estágio em Exercício e Saúde (50% da nota final distribuidos em 70% da componente prática; 30% do relatório do estágio).
Considerando que esta disciplina consiste essencialmente da participação num EES, não existe possibilidade de fazer qualquer avaliação que não seja através da participação integrante num destes Estágios
Apresentação de um trabalho escrito sobre a aplicação de uma ou mais modalidades abordadas (à escolha) num determinado contexto (preferencialmente idêntico ao do estágio). O trabalho terá no máximo 10 páginas, espaçamento 1,5, letra 11, margens 2,5 (Índice, Introdução, Caracterização da(s) modalidade(s), Caracterização do contexto (espaço físico e população alvo), Justificação da pertinência da aplicação da atividade, Descrição da Atividade (por exemplo, coreografia, prova de orientação, ...) e Bibliografia.
Para os estudantes abrangidos por legislação relativa a situações especiais de frequência será exigida a realização de prova especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objetivos e conteúdos da disciplina.
Não existe possibilidade de fazer melhoria relativamente ao Estágio/Centro de Treino (distribuída).
Candidatura ao Estágio
No final do ano letivo anterior (disciplina de Metodologia I) os alunos devem fazer a sua inscrição, por ordem de preferência, em três centros diferentes. Os alunos serão selecionados de acordo com a nota obtida (ás décimas) a Metodologia I.
Os centros organizam-se em grupos de número variável (preferencialmente de 2 ou 3 alunos).
O número de centros disponíveis é variável, estando sujeito a questões logísticas externas, parcerias/alianças com organizações exteriores à faculdade, horários, etc.
Importa salientar o carácter singular de cada centro e portanto, suas características distintas.