| Código: | 211 | Sigla: | 211 |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Ciências do Desporto |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LCD | 210 | Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) | 2 | - | 6 | 60 | 162 |
| Licenciatura em Ciências do Desporto (2025/2026) - Plano Transição | 2 | - | 6 | 60 | 162 |
| Docente | Responsabilidade |
|---|---|
| Ricardo Jorge Pinto Fernandes | Regente |
| Teórica: | 2,00 |
| Prática: | 2,00 |
| Tipo | Docente | Turmas | Horas |
|---|---|---|---|
| Teórica | Totais | 1 | 2,00 |
| Ricardo Jorge Pinto Fernandes | 1,00 | ||
| Paulo Jorge Colaço Oliveira | 1,00 | ||
| Prática | Totais | 6 | 12,00 |
| Paulo Jorge Colaço Oliveira | 12,00 |
A unidade curricular de TMTD, integra-se no 2º ano do plano de estudos. Apresenta-se como disciplina de formação geral, não orientada especificamente para qualquer âmbito da prática desportiva, desporto ou especialidade desportiva. Nesse sentido, esta disciplina refere-se à Teoria e Metodologia Geral do Treino Desportivo. Esta orientação decorre da estrutura e objetivos do plano de estudos que contempla disciplinas com carácter de formação geral e especializada, adequando-se desse modo às diferentes possibilidades de intervenção profissional dos futuros licenciados. Assim sendo, a TMTD é a primeira disciplina do plano de estudos que aborda de forma sistematizada o conhecimento que sustenta a prática nos diferentes âmbitos de intervenção profissional, constituindo-se assim num espaço de formação de “banda larga” que constitui as fundações de ulterior formação especializada, quer no 1º Ciclo de Estudos em Ciências do Desporto quer para o prosseguimento de estudos pós-graduados em ciclos de estudo subsequentes.
A disciplina de TMTD orientar-se-á para o estudo da prestação desportiva e do desempenho físico e motor, designadamente para o estudo dos fundamentos teóricos e dos princípios metodológicos do seu desenvolvimento no treino e da sua comprovação formal (em provas de avaliação ou na competição). Constitui objetivo geral da unidade curricular dotar os estudantes de conhecimentos básicos sobre os fundamentos teóricos e os princípios metodológicos do treino permitindo-lhes aceder e responder com sucesso a exigências de formação mais específicas, no âmbito da formação complementar em Treino Desportivo, Desporto e Populações Especiais, Atividade Física e Saúde da licenciatura em Ciências do Desporto. Assim a unidade curricular tem características propedêuticas suportando formações mais específicas nos âmbitos da Educação Física e Desporto na Escola, do Desporto de Rendimento, do Desporto de Reeducação e Reabilitação e do Desporto de Recreação. Constituem-se ainda como objetivos gerais o desenvolvimento de atitudes e valores, que permitam aos futuros profissionais a realização de uma prática competente, eficaz, entusiasta e assente na ética e responsabilidade.
Espera-se que o plano de formação permita aos estudantes:
i) Conhecer e compreender o quadro conceptual de treino como processo pedagógico dirigido e sistemático visando a modificação do estado de preparação para a realização de tarefas desportivas;
ii) A compreensão e interpretação dos fatores que condicionam a capacidade de prestação desportiva;
iii) o entendimento da relação entre as decisões pedagógicas e didáticas de organização e direção do treino e as repercussões biológicas, na aprendizagem e no desempenho , tendo em conta que o exercício físico representa um meio de aprendizagem essencial para o desenvolvimento da mestria na realização da atividade desportiva e um meio de agressão/adaptação com consequências na estrutura e função orgânica;
iv) a aquisição de competências na aplicação dos princípios e procedimentos metodológicos de programação, avaliação e prescrição do treino dos diversos fatores de rendimento.
1. Conceitos, fundamentos e princípios do treino
1.1 Conceito de Treino
1.2. Modelo de condução e direção do treino
1.3. Os fundamentos do desenvolvimento do rendimento desportivo
1.4. Princípios do treino desportivo
1.5. Vectores da adaptação induzida pelo treino físico
2. Avaliação e treino das capacidades motoras
2.1 Força
2.2 Resistência
2.3 Flexibilidade
2.4 Velocidade
3. Planeamento e Periodização do processo de treino.
3.1 Conceitos de planeamento e periodização
3.2 Tipos de planeamento
3.3 Modelos de periodização
A unidade curricular de TMTD ocorre no 1º semestre do 2º ano do plano de estudos, tendo uma carga horária semanal de 4 horas, correspondente a uma aula teórica de 2 horas e a uma aula prática de 2 horas.
Do ponto de vista do desenvolvimento das matérias, na aula teórica serão tratados pelo docente os fundamentos da teoria do treino nos temas que constituem os conteúdos programáticos. A estratégia didática a seguir por parte do docente será a de aula magistral expositiva ou em alternativa sob a forma de seminário com formulação de um tutorial de estudo prévio dos temas para posterior interação entre o docente e os estudantes. Em cada aula, serão formuladas questões para orientação do estudo e para a avaliação da retenção dos conhecimentos abordados. Parte da carga lectiva teórica poderá funcioar em modo síncrono por meio telemático.
Nas aula prática serão retomados os diversos conteúdos abordados nas aulas teóricas. As aulas práticas serão predominantemente constituídas sob a forma de cenários de treino, estimulando a participação dos estudantes na organização e condução da prática e criando condições para o desenvolvimento da aprendizagem consciente de procedimentos de liderança, condução e aplicação dos métodos e meios de treino.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 102,00 |
| Frequência das aulas | 60,00 |
| Total: | 162,00 |
A avaliação na disciplina de TMTD rege-se pelos regulamentos de avaliação da direção do curso em conformidade com as normas da Universidade do Porto e do Conselho Pedagógico da FADEUP. A avaliação de conhecimentos far-se-á em regime de exame final presencial. Dessa avaliação farão parte, exclusivamente, as matérias que forem objeto de lecionação nas aulas efetivamente realizadas e que se encontram inscritas no programa da disciplina.
Tendo a disciplina aulas teóricas e práticas, a presença nestas últimas far-se-á de acordo com as disposições legais vigentes (presença em 3/4 das aulas práticas) e constitui-se como pré-requisito para a admissibilidade às provas de avaliação.
Consideram-se aprovados os estudantes que obtenham em exame final a classificação igual ou superior a 9,5 valores na escala de 0 a 20 valores.
Através da realização de exame ou qualquer outra forma em concordância com o diretor do curso e dos docentes da disciplina e ainda em conformidade e observância com o previsto no regulamento do curso e as prerrogativas consignadas na lei.
Através da realização de exame de recurso conforme previsto no regulamento do curso e no calendário de avaliações do cursos.