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Estudos Práticos III - Voleibol

Código: 219     Sigla: 219

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 186 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 2 - 3 -

Módulo de

Código Nome
240 Estudos Práticos III

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos


  • Aquisição de conhecimentos básicos sobre as principais ações de jogo do voleibol e sua sequência lógica: serviço, receção, distribuição, ataque, bloco e defesa.

  • Aquisição de conhecimentos básicos de organização tática coletiva em contexto de jogo 2x2 e 3x3.

  • Aquisição de conhecimentos básicos acerca dos regulamentos nacionais de Gira-Volei (Níveis 1 e 2) e Minivoleibol – escalões A e B.

  • Domínio motor mínimo para aplicar os pontos anteriores em situações jogadas.

  • Domínio de progressões pedagógicas no ensino do jogo (2x2 e 3x3) e das habilidades tático-técnicas (principais variantes).

  • Aquisição de conhecimentos básicos de organização expedita de torneios em contexto de jogo 2x2 e 3x3.

  • Aquisição de conhecimentos básicos da história do jogo de voleibol.

Resultados de aprendizagem e competências


  • O estudante aplica, em contexto de jogo 2x2 e 3x3, ações de jogo de serviço, receção, distribuição, ataque, bloco e defesa.

  • O estudante interage com os colegas, em contexto de jogo 2x2 e 3x3, de forma coerente, respeitando uma estrutura tática coletiva.

  • O estudante joga com respeito pelas principais regras do minivoleibol.

  • O estudante auxilia os colegas durante os exercícios e jogos, atuando como professor a cada momento (peer teaching).

  • O estudante é capaz de implementar sistemas rápidos de jogo em formato de torneio.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  • Organização tática coletiva nos jogos 2x2 e 3x3.

  • Ações de jogo básicas e sua sequência lógica: serviço, receção, distribuição, ataque, bloco e defesa.

  • Regulamentos nacionais de Gira-Volei (Níveis 1 e 2) e Minivoleibol (Escalões A e B).

  • Progressões pedagógicas no ensino do jogo e suas ações.

  • Organização de torneios baseados em jogos reduzidos.

  • História básica do voleibol.

  • Peer-teaching no contexto de aula.

Bibliografia Obrigatória

Mesquita Isabel; Processo de formação do jovem jogador de voleibol. ISBN: 972-8460-61-9

Bibliografia Complementar

Selinger Arie; Arie Selinger.s power volleyball. ISBN: 0-312-04915-3
Paolini Marco; Il^Nuovo sistema pallavolo. ISBN: 888800418-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


  • Experimentação e exercitação prática, com utilização de tempos para apoio teórico.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 75,00
Teste 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 36,00
Frequência das aulas 45,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

O acesso à avaliação requer que os estudantes estejam presentes em, pelo menos, 75% do número de aulas lecionadas.

Prática efetiva, de acordo com o regulamento geral de Estudos Práticos, é entendida como o cumprimento das tarefas propostas pelo professor em contexto de aula, que implicarão participação nas tarefas práticas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Teste escrito*0.25 + Avaliação prática (contínua)*0.75.

 

Nota mínima requerida em todas as componentes é de 8.0.

Nota mínima requerida na avaliação global: 9.5.

 

Acesso à classificação implica presença efetiva em, pelo menos, 75% das aulas lecionadas.

Prática efetiva, de acordo com o regulamento geral de Estudos Práticos, é entendida como o cumprimento das tarefas propostas pelo professor em contexto de aula, que implicarão participação nas tarefas práticas.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Melhoria de classificação

Não aplicável.

Observações

Na eventualidade do discente não atingir a classificação mínima de oito (8,0) valores à componente teórica, terá a possibilidade de realizar uma segunda avaliação escrita. Esta segunda avaliação (teste de repescagem) é uma oportunidade para o Estudante obter a nota mínima (8.0) que permita completar com sucesso a avaliação da UC.
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