Estudos Práticos III - Voleibol
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Módulo de
| Código |
Nome |
| 240 |
Estudos Práticos III |
Língua de trabalho
Português e inglês
Objetivos
- Aquisição de conhecimentos básicos sobre as principais ações de jogo do voleibol e sua sequência lógica: serviço, receção, distribuição, ataque, bloco e defesa.
- Aquisição de conhecimentos básicos de organização tática coletiva em contexto de jogo 2x2 e 3x3.
- Aquisição de conhecimentos básicos acerca dos regulamentos nacionais de Gira-Volei (Níveis 1 e 2) e Minivoleibol – escalões A e B.
- Domínio motor mínimo para aplicar os pontos anteriores em situações jogadas.
- Domínio de progressões pedagógicas no ensino do jogo (2x2 e 3x3) e das habilidades tático-técnicas (principais variantes).
- Aquisição de conhecimentos básicos de organização expedita de torneios em contexto de jogo 2x2 e 3x3.
- Aquisição de conhecimentos básicos da história do jogo de voleibol.
Resultados de aprendizagem e competências
- O estudante aplica, em contexto de jogo 2x2 e 3x3, ações de jogo de serviço, receção, distribuição, ataque, bloco e defesa.
- O estudante interage com os colegas, em contexto de jogo 2x2 e 3x3, de forma coerente, respeitando uma estrutura tática coletiva.
- O estudante joga com respeito pelas principais regras do minivoleibol.
- O estudante auxilia os colegas durante os exercícios e jogos, atuando como professor a cada momento (peer teaching).
- O estudante é capaz de implementar sistemas rápidos de jogo em formato de torneio.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Organização tática coletiva nos jogos 2x2 e 3x3.
- Ações de jogo básicas e sua sequência lógica: serviço, receção, distribuição, ataque, bloco e defesa.
- Regulamentos nacionais de Gira-Volei (Níveis 1 e 2) e Minivoleibol (Escalões A e B).
- Progressões pedagógicas no ensino do jogo e suas ações.
- Organização de torneios baseados em jogos reduzidos.
- História básica do voleibol.
- Peer-teaching no contexto de aula.
Bibliografia Obrigatória
Mesquita Isabel;
Processo de formação do jovem jogador de voleibol. ISBN: 972-8460-61-9
Bibliografia Complementar
Selinger Arie;
Arie Selinger.s power volleyball. ISBN: 0-312-04915-3
Paolini Marco;
Il^Nuovo sistema pallavolo. ISBN: 888800418-1
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Experimentação e exercitação prática, com utilização de tempos para apoio teórico.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
75,00 |
| Teste |
25,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
36,00 |
| Frequência das aulas |
45,00 |
| Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
O acesso à avaliação requer que os estudantes estejam presentes em, pelo menos, 75% do número de aulas lecionadas.
Prática efetiva, de acordo com o regulamento geral de Estudos Práticos, é entendida como o cumprimento das tarefas propostas pelo professor em contexto de aula, que implicarão participação nas tarefas práticas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Teste escrito*0.25 + Avaliação prática (contínua)*0.75.
Nota mínima requerida em todas as componentes é de 8.0.
Nota mínima requerida na avaliação global: 9.5.
Acesso à classificação implica presença efetiva em, pelo menos, 75% das aulas lecionadas.
Prática efetiva, de acordo com o regulamento geral de Estudos Práticos, é entendida como o cumprimento das tarefas propostas pelo professor em contexto de aula, que implicarão participação nas tarefas práticas.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Melhoria de classificação
Não aplicável.
Observações
Na eventualidade do discente não atingir a classificação mínima de oito (8,0) valores à componente teórica, terá a possibilidade de realizar uma segunda avaliação escrita. Esta segunda avaliação (teste de repescagem) é uma oportunidade para o Estudante obter a nota mínima (8.0) que permita completar com sucesso a avaliação da UC.