Expertise e Tomada de Decisão em Desporto
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2024/2025 - SP 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português
Objetivos
Dotar os estudantes de conhecimentos e competências para a interpretação e produção de conhecimento no domínio da observação, da perceção e da tomada de decisão, no âmbito do treino e da competição em contextos desportivos.
No final desta unidade curricular, espera-se que os estudantes estejam aptos a:
- compreender as principais questões investigativas e de aplicação, relacionadas com a relação entre perceção, tomada de decisão e ação tática em desporto;
- sistematizar as habilidades percetivo-cognitivas subjacentes à toma de decisão em desporto;
- conhecer técnicas e medidas de avaliação percetivo-congnitiva, em contextos de treino e de competição.
Resultados de aprendizagem e competências
O programa está vocacionado para o debate de problemas e para a exposição de problemáticas de pesquisa, bem como para o desenvolvimento de competências que induzam os estudantes a progredirem no sentido dos desafios específicos colocados no âmbito da aplicação de procedimentos avançados de análise e intervenção sobre questões relativas à expertise, tomada de decisão e observação, em contextos de treino e de competição.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Expertise, cognição e ação
Tomada de decisão:
- abordagens cognitiva, computacional e centrada nos constrangimentos
- abordagens investigativas e metodologias de pesquisa
Observação e interpretação da performance em contextos desportivos:
- conceções, métodos e instrumentos específicos
- variáveis e indicadores de performance
Da excelência do treino à alta performance desportiva.
Bibliografia Obrigatória
Araújo, D.; O Contexto de Decisão – a acção táctica no desporto, Visão e Contextos, 2005
Carling Christopher;
Performance assessment for field sports. ISBN: 978-0-415-42685-5
Garganta, J.; Modelação táctica do jogo de futebol, FADEUP, 1997
Hughes Mike 340;
Notational Analysis of Sport. ISBN: 972-8687-01-X
Starkes Janet L. 340;
Expert performance in sports. ISBN: 0-7360-4152
Tavares, F.; A Capacidade de Decisão Táctica no Jogador de Basquetebol, FCDEF-UP, 1993
Vickers, J.; Perception, Cognition and Decision Training. The quiet eye in action, Human Kinectics, 2007
Araújo, D., Davids, K., & Hristovski, R. ; The ecological dynamics of decision making in sport, Psychology of Sport and Exercise, 7(6), 653-676, 2006
Davids, K., Button, C., & Bennett, S. ; Dynamics of skill acquisition: a constraints-led approach. , Champaign (IL): Human Kinetics., 2008
Jordet, G., Aksum, KM., Pedersen, DN., Walvekar, A., Trivedi, A., McCall, A., Ivarsson, A., & Priestley, D.; Scanning, Contextual Factors, and Association With Performance in English Premier League Footballers: An Investigation Across a Season., Frontiers in Psychology, 11:553813., 2020
Kelso, J. ; Multistability and metastability: Understanding dynamic coordination in the brain. , Philosophical Transactions of the Royal Society of London. Series B, Biological Sciences, 367, 906-918, 2012
Marsh, K., Richardson, M., & Schmidt, R.; Social connection through joint action and interpersonal coordination. , Topics in Cognitive Science, 1, 320- 339., 2009
Ribeiro, J., Davids, K., Araújo, D., Guilherme, J., Silva, P., & Garganta, J.; Exploiting Bi-Directional Self-Organizing Tendencies in Team Sports: The Role of the Game Model and Tactical Principles of Play. , Frontiers in Psychology 10:2213. , 2013
Rietveld, E., & Kiverstein, J. ; A rich landscape of affordances., Ecological Psychology, 26, 325–352., 2014
Seifert, L., Komar, J., Araújo, D., & Davids, K. ; Neurobiological degeneracy: A key property for functional adaptations of perception and action to constraints., Neuroscience & Biobehavioral Reviews, 69, 159- 165., 2016
Silva, P., Vilar, L., Davids, K., Araújo, D., & Garganta, J. ; Sports teams as complex adaptive systems: Manipulating player numbers shapes behaviors during football small-sided games., SpringerPlus, 5(1), 191., 2016
Silva, P., Garganta, J., Araújo, D., Davids, K., & Aguiar, P. ; Shared knowledge or shared affordances? Insights from an ecological dynamics approach to team coordination in sports., Sports Medicine, 43, 765–72., 2013
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Paralelamente ao método expositivo, complementado com a utilização de meios audiovisuais, são desenvolvidas sessões em que se privilegia a análise crítica e o debate de ideias. Para além de apresentações preparatórias que ocorrem ao longo do ano letivo, os estudantes deverão apresentar e defender um relatório em que contrastem os principais métodos e instrumentos utilizados na investigação científica a propósito da expertise, tomada de decisão, observação e análise do treino e da competição nos jogos desportivos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho escrito |
80,00 |
| Participação presencial |
20,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
70,00 |
| Frequência das aulas |
15,00 |
| Trabalho escrito |
50,00 |
| Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Não se aplica.
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação Final = 0,20 X PP + 0,80 x TE
PP - Participação Presencial
TE - Trabalho Escrito