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Desenvolvimento Positivo dos Jovens Através do Desporto

Código: PDCD039     Sigla: DEBDH

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Desporto

Ocorrência: 2024/2025 - SP Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDCD 3 Plano em vigor a partir de 2009 1 - 5 45 135

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular (UC) visa aprofundar e consolidar os conhecimentos sobre os pressupostos, as bases conceptuais e as práticas mais adoptadas para o desenvolvimento positivo (DP), designadamente através do Desporto, procurando assim promover a aquisição de conhecimentos e competências que lhes permitam posteriormente intervir eficazmente neste domínio.

No âmbito desta UC, os estudantes devem:


  1. demonstrar elevado domínio da principal literatura sobre o DPJ, tanto quanto às suas bases conceptuais como ao desenho e aplicação de programas de intervenção;

  2. desenvolver competências na definição de objectivos, programas de mudança de comportamento e avaliação do seu impacto no desenvolvimento pessoal e social;

  3. melhorar e consolidar competências relacionadas com as diferentes questões associadas à implementação de intervenções orientadas para a promoção dos níveis de responsabilidade pessoal e social e o DPJ, através do seu envolvimento em contextos desportivos.


Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos desta unidade curricular são coerentes com os respetivos objetivos, porquanto foram definidos de forma a permitir aos estudantes adquirir inicialmente um conjunto de conhecimentos fundamentais (mais relacionados com os pressupostos e as bases conceptuais dos programas de desenvolvimento positivo) que lhes permita compreender e definir melhor as diferentes opções de intervenção a adoptar no terreno e posteriormente implementá-las eficazmente.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Pressupostos, princípios e práticas dos programas de desenvolvimento positivo

  2. Principais objetivos e dificuldades na implementação de um programa de desenvolvimento positivo

  3. Compreensão dos contextos: o desenvolvimento positivo e o envolvimento dos participantes

  4. Oportunidades para crescer: promoção dos níveis de responsabilidade pessoal e social

  5. Competências a desenvolver e a utilizar, por parte dos que aplicam os programas e dos seus destinatários

  6. Avaliação da eficácia dos programas de desenvolvimento positivo dos jovens

Bibliografia Obrigatória

Hellison, D,; Teaching Responsiblity Through Physical Activity, Human Kinetics, 2003 (2ª Edição)
Hellison, D,; Teaching Personal and Social Responsibility Through Physical Activity, Human Kinetics, 2010
Lerner, RM, Roesner, RW, &, Phelps, E; Positive Youth Development and Spirituality: From Theory to Research., Templeton Press, 2008
Shek, DTL, Sun, RCF, Merrick, J; Positive Youth Development: Theory, Research and Application, Nova Science Pub Inc, 2012
Nuno Corte-Real; Do desenvolvimento positivo ao modelo de responsabilidade pessoal e social através do desporto

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino adotadas assumirão diferentes formatos:


  1.   Expositivo, com exposição de conteúdos por parte do docente;

  2. Exploratório, com análise e reflexão de textos;

  3. Interativo, com a promoção de debates e de exposições por parte dos estudantes; e

  4. Autónomo, privilegiando o estudante como agente de aprendizagem

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 10,00
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Os estudantes devem participar em pelo menos 75% das aulas leccionadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação dos estudantes será efetuada através da realização de um trabalho de revisão da literatura e da elaboração de um projeto de investigação ou intervenção.
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