Desenvolvimento Positivo dos Jovens Através do Desporto
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2024/2025 - SP 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Esta unidade curricular (UC) visa aprofundar e consolidar os conhecimentos sobre os pressupostos, as bases conceptuais e as práticas mais adoptadas para o desenvolvimento positivo (DP), designadamente através do Desporto, procurando assim promover a aquisição de conhecimentos e competências que lhes permitam posteriormente intervir eficazmente neste domínio.
No âmbito desta UC, os estudantes devem:
- demonstrar elevado domínio da principal literatura sobre o DPJ, tanto quanto às suas bases conceptuais como ao desenho e aplicação de programas de intervenção;
- desenvolver competências na definição de objectivos, programas de mudança de comportamento e avaliação do seu impacto no desenvolvimento pessoal e social;
- melhorar e consolidar competências relacionadas com as diferentes questões associadas à implementação de intervenções orientadas para a promoção dos níveis de responsabilidade pessoal e social e o DPJ, através do seu envolvimento em contextos desportivos.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular são coerentes com os respetivos objetivos, porquanto foram definidos de forma a permitir aos estudantes adquirir inicialmente um conjunto de conhecimentos fundamentais (mais relacionados com os pressupostos e as bases conceptuais dos programas de desenvolvimento positivo) que lhes permita compreender e definir melhor as diferentes opções de intervenção a adoptar no terreno e posteriormente implementá-las eficazmente.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Pressupostos, princípios e práticas dos programas de desenvolvimento positivo
- Principais objetivos e dificuldades na implementação de um programa de desenvolvimento positivo
- Compreensão dos contextos: o desenvolvimento positivo e o envolvimento dos participantes
- Oportunidades para crescer: promoção dos níveis de responsabilidade pessoal e social
- Competências a desenvolver e a utilizar, por parte dos que aplicam os programas e dos seus destinatários
- Avaliação da eficácia dos programas de desenvolvimento positivo dos jovens
Bibliografia Obrigatória
Hellison, D,; Teaching Responsiblity Through Physical Activity, Human Kinetics, 2003 (2ª Edição)
Hellison, D,; Teaching Personal and Social Responsibility Through Physical Activity, Human Kinetics, 2010
Lerner, RM, Roesner, RW, &, Phelps, E; Positive Youth Development and Spirituality: From Theory to Research., Templeton Press, 2008
Shek, DTL, Sun, RCF, Merrick, J; Positive Youth Development: Theory, Research and Application, Nova Science Pub Inc, 2012
Nuno Corte-Real;
Do desenvolvimento positivo ao modelo de responsabilidade pessoal e social através do desporto
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias de ensino adotadas assumirão diferentes formatos:
- Expositivo, com exposição de conteúdos por parte do docente;
- Exploratório, com análise e reflexão de textos;
- Interativo, com a promoção de debates e de exposições por parte dos estudantes; e
- Autónomo, privilegiando o estudante como agente de aprendizagem
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho escrito |
100,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Elaboração de projeto |
10,00 |
| Estudo autónomo |
60,00 |
| Frequência das aulas |
45,00 |
| Trabalho escrito |
20,00 |
| Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes devem participar em pelo menos 75% das aulas leccionadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação dos estudantes será efetuada através da realização de um trabalho de revisão da literatura e da elaboração de um projeto de investigação ou intervenção.