Formação Pedagógica
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2024/2025 - SP 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
- Identificar o olhar pedagógico sobre o desporto, enquanto fenómeno cultural e social, nos diferentes contextos em que a prática desportiva se desenrola.
- Interpretar os princípios e valores humanistas do desporto, tendo em vista a sua renovação e reposição nos discursos e na prática.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos desta Unidade Curricular (UC) centram-se nos elementos estruturantes do conceito de educação e formação e nas características da atividade desportiva e respetivas potencialidades pedagógicas do Desporto. Realçam-se os princípios e valores humanistas do Desporto, revisitando os conceitos básicos e situando-os na atual conjuntura social nacional e internacional. Mais, procuram igualmente enfatizar o modo como se poderá e deverá intervir neste domínio, de acordo com uma fundamentação e prática alicerçada nos referidos princípios e valores. Nessa medida existe coerência com os objetivos formulados para esta UC.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- A educação como saber: clarificação terminológica e enquadramento histórico; Racionalidade, objeto e metodologia.
- Polissemia do conceito de educação. A educação como projeto antropológico. Conceito de formação. Elementos estruturantes do conceito de Formação.
- Características da relação pedagógica.
- Conceito de desporto. Modelo plural de desporto; sujeito do desporto e diferentes contextos da prática desportiva.
- Desporto como categoria antropológica. De que Ser Humano se ocupa o desporto. O Ser humano no desporto.
- Desporto: uma via para a excelência.
- Prática desportiva e objetivos formativos.
Bibliografia Obrigatória
Savater Fernando;
O^valor de educar. ISBN: 972-20-2945-2
Tani Go 340;
Pedagogia do desporto. ISBN: 85-277-1242-3
Monteiro, A. Reis; Uma teoria da educação, Ed. Piaget, 2017
Matos, Zélia; Entre a metodologia e os métodos: Elementos para a investigação em ciências do desporto., CIFID2, Fadeup, 2013
Meinberg, Eckhard; Training: a special form of teaching, Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 2002, vol. 2, nº 4 [115–123], 2002
Quintana Cabanas, J.M. ; Teoria da educação - concepção antinómica da educação, Ed. Asa, 2002
Queirós, Paula; Profissionalidade docente : importância das questões deontológicas na formação inicial de profissionais [de educação física e desporto] , 2014 (In 'Professor de educação física: fundar e dignificar a profissão' - pp. 55 - 73 )
Bento, Jorge; Desporto: discurso e substância, Campo das Letras, 2004
Bibliografia Complementar
Savater, Fernando; O meu dicionário Filosófico, D. Quixote, 2000
Bento, Jorge; Novas motivações, modelos e concepções para a prática desportiva, CMOeiras, 1991
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Diferentes métodos de ensino, adequados à natureza dos conteúdos e das tarefas: método expositivo; seminário; debate; mesa redonda.
Os meios de ensino são igualmente escolhidos em função da sua adequação à situação pedagógica: recurso às tecnologias da informação e da comunicação, bem como a meios tradicionais como os impressos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho escrito |
50,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
50,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
30,00 |
| Frequência das aulas |
45,00 |
| Trabalho escrito |
30,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
| Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Presença em 75% das aulas. Ensaio escrito. Apresentação de temas no decurso das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A partir dos temas tratados o estudante escreve um ensaio [50% da classificação final].
Apresentação oral, no decurso das aulas, de um ou de dois temas (dependendo do número de estudantes em cada ano), seguida de debate entre todos os estudantes. Dependendo do número de alunos a apresentação poderá ser individual ou em grupo de dois.[50% da classificação final]