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Educação para a Saúde

Código: 320     Sigla: ES

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=767
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 195 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 3 - 4 30 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Tendo em conta o aumento da escolaridade obrigatória e os novos desafios ligados às mudanças sociais induzidas pelo estilo de vida individual, é essencial proporcionar formação e melhorar o conteúdo e os métodos da Educação para a Saúde. Por conseguinte, esta unidade visa proporcionar ao aluno os conhecimentos teóricos e práticos que lhe permitam intervir no ambiente escolar e na comunidade, promovendo escolhas e estilos de vida mais saudáveis. Além disso, este curso visa destacar a formação de várias técnicas de intervenção e o desenvolvimento da procura de competências e análise de documentos (artigos, relatórios, websites) configurados como importantes fontes de informação. Além disso, é um objectivo incentivar os alunos a tornarem-se responsáveis e activos na sua aprendizagem.
A obtenção de uma classificação positiva os estudantes devem cumprir os seguintes objectivos:

1. Explicar os conceitos de saúde, promoção da saúde, risco e qualidade de vida e comparar as interpretações dos modelos promção da saúde.



2. Definir atividade física, exercício, aptidão física e suas componentes. Exemplificar, comparar e aplicar métodos de avaliação. Explicar o papel a atividade física na promoção da saúde. Identificar e discutir  os fatores determinantes da atividade física. Exemplificar e discutir as recomendações da atividade física em diferentes populações.



3. Analisar os conteúdos e as intervenções na educação e promoção da saúde na escola e nas comunidades. Explicar e comparar diferentes intervenções no contexto escolar.
 e comunitário.

4. Refletir sobre o problema da obesidade e suas implicações para saúde.


Resultados de aprendizagem e competências

-Aquisição de conhecimentos

-Capacidade de utilização dos conhecimentos para intervenção prática

Modo de trabalho

Presencial

Programa


I. Introdução à Educação da Saúde:

- A evolução e a interpretação atual dos modelos de saúde  e dos conceitos de saúde e doença e qualidade de vida relacionada com a saúde.

- O conceito de Promoção de Saúde: o papel do indivíduo e das instituições

-O conceito de Estilo de Vida; os valores, crenças, atitudes nos comportamentos ligados à saúde; o papel do contexto físico e social nos comportamentos de saúde.

II. A atividade física e a promoção da saúde


-Atividade Física: Conceito e métodos de quantificação/avaliação da atividade física


-Epidemiologia da Atividade Física (mecanismos explicativos dos benefícios da atividade física na saúde física e mental)


-Recomendações sobre a prática da Atividade Física
-Determinantes da Atividade Física


III. Modelos e estratégias de promoção da atividade física relacionada à saúde



Bibliografia Obrigatória

Matos Margarida G. 070; Os Adolescentes portugueses
Sardinha L. B. 340; Promoção da saúde. ISBN: 972-735-060-7
Matos Margarida Gaspar de 540; A saúde dos adolescentes portugueses
Mota Jorge; A actividade fisica no lazer. ISBN: 972-24-0997-2
Mota Jorge Augusto Pinto da Silva; A^Educação física e a educação da saúde
Mota Jorge; A actividade física e qualidade de vida

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O programa está dividido em aulas teóricas e aulas teórico-práticas.
O curso teórico é correspondente a uma aula teórica de 1 hora por semana. Neste curso faz-se a apresentação e discussão dos conceitos teóricos fundamentais da disciplina.

O curso teórico-prático corresponde a uma aula teórico-prática (60 min) por semana.

Neste curso faz-se um aprofundamento conceptual e realizam-se atividades de extensão relativamente às matérias tratadas no curso teórico.

São também abordados temas complementares e aplicam-se processos metodológicos e tarefas práticas associados aos conteúdos da disciplina, em formato de pequenos grupos, ou em grupo de turma, pretendendo-se o desenvolvimento de uma vasta gama de metodologias participativas.



Tarefas dos estudantes:

a. Análise e interpretação crítica de textos e relatórios

b. Investigação na Web
c. Visualização de documentários/filmes

d. Discussão em pequenos grupos 
e. Apresentações

f. Estudo dos programas de intervenção

g. Aplicação de metodologias de avaliação da aptidão e da atividade física e seus determinantes


Palavras Chave

Programas gerais > Programas de base
Programas gerais > Programas de base > Programas de base
Programas gerais > Programas de base
Ciências Sociais, comércio e direito > Programas de base
Ciências Sociais
Ciências da Saúde

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 40,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Trabalho de campo 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 70,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de campo 8,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

Frequência positiva às aulas: 75% das presenças. Realização de trabalhos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Componente prática:
Realização de trabalhos nas sessões presenciais e na plataforma de e-learning
Participação/interesse/assiduidade

Nota prática final – 60%


No final da avaliação contínua é exigida a nota mínima de 10 valores.



Componente teórica:
Nota média de 2 testes escritos a realizar em datas pré-definidas (nenhum dos testes poderá ter nota inferior a 8 valores).
A nota final será a média aritmética dos dois testes, que deverá ser igual ou superior a 10 valores.No caso de um dos testes ser inferior a 8 valores, o estudante terá que realizar exame final na época de recurso.

Nota teórica final – 40%



A Nota final da Unidade Curricular será a média ponderada da parte teórica (40%) e da parte prática (60%), sendo aprovado o aluno com nota igual ou superior a 10.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para os estudantes abrangidos por legislação relativa a regimens especiais de frequência será exigida a realização de prova especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objetivos e conteúdos da UC.

Melhoria de classificação

Insere-se nas Normas Gerais de Avaliação da Faculdade.

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