| Código: | 320 | Sigla: | ES |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | http://moodle.up.pt/course/view.php?id=767 |
| Curso/CE Responsável: | Ciências do Desporto |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LCD | 195 | Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) | 3 | - | 4 | 30 | 108 |
Tendo em conta o aumento da escolaridade obrigatória e os novos desafios ligados às mudanças sociais induzidas pelo estilo de vida individual, é essencial proporcionar formação e melhorar o conteúdo e os métodos da Educação para a Saúde. Por conseguinte, esta unidade visa proporcionar ao aluno os conhecimentos teóricos e práticos que lhe permitam intervir no ambiente escolar e na comunidade, promovendo escolhas e estilos de vida mais saudáveis. Além disso, este curso visa destacar a formação de várias técnicas de intervenção e o desenvolvimento da procura de competências e análise de documentos (artigos, relatórios, websites) configurados como importantes fontes de informação. Além disso, é um objectivo incentivar os alunos a tornarem-se responsáveis e activos na sua aprendizagem.
A obtenção de uma classificação positiva os estudantes devem cumprir os seguintes objectivos:
1. Explicar os conceitos de saúde, promoção da saúde, risco e qualidade de vida e comparar as interpretações dos modelos promção da saúde.
2. Definir atividade física, exercício, aptidão física e suas componentes. Exemplificar, comparar e aplicar métodos de avaliação. Explicar o papel a atividade física na promoção da saúde. Identificar e discutir os fatores determinantes da atividade física. Exemplificar e discutir as recomendações da atividade física em diferentes populações.
3. Analisar os conteúdos e as intervenções na educação e promoção da saúde na escola e nas comunidades. Explicar e comparar diferentes intervenções no contexto escolar.
e comunitário.
4. Refletir sobre o problema da obesidade e suas implicações para saúde.
-Aquisição de conhecimentos
-Capacidade de utilização dos conhecimentos para intervenção prática
I. Introdução à Educação da Saúde:
- A evolução e a interpretação atual dos modelos de saúde e dos conceitos de saúde e doença e qualidade de vida relacionada com a saúde.
- O conceito de Promoção de Saúde: o papel do indivíduo e das instituições
-O conceito de Estilo de Vida; os valores, crenças, atitudes nos comportamentos ligados à saúde; o papel do contexto físico e social nos comportamentos de saúde.
II. A atividade física e a promoção da saúde
-Atividade Física: Conceito e métodos de quantificação/avaliação da atividade física
-Epidemiologia da Atividade Física (mecanismos explicativos dos benefícios da atividade física na saúde física e mental)
-Recomendações sobre a prática da Atividade Física
-Determinantes da Atividade Física
III. Modelos e estratégias de promoção da atividade física relacionada à saúde
O programa está dividido em aulas teóricas e aulas teórico-práticas.
O curso teórico é correspondente a uma aula teórica de 1 hora por semana. Neste curso faz-se a apresentação e discussão dos conceitos teóricos fundamentais da disciplina.
O curso teórico-prático corresponde a uma aula teórico-prática (60 min) por semana.
Neste curso faz-se um aprofundamento conceptual e realizam-se atividades de extensão relativamente às matérias tratadas no curso teórico.
São também abordados temas complementares e aplicam-se processos metodológicos e tarefas práticas associados aos conteúdos da disciplina, em formato de pequenos grupos, ou em grupo de turma, pretendendo-se o desenvolvimento de uma vasta gama de metodologias participativas.
Tarefas dos estudantes:
a. Análise e interpretação crítica de textos e relatórios
b. Investigação na Web
c. Visualização de documentários/filmes
d. Discussão em pequenos grupos
e. Apresentações
f. Estudo dos programas de intervenção
g. Aplicação de metodologias de avaliação da aptidão e da atividade física e seus determinantes
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Teste | 40,00 |
| Trabalho prático ou de projeto | 40,00 |
| Trabalho de campo | 20,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 70,00 |
| Frequência das aulas | 30,00 |
| Trabalho de campo | 8,00 |
| Total: | 108,00 |
Frequência positiva às aulas: 75% das presenças. Realização de trabalhos.
Componente prática:
Realização de trabalhos nas sessões presenciais e na plataforma de e-learning
Participação/interesse/assiduidade
Nota prática final – 60%
No final da avaliação contínua é exigida a nota mínima de 10 valores.
Componente teórica:
Nota média de 2 testes escritos a realizar em datas pré-definidas (nenhum dos testes poderá ter nota inferior a 8 valores).
A nota final será a média aritmética dos dois testes, que deverá ser igual ou superior a 10 valores.No caso de um dos testes ser inferior a 8 valores, o estudante terá que realizar exame final na época de recurso.
Nota teórica final – 40%
A Nota final da Unidade Curricular será a média ponderada da parte teórica (40%) e da parte prática (60%), sendo aprovado o aluno com nota igual ou superior a 10.
Para os estudantes abrangidos por legislação relativa a regimens especiais de frequência será exigida a realização de prova especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objetivos e conteúdos da UC.
Insere-se nas Normas Gerais de Avaliação da Faculdade.