| Código: | 332 | Sigla: | 332 |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Ciências do Desporto |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LCD | 10 | Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) | 3 | - | 10 | - |
1. Aplicar e desenvolver os conhecimentos teórico-práticos adquiridos no âmbito do treino desportivo na modalidade de Basquetebol (parte I).
2. Adquirir competências para o exercício da função de treinador em contextos reais de treino e de competição em equipas de Basquetebol de formação e/ou rendimento (parte I).
3. Identificar e resolver os constrangimentos afetos à função e intervenção do treinador desportivo em contextos reais de prática.
4. Desenvolver a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática.
Espera-se que os estudantes se tornem aptos a:
1. Planear, implementar, monitorizar e avaliar o processo de treino e de competição em Basquetebol.
2. Preparar uma progressão metodológica adequada aos diferentes conteúdos técnico-táticos defensivos e ofensivos.
3. Identificar e resolver os principais problemas inerentes à gestão do treino e da competição, recorrendo a estratégias flexíveis e adaptativas.
4. Otimizar capacidades no domínio da comunicação e de condução de equipas de Basquetebol.
5. Preparar uma planificação de médio‐longo prazo para a formação de jovens basquetebolistas.
6. Verter no espaço do relatório a organização sistematizada da atividade desenvolvida no estágio profissional e do relato criticamente sustentado das experiências de aprendizagens significativas na construção da sua identidade profissional.
Tendo como ponto de partida os objetivos apontados e que se consubstanciam na aquisição de aptidões e de competências para o exercício da função de treinador, as metodologias aplicadas são menos expositivas e mais interativas. Assim, concomitante às aulas teóricas e práticas de natureza mais convencional, projeta-se o recurso a distintas estratégias formativas que colocam o estudante no centro do processo de ensino-aprendizagem:
- Sessões de reflexão e discussão individual e em grupo sobre as atividades desenvolvidas no âmbito do estágio profissionalizante.
- Reuniões com o docente responsável pelo CTD que estimulem a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática.
- Seminários temáticos orientados quer por docentes, quer por agentes desportivos com perfis de exceção em diferentes áreas de intervenção (treinadores, coordenadores, dirigentes, árbitros).
A intenção de preparar os estudantes para a futura profissão de treinador exige, ainda, o recurso a estratégias formativas que permitam a crescente autonomização, para a qual concorre o recurso ao questionamento, num perfilhar crescente de exigências, que se inicia pela confrontação dos saberes em sentido estrito, passando pela sua aplicação (demonstrar, exemplificar, prescrever) até chegar à resolução de problemas.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho de campo | 40,00 |
| Trabalho escrito | 60,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Frequência das aulas | 120,00 |
| Realização de Estágio | 80,00 |
| Trabalho escrito | 40,00 |
| Trabalho de campo | 30,00 |
| Total: | 270,00 |
Os estudantes terão de comparecer a 75% das sessões formais de formação previstas: aulas teóricas; aulas práticas; sessões de reflexão e discussão sobre as atividades desenvolvidas no âmbito do estágio profissionalizante; reuniões com o docente responsável pelo CTD; seminários temáticos.
O aproveitamento na UC é garantido pela obtenção de 10 valores (9.5 com arredondamento) na escala de 0 a 20, nas seguintes componentes de avaliação prescritas para os estudantes em regime de CTD:
a) Trabalho de campo:
- Intervenção no âmbito da condução do treino e da competição (40%)
b) Trabalhos escritos:
- Plano anual de trabalho (15%)
- Dossier (25%)
- Relatório de estágio (20%)
Daqui que a classificação final (CF) resulte da seguinte fórmula:
CF = (nota do trabalho de campo*0.40) + (nota do plano anual de trabalho*0.15) + (nota do dossier*0.25) + (nota do relatório de estágio*0.20))
Não aplicável.