Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > 116
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Psicologia do Desenvolvimento

Código: 116     Sigla: 116

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 171 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 1 - 3 30 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2024-01-10.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular visa formar profissionais para atuar nas áreas do Desporto e Educação Física, concentrando-se em:

(i) rever e aprofundar conhecimentos no desenvolvimento físico, cognitivo, sócioemocional e moral, através da análise crítica das principais correntes teóricas ao longo da vida;

(ii) sensibilizar os estudantes para a importância do conhecimento e da observação da criança, adolescente e adulto no seu processo de crescimento, desenvolvimento e envelhecimento, salientando as implicações práticas de forma a permitir a seleção, fundamentada e mais adequada, de metodologias a adotar nas diferentes situações práticas.

Resultados de aprendizagem e competências

O estudante deverá ser capaz de:

(i) avaliar a integração das influências hereditárias e ambientais no desenvolvimento;

(ii) analisar questões desenvolvimentais relacionadas com mudanças físicas/ biológicas, cognitivas, sócioemocionais e morais ao longo da vida;

(iii) examinar questões relacionadas com o desenvolvimento na vida adulta e no envelhecimento.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O desenvolvimento dos seres-humanos: da genética aos contextos de desenvolvimento

Desenvolvimento cognitivo e emocional: da inteligência à auto-regulação

Crenças e raciocínio moral

A aprendizagem social e a agressão

Problemáticas da adolescência

Do jovem adulto ao idoso: tarefas desenvolvimentais nos vários domínios de existênci

Bibliografia Obrigatória

Crain William; Theories of development. ISBN: 0-13-913476-X
Dacey John S.; Human development. ISBN: 0-697-36429-1
Rayner Eric; Human development. ISBN: 0-415-09887-4
Santrock John W.; Life-span development. ISBN: 0-697-36439-9
Sugarman Leonie; Life-span development. ISBN: 0-415-05163-0
Sprinthall Norman A.; Psicologia educacional. ISBN: 972-9241-37-6

Bibliografia Complementar

Berryman Julia C. 070; A^Psicologia do desenvolvimento humano. ISBN: 972-771-507-9
Paul Maria Constança; Psicologia dos idosos. ISBN: 972-96044-2-8
Birren James E. 340; Handbook of the psychology of aging. ISBN: 0-12-101263-8
ULL; Developmental psychology. ISBN: 0012-1649
Piaget Jean; A Psicologia
ULL; Child Development. ISBN: 0009-3920
ULL; Infant and Child Development. ISBN: 1522-7227
ULL; Developmental Psychology. ISBN: 0012-1649
Thomas R. Murray; Comparing theories of child development. ISBN: 0-534-35579-X
Cohen Stanley 340; Life-span developmental psychology. ISBN: 0-89859-971-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1.º Expositivo, exposição de conteúdos por parte do docente
2.º Explorativo, com análise e reflexão de textos
3.º Interativo, com a promoção de debates e de exposições por parte dos/as estudantes
4.º Autónomo, estudante agente de aprendizagem

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 25,00
Teste 40,00
Trabalho escrito 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho escrito 21,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Para poderem aceder a exame, os estudantes terão que preencher os seguintes critérios:

i) presença em pelo menos 75% das aulas teóricas e 75% das aulas práticas leccionadas; e

ii) classificação mínima de 47.5% em cada uma das componentes (teórica e prática).

Fórmula de cálculo da classificação final

Componente teórica (65% do total da classificação final, 13/20 valores):

Componente teórica (65% do total da classificação final, 13 valores):

i) época normal: 3 testes, 65% (4/20 valores, 4/20 valores, 5/20 valores).

ii) exame de recurso: exame final (65% - 13 valores).

Componente prática:
i) trabalho em grupo - 35% da classificação final


Em qualquer componente de avaliação, a classificação final não poderá ser inferior a 47.5% (4.75 numa escala de de 0 a 20) do valor correspondente.

Provas e trabalhos especiais

De acordo com as disposições legais vigentes na Universidade do Porto e com as Normas de Avaliação emanadas do Conselho Pedagógico da Faculdade de Desporto, os trabalhadores-estudantes que não consigam assegurar a sua presença num mínimo de 75% das aulas dadas têm de contactar a docente da unidade curricular no prazo máximo de 15 dias a contar da data da primeira aula, no sentido de ser discutida a sua formação e avaliação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para os estudantes abrangidos por legislação relativa a regimes especiais de frequência poderá ser exigida a realização de prova especial para comprovação dos conhecimentos e competências relacionados com os objetivos e conteúdos da unidade curricular.
Estes estudantes deverão contactar a docente nas duas primeiras aulas.

Melhoria de classificação

Os estudantes apenas poderão realizar melhoria à componente teória da unidade curricular, através de exame.

A componente prática não contempla melhoria.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-11 às 00:11:47 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico