Da Identificação ao Desenvolvimento da Excelência no Desporto
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2023/2024 - SP 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Objetivo
Esta unidade curricular (UC) visa promover a compreensão dos estudantes relativamente:
a) aos processos psicológicos envolvidos em contextos desportivos e à sua relação com a excelência no desporto;
b) à aplicação dos treino de competências psicológicas a diversos agentes desportivos, ajudando os estudantes a adquirirem competências e conhecimentos que possam aplicar como treinadores, professores, ou outros agentes desportivos.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes devem ser capazes de:
a) discutir de forma crítica os fatores psicológicos que contribuem para a excelência no desporto;
b) discutir de forma crítica diferentes métodos necessários para preparar mentalmente diferentes agentes desportivos para a competição de elite
c) localizar, ler e interpretar a investigação em psicologia do desporto, discutindo o estado e ramificações para investigações futuras em relação com as sua área ou tópico de investigação.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Fatores psicológicos que contribuem para a excelência no desporto.
a) performance excelente, expertise e prática deliberada
b) peak performance, mental toughness e competências psicológicas
Preparação mental para a peak performance
a) princípios teóricos e práticos subjacentes ao treino de competências psicológicas, visando a melhoria do rendimento desportivo
b) o papel do especialista em treino de competências psicológicas.
Avaliação crítica da investigação no domínio do treino de competências psicológicas.
Bibliografia Obrigatória
Anshel Mark H.;
Sport psychology. ISBN: 0-8053-5364-X
Duda Joan L. 340;
Advances in sport and exercise psychology measurement. ISBN: 1-885693-11-7
Weinberg Robert S.;
Foundations of sport and exercise psychology. ISBN: 978-0-7360-6467-5
Nideffer Robert M.;
Assessment in sport psychology. ISBN: 1-885693-28-1
Tenenbaum Gershon 340;
Handbook of sport psychology. ISBN: 978-0-471-73811-4
Bibliografia Complementar
Andersen Mark B. 340;
Doing sport psychology. ISBN: 0-7360-0086-0
Cox Richard H.;
Sport psychology. ISBN: 0-07-110642-1
Horn Thelma S. 340;
Advances in sport psychology. ISBN: 0-7360-3298-3
Anderson Mark B. 340;
Sport psychology in practice. ISBN: 0-7360-3711-X
Moran Aidan P.;
Sport and exercise psychology. ISBN: 0-415-16809-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas magistrais
Seminários
Grupos de discussão.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia aplicada
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências do comportamento
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho escrito |
100,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
45,00 |
| Frequência das aulas |
45,00 |
| Trabalho escrito |
45,00 |
| Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes deverão obter uma classificação mínima de 47.5% no valor correspondente ao trabalho escrito.
Fórmula de cálculo da classificação final
O trabalho escrito corresponde a 100% da classificação final.