Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > PDCD031
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Coordenação, Lateralidade e Comportamento Motor

Código: PDCD031     Sigla: CD-DGC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Desporto

Ocorrência: 2022/2023 - SP

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDCD 1 Plano em vigor a partir de 2009 1 - 5 45 135

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular assume como seus principais objectivos;


  1. Análise da coordenação motora, nomeadamente dos parâmetros destreza fina e global, sensibilidade proprioceptiva, velocidade de reacção, antecipação-coincidência e orientação espacial, em populações normais e especiais;

  2. Compreensão dos comportamentos de preferência lateral. Sua influência na expressão dos parâmetros da coordenação motora e sua relação com as assimetrias motoras funcionais, em populações normais e especiais;

  3. Investigação do comportamento motor, ao nível específico dos seus três parâmetros de análise (desenvolvimento motor, aprendizagem motora e controlo motor) dos sujeitos com diferente preferência manual, quer “normais” quer com NEE;

  4. Estudo da transferência bilateral no comportamento motor, em contextos de aprendizagem e de elevada performance, em populações normais e especiais.


Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos adequam-se aos objetivos estabelecidos na medida em que habilitam os estudantes a compreender os processos da modificação voluntária e controlada do comportamento, resultantes de aquisições e construções internas associadas com a prática ou com a experiência, que conduzem a ganhos permanente na capacidade de prestação motora. Os conteúdos das aulas práticas adequam-se aos objetivos estabelecidos nesta UC na medida em que se direcionam, em ambiente laboratorial, para a familiarização com os vários instrumentos, metodologias e procedimentos de pesquisa no âmbito da Coordenação Motora e da Lateralidade. No sentido de complementar essa vivência e progredir no processo de conhecimento dos estudantes, são criados fóruns de discussão, na plataforma de ensino on-line Moodle, sobre questões metodológicas na investigação em Coordenação Motora e da Lateralidade. Os estudantes são também envolvidos na análise de várias publicações científicas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1 Teorias do controlo motor
2 Coordenação motora
   2.1 Conceitos de coordenação motora, graus de liberdade e capacidades coordenativas
   2.2 A exercitação da coordenação motora através da idade
   2.3 Métodos e conteúdos para a exercitação da coordenação motora
   2.4 A importância das aprendizagens motoras para o desenvolvimento global da criança. Alguns   exemplos.
3 Lateralidade e assimetrias motoras no comportamento humano
   3.1 Preferência lateral e assimetria motora funcional: uma perspectiva de desenvolvimento
   3.2 Lateralidade em tarefas de coordenação motora de diferente complexidade
   3.3 Lateralidade e transferência da aprendizagem
   3.4 Lateralidade, desordens da coordenação motora e postura
4 Metodologias e instrumentos no estudo do comportamento motor
   4.1 Propósitos e princípios da avaliação do comportamento motor.
   4.2 Avaliação dos comportamentos de assimetria lateral: medidas de preferência e medidas de performance.
   4.3 Testes e Baterias de testes na avaliação do comportamento motor.

Bibliografia Obrigatória

Sugden DA, Chambers H; Children with developmental coordination disorder, 1998
Vasconcelos O, Rodrigues P, Cidália F; 2011Preferência manual, destreza manual e transferência da aprendizagem em crianças dos 6 aos 9 anos. In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança IV. R Matos, J Barreiros, O Vasconcelos, P Morouço, ESE IPVC, 2011
Vasconcelos Olga 070; Laterality, developmental coordination disorders and posture
Rodrigues Luís Paulo 340; Estudos em desenvolvimento motor da criança II. ISBN: 978-989-95980-3-4
McManus Chris; Right hand, left hand. ISBN: 0-674-01613-0
Bryden Pamela J.; The^origins of manual asymmetries
Coren S, Porac C; Lateral preferences and human behavior, Springer-Verlag, 1981

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A primeira parte (15 horas) é expositiva e contempla a fundamentação teórica relativa aos quatro blocos de matéria leccionados. Apresentam-se exemplos de situações e ou de estudos de caráter experimental sendo os resultados analisados e discutidos. Nas aulas laboratoriais (15h) os estudantes familiarizam-se com as várias metodologias de pesquisa no âmbito da Coordenação Motora e da Lateralidade. A terceira parte (15 horas) é dedicada à apresentação, análise e debate dos trabalhos elaborados na segunda parte.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 5,00
Estudo autónomo 65,00
Frequência das aulas 15,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Não se aplica.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação compreende dois tipos de tarefas realizadas individualmente:



  1. Escolha e apresentação em power point de um artigo, em língua inglesa e após 2015, sobre a coordenação motora ou lateralidade;

  2. Trabalho escrito no formato da Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, consistindo numa revisão da literatura descrevendo a importância do assunto e o estado da arte.


Classificação Final:


  • Média ponderada do primeiro trabalho (30%) e do segundo trabalho (70%).


Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-09 às 21:08:32 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico