Coordenação, Lateralidade e Comportamento Motor
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2022/2023 - SP
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Esta unidade curricular assume como seus principais objectivos;
- Análise da coordenação motora, nomeadamente dos parâmetros destreza fina e global, sensibilidade proprioceptiva, velocidade de reacção, antecipação-coincidência e orientação espacial, em populações normais e especiais;
- Compreensão dos comportamentos de preferência lateral. Sua influência na expressão dos parâmetros da coordenação motora e sua relação com as assimetrias motoras funcionais, em populações normais e especiais;
- Investigação do comportamento motor, ao nível específico dos seus três parâmetros de análise (desenvolvimento motor, aprendizagem motora e controlo motor) dos sujeitos com diferente preferência manual, quer “normais” quer com NEE;
- Estudo da transferência bilateral no comportamento motor, em contextos de aprendizagem e de elevada performance, em populações normais e especiais.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos adequam-se aos objetivos estabelecidos na medida em que habilitam os estudantes a compreender os processos da modificação voluntária e controlada do comportamento, resultantes de aquisições e construções internas associadas com a prática ou com a experiência, que conduzem a ganhos permanente na capacidade de prestação motora. Os conteúdos das aulas práticas adequam-se aos objetivos estabelecidos nesta UC na medida em que se direcionam, em ambiente laboratorial, para a familiarização com os vários instrumentos, metodologias e procedimentos de pesquisa no âmbito da Coordenação Motora e da Lateralidade. No sentido de complementar essa vivência e progredir no processo de conhecimento dos estudantes, são criados fóruns de discussão, na plataforma de ensino on-line Moodle, sobre questões metodológicas na investigação em Coordenação Motora e da Lateralidade. Os estudantes são também envolvidos na análise de várias publicações científicas.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1 Teorias do controlo motor
2 Coordenação motora
2.1 Conceitos de coordenação motora, graus de liberdade e capacidades coordenativas
2.2 A exercitação da coordenação motora através da idade
2.3 Métodos e conteúdos para a exercitação da coordenação motora
2.4 A importância das aprendizagens motoras para o desenvolvimento global da criança. Alguns exemplos.
3 Lateralidade e assimetrias motoras no comportamento humano
3.1 Preferência lateral e assimetria motora funcional: uma perspectiva de desenvolvimento
3.2 Lateralidade em tarefas de coordenação motora de diferente complexidade
3.3 Lateralidade e transferência da aprendizagem
3.4 Lateralidade, desordens da coordenação motora e postura
4 Metodologias e instrumentos no estudo do comportamento motor
4.1 Propósitos e princípios da avaliação do comportamento motor.
4.2 Avaliação dos comportamentos de assimetria lateral: medidas de preferência e medidas de performance.
4.3 Testes e Baterias de testes na avaliação do comportamento motor.
Bibliografia Obrigatória
Sugden DA, Chambers H; Children with developmental coordination disorder, 1998
Vasconcelos O, Rodrigues P, Cidália F; 2011Preferência manual, destreza manual e transferência da aprendizagem em crianças dos 6 aos 9 anos. In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança IV. R Matos, J Barreiros, O Vasconcelos, P Morouço, ESE IPVC, 2011
Vasconcelos Olga 070;
Laterality, developmental coordination disorders and posture
Rodrigues Luís Paulo 340;
Estudos em desenvolvimento motor da criança II. ISBN: 978-989-95980-3-4
McManus Chris;
Right hand, left hand. ISBN: 0-674-01613-0
Bryden Pamela J.;
The^origins of manual asymmetries
Coren S, Porac C; Lateral preferences and human behavior, Springer-Verlag, 1981
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A primeira parte (15 horas) é expositiva e contempla a fundamentação teórica relativa aos quatro blocos de matéria leccionados. Apresentam-se exemplos de situações e ou de estudos de caráter experimental sendo os resultados analisados e discutidos. Nas aulas laboratoriais (15h) os estudantes familiarizam-se com as várias metodologias de pesquisa no âmbito da Coordenação Motora e da Lateralidade. A terceira parte (15 horas) é dedicada à apresentação, análise e debate dos trabalhos elaborados na segunda parte.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
| Trabalho escrito |
70,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
5,00 |
| Estudo autónomo |
65,00 |
| Frequência das aulas |
15,00 |
| Trabalho escrito |
50,00 |
| Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Não se aplica.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação compreende dois tipos de tarefas realizadas individualmente:
- Escolha e apresentação em power point de um artigo, em língua inglesa e após 2015, sobre a coordenação motora ou lateralidade;
- Trabalho escrito no formato da Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, consistindo numa revisão da literatura descrevendo a importância do assunto e o estado da arte.
Classificação Final:
- Média ponderada do primeiro trabalho (30%) e do segundo trabalho (70%).