| Código: | 333 | Sigla: | 333 |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Ciências do Desporto |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LCD | 42 | Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) | 3 | - | 10 | - |
• Conhecer o quadro desportivo específico do jogo de Futebol (Parte I).
• Aplicar e desenvolver os conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito do treino desportivo em Futebol (Parte I).
• Desenvolver competências para intervir no quadro do treino desportivo e da competição no Futebol, nomeadamente no que respeita à organização, condução e controlo do treino de equipas (Parte I).
- Identificar os principais problemas inerentes à gestão do treino e da competição em Futebol;
- Otimizar capacidades no domínio da comunicação e de condução de equipas de Futebol;
- Adquirir conhecimentos e competências essencias para mobilizar correta e intencionalmente processos metodológicos nos âmbitos da formação de jogadores e de equipas de Futebol.
Conhecimentos teóricos anteriormente adquiridos nas Unidades Curriculares (UC´s) que se encontram a montante, no plano de estudos da licenciatura, com especial destaque para a UC Metodologia I Futebol.
A UC de Metodologia do Desporto II Futebol funciona em regime especial, onde se privilegia o estágio profissionalizante, desenvolvido em centros de treino desportivo (CTD).
Por CTD entende-se um núcleo de formação em exercício no âmbito específico do treino desportivo, onde se pretende que os estudantes sejam confrontados com os problemas suscitados pelo exercício profissional neste domínio e, consequentemente, sejam induzidos a empreender as tarefas necessárias à sua resolução, numa perspetiva tão abrangente, mas também tão específica, quanto o próprio sistema de preparação desportiva impõe.
Os CTD podem integrar todos os escalões correspondentes ao jogo de Futebol 7, 8 ou 9, no âmbito do Desporto de Participação e de Rendimento
A aquisição de competências básicas para o exercício da função em contextos reais de treino e de competição constitui o principal objetivo. Neste contexto, a aprendizagem experiencial afigura-se a via mais autêntica na construção do conhecimento profissional.
O processo de formação prevê a realização de sessões formais, sendo que também é incentivada, nos estudantes, a procura autónoma de informação através da aprendizagem à distância e do contacto com agentes desportivos que revelem perfis de exceção em diferentes áreas de intervenção.
Das sessões formais de formação consta a realização de seminários temáticos, de sessões de reflexão e discussão sobre o estágio profissionalizante bem como de reuniões do docente responsável com os estudantes dos CTD.
Com os seminários temáticos pretende-se abordar temas atuais e pertinentes no âmbito do Desporto de Participação e de Rendimento.
As sessões de reflexão e discussão visam mobilizar os estudantes e docentes para a reflexão crítica dos problemas emergentes dos contextos reais de prática.
Por seu turno, as reuniões parcelares com estudantes têm como função facultar a reflexão e a orientação de decisões relativas a problemas prementes em cada CTD.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 15,00 |
| Trabalho de campo | 25,00 |
| Trabalho escrito | 60,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 30,00 |
| Frequência das aulas | 120,00 |
| Realização de Estágio | 120,00 |
| Total: | 270,00 |
Dada a natureza semestral da UC de Metodologia II e sendo que a atividade nos CTD é anual, correspondente a uma época desportiva, os estudantes para transitarem para o 2º semestre (Metodologia III) deverão obter aproveitamento nesta UC.
A avaliação é distribuída sem exame final. Deste modo, preconiza-se a existência de um alinhamento entre as atividades e tarefas empreendidas pelos estudantes no âmbito dos CTD ao longo do semestre e a avaliação final. Para o efeito será realizada uma avaliação contínuada, com reflexão e discussão posterior entre o docente orientador e os estudantes acerca dos aspetos considerados relevantes do processo de formação.
A frequência semanal de treinos da cada CTD terá de ser obrigatoriamente igual ou superior a um número mínimo de duas unidades de treino.
Os estudantes deverão comparecer nas sessões formais de formação previstas: seminários temáticos; sessões de reflexão e discussão sobre o estágio profissionalizante e reuniões por CTD.
Os estudantes que realizam o estágio profissionalizante terão de honrar os seus compromissos em relação às funções, atividades e tarefas que lhes foram confiadas no âmbito do CTD. Deste modo, terão de:
- Garantir a presença em, pelo menos, 75% das sessões formais de formação.
- Preparar e orientar ou coadjuvar a orientação e preparação da equipa e dos jogadores ao longo de uma época desportiva, no respeito pelas decisões da equipa técnica.
- Garantir o número mínimo de presenças semanais em treinos e em competições definido pelo docente orientador, uma vez ouvida a ET e tendo em consideração as características específicas do CTD em questão.
- Discutir o relatório de estágio profissional com o docente orientador.
O treinador principal, o coordenador técnico e/ou o tutor responsável no clube onde o CTD é realizado poderão ser consultados pelo docente, antes da avaliação final do formado.
O aproveitamento na UC é garantido pela obtenção de 10 valores (9,5 com arredondamento) na escala de 0 a 20, nas componentes de avaliação prescritas para os estudantes em regime de CTD.
Constituem componentes da avaliação para os estudantes em regime de CTD os seguintes elementos:
- Relatório individual, incluindo o Plano Anual de Trabalho (60%)
- Intervenção no âmbito da condução do treino e competição (25%)
- Assiduidade e participação nas sessões formais de formação (15%)
Nada a referir.
As avaliações especiais regem-se pelos regulamentos gerais de avaliação.
Quando justificado, o estudante poderá ter nova oportunidade de avaliação nas componentes de avaliação descritas.