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Estudos Práticos III - Andebol

Código: 233     Sigla: 233

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 199 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 2 - 3 -

Módulo de

Código Nome
240 Estudos Práticos III

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1. Adquirir conhecimentos teórico-práticos sobre as ações de jogo de Andebol, com ênfase nas componentes tático-técnicas coletivas e individuais. 

2. Adquirir conhecimentos relativos aos regulamentos gerais e específicos do Andebol. Conhecer a fundo a orgânica da modalidade e perceber as implicações dos regulamentos para as ações de jogo e sua prática.

3. Adquirir domínio de execução das ações de jogo essenciais do jogo de Andebol. Vivenciar os constrangimentos inerentes ao jogo de Andebol e dos motivos que levam à emergência das ações de jogo mais utilizadas no jogo.

4. Compreender a evolução do jogo de Andebol e as razões dessa evolução.

Resultados de aprendizagem e competências

Dominar conhecimentos teórico-práticos sobre as ações de jogo de Andebol, com ênfase nas componentes tático-técnicas individuais, grupais e coletivas. 

Dominar conhecimentos relativos aos regulamentos gerais e específicos do Andebol. Revelar conhecimento sobre a orgânica da modalidade e percebe as implicações dos regulamentos para as ações de jogo e sua prática.

Manifestar domínio da execução das ações de jogo essenciais do jogo de Andebol em função dos constrangimentos inerentes ao jogo e dos motivos que levam à emergência das ações mais utilizadas no jogo.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1 Enquadramento histórico do Andebol
2 Regras e Regulamento da modalidade
3 Terminologia e Simbologia específicas da modalidade
4 Técnica-tática individual
5 Tática grupal e colectiva
6 Fases do Jogo

Bibliografia Obrigatória

Antón García, J. L; Balonmano: Metodología y alto rendimiento , Editorial Paidotribo, 1994
Antón García, J. L. ; Balonmano - Táctica Grupal Defensiva: Concepto, estructura y metodología, Grupo Editorial Universitario, 2002
Antón García, J. L. ; Balonmano - Táctica Grupal Ofensiva: Concepto, estructura y metodología, Gymnos Editorial, 1998
IHF; Regras de jogo, Federação de Andebol de Portugal, 2012
Silva, J.; Ferreira, A.; Resende, C.; Diapositivos das aulas
IHF / FAP; Regras de jogo, Federação de Andebol de Portugal, 2016, 2016
Silva, J.; Garganta, J. & Janeira, M.:; CONTRIBUTO PARA A CLARIFICAÇÃO DA TERMINOLOGIA ESPECÍFICA DO ANDEBOL, 2011

Bibliografia Complementar

Espanha. Comite Olimpico; Balonmano. ISBN: 84-87094-13-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A Unidade Curricular de Estudos Práticos III de Andebol congrega aulas teórico-práticas, constituídas por aulas de experimentação e exercitação práticas, com tempos para apoio teórico.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 75,00
Teste 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 36,00
Frequência das aulas 45,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Presença e realização prática de pelo menos 75% das aulas previstas. Contudo, para os casos devidamente comprovados por relatório médico, que ateste uma incapacidade para o aluno ter uma participação ativa nas aulas, e que seja deferido pelo Conselho Pedagógico, admite-se a presença e realização prática de apenas 50% das aulas previstas.

Estão dispensados da verificação das condições de assiduidade em cima mencionadas, os casos previstos na lei, nomeadamente trabalhadores estudantes e atletas abrangidos pela legislação sobre alta-competição. Estes estudantes, terão de definir, no início do ano letivo com o respetivo docente, o conjunto de provas ou trabalhos especiais que terão de realizar, de modo a demonstrar o domínio da matéria e das competências exigidas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação possui duas componentes, uma prática e outra teórica:

1 - Componente prática: realizada através de avaliação contínua da prática e de avaliação prática em dois momentos:
- 1º momento: na semana de 17 a 21 de Outubro de 2022;
- 2º momento: na semana de 12 a 16 de Dezembro de 2022.

Ainda relativamente à componente prática, se o aluno não atingir a classificação mínima (8,0 valores) não tem possibilidade de realizar uma segunda avaliação, uma vez que esta é contínua.

2 - Componente teórica: realizada através de um teste escrito, que será realizado no dia 07 de Dezembro às 14h.

Na eventualidade do discente não atingir a classificação mínima de oito (8,0) valores à componente teórica, terá a possibilidade de realizar uma segunda avaliação escrita. Esta segunda avaliação (teste de repescagem) é uma oportunidade para o Estudante obter a nota mínima que permita completar com sucesso a avaliação da UC.

Em qualquer tarefa relacionada com avaliação (componentes prática/teórica, trabalhos, testes, etc.) o Estudante não poderá obter uma classificação inferior a 8 valores.

O cálculo da classificação final terá as seguintes ponderações: a avaliação prática corresponde a 75% e a avaliação teórica a 25% da classificação final.

A classificação final à unidade curricular Estudos Práticos III - Andebol é calculada a partir das notas obtidas a cada uma das componentes, arredondada às décimas. Considera-se aprovado o estudante que obtenha uma classificação final mínima de dez (10,0) valores

Em caso de dúvida suscitada pela interpretação e aplicação destas normas, ou em caso omisso, aplica-se diretamente o “Regulamento Geral para a Avaliação dos Discentes das Unidades Curriculares Estudos Práticos I, II, III e IV”.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei estão dispensados das condições de assiduidade, nomeadamente, trabalhadores estudantes e atletas abrangidos pela legislação sobre alta-competição terão de realizar as provas de avaliação prática e teórica nas datas acimas mencionadas e realizar um conjunto de trabalhos, de modo a demonstrar o domínio da matéria e das competências exigidas. Estes trabalhos serão definidos no início do ano letivo com o respetivo docente e terão que ser entregues em dois momentos distintos:
- Primeiro momento de entrega: 21 de Outubro de 2022. 
- Segundo momento de entrega: 16 de Dezembro de 2022
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