| Código: | 119 | Sigla: | 119 |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Ciências do Desporto |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LCD | 265 | Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) | 1 | - | 3 | - |
| Código | Nome |
|---|---|
| 124 | Estudos Práticos I |
1. Adquirir conhecimentos teóricos sobre as habilidades táctico/técnicas, a organização táctica colectiva e as regras do jogo de Basquetebol.
2. Conseguir o domínio motor das habilidades táctico/técnicas essenciais do jogo de Basquetebol.
A aquisição de conhecimentos teóricos sobre as habilidades tático-técnicas inerentes ao basquetebol, bem como a sua organização tática coletiva e as regras do jogo, são conseguidas através dos conteúdos programáticos nº 1 e 2, demarcando as orientações necessárias para uma estruturação inicial do processo de aprendizagem. O domínio motor das habilidades tático-técnicas essenciais do jogo de basquetebol, aliado ao domínio das progressões pedagógicas no ensino do jogo, alcançam-se pela conjugação dos conteúdos programáticos nº 3 e 4. A organização e a participação em jogos e torneios complementam e amplificam a extensão da aprendizagem, permitindo aos alunos uma aplicação prática das aprendizagens anteriores.
1. Origem, Evolução e Desenvolvimento do Basquetebol nos âmbitos Regulamentar, da Técnica e da Tática.
1.1. A Origem do Basquetebol:
- O inventor do jogo
- Razões que determinaram a criação de um novo jogo
- Princípios fundamentais do novo jogo
- O primeiro regulamento do jogo (as primeiras 13 regras)
1.2. Evolução do Basquetebol:
- No âmbito Regulamentar
- No âmbito Técnico
- No âmbito Tático
1.3. Introdução do Basquetebol em Portugal.
2. Elementos da Terminologia e Simbologia do Basquetebol.
3.Caracterização do Jogo de Basquetebol.
3.1. A estrutura formal do jogo:
- O campo de jogo
- A bola
- Os pontos
- As regras
- Os jogadores
3.2. A estrutura funcional do jogo:
- A técnico-tática
- A cooperação-oposição
- O ataque-defesa
3.3. O jogo anárquico:
- Levantamento das situações problema que o caracterizam
- Introdução dos princípios táticos para o nível de jogo abordado
4. Organização Ofensiva.
4.1. Princípios básicos ofensivos no jogo dos principiantes:
- Ocupação racional do espaço de jogo, criando linhas de passe
- Progressão da bola por drible ou por passe
- Progressão da bola no sentido da profundidade do campo
- Passar e desmarcar-se
4.2. Primeiras Estruturas Táticas.
4.2.1. A transição defesa-ataque:
- Objetivos
- Situações de transição: recuperação da bola por cesto sofrido, ressalto defensivo, bola fora e interceção
4.2.2. Fases e princípios táticos da transição:
- Início: linhas de passe e estações de receção
- Desenvolvimento: ocupação e progressão por corredores
- Finalização: estudo das situações de superioridade numérica (2x1 e 3x2) - introdução do 4º e 5º jogadores (trailer) na finalização
4.3. Fundamentos da técnica individual ofensiva (parte I).
4.3.1. Considerações gerais, objetivos, funções, tipos, descrição da execução, e exercícios de aplicação de:
- Posição básica, pega e manejo da bola
4.3.2. Lançamento:
- Lançamento em apoio com uma mão
- Lançamento na passada
- Lançamento de salto
4.3.3. Drible:
- Drible de progressão
- Drible de protecção
- Drible com mudança de direção
4.3.4. Passe e receção:
- Passe de peito com duas mãos
- Passe picado ou de ressalto com duas mãos ou uma mão
- Passe de ombro a uma mão ou de basebol
- Passe a duas mãos sobre a cabeça
4.3.5. Paragens e rotações:
- Paragem a um tempo ou simultânea
- Paragem a dois tempos ou alternada
- Rotação para a frente
- Rotação para trás
5. O Ataque de Posição.
5.1. Contra defesa H/H:
- Objetivos
- Princípios táticos
- Bases gerais do sistema ofensivo: 1.2.2 (“5 abertos”)
Exercitação prática com utilização de tempos para apoio teórico.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 75,00 |
| Teste | 25,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 36,00 |
| Frequência das aulas | 45,00 |
| Total: | 81,00 |
Presença e realização prática de pelo menos 75% das aulas previstas. A avaliação possui duas componentes, uma prática e outra teórica. Em ambas as componentes, o aluno não pode obter uma classificação inferior a nove vírgula cinco (9.5) valores.
- Avaliação contínua (75%): nota mínima 9.5 valores
- Avaliação teórica (25%): teste escrito, nota mínima 9.5 valores
- No final da avaliação é exigida a nota mínima de 9.5 valores (teórica + prática).