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Avaliação, Prescrição e Controlo de Treino

Código: PDCD044     Sigla: CDDTFP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Desporto

Ocorrência: 2021/2022 - SP

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDCD 6 Plano em vigor a partir de 2009 1 - 5 45 135

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular assume como seus principais objetivos:


  1. conhecer diferentes modelos e estratégiasde avaliação, prescrição e controlo do treino desportivo em distintos contextos de prática, da formação ao alto rendimento, e perceber a importância da sua implementação e divulgação;

  2. delinear e adequar programas de avaliação e controlo do treino de acordo com as exigências competitivas das diferentes disciplinas desportivas e com as características evidenciadas pelos dos praticantes ao longo da respetiva vida desportiva.


Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos acima mencionados permitem fornecer aos estudantes conhecimentos aprofundados no domínio da avaliação de desportistas, prescrição e controlo do treino, através do conhecimento do estado atual de desenvolvimento dos procedimentos, métodos e técnicas relativos à sua

investigação e aplicação na prática.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Contextualização sobre a importância da avaliação de desportistas, prescrição e controlo do treino.

  2. Avaliação, prescrição e controlo do treino em desportos individuais.

  3. Avaliação, prescrição e controlo dotreino em desportos coletivos.

  4. Experimentação prática de metodologias de avaliação, prescrição e controlo do treino.

Bibliografia Obrigatória

Billat, V.; Use of blood lactate measurements for prediction of exercise performance and for control of training. Recommendations for long-distance running., Sports Med, 1996 (22 (3) 157-175)
Fernandes, R.; Oliveira, E; Colaço, P; Bioenergetical Assessment and Training Control as Useful Tools to Improve Performance in Cyclic Sports , Sports Med & Training Tools, 2011 (Cap. 5. NY: N Sci Pub)
Fernandes, R.; Sousa, M.; Machado, L.; Vilas-Boas, J.P.; Step length and individual anaerobic threshold assessment in swimming., Int J Sports Med, 2011 (32 (12): 940-946)
Foster, C et al.; A new approach to monitoring exercise training, J Strength Cond Res, 2001 (15(1) 109-15)
Laursen P. & Jenkins D.; The scientific basis for high-intensity interval training: optimising training programmes and maximising performance in highly trained endurance athletes., Sports Med, 2002 (32 (1) 53-73)
Olbrecht J.; The^Science of winning
Santos, P & Santos JA; Investigação Aplicada em Atletismo Um contributo da FCDEF.UP para o desenvolvimento do meio-fundo e fundo, FADEUP, 2002. ISBN: 0000012038667
Smith, D.J.; Norris, S.R.; Hogg, J.M.; Performance evaluation of swimmers: scientific tools., Sports Med, 2002 (32 (9) 539- 554)
Umberger B & Rubenson J; Understanding muscle energetics in locomotion: new modeling and experimental approaches., Exerc Sport Sci Rev, 2011 (39 (2) 59-67)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Será privilegiado o método expositivo, complementado com a realização de trabalhos de reflexão sobre artigos científicos originais que se debruçam sobre a matéria abordada nas aulas. A aplicação do conhecimento científico à intervenção prática será também uma realidade.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 15,00
Trabalho de campo 0,00
Trabalho escrito 120,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Participação ativa nas sessões formais formativas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta participação do estudante durante as aulas e da nota alcançada num teste escrito. No caso de se optar por tutoria não se realizará teste escrito mas trabalhos escritos.
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