Avaliação, Prescrição e Controlo de Treino
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2021/2022 - SP
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Esta unidade curricular assume como seus principais objetivos:
- conhecer diferentes modelos e estratégiasde avaliação, prescrição e controlo do treino desportivo em distintos contextos de prática, da formação ao alto rendimento, e perceber a importância da sua implementação e divulgação;
- delinear e adequar programas de avaliação e controlo do treino de acordo com as exigências competitivas das diferentes disciplinas desportivas e com as características evidenciadas pelos dos praticantes ao longo da respetiva vida desportiva.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos acima mencionados permitem fornecer aos estudantes conhecimentos aprofundados no domínio da avaliação de desportistas, prescrição e controlo do treino, através do conhecimento do estado atual de desenvolvimento dos procedimentos, métodos e técnicas relativos à sua
investigação e aplicação na prática.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Contextualização sobre a importância da avaliação de desportistas, prescrição e controlo do treino.
- Avaliação, prescrição e controlo do treino em desportos individuais.
- Avaliação, prescrição e controlo dotreino em desportos coletivos.
- Experimentação prática de metodologias de avaliação, prescrição e controlo do treino.
Bibliografia Obrigatória
Billat, V.; Use of blood lactate measurements for prediction of exercise performance and for control of training. Recommendations for long-distance running., Sports Med, 1996 (22 (3) 157-175)
Fernandes, R.; Oliveira, E; Colaço, P; Bioenergetical Assessment and Training Control as Useful Tools to Improve Performance in Cyclic Sports , Sports Med & Training Tools, 2011 (Cap. 5. NY: N Sci Pub)
Fernandes, R.; Sousa, M.; Machado, L.; Vilas-Boas, J.P.; Step length and individual anaerobic threshold assessment in swimming., Int J Sports Med, 2011 (32 (12): 940-946)
Foster, C et al.; A new approach to monitoring exercise training, J Strength Cond Res, 2001 (15(1) 109-15)
Laursen P. & Jenkins D.; The scientific basis for high-intensity interval training: optimising training programmes and maximising performance in highly trained endurance athletes., Sports Med, 2002 (32 (1) 53-73)
Olbrecht J.;
The^Science of winning
Santos, P & Santos JA; Investigação Aplicada em Atletismo Um contributo da FCDEF.UP para o desenvolvimento do meio-fundo e fundo, FADEUP, 2002. ISBN: 0000012038667
Smith, D.J.; Norris, S.R.; Hogg, J.M.; Performance evaluation of swimmers: scientific tools., Sports Med, 2002 (32 (9) 539- 554)
Umberger B & Rubenson J; Understanding muscle energetics in locomotion: new modeling and experimental approaches., Exerc Sport Sci Rev, 2011 (39 (2) 59-67)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Será privilegiado o método expositivo, complementado com a realização de trabalhos de reflexão sobre artigos científicos originais que se debruçam sobre a matéria abordada nas aulas. A aplicação do conhecimento científico à intervenção prática será também uma realidade.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho escrito |
100,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Frequência das aulas |
15,00 |
| Trabalho de campo |
0,00 |
| Trabalho escrito |
120,00 |
| Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Participação ativa nas sessões formais formativas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta participação do estudante durante as aulas e da nota alcançada num teste escrito. No caso de se optar por tutoria não se realizará teste escrito mas trabalhos escritos.