Antropologia Física, Selecção e Excelência Desportiva
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2021/2022 - SP
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
- Percebam a relevância da pesquisa no domínio da seleção e excelência desportiva.
- Tenham conhecimento sólido acerca da variabilidade biológica humana a partir da antropologia física e seus projetos nos jogos olímpicos
- Entendam, de forma precisa, a noção de seleção em desporto, os sistemas disponíveis em diferentes países e a complexidade da previsão.
- Conheçam, bem, métodos estatísticos de classificação e a teoria da resposta ao sinal.
- Conheçam a ideia de talento desportivo e os seus problemas, a que se associa a noção de preparação a longo prazo.
- Familiarizem com biografias de campeões.
- Tenham uma noção precisa dos fundamentos da genética aplicada ao estudo de famílias de atletas e sua resposta ao treino.
Resultados de aprendizagem e competências
compreender e a avaliar a relevância da disciplina de Antropologia Física, Seleção e Excelência Desportiva nos trabalhos futuros de outras disciplinas, eventualmente na sua dissertação final. Partindo de uma fundamentação teórica sobre pesquisa interativa em antropologia física, seleção e excelência desportiva, os alunos serão dotados com conhecimentos em variados domínios metodológicos situados no contexto do desporto de alto nível. Pretende-se, ainda, munir os estudantes de competências no uso de métodos de análise de classificação (clusters, discriminação e árvores decisionais). Os conteúdos envolvem ainda a apresentação de trabalhos publicados, permitindo-lhes uma análise crítica dos textos a partir dos conhecimentos adquiridos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Antropologia física
1.1. Variabilidade biológica humana e o homo performator
1.2. Variabilidade em características complexas
1.3. Paradigma Darwiniano e sua aplicação ao desporto
1.4. Projetos antropológicos e JO: Roma, México e Montreal
1.5. Variabilidade “racial” e excelência desportiva
2. Seleção
2.1. Conceito de seleção em desporto e problemas operacionais
2.2. Sistemas de seleção de atletas em diferentes modalidades e países
2.3. Exigências de treino e competição e perfis multivariados de candidatos
2.4. O problema da previsão – clínica versus atuarial
2.5. Métodos de classificação e teoria da resposta ao sinal
3. Excelência desportiva
3.1. Conceito e complexidade da estrutura operativa
3.2. Ideia genérica de talento desportivo e preparação a longo prazo
3.3. Exemplos práticos a partir de biografias de campeões
3.4. Fatores genéticos e famílias de campeões
3.5. Variabilidade de resposta ao treino e suas bases genéticas
3.6. O tracking da performance de atletas de nível elevado
Bibliografia Obrigatória
Bouchard C, Brunelle J, Godbout P; La préparation d´un champion, Éd. Pelican, 1973
Bouchard C, Malina RM, Pérusse L.; Genetics of fitness and physical performance, H Kinetics, 2011
Bouchard C, Hoffman EP; Genetic and molecular aspects of sports performance, Wiley-Blackwell, 2011
Mielke JH, Konigsberg LW, Relethford JH; Human biological variation, Oxford U Press, 2006
Neil AM, Creelman CD; Detection theory. A user´s guide., LEA, 2005
Quintal A, Teixeira A, Freitas M, Maia J, Freitas D, Valdívia A, Seabra A, Garganta R, Almeida S, Gouveia E; O atleta infanto-juvenil madeirense., Ed. FADEUP, 2007 (Selecção, performance motora e morfologia externa (Young Athlete from Madeira Islands. Selection, Motor Performance and Body Type).)
Guion Robert M.;
Essentials of personnel assessment and selection. ISBN: 0-8058-5282-4
Guion Robert M.;
Assessment, measurement, and prediction for personnel decisions. ISBN: 0-8058-1577-5
Sackett PR, Lievens F; Personnel Selection Annual Review of Psychology, 2008 (59:419-450)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas terão um triplo formato. Em primeiro lugar haverá lugar à exposição e discussão de distintos aspetos das matérias em apreço. Em segundo lugar haverá um forte espaço de prática (resolução de problemas de seleção) de todas as matérias com enfoque em métodos de classificação (algoritmos de classificação, discriminação e decisão), bem como visitas de trabalho a clubes desportivos de nível elevado. Em terceiro lugar, os alunos apresentarão estudos do seu interesse, sendo que tal “exercício” será uma oportunidade excelente para se colocarem no papel de investigadores.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
60,00 |
| Trabalho escrito |
40,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
65,00 |
| Frequência das aulas |
70,00 |
| Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
É necessário estar presente em 75% das aulas sumariadas
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação será função de dois tipos de tarefas:
i) apresentação de um trabalho escrito (revisão da literaturacentrada nos tópicos abordados e associados a uma modalidade desportiva) realizado por grupos de dois alunos;
ii) exame escrito que compreenderá toda a matéria. A nota final corresponderá à média aritmética ponderada das duas notas, sendo que o peso maior será para a segunda (60%).