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Metodologia do Desporto III-Treino Desportivo - Atletismo

Código: 338     Sigla: 338

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 33 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 3 - 10 -

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


1. Aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito do treino desportivo e da metodologia II, na condução do processo de treino no Atletismo.




2.2. Exercitar e desenvolver as competências básicas para o exercício da função de treinador em contextos reais de treino e de competição no âmbito do Atletismo em diversos níveis de rendimento.




2.3. Identificar e resolver os constrangimentos inerentes à função e intervenção do treinador desportivo em contextos reais de prática.




2.4. Desenvolver capacidade de análise/reflexão/discussão crítica a partir dos problemas emergentes dos contextos reais de prática.




2.5. Desenvolver capacidade de sustentar teoricamente os problemas da prática.




2.6. Perspetivar a capacidade de intervir no processo de treino de forma autónoma.




2.7. Perspetivar a transferência dos conteúdos cognitivos e práticos para outras esferas de intervenção.




2.8. Receber aportes de experiências individuais dos diversos campos de intervenção desportiva (outras modalidades).


Resultados de aprendizagem e competências


  1. Adquirir competências no desenvolvimento, organização, avaliação e controlo das diferentes fases do planeamento do treino bem como a capacidade de reajustamento do treino previsto em contexto real.

  2. Aquisição de competências no âmbito da prática desportiva tendo em conta os diferentes níveis de mestria desportiva.

  3. Aquisição de competências complementares necessárias que permitam o reforço da intervenção na condução do processo de treino com vista a uma superior preparação dos atletas.

  4. Desenvolvimento da capacidade de reflexão critica do processo de treino e resolução de problemas nas diferentes especialidades do atletismo e do desporto em geral.

  5. Adquirir competências de inovação, avaliação crítica da literatura científica e de integração dos avanços científico técnicos no processo de treino.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos teóricos e competências anteriormente adquiridos, nas unidades curriculares, Metodologias I e II - Atletismo.

Programa

A Unidade Curricular de Metodologia III congrega seminários, sessões de reflexão e discussão sobre as atividades desenvolvidas no âmbito do estágio profissionalizante decorrente no centro de treino desportivo (CTD). A carga horária das unidades curriculares é de oito horas semanais. A lecionação conta com 15 semanas de aulas ao longo do semestre, no cômputo geral de 75 aulas previstas. O trabalho dos estudantes na unidade curricular Metodologia III - Atletismo é perspetivado em 270 horas semestrais, as quais alcançam um valor substancialmente superior ao estabelecido para o contacto com o docente, 30 horas teóricas e 90 horas práticas no semestre. A aprendizagem à distância, pela busca de redes de informação nos diferentes domínios dos saberes, o contacto com agentes desportivos que revelem perfis de exceção em diferentes áreas de intervenção e a pesquisa científica são procedimentos formativos altamente valorizados e incentivados ao longo de todo o período de vigência das unidades curriculares. Neste âmbito, prolonga-se a formação dos estudantes na observação direta da condução de treinos de treinadores experts no âmbito do treino de crianças e jovens e no alto rendimento, com apresentação de relatório de observação e discussão posterior, sob a forma de debate com todos os estudantes, dos ensinamentos e desassossegos provenientes dessa experiência.

Bibliografia Obrigatória

Reed Ferber; Running mechanics and gait analysis. ISBN: 978-1-4504-2439-4
A. Brent McFarlane; The science of hurdling. ISBN: 0-919375-48-0
Gerry A. Carr; Fundamentals of track and field. ISBN: 0-88011-388-X
Wolfgang Lohmam; Running, jumping throwing for youth. ISBN: 0-920905-32-3
João D. Albuquerque; Associação entre níveis de velocidade e indicadores de potência muscular em corredores de veloci
J. W. Alford; The^jumps
Juvenal André Cardoso Fernandes; Contributo para a automatização do planeamento do processo de treino, no sector de saltos do atlet
Marta Filipa Alves Ferrão; Efeitos do treino pliométrico na capacidade de salto vertical e horizontal após período de destre
Juvenal André Cardoso Fernandes; Controlo e avaliação da força muscular

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


Aulas teórico-práticas de transmissão e aplicação dos conteúdos.


Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Trabalho de campo 40,00
Trabalho escrito 35,00
Trabalho prático ou de projeto 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 30,00
Realização de Estágio 100,00
Trabalho de campo 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 270,00

Obtenção de frequência

A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação da FADEUP. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.

Assim, os estudantes deverão:

- Comparecer a pelo menos, 75% das sessões formais de formação previstas. seminários temáticos; sessões de reflexão e discussão sobre o estágio profissionalizante e reuniões por CTD. 
- Ter uma frequência de treinos semanal obrigatória igual ou superior a um número mínimo de três unidades de treino.

- Preparar e orientar ou coadjuvar a orientação e preparação dos atletas ao longo de uma época desportiva. 
- Garantir o número mínimo de presenças semanais em treinos e em competições definido pelo docente tutor, uma vez ouvida a ET e tendo em consideração as características específicas do CTD em questão. 
- Discutir o dossiê de estágio profissional com o docente tutor. 

Para os estudantes em regime de CTD, o treinador principal, o coordenador técnico e/ou o tutor responsável no clube onde o CTD é realizado será consultado, sendo a sua apreciação considerada pelo docente tutor na avaliação das diferentes componentes.

A justificação de faltas faz-se através da apresentação, pelo estudante, de um requerimento dirigido ao Conselho Pedagógico, ao qual se anexa o competente relatório médico, no prazo de 5 dias úteis seguintes à primeira falta. O despacho proferido ser-lhe-á entregue, cabendo ao estudante apresentá-lo aos docentes das áreas às quais foram averbadas as faltas.

Fórmula de cálculo da classificação final


A avaliação é distribuída sem exame final sendo para o efeito realizada uma avaliação continuada, com reflexão e discussão posterior entre o docente tutor e os estudantes acerca dos aspetos considerados relevantes do processo de formação. 




Cálculo da classificação final:




- Plano Anual de Trabalho (10%);




- Relatório individual de estágio profissional (35%);




- Intervenção no âmbito da condução do treino e competição (40%);



- Assiduidade e participação nas sessões formais de formação (15%)
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