Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > 646
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Bases da Ginástica Infantil

Código: 646     Sigla: 646

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 31 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 2 - 3 -
3

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Entendimento sobre a problemática das crianças e do seu desenvolvimento.

Aquisição de conhecimentos relativos à Ginástica nas suas diversas variantes. 
Compreensão da influência que as atividades gímnicas podem influenciar positivamente o desenvolvimento das crianças.
Vivências práticas de habilidades gímnicas.

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecer as características das crianças (2/7 anos).

Saber adaptar as atividades gímnicas às crianças.

Compreender as técnicas gímnicas e possibilidade de aplicação em algumas situações de aprendizagem para as crianças.

Saber utilizar as situações de aprendizagem e possibilidade de aplicação para as crianças.

Dominar as ajudas nas atividades possíveis de utilizar com as crianças.

Saber aplicar às crianças as situações de desenvolvimento geral e específico das capacidades motoras.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Desenvolvimento motor nos primeiros anos de vida.

Capacidades motoras; a importância da coordenação.

Bases e fundamentos da ginástica: deslocamentos, rotações, apoios, suspensões, saltos e receções.

 Abordagem da movimentação básica nos aparelhos fixos da Ginástica Artística.

Aparelhos adaptados às crianças (aparelhos de iniciação).

Aprendizagem das formas de ajuda mais importantes no ensino das técnicas gímnicas nas perspetivas de aprendizagem com autonomia e da segurança das crianças.

Situações de aprendizagem para os diferentes elementos gímnicos (colocação dos materiais e ajudas manuais).

Bibliografia Obrigatória

Nunomura Myriam e Marian Harumi Cruz Tsukamoto; Fundamentos das ginasticas, Fontoura, 2009. ISBN: 978-85-87114-59-4
Nista-Piccolo Vilma Lení; Esporte para a saúde nos anos finais do ensino fundamental. ISBN: 978-85-249-1905-3
Nista-Piccolo Vilma Lení; Corpo em movimento na educação infantil. ISBN: 978-85-249-1906-0
Nista-Piccolo Vilma Lení; Esporte para a vida no ensino médio. ISBN: 978-85-249-1905-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Experimentação e exercitação prática, com utilização de tempos para apoio teórico. 

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 66,00
Frequência das aulas 15,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Assistência a 75% das aulas dadas, ou, tendo estatuto ou condição especial (ex: lesão), a 50% da aulas dadas.

Qualquer outro assunto relacionado com a obtenção de frequência, terá de ser devidamente reportado ao professor responsável nas duas primeiras semanas do ano letivo.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída com exame final.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes que se virem impedidos de realizar as avaliações nas datas previamente marcadas pelo professor, por motivos de saúde (lesão, cirurgia ou doença de recuperação prolongada), podem realizar a avaliação noutra data, a qual não pode ir além do último dia do primeiro semestre.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-26 às 22:39:22 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico