Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > 119
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Estudos Práticos I - Basquetebol

Código: 119     Sigla: 119

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 297 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 1 - 3 -

Módulo de

Código Nome
124 Estudos Práticos I

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Aquisição de conhecimentos teóricos sobre as habilidades táctico/técnicas, a organização táctica colectiva e as regras do jogo de Basquetebol;
Domínio motor das habilidades táctico/técnicas essenciais do jogo de Basquetebol.

Resultados de aprendizagem e competências

A aquisição de conhecimentos teóricos sobre as habilidades tático-técnicas inerentes ao basquetebol, bem como a sua organização tática coletiva e as regras do jogo, são conseguidas através dos conteúdos programáticos nº 1 e 2, demarcando as orientações necessárias para uma estruturação inicial do processo de aprendizagem. O domínio motor das habilidades tático-técnicas essenciais do jogo de basquetebol, aliado ao domínio das progressões pedagógicas no ensino do jogo, alcançam-se pela conjugação dos conteúdos programáticos nº 3 e 4. A organização e a participação em jogos e torneios complementam e amplificam a extensão da aprendizagem, permitindo aos alunos uma aplicação prática das aprendizagens anteriores.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.Origem, Evolução e Desenvolvimento do Basquetebol nos âmbitos Regulamentar, da Técnica e da Táctica
2. Elementos da Terminologia e Simbologia do Basquetebol
3.Caracterização dos níveis do Jogo de Basquetebol
4. Organização Ofensiva

Bibliografia Obrigatória

Fernando Tavares; Américo Santos; Eduardo Santos; Sebenta de Basquetebol, 2011
GRAÇA, A.; SANTOS, E.; SANTOS, A.; TAVARES, F. ; O ensino do basquetebol, F. Tavares , 2013

Bibliografia Complementar

KRAUSE, J.K. ; Basketball Skills & Drills, Leisure Press, Champaing, Illionois., 1991

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Experimentação e exercitação prática, com utilização de tempos para apoio teórico.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 75,00
Teste 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 36,00
Frequência das aulas 45,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Presença e realização prática de pelo menos 75% das aulas previstas.



A avaliação possui duas componentes, uma prática e outra teórica. Em ambas as componentes, o aluno não pode obter uma classificação inferior a oito (8,0) valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua (75%): nota mínima 8.0
Avaliação teórica (25%): teste escrito, nota mínima 8.0
No final da avaliação é exigida a nota mínima de 9,5 valores (teórica + prática)

Observações

Atendendo ao facto de termos iniciado as aulas em confinamento a avaliação de EP I será só teórica.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-09 às 20:16:39 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico