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Metodologia do Desporto II - Desporto e Populações Especiais

Código: 327     Sigla: 327

Ocorrência: 2019/2020 - 1S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 6 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 3 - 10 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Sensibilizar para a problemática da Reabilitação, muito particularmente da Atividade Física Adaptada;
2. Promover a aquisição de conhecimentos que permitam aos estudantes vir a intervir na área do Desporto para populações especiais, nomeadamente no sistema regular de ensino, em associações, clubes desportivos, unidade de saúde, entre outros locais;

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecer os aspectos fundamentais de cada uma das áreas da deficiência abordadas e aplicá-los em situações de intervenção direta com pessoas com Deficiência Intelectual (DI) e Perturbações do Espectro do Autismo (PEA).

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Conteúdos Programáticos - Deficiência Intelectual (DI)

1 – Definição da DI
1.1Classificação da DI em diferentes domínios.
2 - Etiologia da DI
2.2 Período Pré-Natal.
2.3 Período Peri-Natal.
2.4 Período Pós-Natal.
3 - Caracterização da DI em diferentes domínios
3.1 – Domínio Físico-Motor.
3.2 – Domínio Psicológico.
3.3 – Domínio Social.
4 – Casos Específicos na área da DI
4.1 – Síndrome de Down.
4.2 – Multideficiência.
5 – Atividade Física e Prática Desportiva na DI
5.1 – Perspetiva histórica do desporto na área da DI.
5.2 – Organizações desportivas de nível Nacional e Internacional.
5.2 – Movimento Special Olympics.
5.4 – Competições INAS-FID.
5.5 – Classificação Desportiva.
6 – Benefícios da Atividade Física e Prática Desportiva na DI
6.1 – Benefícios de ordem física.
6.2 – Benefícios de ordem psicológica.
6.3 – Benefícios de ordem social.
6.4 – Papel e importância da Família.
7 – Metodologias de Intervenção Desportiva na área da DI
7.1 – Delineamento de um programa de Atividade Física Adaptada em diferentes domínios: educativo, terapêutico, recreativo e competitivo.


Perturbações do Espectro do Autismo (PEA)

Conteúdos:
1.Definição de Autismo
1.1Conceito de Autismo e Evolução Histórica
1.2 Perturbações do Espectro do Autismo
2. Etiologia do Autismo
2.1. Período Pré-Natal.
2.2. Período Peri-Natal.
2.3 Período Pós-Natal.
3. Classificação das Perturbações do Autismo (PA)
4 . Características da PA
4.1 Perturbação na interacção social/socialização
4.2 Perturbação na comunicação
4.3 Perturbação na imaginação
5. Casos específicos na PA
5.1 Síndrome de Asperger
5.2 Outros síndromes
6. Actividade Física e Prática Desportiva no Autismo
7. Benefícios da Actividade Física e Prática Desportiva no Autismo
7.1 – Benefícios de ordem física.
7.2 – Benefícios de ordem psicológica.
7.3 – Benefícios de ordem social.
7.4 – Papel e importância da Família.
8. Metodologias de Intervenção na área do Autismo

Bibliografia Obrigatória

Winnick Joseph P. 340; Adapted physical education and sport. ISBN: 0-87322-258-X
Sherrill Claudine; Adapted physical activity, recreation and sport. ISBN: 0-697-25887-4
Berridge Mavis E. 340; International perspectives on adapted physical activity. ISBN: 0-87322-079-X
Eason Robert L. 340; Adapted physical activity. ISBN: 0-931250-40-4
Auxter David; Principles and methods of adapted physical education and recreation. ISBN: 0-8016-6749-6

Observações Bibliográficas

As referências bibliográficas para esta Unidade Curricular encontram-se em "Documentos".

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Componente Teórica:

Aulas teóricas e expositivas.
Utilização de diferentes meios audiovisuais (diapositivos, vídeo, fotografias).
Pesquisa bibliográfica e análise de textos.
Grupos de debate e análise - reflexões críticas.
Trabalhos de Grupo.

Componente Prática:

Aulas práticas e de intervenção em várias áreas da Deficiência: Deficiência Intelectual, Perturbações do Espectro do Autismo. Planificação das intervenções a realizar e realização de reflexões sobre o trabalho desenvolvido.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Teste 12,50
Trabalho de campo 70,00
Trabalho escrito 12,50
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 25,00
Frequência das aulas 120,00
Realização de Estágio 100,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 270,00

Obtenção de frequência

As aulas teóricas e práticas são de frequência obrigatória (as faltas estão sujeitas às Normas Gerais de Avaliação da Faculdade).

Fórmula de cálculo da classificação final

Critérios de Avaliação da Unidade Curricular

Componente Teórica
- Avaliação Distribuída: 1 teste teórico + 1 trabalho escrito com apresentação oral (25%).
- Avaliação Contínua: assiduidade e participação nas aulas (5%).

Componente Prática
- Centro de Treino I (30%)
- Centro de Treino II (30%)
- Organização e Participação em Atividades promovidas pelo Gabinete (10%).
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