Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > 239
Mapa das Instalações
Ed. Principal Ed. Principal Ed. Principal

Estudos Práticos IV - Voleibol

Código: 239     Sigla: 239

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Desporto

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 232 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 2 - 3 -

Módulo de

Código Nome
241 Estudos Práticos IV

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos


  • Aquisição de conhecimentos aprofundados sobre as principais ações de jogo do voleibol e sua sequência lógica: variações avançadas de serviço, receção, distribuição, ataque, bloco e defesa.

  • Aquisição de conhecimentos básicos de organização tática coletiva em contexto de jogo 4x4 e 6x6.

  • Aquisição de conhecimentos básicos acerca dos regulamentos de voleibol 6x6.

  • Domínio motor mínimo para aplicar os pontos anteriores em situações jogadas.

  • Domínio de progressões pedagógicas no ensino do jogo (4x4 e 6x6) e das habilidades tático-técnicas (principais variantes).

  • Aquisição de conhecimentos básicos de organização expedita de torneios em contexto de jogo 4x4 e 6x6.

Resultados de aprendizagem e competências


  • O estudante aplica, em contexto de jogo 4x4 e 6x6, ações de jogo de serviço, receção, distribuição, ataque, bloco e defesa.

  • O estudante interage com os colegas, em contexto de jogo 4x4 e 6x6, de forma coerente, respeitando uma estrutura tática coletiva.

  • O estudante joga com respeito pelas principais regras do voleibol.

  • O estudante auxilia os colegas durante os exercícios e jogos, atuando como professor a cada momento (peer teaching).

  • O estudante é capaz de implementar sistemas rápidos de jogo em formato de torneio.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  • Organização tática coletiva nos jogos 4x4 e 6x6.

  • Ações de jogo avançadas e sua sequência lógica: variações de serviço, receção, distribuição, ataque, bloco e defesa.

  • Regulamentos nacionais do jogo 4x4.

  • Regulamentos do jogo 6x6.

  • Progressões pedagógicas no ensino do jogo e suas ações.

  • Organização de torneios baseados em jogos reduzidos e no 6x6.

  • Peer-teaching no contexto de aula.

Bibliografia Obrigatória

Paolini Marco; Il^Nuovo sistema pallavolo. ISBN: 888800418-1
Fraser Stephen D.; Strategies for competitive volleyball. ISBN: 0-88011-304-9
Mesquita, I.; Processo de formação do jovem jogador de voleibol. ISBN: 972-8460-61-9., 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Experimentação e exercitação prática, com utilização de tempos para apoio teórico.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 75,00
Teste 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 51,00
Frequência das aulas 30,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

O acesso à avaliação requer que os estudantes estejam presentes em, pelo menos, 75% do número de horas lecionadas.

Prática efetiva, de acordo com o regulamento geral de Estudos Práticos, é entendida como o cumprimento das tarefas propostas pelo professor em contexto de aula, que implicarão, na sua maioria, participação nas tarefas práticas.

 

Em cada componente de avaliação, é necessária a obtenção de classificação mínima de 8.0 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Teste escrito*0.25 + Avaliação prática (contínua)*0.75.

 

Nota mínima requerida em todas as componentes é de 8.0.

Nota mínima requerida na avaliação global: 9.5.

 

Acesso à classificação implica presença efetiva em, pelo menos, 75% das aulas lecionadas.

Prática efetiva, de acordo com o regulamento geral de Estudos Práticos, é entendida como o cumprimento das tarefas propostas pelo professor em contexto de aula, que implicarão, na sua maioria, participação nas tarefas práticas.

Observações

Face à situação Covid19, avaliação foi alterada: teste online  50% e entrega de dois vídeos curtos 50%. Aulas passaram a decorrer online em tempo real. Estudantes foram devidamente informados das alterações, bem como o coordenador de EPIV e o Conselho Pedagógico.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Desporto da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-27 às 15:50:34 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico