Estudos Práticos IV - Voleibol
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências do Desporto |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Módulo de
| Código |
Nome |
| 241 |
Estudos Práticos IV |
Língua de trabalho
Português e inglês
Objetivos
- Aquisição de conhecimentos aprofundados sobre as principais ações de jogo do voleibol e sua sequência lógica: variações avançadas de serviço, receção, distribuição, ataque, bloco e defesa.
- Aquisição de conhecimentos básicos de organização tática coletiva em contexto de jogo 4x4 e 6x6.
- Aquisição de conhecimentos básicos acerca dos regulamentos de voleibol 6x6.
- Domínio motor mínimo para aplicar os pontos anteriores em situações jogadas.
- Domínio de progressões pedagógicas no ensino do jogo (4x4 e 6x6) e das habilidades tático-técnicas (principais variantes).
- Aquisição de conhecimentos básicos de organização expedita de torneios em contexto de jogo 4x4 e 6x6.
Resultados de aprendizagem e competências
- O estudante aplica, em contexto de jogo 4x4 e 6x6, ações de jogo de serviço, receção, distribuição, ataque, bloco e defesa.
- O estudante interage com os colegas, em contexto de jogo 4x4 e 6x6, de forma coerente, respeitando uma estrutura tática coletiva.
- O estudante joga com respeito pelas principais regras do voleibol.
- O estudante auxilia os colegas durante os exercícios e jogos, atuando como professor a cada momento (peer teaching).
- O estudante é capaz de implementar sistemas rápidos de jogo em formato de torneio.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Organização tática coletiva nos jogos 4x4 e 6x6.
- Ações de jogo avançadas e sua sequência lógica: variações de serviço, receção, distribuição, ataque, bloco e defesa.
- Regulamentos nacionais do jogo 4x4.
- Regulamentos do jogo 6x6.
- Progressões pedagógicas no ensino do jogo e suas ações.
- Organização de torneios baseados em jogos reduzidos e no 6x6.
- Peer-teaching no contexto de aula.
Bibliografia Obrigatória
Paolini Marco;
Il^Nuovo sistema pallavolo. ISBN: 888800418-1
Fraser Stephen D.;
Strategies for competitive volleyball. ISBN: 0-88011-304-9
Mesquita, I.; Processo de formação do jovem jogador de voleibol. ISBN: 972-8460-61-9., 2005
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Experimentação e exercitação prática, com utilização de tempos para apoio teórico.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
75,00 |
| Teste |
25,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
51,00 |
| Frequência das aulas |
30,00 |
| Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
O acesso à avaliação requer que os estudantes estejam presentes em, pelo menos, 75% do número de horas lecionadas.
Prática efetiva, de acordo com o regulamento geral de Estudos Práticos, é entendida como o cumprimento das tarefas propostas pelo professor em contexto de aula, que implicarão, na sua maioria, participação nas tarefas práticas.
Em cada componente de avaliação, é necessária a obtenção de classificação mínima de 8.0 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
Teste escrito*0.25 + Avaliação prática (contínua)*0.75.
Nota mínima requerida em todas as componentes é de 8.0.
Nota mínima requerida na avaliação global: 9.5.
Acesso à classificação implica presença efetiva em, pelo menos, 75% das aulas lecionadas.
Prática efetiva, de acordo com o regulamento geral de Estudos Práticos, é entendida como o cumprimento das tarefas propostas pelo professor em contexto de aula, que implicarão, na sua maioria, participação nas tarefas práticas.
Observações
Face à situação Covid19, avaliação foi alterada: teste online 50% e entrega de dois vídeos curtos 50%. Aulas passaram a decorrer online em tempo real. Estudantes foram devidamente informados das alterações, bem como o coordenador de EPIV e o Conselho Pedagógico.