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Estudos Práticos IV - Futebol

Código: 238     Sigla: 238

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 227 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 2 - 3 -

Módulo de

Código Nome
241 Estudos Práticos IV

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  • Adquirir e desenvolver as habilidades motoras específicas da modalidade de Futebol.



  • Compreender e identificar a lógica organizacional do jogo de Futebol.



  • Saber e entender a regulamentação específica do jogo de Futebol (leis de jogo).



  • Conhecer e identificar os aspetos relativos à evolução do jogo e do jogador de Futebol.

Resultados de aprendizagem e competências

• Dominar e aplicar as habilidades motoras específicas da modalidade de Futebol.

• Reconhecer a organização tática do jogo de Futebol: princípios das diferentes fases/momentos de jogo, sistemas de jogo, estruturas e funcionalidades.

• Dominar e aplicar a regulamentação específica do jogo de Futebol (leis de jogo).

• Reconhecer e saber avaliar as tendências evolutivas do jogo e do jogador de Futebol.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  • Aspetos históricos da evolução do jogo e do jogador de Futebol.

  • Regulamento específico do jogo de Futebol.

  • A natureza, a estrutura e a organização do jogo de Futebol.

  • Fases vs momentos de jogo.

  • Princípios de jogo.

  • Fatores do jogo.

  • Organização posicional e funcional do “Futebol de 11”.

Bibliografia Obrigatória

Zerhouni Med; Principes de base du football contemporain
Garganta Júlio; Futebol
Castelo Jorge; Futebol
Castelo Jorge Fernando Ferreira; Futebol modelo técnico-táctico do jogo. ISBN: 972-735-015-1
Garganta Júlio; O^ensino do futebol
Pacheco Rui; O^Ensino do futebol.
Mahlo Friedrich; O Acto táctico no jogo
Grehaigne Jean-Francis; L.organisation du jeu en football. ISBN: 2-906411-08-6
Hargreaves Alan; Skills and strategies for coaching soccer. ISBN: 0-88011-328-6
Estrutura e organização dos exercícios de treino em futebol

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Experimentação e exercitação prática com apoio teórico.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Educação física > Desporto

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 75,00
Teste 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de campo 35,00
Estudo autónomo 16,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Presença e realização prática de pelo menos 75% das aulas previstas. Contudo, para os casos devidamente comprovados por relatório médico, que ateste uma incapacidade para o aluno ter uma participação ativa nas aulas, e que seja deferido pelo Conselho Pedagógico, admite-se a presença e realização prática de apenas 50% das aulas previstas.

Estão dispensados da verificação das condições de assiduidade em cima mencionadas, os casos previstos na lei, nomeadamente trabalhadores estudantes e atletas abrangidos pela legislação sobre alta-competição.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação possui duas componentes, uma prática e outra teórica. Em ambas as componentes o aluno tera de obter uma classificação igual ou superior a 8,0 valores.

A avaliação apresenta as seguintes componentes e a respetiva ponderação para a classificação final:

  • Componente prática: realizada através de avaliação contínua da prática, e de avaliação em aulas práticas, nomeadamente nas semanas de 6 a 10 de abril e de 11 a 15 de maio de 2020;
  • A componente prática tem o valor correspondente a 75% da classificação final.

Componente teórica: realizada através de um teste escrito, que será realizado no dia 29 de abril de 2019, entre as 13:15 e as 14:00. O seu valor corresponde a 25% da classificação final

  • A classificação final à unidade curricular Estudos Práticos IV - Futebol é a média ponderada das notas obtidas a cada uma das componentes avaliativas, arredondada às décimas.

Na eventualidade do discente não atingir a nota mínima (8,0 valores) à componente teórica terá a possibilidade realizar uma segunda avaliação escrita.

Relativamente à componente prática, se o aluno não atingir a nota mínima (8,0 valores) não tem possibilidade de fazer uma segunda avaliação, uma vez que esta é contínua e tem os momentos previamente definidos.

A aprovação dos alunos está relacionada com o “Regulamento Geral para a Avaliação dos Discentes das Unidades Curriculares Estudos Práticos I, II, III e IV” que menciona:

  1. A classificação final às unidades curriculares Estudos Práticos  I, II e III é a média das notas obtidas a cada uma das áreas que as compõem. A classificação final à unidade curricular Estudos Práticos IV é a nota obtida na respetiva área;
  2. Considera-se aprovado nas unidades curriculares Estudos Práticos I, II, III ou IV o estudante que obtenha:

▪       Uma classificação final mínima de 10 valores;

▪       Em cada uma das áreas integrantes da unidade curricular, a classificação não pode ser inferior a 8,0 valores;

▪       Que não obtenha nenhuma classificação inferior a 8,0 valores em qualquer teste ou outro elemento que constitui a avaliação de cada área dessa unidade curricular.

Em  caso de dúvida suscitada pela interpretação e aplicação destas normas, ou em caso omisso, aplica-se diretamente o “Regulamento Geral para a Avaliação dos Discentes das Unidades Curriculares Estudos Práticos I, II, III e IV”.

Provas e trabalhos especiais

Nada a referir.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

As avaliações especiais regem-se pelos regulamentos gerais e específicos de avaliação.

Melhoria de classificação

Quando justificado, o estudante poderá ter nova oportunidade de avaliação nas componentes de avaliação mencionadas no ponto “Cálculo da Classificação Final”.

Observações

Referências Bibliográficas

BAYER, C. (1994): O ensino dos desportos colectivos. Col. Desporto. Ed. Dinalivro. Lisboa. CASTELO, J. (1996): Futebol – A organização do jogo. Edição do autor.

CID, J. L. (1995): Experiencias tacticas. Real Federacion Española de Futbol, Madrid. DUGRAND, M. (1989): Football, de la transparence à la complexité. P.U.F. Paris.

GARGANTA, J. (1997): Modelação táctica do jogo de futebol – Estudo da organização da fase ofensiva em equipas de Alto Rendimento. Tese de Doutoramento. FCDEF. Universidade do Porto.

GARGANTA, J. & PINTO, J. (1995): O ensino do futebol. In O ensino dos jogos desportivos: 95-135. A, Graça & J. Oliveira (Eds.). CEJD. FCDEF-UP.

GRÉHAIGNE, J.F. (1992): L´Organisation du jeu en football. Editions Actio. Joinville-le-Pont.

HAINAULT, K. & BENOIT, J. (1980): Enseignement des prátiques physiques spécifiques - Le football moderne, tactique, technique, lois du jeu. Presses Universitaires de Bruxelles.

HARGREAVES, A. (1990): Skills and strategies for coaching soccer. Leisure Press. Human Kinetics. Champaign. Illinois.

MAHLO, F.(1980): O acto táctico no jogo. Edições Compendium.

PINTO, J. & GARGANTA, J. (1989): Futebol português: importância do modelo de jogo no seu desenvolvimento. Horizonte ,VI, 33.

QUEIROZ, C. (1983): Para uma teoria do Ensino/Treino do Futebol. Futebol em Revista, 1 (4ª série): 47-49.

TEODORESCU, L. (1984): Problemas de teoria e metodologia nos jogos desportivos. Ed. Livros Horizonte.

WORTHINGTON, E. (1974): Learning & Teaching Soccer Skills. Publ. buy Wilshire Book Company, USA. WRZOS, J. (1984): La tactique de l´attaque. Brakel. Ed. Broodcoorens.

ZERHOUNI, M. (1980): Principes de base du football contemporain. Fleury éditions. Suisse.

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