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Introdução ao Pensamento Contemporâneo

Código: 229     Sigla: 229

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 203 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 2 - 5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os propósitos desta unidade curricular são:
 
- Adequar o pensamento contemporâneo às questões colocadas pelas ciências do desporto.
- Considerar o desporto numa perspectiva multivariável.
- Compreender a estética e a ética como argumentos hipervisibilizadores do desporto.
- Reflectir sobre o desporto no contexto da corporalidade.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que no final do semestre os estudantes tenham adquirido competências em termos do desenvolvimento de: i) um olhar crítico e sensível sobre a realidade e o conhecimento, ii) o interesse por visões integradoras dos problemas e iii) abordagens interdisciplinares.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Pensamento e fronteira

1.1. O pensamento contemporâneo como estudo de fronteira

1.2. A fronteira e as ciências do desporto

1.3. A filosofia do desporto no contexto das ciências do desporto

2. Corpo e desporto - O pensamento de Paulo Cunha e Silva

3. Estético-ética do desporto

3.1. Desporto, estética e ética

3.2. O desporto considerado como atividade estético-ética

3.3. Fatores e categorias que configuram o valor estético do desporto

3.4. A experiência estética induzida pelo desporto

3.5. As fronteiras do corpo desportivo

3.6. O feio no desporto

Bibliografia Obrigatória

Bento Jorge Olímpio; Desporto e humanismo. ISBN: 85-85881-59-3
Bento Jorge 340; Desporto, ética, sociedade
Lacerda T. O. (Teresa); Olhar para o desporto do ponto de vista estético
Lacerda Teresa Oliveira; Elementos para a construção de uma estética do desporto
Lacerda Teresa O.; Uma^aproximação estética ao corpo desportivo
Lipovetsky Gilles; O^império do efémero. ISBN: 972-20-0695-9
Lipovetsky Gilles; A^era do vazio
Silva Paulo Cunha e; O lugar do corpo. ISBN: 972-771-076-X
Kretchmar R. Scott; Practical philosophy of sport. ISBN: 0-87322-619-4
Hyland Drew A.; Philosophy of sport. ISBN: 1-557-78189-3
ULL; Sport, Ethics and Philosophy. ISBN: 1751-1321
Feezell Randolph; Sport philosophy and good lives. ISBN: 978-0-8032-7153-1
Gumbrecht Hans Ulrich; In Praise of athletic beauty. ISBN: 0-674-02172-X

Observações Bibliográficas

Durante o semestre serão fornecidos textos complementares de apoio ao estudo.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas: prevalece o método expositivo, embora se procure centrar o processo de ensino nos estudantes, promovendo a interação professor aluno e desenvolvendo a necessidade de pesquisa e reflexão crítica sobre os temas tratados.

Aulas práticas: intervenção direta dos estudantes, por meio da dinamização de painéis de discussão, análise e debate de textos, gravuras e filmes, apresentação de trabalhos em grupo, promovendo a autonomia, a responsabilidade e o pensamento crítico.

Palavras Chave

Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de investigação 15,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Para a obtenção de frequência é necessária assiduidade às aulas práticas (75%).

Fórmula de cálculo da classificação final

Componente teórica:
Valor da componente teórica: 60% da nota final.
Realização de exame final (nota mínima de 9,5 valores).

Componente prática:
Valor da componente prática: 40% da nota final.
Realização de dois trabalhos práticos em regime de avaliação contínua (média igual ou superior a 9,5 valores).
Frequência obrigatória: 75% assiduidade.

Para obterem aprovação à Unidade Curricular é necessária classificação igual ou superior a 9,5 valores como resultado da média ponderada das componentes teórica e prática.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Insere-se no estabelecido pelo Regulamente Geral para Avaliação dos Discentes da Universidade do Porto.

Melhoria de classificação

Não está prevista melhoria de classificação na componente prática.
A melhoria de classificação na componente teórica é realizada por exame de acordo com o Regulamente Geral para Avaliação dos Discentes da Universidade do Porto.

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