Metodologia do Desporto I - Treino Desportivo - Basquetebol
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
-Conhecer o desporto de participação e de rendimento
- Integrar e contextualizar os conhecimentos da Teoria e da Metodologia do Treino na modalidade de Basquetebol;
- Identificar o processo de formação desportiva a longo prazo do jogador de Basquetebol.
- Adquirir conhecimentos no âmbito da planificação, implementação, condução e avaliação do treino e da competição.
Resultados de aprendizagem e competências
A importação e transformação de conteúdos da Teoria e Metodologia do Treino Desportivo, adaptando-os ao contexto do Basquetebol, é conseguida pela abordagem crítica a estes conteúdos, aliada a uma análise da performance desportiva nesta modalidade, balizando metas e orientações pertinentes para a estruturação do processo de preparação. Estes conteúdos, aliados aos fatores de preparação desportiva a longo prazo, concorrem para os objetivos de identificação das etapas dum processo de formação desportiva no Basquetebol.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Organização da época desportiva
- Planeamento e periodização da época desportiva
- Estruturação e condução da sessão de treino
- Estratégias básicas do jogo de Basquetebol
- Proposta de Modelo Evolutivo de Construção do Ataque e da Defesa
- Análise da performance desportiva
- Fatores de treino e etapas da preparação a longo prazo do jogador de basquetebol
- Tendencias evolutivas do Basquetebol em Portugal
- Particularidades do campo de intervenção do Treinador
Como controlar situações de insucesso em jovens atletas
Relacionamento entre os treinadores e os pais dos atletas
Dropouts no basquetebol
Bibliografia Obrigatória
National Coaching Association of Canada, Canada; BASKETBALL CANADA - Level 1 Technical , 1987
National Coaching Association of Canada, Canada; BASKETBALL CANADA - Level 2 Technical , 1987
ARAÚJO, J.M. ; Basquetebol: Preparação Técnica e Táctica, 1992. ISBN: Federação Portuguesa de Basquetebol
GRAÇA, A.; TAVARES, F.; OLIVEIRA, J.; JANEIRA, M. ; Perspectiva Integrada e Progressiva de Formação em Basquetebol, FCDEF-UP., 1991
Canadian Basketball Association; Canadian Basketball Athlete Development, (http://basketball.ca/files/LTAD.pdf), 2009
Tavares, F; Jogos Desportivos Coletivos: contributos para a sua análise e funcionamento., UDESC, 2013
Adelino Jorge;
As^coisas simples do basquetebol. ISBN: 972-654-270-7
Bompa Tudor O.;
Periodization. ISBN: 0-88011-851-2
Janeira Manuel António Araújo da Silva;
Funcionalidade e estruturas de exigências em basquetebol
Santos Eduardo J. A. M.;
Effects of complex training on explosive strenght in adolescent male basketball players
Janeira Manuel António;
A análise de tempo e movimento no basquetebol
Wooden John;
Coach Wooden.s leadership game plan for success. ISBN: 978-0-07-162614-9
Pedro Passos;
Performance analysis in team sports. ISBN: 978-1-138-82584-0
Teresa Silva Dias et. al., ; Why talented athletes drop out from sport? The Portuguese and Czech case, Education + Training, 2018
I. Balyi; Sport System Building and Long-term Athlete Development in British Columbia, Canada: SportsMed BC, 2001
J. Coakley; Youth Sports: What counts as "Positive Development?", J. Sports and Social Issues, 2011
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição teórica, estrutura de seminário e sessões práticas (observação, condução e exercitação).
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Educação física > Desporto
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
15,00 |
| Trabalho de campo |
20,00 |
| Trabalho escrito |
20,00 |
| Teste |
25,00 |
| Trabalho prático ou de projeto |
20,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
70,00 |
| Frequência das aulas |
120,00 |
| Trabalho de campo |
10,00 |
| Trabalho escrito |
50,00 |
| Trabalho de investigação |
20,00 |
| Total: |
270,00 |
Obtenção de frequência
O acesso à avaliação requer que os estudantes estejam presentes em, pelo menos, 75% do número de horas efetivamente lecionadas.
Em cada componente de avaliação é necessária a obtenção da classificação mínima de 9.5 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação inclui um módulo teórico e um módulo prático.
A nota do módulo teórico resulta da avaliação de um teste escrito e da avaliação de um conjunto de trabalhos de investigação e de campo (solicitados ao longo do semestre). A nota do teste teórico não poderá ser inferior a 9,5 valores. De igual modo, a nota média dos diferentes trabalhos não poderá ser inferior a 9,5 valores.
A nota do módulo prático resulta da avaliação nas seguintes áreas:
(i) Técnica individual e estratégias básicas - ofensivas e defensivas (Proposta de modelo evolutivo: Uma abordagem conceitual para o ataque e defesa no basquetebol);
(ii) Conceção e Orientação de diferentes tipos de sessões de treino (tecnico-tático e físico)
(iii) Outros temas específicos abordados do ponto de vista da prática pedagógica
O acesso à avaliação positiva no módulo prático requer que os estudantes estejam presentes em, pelo menos, 75% do número de aulas leccionadas; e também requer que a nota média da avaliação das diferentes áreas seja igual ou superior a 9,5 valores. Note-se que em nenhuma das tarefas do módulo prático os estudantes podem obter nota inferior a 9.5 valores.
A nota final resulta da atribuição de um peso de 60% no módulo prático e de 40% no módulo teórico.
Melhoria de classificação
Para melhorar a classificação final, os estudantes devem realizar novas provas em todos os componentes de avaliação considerados.