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Metodologia do Desporto I - Treino Desportivo - Basquetebol

Código: 224     Sigla: 224

Ocorrência: 2019/2020 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Ciências do Desporto

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCD 6 Licenciatura em Ciências do Desporto (2011/2012) 2 - 10 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

-Conhecer o desporto de participação e de rendimento
- Integrar e contextualizar os conhecimentos da Teoria e da Metodologia do Treino na modalidade de Basquetebol;
- Identificar o processo de formação desportiva a longo prazo do jogador de Basquetebol.
- Adquirir conhecimentos no âmbito da planificação, implementação, condução e avaliação do treino e da competição.

Resultados de aprendizagem e competências

A importação e transformação de conteúdos da Teoria e Metodologia do Treino Desportivo, adaptando-os ao contexto do Basquetebol, é conseguida pela abordagem crítica a estes conteúdos, aliada a uma análise da performance desportiva nesta modalidade, balizando metas e orientações pertinentes para a estruturação do processo de preparação. Estes conteúdos, aliados aos fatores de preparação desportiva a longo prazo, concorrem para os objetivos de identificação das etapas dum processo de formação desportiva no Basquetebol.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- Organização da época desportiva
- Planeamento e periodização da época desportiva
- Estruturação e condução da sessão de treino
- Estratégias básicas do jogo de Basquetebol
- Proposta de Modelo Evolutivo de Construção do Ataque e da Defesa
- Análise da performance desportiva
- Fatores de treino e etapas da preparação a longo prazo do jogador de basquetebol
- Tendencias evolutivas do Basquetebol em Portugal
- Particularidades do campo de intervenção do Treinador
       Como controlar situações de insucesso em jovens atletas
       Relacionamento entre os treinadores e os pais dos atletas
       Dropouts no basquetebol

Bibliografia Obrigatória

National Coaching Association of Canada, Canada; BASKETBALL CANADA - Level 1 Technical , 1987
National Coaching Association of Canada, Canada; BASKETBALL CANADA - Level 2 Technical , 1987
ARAÚJO, J.M. ; Basquetebol: Preparação Técnica e Táctica, 1992. ISBN: Federação Portuguesa de Basquetebol
GRAÇA, A.; TAVARES, F.; OLIVEIRA, J.; JANEIRA, M. ; Perspectiva Integrada e Progressiva de Formação em Basquetebol, FCDEF-UP., 1991
Canadian Basketball Association; Canadian Basketball Athlete Development, (http://basketball.ca/files/LTAD.pdf), 2009
Tavares, F; Jogos Desportivos Coletivos: contributos para a sua análise e funcionamento., UDESC, 2013
Adelino Jorge; As^coisas simples do basquetebol. ISBN: 972-654-270-7
Bompa Tudor O.; Periodization. ISBN: 0-88011-851-2
Janeira Manuel António Araújo da Silva; Funcionalidade e estruturas de exigências em basquetebol
Santos Eduardo J. A. M.; Effects of complex training on explosive strenght in adolescent male basketball players
Janeira Manuel António; A análise de tempo e movimento no basquetebol
Wooden John; Coach Wooden.s leadership game plan for success. ISBN: 978-0-07-162614-9
Pedro Passos; Performance analysis in team sports. ISBN: 978-1-138-82584-0
Teresa Silva Dias et. al., ; Why talented athletes drop out from sport? The Portuguese and Czech case, Education + Training, 2018
I. Balyi; Sport System Building and Long-term Athlete Development in British Columbia, Canada: SportsMed BC, 2001
J. Coakley; Youth Sports: What counts as "Positive Development?", J. Sports and Social Issues, 2011

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição teórica, estrutura de seminário e sessões práticas (observação, condução e exercitação).

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Educação física > Desporto

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho escrito 20,00
Teste 25,00
Trabalho prático ou de projeto 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 70,00
Frequência das aulas 120,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho escrito 50,00
Trabalho de investigação 20,00
Total: 270,00

Obtenção de frequência

O acesso à avaliação requer que os estudantes estejam presentes em, pelo menos, 75% do número de horas efetivamente lecionadas.

Em cada componente de avaliação é necessária a obtenção da classificação mínima de 9.5 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação inclui um módulo teórico e um módulo prático.

A nota do módulo teórico resulta da avaliação de um teste escrito e da avaliação de um conjunto de trabalhos de investigação e de campo (solicitados ao longo do semestre). A nota do teste teórico não poderá ser inferior a 9,5 valores. De igual modo, a nota média dos diferentes trabalhos não poderá ser inferior a 9,5 valores.

A nota do módulo prático resulta da avaliação nas seguintes áreas:

(i) Técnica individual e estratégias básicas - ofensivas e defensivas (Proposta de modelo evolutivo: Uma abordagem conceitual para o ataque e defesa no basquetebol);

(ii) Conceção e Orientação de diferentes tipos de sessões de treino (tecnico-tático e físico)  

(iii) Outros temas específicos abordados do ponto de vista da prática pedagógica

O acesso à avaliação positiva no módulo prático requer que os estudantes estejam presentes em, pelo menos, 75% do número de aulas leccionadas; e também requer que a nota média da avaliação das diferentes áreas seja igual ou superior a 9,5 valores. Note-se que em nenhuma das tarefas do módulo prático os estudantes podem obter nota inferior a 9.5 valores.

A nota final resulta da atribuição de um peso de 60% no módulo prático e de 40% no módulo teórico.

Melhoria de classificação

Para melhorar a classificação final, os estudantes devem realizar novas provas em todos os componentes de avaliação considerados.
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